77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 08 de Dezembro de 2016
voltar ao topo

Brumado Agora

Fidel Castro morre em Cuba aos 90 anos de idade

Por Agência Brasil
Sábado, 26.Nov.2016 | 08h36




Fidel Castro morre em Cuba aos 90 anos de idade
Foto: Divulgação

O ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, morreu anos 90 anos de idade, confirmou na madrugada de hoje (26) seu irmão e sucessor, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa. Em um anúncio na televisão, Raúl disse que era "com profunda dor" que confirmava a "morte do comandante Fidel Castro Ruz", falecido às 22h29 de Havana do dia 25 de novembro de 2016. "Em cumprimento da expressa vontade do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados", afirmou Raúl, demonstrando emoção ao ler o breve comunicado. Fidel Castro foi o herói histórico da esquerda moderna, o homem que mais desafiou os Estados Unidos. Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a ilha de Cuba por quase 60 anos de todo o mundo. Conhecido como "Comandante" pelos cubanos, Fidel era personagem de várias histórias e boatos. "Ele não dorme", "ele não esquece de nada", "é capaz de te penetrar com o olhar e descobrir quem você é". Fidel sempre teve uma saúde de ferro, até quando enfrentou uma hemorragia intestinal durante uma viagem à Argentina aos 80 anos de idade. Em 31 de julho de 2006, os problemas de saúde provocados pelo avanço da idade o fizeram delegar temporariamente o poder a seu irmão Raúl. Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente ao cargo de presidente cubano e, desde então, era o principal conselheiro do Partido Comunista e do novo governo.


Câmara de Vereadores de Brumado, sob a gestão do vereador Alessandro Lôbo, devolve recursos ao Município e tem contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM

Por ASCOM/CMB/Eliana Costa
Sexta, 25.Nov.2016 | 19h23




Câmara de Vereadores de Brumado, sob a gestão do vereador Alessandro Lôbo, devolve recursos ao Município e tem contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Comprometimento, responsabilidade e compromisso foram a base da gestão do vereador Alessandro Lôbo e Silva à frente da presidência do legislativo brumadense por dois mandatos consecutivos. O trabalho efetivado nas respectivas gestões pode ser observado por toda população, que foi contemplada com importantes benefícios, visando sempre o desenvolvimento e o crescimento do município. Consolidando a eficiência da administração do presidente Alessandro Lôbo aconteceu na última quarta-feira (22.11) a aprovação, por unanimidade dos conselheiros, sem ressalvas, das contas relativas ao exercício financeiro de 2015. Para o presidente Alessandro Lôbo o parecer do TCM, logicamente, o deixa muito exultante, porém destaca que não deveria ser considerado um fato histórico para o município e sim uma constante, visto que ao assumir um cargo público, em especial de gestor, deve-se ter como premissa a integridade de administrar com responsabilidade, honestidade e total transparência os recursos que pertencem a toda população. “Como homem público prezo pelo bem estar de toda a comunidade e para que isso possa ocorrer temos que ter a máxima responsabilidade em gerir os recursos, sempre buscando a realização de benefícios que possam beneficiar a um todo. Restituímos em nossa gestão no ano de 2015 ao executivo municipal, para que fossem aplicados não só em infraestrutura, mas em diversas áreas, destacando a área da saúde. Foram R$ R$ 203.864,67”, observou Alessandro Lôbo Finalizando agradeço a toda a equipe que, assim como eu, tiveram o empenho, responsabilidade e a eficiência para que juntos conquistássemos essa grande vitória. “Fica mais uma vez a observância – façamos disso uma constância para que nosso país possa trilhar os caminhos do progresso e do tão buscado desenvolvimento”


Black Friday movimentou o comercio brumadense nesta sexta-feira (25)

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 18h27




Black Friday movimentou o comercio brumadense nesta sexta-feira  (25)
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em tempos de crise, o Black Friday movimentou o comércio de Brumado nesta sexta-feira (25). Lojas de diferentes seguimentos venderam produtos com preços abaixo do usual e as promoções atraíram muitos consumidores. Durante todo o dia, as lojas estiveram bastante movimentadas, o que gerou muitas filas e longo tempo de espera. Além disso, muitos consumidores reclamaram que nem todos os produtos estavam de fato em promoção, principalmente aqueles que eram mais aguardados. No geral, os produtos mais adquiridos na Capital do Minério foram os eletrodomésticos, assim como em boa parte do país.


Brumado: Grêmio estudantil promoveu no Ifba debate sobre a PEC 55

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 18h00




Brumado: Grêmio estudantil promoveu no Ifba debate sobre a  PEC 55
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Grêmio Estudantil Fátima Santos promoveu na manhã desta quinta-feira (24) para os alunos do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, um debate sobre a PEC 55. O evento teve como palestrantes o comunicador Rui Lobo e a universitária Letícia Figueiredo, os quais falaram sobre as inúmeras questões que envolvem do assunto, debatendo as ideias com a plateia, que participou ativamente das discussões, expondo, inclusive, pensamentos contrários durante a atividade. O momento foi dinâmico e de explanações importantes sobre os rumos do país e o exercício da democracia. 


Dalmóbile investe em Brumado e dobra tamanho de loja

Sexta, 25.Nov.2016 | 17h00




Dalmóbile investe em Brumado e dobra tamanho de loja
Com 240 metros quadrados, unidade passa a oferecer opções de decoração ( Foto: Divulgação)

Cada vez mais os consumidores procuram por estabelecimentos que reúnam qualidade e praticidade. Seguindo essa tendência, a loja Dalmóbile de Brumado, na Bahia, expandiu sua estrutura para 240 metros quadrados, o dobro da área atual, com o objetivo de oferecer mais conforto aos clientes da marca. Além de móveis que dialogam com diversos ambientes e estilos, a unidade também comercializará itens de decoração que complementam as diferentes propostas de design dos mobiliários.A reinauguração ocorre nesta sexta-feira, 25. Localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, no centro do município, a loja tem sete ambientes dispostos como sugestão de possíveis projetos a serem realizados com os móveis Dalmóbile. José Meira de Almeida, que comanda a loja junto do sócio Clodoaldo de Souza Pinheiro, explica que a expansão é uma resposta à demanda de seus consumidores. “Além de móveis planejados de qualidade, nossos clientes desejam sair da loja com ambientes completos”, assinala.

Dalmóbile investe em Brumado e dobra tamanho de loja
Foto: Divulgação

Uma das principais marcas de móveis do Brasil na atualidade, a Dalmóbile reúne 39 anos de experiência e dois parques fabris que contam com tecnologia de ponta, localizados em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A empresa distribui seus produtos por meio de uma rede com mais de 140 lojas exclusivas em todo o país, sendo quatro na Bahia. Tendo entre suas principais características e versatilidade, a Dalmóbile é capaz de fornecer produtos com a mesma qualidade para diversos tipos de públicos e com ampla gama orçamentária. Tudo isso atrelado a uma capacidade de edição de medidas incomparável, tornando o produto competitivo nos mais variados segmentos.

Dalmóbile investe em Brumado e dobra tamanho de loja
Foto: Divulgação


Brumado: Escola municipal profª. Scheilla Barreto Spínola Costa realiza 4ª Mostra Pedagógica

Sexta, 25.Nov.2016 | 16h30




Brumado: Escola municipal profª. Scheilla Barreto Spínola Costa realiza 4ª Mostra Pedagógica

Aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro a IV Mostra Pedagógica da Escola Municipal Profª. Scheilla Barreto Spínola Costa. O tradicional evento da unidade escolar tem por objetivo apresentar à comunidade parte das atividades desenvolvidas durante este ano letivo que foram sistematizados em quatro eixos: Tempos de Ler - a importância da leitura; Encanto dos Números - a matemática no dia-a-dia; Viver Bem - como obter boa qualidade de vida através da alimentação e atividades físicas; Reciclagem - Criando e Recriando. A abertura do evento aconteceu no Auditório Profº. Anísio Teixeira, da Escola Níce Públio da Silva Leite, às 19h, com a presença dos familiares dos alunos, lotando as instalações do ambiente e durante todo o dia a movimentação na Escola Municipal Scheilla Barreto foi de alegria e animação dos jovens que estiveram presente no ambiente.  A participação dos professores das diversas disciplinas do currículo na orientação e construção das salas/estandes foi o ponto de partida para a construção e evolução dos conhecimentos didáticos-pedagógicos. Com muito entusiasmo, os alunos transmitiram informações básicas e necessárias através de dicas de como criar e recriar uma educação ambiental e a equipe Juventude Viva, enfatizando a importância da participação dos jovens na construção de um país. O evento foi considerado um sucesso e a Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, a qual  agradeceu a Equipe Diretiva nas pessoas dos Professores Maria Sônia Oliveira, Maria Sandy Auxiliadora S. Caíres Meira, Wagner Pinchemel e Andréia Miriam S. Dias, e a todos os servidores de apoio, pois sem os mesmos o evento não teriam o brilho que foi apresentado, além dos agradecimentos especiais aos alunos e professores.

 


Brumado: estudantes da rede municipal de ensino participaram do concurso ‘Geração Sustentável’

Sexta, 25.Nov.2016 | 16h00




Brumado: estudantes da rede municipal de ensino participaram do concurso ‘Geração Sustentável’
Foto: Divulgação

Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Brumado participaram da segunda edição do concurso Geração Sustentável, ação organizada pelo Instituto InterCement em todo o país com o objetivo de promover o debate e sensibilização  sobre a preservação do meio ambiente. E este ano o tema foi “5Rs - Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.  O concurso promoveu uma disputa entre estudantes de escolas municipais e estaduais de 15 cidades do Brasil. Os alunos tinham o desafio de produzir vídeos, de três a cinco minutos de duração, retratando da realidade do tratamento de resíduos sólidos na região onde moram, e apresentando uma mobilização social visando à alteração dessa realidade, engajando outros alunos e/ou outros moradores da cidade. As equipes foram compostas por cinco integrantes, sendo quatro alunos e um(a) professor(a) do 8º e/ou 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos da Rede Municipal de Brumado abraçaram o projeto e desenvolveram belíssimos trabalhos, mobilizando nos bairros que as escolas estão localizadas, envolvendo a comunidade escolar e local (moradores do bairro). Os vídeos produzidos pelas escolas municipais foram postados na plataforma para serem avaliados pelo CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) de cada município e em Brumado a equipe vencedora foi da Escola Municipal Profª Oscarlina Oliveira Silva, a mesma desenvolveu diversos trabalhos como pesquisa, leituras, entrevistas, visitas em fábricas, participaram de palestras, ministraram palestras para os colegas da escola, caminhada ecológica pelo bairro da escola, compostagem e a produção do vídeo. O que chamou atenção do CDC foi o envolvimento dos alunos durante o desenvolvimento das ações do projeto, a problemática levantada e a solução proposta pelos alunos. Sendo uma escola de Tempo Integral, os alunos têm quatro refeições diárias, e os alunos observaram que produzia muito lixo orgânico, percebendo que era um grande problema para escola, comunidade e município. 


Brumado: 34ªCIPM homenageia policiais militares recém promovidos a sargento

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 15h28




Brumado: 34ªCIPM homenageia policiais militares recém promovidos a sargento
Foto: Divulgação | Polícia Militar

A valorização profissional é uma das ações de incentivo da carreira Policial Militar, fator que influencia diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade. Foi com esse espírito motivador que o Comando da 34ªCIPM/Brumado, na última terça-feira (22), homenageou os SgtPM Amorim, Sgt PM Reis, Sgt PM Jeová, Sgt PM Edvaldo, Sgt PM Paulo e Sgt PM Valfredo, por terem sido promovidos à Graduação de 1º Sargento no dia 17 deste mês.


Flabrumado promove ação 'Raça, Amor e Paixão' para estimular a doação de sangue voluntária

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 15h00




Flabrumado promove ação 'Raça, Amor e Paixão' para estimular a doação de sangue voluntária
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Torcida Flabrumado  promoveu nesta sexta-feira (25) a ação "Raça, Amor e Paixão", que teve como objetivo aumentar o número de doações para o Hemoba e  chamar a atenção da comunidade para a importância desse ato, lembrando, ainda, da  “Semana Nacional de Doação de Sangue” que segue até o dia 26. Os interessados em participar precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É necessário estar bem alimentado. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

Flabrumado promove ação 'Raça, Amor e Paixão' para estimular a doação de sangue voluntária
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e, quem fez endoscopia, deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, qualquer dia da semana, das 7h às 12h. A unidade está localizada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, na Rua: Manoel Fernandes dos Santos n° 87, Bairro Jardim Brasil. Mais informações pelos telefones (77) 3441-1363.


Marquinho Viana conquista conclusão da operação 'Tapa buracos' da BA-142 entre Barra da Estiva e Ibicoara

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 14h27




Marquinho Viana conquista conclusão da operação 'Tapa buracos' da BA-142 entre Barra da Estiva e Ibicoara
Foto: Divulgação

Atendendo ao pedido do Deputado Estadual Marquinho Viana (PSB), em audiência com a presença do prefeito eleito de Ibicoara, Haroldo Aguiar (PTB), o Secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcante autorizou a conclusão da recuperação asfáltica 'tapa buracos' da BA-142, trecho entre os municípios de Barra da Estiva e Ibicoara na Chapada Diamantina. Com a conclusão da obra, o tráfego de veículos fluirá melhor na região que dá acesso aos principais pontos turísticos da Chapada.


Matrículas para 2017 da rede estadual iniciam nesta segunda-feira (28)

Sexta, 25.Nov.2016 | 14h00




Matrículas para 2017 da rede estadual iniciam nesta segunda-feira (28)
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A matrícula da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (28) em Salvador e mais 26 municípios do interior. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o Cronograma de Matrícula para o Ano Letivo de 2017 e disponibiliza o Sistema de Matrícula Online. O processo começa com a rematrícula a partir desta segunda-feira (28) e prossegue até 30/12, exclusivamente, para os alunos que já estão matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2016, nas escolas estaduais. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. Para se matricular é necessário acessar Porta da Educação. Todos os estudantes já matriculados na rede estadual podem fazer a rematrícula pela internet. Para tanto, os pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos, devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula). Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula.  Além da internet, quem preferir pode fazer a rematrícula presencialmente nas secretarias das escolas. 


Malhada de Pedras: Prefeito é preso e prefeita eleita é conduzida em ação da Polícia Federal

Sexta, 25.Nov.2016 | 12h44




Malhada de Pedras: Prefeito é preso e prefeita eleita é conduzida em ação da Polícia Federal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O prefeito atual de Malhada de Pedras, no Sertão Produtivo, Valdercir Alves Bezerra, o Ceará (PT), foi preso, e a prefeita eleita do município, Terezinha Baleeiro Santos (PP), foi conduzida coercitivamente em uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (25). Eles foram alvo da operação Vigilante, da PF com a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga fraudes em verbas do transporte escolar. O vice-prefeito eleito, Adriano Baca, está foragido, e o ex-prefeito da cidade, Ramon Santos (PP), marido de Terezinha Santos também foi conduzido coercitivamente. Conforme o delegado da PF Rodrigo Kolbe, as irregularidades partiam de valores pagos à empresa de propriedade do irmão do vice-prefeito. Ainda segundo o delegado, os valores pagos à prestadora eram acima de somas normais, sendo que em alguns casos se pagava o dobro. “Em outras, sequer era feito o transporte na região”, informou Kolbe em entrevista. O rombo apurado chega a ser mais de R$ 3 milhões. Ao todo, foram cumprido dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão. Além de Malhada de Pedras, as ações ocorreram em Salvador, Alagoinhas, Itagibá, e São José do Jacuípe. Após o cumprimento dos mandados, os acusados presos foram encaminhados ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista e vão ficar à disposição do Tribunal Federal da 1ª Região, em Brasília. As informações são do Bahia Notícias.


Justiça considera inconstitucional e determina suspensão de cobrança de taxa de preservação de Morro de S. Paulo

Sexta, 25.Nov.2016 | 12h36




Justiça considera inconstitucional e determina suspensão de cobrança de taxa de preservação de Morro de S. Paulo
Foto: LK Comunicação | Divulgação

Conforme decisão publicada na edição de quarta-feira (23) no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), foi considerada  inconstitucional a cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA), no valor de R$ 15, cobrada a quem visita o Morro de São Paulo, no Arquipélago de Tinharé. A taxa é cobrada desde março de 2013 e foi decido, por  unanimidade, pelos  desembargadores do plenário , que a taxa cobrada pela prefeitura deve ser extinta. A decisão veio após Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do Ministério Público na Bahia (MP-BA). O processo tramitava no TJ-BA desde 2014. Para o MP, a taxa está em desacordo com a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional, por criar uma "limitação inconstitucional ao direito de liberdade de tráfego". Por meio de nota enviada ao G1 pela assessoria de comunicação, nesta quinta-feira (24), o prefeito de Cairu, cidade que administra a ilha, Fernando Brito (PSD), afirmou que a cobrança continua até que a prefeitura seja oficialmente notificada da decisão. A taxa é cobrada apenas uma vez, independente do tempo que o turista passe na ilha e o montante arrecadado é utilizado na proteção ao meio ambiente, segundo a prefeitura. A nota da prefeitura ainda destaca que a administração municipal vai recorrer da decisão, através de um embargo de declaração que será apresentado ao TJ-BA.


Barra da Estiva: dupla assalta farmácia e ameaça funcionários; aumento de crimes na cidade preocupa população

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 11h58




Barra da Estiva: dupla assalta farmácia e ameaça funcionários; aumento de crimes na cidade preocupa população
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma farmácia situada no centro de Barra da Estiva foi alvo de bandidos na noite da última quinta-feira (24). Conforme informações obtidas pelo Brumado Agora, dois homens chegaram ao local a bordo de uma motocicleta. Portando um revólver, um deles adentrou o estabelecimento comercial, subtraiu o valor disponível em caixa e ainda obrigou um dos funcionários, sob forte ameaça, a abrir um cofre, de onde também roubou uma quantia não divulgada. A dupla fugiu em seguida. Imagens do circuito de segurança da farmácia devem ajudar a polícia na identificação dos criminosos. Nos últimos dias, a nossa reportagem têm recebido diversas mensagens através do WhatsApp, relatando a  violência na cidade. A população pede providências, devido, principalmente, ao aumento de ocorrências deste tipo nos últimos dias.


informe publicitário

Taisan Auto: Fox Confortline 1.6 2016/2017 completo no showroom

Sexta, 25.Nov.2016 | 11h29




Taisan Auto: Fox Confortline 1.6 2016/2017 completo no showroom

A Taisan Auto está com uma grande novidade em seu showroom: o Fox Confortline 1.6 2016/2017, completo. Faça uma visita a concessionária, consulte as melhores condições de pagamento e saia com o seu auto. Para sua comodidade, a loja dispõe ainda do site taisanauto.com.br , que você acessar e ficar por dentro de toda a linha de veículos disponíveis. A Taisan Auto está localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.


Brumado: nesta sexta (25) tem mais uma rodada da 2ª Copa Brumado de Futsal

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 11h00




Brumado: nesta sexta (25) tem mais uma rodada da 2ª Copa Brumado de Futsal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta sexta- feira (25) a bola volta a rolar no Ginásio Poliesportivo Municipal Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, a partir das 19h30hmin, com  mais dois grandes  jogos válidos pela 2ª Copa Brumado de Futsal. As 19h30min se enfrentam Santa Clara e São José. As duas equipes da categoria Sub 17  vêem de vitória e quem vencer esta etapa  praticamente garante vaga na próxima fase. Em seguida, acontece o jogo mais esperado da competição: o clássico entre as equipes principais do Santa Clara x Rot Sat. Ambas também veem de vitória, e quem vencer praticamente garante vaga na próxima fase, essa partida tem um "tempero" a mais, já que Zafran e Zoreia que sempre jogaram juntos, desta vez estão de lados opostos. De um lado Zafran, jogando pelo Rot Sat, do outro Zoreia jogando pela equipe Santa Clara. Você que gosta de futsal de qualidade não pode perder esse grande jogo, portanto compareça! A sua presença e muito importante para o sucesso deste evento. Realização VMV Realização & Organização de eventos em geral.


Geddel Vieira entrega carta de demissão a Michel Temer

Sexta, 25.Nov.2016 | 10h29




Geddel Vieira entrega carta de demissão a Michel Temer
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Deve ser anunciada ainda nesta sexta-feira (25) a saída do ministro Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo. Segundo informações, a saída se deve ao fato do nome do ministro está ligado a crise que envolvendo seu nome, o presidente Michel Temer e o ministro Eliseu Padilha. Geddel foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tê-lo pressionado a rever a rever decisão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) que impede a construção de um empreendimento imobiliário onde o ministro da Secretaria de Governo adquiriu apartamento. Em depoimento à Polícia Federal, Calero disse ainda que o presidente Temer o "enquadrou" no intuito de encontrar uma "saída" para obra de interesse de Geddel.


Obras da Fiol serão retomadas no final de 2017 ou começo de 2018, diz Rui Costa

Sexta, 25.Nov.2016 | 10h00




Obras da Fiol serão retomadas no final de 2017 ou começo de 2018, diz Rui Costa
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A capacidade de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, mesmo em tempo de crises econômica e política, garantindo o desenvolvimento baiano, foi o destaque da palestra ‘Desenvolvimento Econômico da Bahia’, realizada pelo governador Rui Costa para representantes de diversos segmentos industriais, nesta quinta-feira (24), na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador. Na ocasião, Rui anunciou que a construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). "Teremos até o final de 2017 ou começo de 2018, o início das obras do Porto Sul e a retomada da ferrovia”. Segundo ele, o minério viabiliza o projeto e a empresa Bamin já deve começar os investimentos terrestres. “Então, já teremos, ao longo do ano que vem, o início das obras do Porto Sul em terra, a realização de um sonho de mais de 50 anos na Bahia, abrindo um grande corredor de desenvolvimento. Aumentaremos a nossa competitividade agrícola, com a redução do custeio de transporte desses produtos.


Brumado: Policia Militar prende suspeito de tráfico de drogas

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 09h30




Brumado: Policia Militar prende suspeito de tráfico de drogas
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na tarde de quinta-feira (24), por volta das 16h30min, a guarnição da 34ª CIPM/Brumado do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em ronda no Bairro Mercado, na Rua Princesa Leopodina, avistou o indivíduo em atitude suspeita, que  ao avistar a viatura dispensou uma trouxa de substância similar a maconha. Apos abordagem e revista nas proximidades, a guarnição encontrou  mais 19 trouxas de substância similar a maconha. O indivíduo foi encaminhado a delegacia em Brumado para a adoção das medidas necessárias.


Malhada de Pedras é alvo da 'Operação Vigilante' da Polícia Federal, R$ 3 milhões teriam sido desviados do transporte escolar

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 08h56




Malhada de Pedras é alvo da 'Operação Vigilante' da Polícia Federal, R$ 3 milhões teriam sido desviados do transporte escolar
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagram na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Vigilante, visando desarticular um esquema engendrado para desviar recursos federais destinados ao transporte escolar. Cerca de 75 Policiais Federais e 09 Auditores da CGUcumprem 2 mandados de prisão preventiva, 02 mandados de prisão temporária, 08 conduções coercitivas, 3 medidas cautelares diversa da prisão e 15 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Malhada de Pedras, Salvador, Alagoinhas e Itagibá e São José do Jacuípe, todos na Bahia. Durante as investigações foram identificadas fraude na licitação, com direcionamento, para contratação de empresa vinculada aos gestores municipais, superfaturamento mediante a adulteração da quilometragem das linhas percorridas, e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida. As empresas envolvidas no esquema receberam mais de 6 milhões de reais do Município de Malhada de Pedras, dos quais, estima-se que pelo menos 3 milhões tenham sido desviados. Os envolvidos devem responder pelos crimes de responsabilidade de prefeitos (Art. 1º, I do Decreto-Lei 201/67), fraude em licitação (Art. 90, da Lei 8.666/67), organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/13), além de ato de improbidade (Lei nº 8.429/1992). O nome da Operação, tem duplo significado: primeiro, deriva do nome da empresa utilizada pela organização criminosa, que em tupi, significa vigilante; segundo, uma alusão aos órgãos de controle, que estão vigilantes quanto aos desvios de recursos públicos.


Menos de 2% da população doa sangue regularmente, diz Ministério da Saúde

Por Agência Brasil
Sexta, 25.Nov.2016 | 08h30




Menos de 2% da população doa sangue regularmente, diz Ministério da Saúde
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma pessoa, um gesto, três vidas salvas. Essa equação simples representa o ato de doar sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o país, os hemocentros prepararam atividades para homenagens os doadores. Essa homenagem é um reconhecimento, mas também uma forma de incentivar mais pessoas a doarem sangue porque os estoques, segundo o Ministério da Saúde, estão no limite. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país. Em média, os países da América Latina e do Caribe coletam sangue equivalente a 1,5% de sua população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 1% da população seja doadora de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado cerca de 1 milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total das doações. Mais 1,6 milhão de pessoas, ou 62% do total, retornaram para doar. Em 2015, foram feitas 3,7 milhões de coletas de bolsa de sangue no país, resultando em 3,3 milhões de transfusões. Apesar desses número, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Hemorrede Pública Nacional encontram-se com os estoques no limite e com dificuldade na manutenção dos estoques estratégicos. Por isso, é importante a conscientização sobre a importância da doação. Para doar no Brasil é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.


Malhada de Pedras: Polícia Federal cumpre mandados de busca na cidade

Por Janine Andrade
Sexta, 25.Nov.2016 | 08h12




Malhada de Pedras:  Polícia Federal cumpre mandados de busca na cidade
Foto: Reprodução | Whatsapp

A fim de apurar denúncias de fraudes na administração pública, no município de Malhada de Pedras, a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação na localidade. Com a utilização de 16 viaturas e vários agentes, a PF está cumprindo mandados de buscas expedidos pela justiça federal na prefeitura municipal, em casas de políticos e empresários da cidade, bem como na residência do prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará.


informe publicitário

AABB: fique sócio, aproveite a promoção do Black Friday

Sexta, 25.Nov.2016 | 07h29




AABB: fique sócio, aproveite a promoção do Black Friday

De 25 a 30 de novembro, aproveite o Black Friday e fique sócio da AABB. Adquira seu título com taxa de adesão de 50% ( valor exclusivo para pagamento á vista). Para o Black Friday são apenas 10 cotas, aproveite!. AABB diversão, cultura, esporte e segurança para você e sua família. Informações pelo telefone (77) 3441 -5013 ou 9.9968-0948.


Brumado Agora últimas notícias