77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 24 de Julho de 2016
voltar ao topo

Brumado Agora

Brumado: de 5 a 7 de agosto acontece o 17º Batizado de Capoeira e troca de cordões Ginga Brasil

Quinta, 14.Jul.2016 | 10h59




Brumado: de 5 a 7 de agosto acontece o 17º Batizado de Capoeira e troca de cordões Ginga Brasil

A Associação de Capoeira Ginga Brasil promoverá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, em Brumado, o 17° Batizado de Capoeira e troca de cordões. O evento acontece no dia 5 no Sindicato dos Mineradores, dia 6 na Praça Coronel Zeca Leite, e 7 o batizado e troca de cordões será no Sindicato dos Mineradores. Participe deste belíssimo momento cultural de esporte e lazer .


Homem é detido após ser flagrado com drogas no Bairro São Jorge, em Brumado

Por Janine Andrade
Quinta, 14.Jul.2016 | 10h27




Homem é detido após ser flagrado com drogas no Bairro São Jorge, em Brumado
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um homem foi preso na noite de Ontem (13), após ser flagrado pela Polícia Militar portando drogas. Segundo a polícia, durante ronda pelo Bairro São Jorge, em Brumado, o indivíduo foi revistado e com ele encontrado três trouxinhas de substâncias semelhante à cocaina e nove pedras de substância similar à craque.  O suspeito foi conduzido à 20° Coorpin, por tráfico de drogas.


Operação Burla: atuação coordenada do MPF e da Polícia Federal desarticula esquema criminoso no sudoeste da Bahia

Quinta, 14.Jul.2016 | 09h58




Operação Burla: atuação coordenada do MPF e da Polícia Federal desarticula esquema criminoso no sudoeste da Bahia
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

MPF, CGU e PF investigam organizações criminosas que se utilizam de empresas de fachada para fraudar licitações e desviar recursos públicos federais; coletiva de imprensa ocorre nesta quinta às 10h. O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (BA), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quinta-feira, 14 de julho, a operação Burla, com o objetivo de cessar as atividades ilícitas de duas organizações criminosas que se valem de empresas de fachada para fraudar licitações e desviar recursos públicos federais no sudoeste do estado da Bahia. Estão sendo cumpridos oito mandados de condução coercitiva, três de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Caetité, Guanambi, Iuiú, Salvador e Vitória da Conquista. As investigações iniciaram-se a partir de relatório elaborado pela CGU, que evidenciou fraudes e montagem de procedimento licitatório realizado pelo município de Pindaí, que tinha como objeto a contratação de empresa para reforma e recuperação de três escolas locais. Com o aprofundamento das investigações, verificou-se que as fraudes descobertas em Pindaí faziam parte de um esquema maior de corrupção colocado em prática em diversos municípios baianos, que envolvia a constituição de empresas de fachada, falsificação de documentos, fraudes ao caráter competitivo de licitações por meio de simulação de disputas e combinação de preços, além de substancial desvio de recursos públicos. De acordo com o apurado, duas organizações criminosas eram responsáveis pelas irregularidades: uma chefiada por Josmar Fernandes dos Santos, que utilizava as empresas JK Tech Construções Ltda, Fernandes Projetos e Construções, Construjam Construções e Construtora Birajara; e outra liderada por Júlio Cesar Cotrim, controlador da Companhia Brasileira de Serviços Industriais e Infraestrutura Ltda (Cobra Siel), da Euplan Construções e da Cotrimax. Apesar de serem os verdadeiros sócios-proprietários das empresas, os líderes do esquema sevaliam de pessoas que apenas emprestavam seus nomes, ou seja, “laranjas”, na tentativa de esconder suas identidades. As empresas de fachada participaram de diversas licitações irregulares entre os anos de 2009 e 2016 e receberam repasses de recursos demunicípios baianos distintos que, somados, ultrapassaram a quantia de R$ 80.000.000 (oitenta milhões de reais).


Luto: Morre a brumadense Cláudia Azevedo

Quinta, 14.Jul.2016 | 09h27




Luto: Morre a brumadense Cláudia Azevedo
Foto: Arquivo Familiar

Aos 48 anos de idade, faleceu nesta quinta-feira (14) a Auditora Fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia, a brumadense Cláudia Azevedo (Claudinha). Ela estava grávida de gêmeos e morreu durante o parto (Eclâmpsia). Os bebes sobreviveram, mesmo diante as complicações e passam bem. O corpo será sepultado  hoje às 16hs, no Jardim da Saudade, em Salvador.


Brumado: Menor tenta roubar estabelecimento comercial e é desarmado pelo proprietário

Por Janine Andrade
Quinta, 14.Jul.2016 | 08h59




Brumado: Menor tenta roubar estabelecimento comercial e é desarmado pelo proprietário
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite de quarta-feira (13), a guarnição 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) apreendeu um menor de 16 anos de idade, por ter praticado roubo a um estabelecimento comercial, na Praça da Cebola, em Brumado. Segundo a polícia, no momento do roubo, o proprietário do estabelecimento entrou luta corporal com o menor e conseguindo tomar-lhe o revólver calibre .32, utilizado no crime.


Sefaz alerta sobre pagamento do IPVA com desconto de 5% para placas de final 7 e 8

Quinta, 14.Jul.2016 | 08h28




Sefaz alerta sobre pagamento do IPVA com desconto de 5% para placas de final 7 e 8
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 e 8 têm até os próximos dias 26 e 27, respectivamente, para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), que dá ainda a opção de pagar o IPVA em três parcelas. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 5%, isto é, os carros com final de placa 7 podem pagar até o dia 26 e os com placa de final 8 pagam até o dia 27. Caso os proprietários prefiram pagar em cota única, sem desconto, o prazo é até 29 e 30 de setembro, respectivamente. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve comparecer a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Neste mês, os donos de veículos de placas de final 5 e 6 também devem estar atentos ao pagamento do IPVA. No dia 28, ocorre o pagamento da segunda cota para placas de final 6. Já no dia 29, as placas de final 5 pagam a terceira cota do imposto, para quem optou pelo parcelamento, ou efetuam o pagamento integral do IPVA, em conta única, sem desconto. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2016, disponível no site da Sefaz, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA. A Sefaz ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do IPVA. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado, sendo necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavam informado.


informe publicitário

A Brumauto está com uma grande oferta para aquisição do up!

Quinta, 14.Jul.2016 | 07h59




A Brumauto está com uma grande oferta para aquisição do up!

A Brumauto tá up! Até o dia 16 de julho deste ano vá até a concessionária  e ganhe um bônus de R$ 2.000,00 na compra de qualquer veículo up! em estoque. Potência e economia finalmente resolveram andar no mesmo carro. Essa é a sua chance de adquirir o seu carro 0km. Visite aconcessionária! Brumauto - 47 anos realizando sonhos! Avenida Centenário, 893, Dr. Juracy. Brumado / Bahia (77) 3441-5000.


Genes Academia promove Ressaca do São João 2016 neste sábado (16)

Quinta, 14.Jul.2016 | 07h28




Genes Academia promove Ressaca do São João 2016 neste sábado (16)

Genes Academia promove Ressaca do São João 2016 A Genes Academia promove, neste sábado (16), a Ressaca do São João 2016. Venha dançar muito forró, a partir das 20h, se divertir e compartilhar momentos de muita alegria e animação. Não perca! Venha forrozear com a gente!


Brumado: Polícia Civil recupera motocicletas em tempo recorde

Por Janine Andrade
Quinta, 14.Jul.2016 | 07h00




Brumado: Polícia Civil recupera motocicletas em tempo recorde
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil recuperaram duas motocicletas roubadas - uma Yamaha Factor e uma Honda CG 125, as quais estavam escondidas em uma casa abandonada no Bairro Urbis II, em Brumado. Vale salientar que a motocicleta Honda havia sido roubada, à mão armada, na região do Apertado do Morro, por 3 indivíduos, a cerca de 40 minutos antes de ser recuperada pelos policiais. A Polícia ressalta ainda que quando a vítima chegou na delegacia para registrar a ocorrência, a motocicleta já havia sido apresentada pelos policiais. As investigações prosseguem no sentido de se chegar a autoria dos roubos.


Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Quinta, 14.Jul.2016 | 01h52




Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia obteve 285 votos no segundo turno (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 285 votos. Ele venceu o segundo turno disputado com o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que teve 170 votos. Também foram registrados 5 votos em branco. No total, foram 460 votos. A vaga foi aberta com a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência. O eleito cumprirá mandato até fevereiro de 2017. O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU.


Barreiras: funcionário de banco foi amarrado a explosivos durante assalto

Quarta, 13.Jul.2016 | 17h57




Barreiras: funcionário de banco foi amarrado a explosivos durante assalto
Foto: Blog do Sigi Vilares

Durante assalto a uma agência bancária em Barreiras na manhã desta quarta-feira (13), um dos funcionários foi amarrado a explosivos. Segundo informações da Polícia Militar, o homem foi deixado dentro da agência, mas não conseguia se movimentar devido ao risco de explosão. Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estariam fazendo a mãe do funcionário como refém em outro ponto da cidade. A mulher também estaria amarrada a explosivos. Segundo informações do G1, o banco fica no centro da cidade e por volta das 9h os policiais militares e civis chegaram ao local e realizaram um cerco nas ruas que dão acesso a agência. O esquadrão anti-bomba foi acionado e é aguardado para desativar os explosivos utilizados para prender o funcionário. A mãe do funcionário foi libertada pelos bandidos, os quais  fugiram do local e até por volta das 11h não haviam sido localizados. O esquadrão anti- bombas foi acionado.
 


Solidariedade: Ajude a família de ‘Zé de Maria’ a acompanhar o seu tratamento intensivo em Itapetinga

Quarta, 13.Jul.2016 | 17h00




Solidariedade: Ajude a família de ‘Zé de Maria’ a acompanhar o seu tratamento intensivo em Itapetinga
Foto: Divulgação

Na vida cotidiana José Maria da Silva Santos, um dos maiores pedreiros de Brumado, na vida boemia, “Zé de Maria”, um dos personagens mais queridos da cidade, muito conhecido pelas suas aventuras e pelo seu jeito de ser irreverente. Só que a vida resolveu lhe pregar uma peça e ele foi acometido de um infarto do miocárdio e teve que ser internado às pressas numa UTI em Itapetinga, onde ele continua em tratamento. Diante disso, os familiares vêm fazer um pedido à sociedade brumadense para ajudar no acompanhamento de Zé de Maria, que precisa do auxílio da família. Vale esclarecer que os custos de hospedagem, alimentação, produtos de higiene para o paciente e custos de locomoção são altos, então, os familiares vêm solicitar a colaboração de todos nesse sentido. Para contribuir é simples, a primeira opção é fazer um depósito de qualquer quantia na conta corrente 20848-5, agência 0730-7, Banco do Brasil – Brumado, em nome de Alex da Silva Santos, que é irmão de Zé de Maria; a segunda opção é se dirigir à Rua Davi Bonfim, 396, ao lado da Câmara de Vereadores e levar a sua doação. A família conta com a sua ajuda. Contato: (77) 9.9929-9551, com Alex.


Bahia: delegado está preso na carceragem da Corregedoria suspeito de utilizar peças de carro apreendido por roubo

Quarta, 13.Jul.2016 | 16h29




Bahia: delegado está preso na carceragem da Corregedoria suspeito de utilizar peças de carro apreendido por roubo
Foto: Divulgação

O delegado titular da Delegacia de Tucano, Paulo José de Oliveira foi preso pela Corregedoria da Polícia Civil acusado de crime de peculato. Segundo as investigações, ele vinha utilizando em seu carro particular peças retiradas de um veículo roubado, que havia sido recuperado, e estava apreendido na Delegacia de Tucano. De acordo com informações do G1, o policial estava na corporação há 12 anos e foi instaurado também um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que vai apurar a conduta do delegado. Se condenado pelo crime de peculato, poderá pegar de 2 a 12 anos de prisão.


Morador do município de Rio de Contas teve L 200 roubada da BA-148

Quarta, 13.Jul.2016 | 15h58




Morador do município de Rio de Contas teve L 200 roubada da BA-148
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O veículo L200, placa policial MCP 6544/Rio de Contas, foi roubado por dois indivíduos na BA-148, trecho entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora a Brumado. O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) e , segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, a caminhonete pertence a um morador do município de Rio de Contas, o qual informou que os criminosos estavam a bordo de uma motocicleta e fugiram por destino não verificado.


Presidente do legislativo, Dr. Alessandro Lôbo arquiva, através de portaria, Projeto 'Escola sem Partido'

Por ASCOM/CMB/Eliana Costa
Quarta, 13.Jul.2016 | 15h28




Presidente do legislativo, Dr. Alessandro Lôbo arquiva, através de portaria, Projeto 'Escola sem Partido'
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O projeto de lei de nº 012/2016, autoria do vereador José Carlos dos Reis que tinha como objetivo instituir no sistema municipal de ensino o programa “Escola sem Partido” foi apresentado na sessão ordinária do último dia 04 de julho, porém o entendimento da maioria das pessoas que tomaram conhecimento do mesmo não foi de aceitabilidade dos seus princípios básicos. Desta forma criou-se um clima de muita polêmica e discussão, principalmente por parte dos professores que acreditavam que o projeto tinha em seu bojo a clara pretensão de cercear a liberdade de ensinar, classificando-o como a “Lei da Mordaça” Entendendo que a referida proposição ocasionou uma grande animosidade na comunidade e atendendo à solicitação do autor o presidente utilizando dos meios legais determinou através da Portaria nº 029/2016, datada de 13 de julho, o arquivamento do Projeto de Lei nº 012/2016, pondo fim ao seu trâmite legislativo.


PDT diz não abrir mão do princípio da autonomia partidária em relação ao apoio de Vítor Bonfim fora da base aliada

Quarta, 13.Jul.2016 | 14h58




PDT diz não abrir mão do princípio da autonomia partidária em relação ao apoio de Vítor Bonfim fora da base aliada
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em nota, o diretório estadual do PDT citou que “é importante explicar que o nosso apoio incondicional ao governo Rui Costa não significa abrir mão do princípio da autonomia partidária. Em outras palavras, informamos que o deputado estadual Vítor Bonfim e os demais dirigentes pedetistas têm autonomia para construir alianças locais nas eleições municipais de 2016 em todos os 417 municípios baianos, buscando o crescimento e fortalecimento da base de apoio ao governo”, dos o texto publicado na manhã desta quarta-feira (13). Neste cenário de enquadra do município de Guanambi onde Bonfim fechou, nesta terça (12), apoio ao ex-governador Nilo Coelho (PSDB). “O PDT reafirma a sua confiança no bom trabalho do deputado estadual Vítor Bonfim à frente da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), um dos mais competentes e valorosos quadros do nosso partido, que conta com o reconhecimento do governador Rui Costa. O PDT aprova a sua atuação como jovem liderança política, bem como gestor do Estado, onde tem atuado com compromisso institucional”, frisa a nota.


Neste sábado (16) tem a Festa do Sinal em Brumado

Quarta, 13.Jul.2016 | 14h28




Neste sábado (16) tem a Festa do Sinal em Brumado

Acontece neste sábado (16), na AABB de Brumado, a Festa do Sinal com os shows das bandas: Turma da Bregadeira -  que é o fenômeno dos paredões - e o sertanejo "sofrência" de Mesa da Amargura. Escolha a sua pulseira que vai definir o status de seu relacionamento: verde (Tá tranquilo "to solteira"), amarela (Tá favorável "quem sabe?) ou vermelha (Tá bloqueado "comprometido") e venha curtir com a gente! Garanta já o seu ingresso antecipado por apenas R$ 35,00 nos pontos de vendas: churrascaria Bruboi, W Man, Beto Bike Sports, Bokas Grill, Tiazinha Distribuidora, Bar do Rei, AABB.


Livramento: PT não apoia golpistas, afirma presidente Everaldo Anunciação

Quarta, 13.Jul.2016 | 13h58




Livramento: PT não apoia golpistas, afirma presidente Everaldo Anunciação
Foto: Divulgação

O presidente do PT/Bahia, Everaldo Anunciação, declarou que em Livramento o partido deverá ter candidatura própria ou fazer aliança com partidos da base do governo Rui Costa. Ele enfatiza que o PT acertadamente aprovou resolução visando a construção de alianças capazes de ajudarem aliados (as), a ganhar as eleições, especialmente derrotando os partidos e candidaturas que representam o bloco político dos golpistas. “As alianças partidárias se darão no marco do que representou o programa e a aliança que construímos para as vitórias de Rui e Dilma. Só faremos aliança com os partidos, cujos deputados federais do estado não votaram a favor da admissibilidade do processo de Impeachment,” diz um trecho da resolução do PT/Bahia. Everaldo enfatiza que propostas de apoio a golpistas sequer serão debatidas.


A partir de 20 de julho, partidos podem realizar convenções para escolher candidatos das Eleições 2016

Quarta, 13.Jul.2016 | 13h00




A partir de 20 de julho, partidos podem realizar convenções para escolher candidatos das Eleições 2016

As agremiações partidárias que pretendem lançar candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador nas Eleições Municipais de 2016 podem realizar, a partir do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto, convenções partidárias para a definição dos concorrentes. A regra está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), no Calendário Eleitoral de 2016 e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.455/2015. Conforme explica o secretário Judiciário do TSE, Fernando Maciel Alencastro, a data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações mudou com a Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165/2015). O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. A Reforma Eleitoral também alterou o prazo (que passou de 60 para 30 dias) para o preenchimento das vagas remanescentes no caso de as convenções partidárias não conseguirem indicar o número máximo de candidatos. Outra mudança introduzida pela Lei nº 13.165 refere-se ao prazo para deferimento da filiação partidária com a finalidade de participar do pleito. Agora, para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição. Até 2014, a filiação deveria estar deferida no mínimo um ano antes do pleito.


informe publicitário

Brumado: A Avatim tem promoção para o Dia dos Homens

Quarta, 13.Jul.2016 | 11h29




Brumado: A Avatim tem promoção para o Dia dos Homens

A Loja Avatim está com grandes promoções. Venha conferir na Praça Armindo Azevedo, 484 - Centro. Em frente ao Banco Itaú. Tel: 77 3453-1967. Watsapp: 9 9956-3244.


Brumado Agora últimas notícias