77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 23 de Março de 2017
voltar ao topo

Brumado Agora

Governo convoca novos delegados, escrivães e investigadores

Terça, 14.Mar.2017 | 07h08




Governo convoca novos delegados, escrivães e investigadores
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O governador Rui Costa anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (13) a convocação de 32 novos servidores para a área de segurança pública, destinados às funções de delegado, escrivão e investigador. A relação dos convocados será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14) de forma conjunta entre as secretaria da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP). Do total, doze convocações são para candidatos aprovados no concurso para a Polícia Civil, realizado em 2013. Serão convocados cinco delegados, cinco escrivães e dois investigadores – estes candidatos solicitaram remanejamento de suas posições para o final da fila ou que não se encontram sub judice, ou seja, não mais aguardam determinação judicial. As vagas restantes são destinadas a aprovados no concurso DPT. São 15 aprovados na função de perito criminalístico e cinco, na função de perito médico. O Estado convoca este quantitativo de vagas em função de ter estourado o limite prudencial, ter extrapolado os gastos com pessoal, como estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 
 


Acusado de tentar obstruir Lava Jato, Lula depõe hoje na Justiça Federal

Por Felipe Pontes - Agência Brasil
Terça, 14.Mar.2017 | 06h47




Acusado de tentar obstruir Lava Jato, Lula depõe hoje na Justiça Federal
Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento hoje (14) ao juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A defesa do ex-presidente confirmou sua presença na Justiça Federal, em Brasília, às 10h desta terça-feira. Lula solicitou que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, onde mora, mas teve o pedido negado pelo juiz. Como essa ação penal é pública, o depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal (DF) resolveu montar um esquema especial para o depoimento de Lula, com maior rigor no controle de entrada ao prédio. A Polícia Militar do DF decidiu interditar a rua adjacente ao tribunal. A Justiça Federal informou que a medida é para garantir a segurança e evitar manifestações a favor ou contrárias a Lula, muito próximas ao prédio. Na ação em que irá depor, Lula é réu juntamente com o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas, todos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato.


Brumado: motociclista derrapa em areia acumulada pelas chuvas e é encaminha ao hospital

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 18h27




Brumado: motociclista derrapa em areia acumulada pelas chuvas e é encaminha ao hospital
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Após a forte chuva do último sábado (11), muita areia ficou acumulada em diversos pontos de Brumado, como na Rua Dr. Guilherme Dias, o que acabou causando um acidente nesta segunda-feira (13). Conforme apurado pela reportagem do Brumado Agora, uma mulher que trafegava em uma motocicleta acabou derrapando na areia, vindo o veículo a colidir contra o meio-fio e ela foi arremessada a cerca de meio metro do local. O Samu 192 foi acionado, socorreu a vítima e a encaminhou ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre o seu estado de saúde. A Polícia Militar também esteve no local.


Secretaria de Infraestrutura promove mutirão de limpeza em logradouros públicos da cidade

Segunda, 13.Mar.2017 | 18h00




Secretaria de Infraestrutura promove mutirão de limpeza em logradouros públicos da cidade
Foto: Divulgação | PMB

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura, está promovendo um mutirão de limpeza na cidade com o objetivo de retirar mato, entulho e lixo que esteja se acumulando em locais públicos. A equipe de limpeza tem como alvo logradouros públicos, como bairros, unidades escolares, cemitérios, ruas e praças. Em alguns locais, além de fazerem a capina retirando todo mato e terra acumulados, as equipes envolvidas no mutirão fazem o trabalho de varrição e lavagem das vias. O trabalho seguirá nos próximos dias e a Secretaria de Infraestrutura pede a colaboração da população para que mantenha as ruas limpas.


Deputada debate sobre retomada obras da Fiol com vice-governador

Segunda, 13.Mar.2017 | 17h00




Deputada debate sobre retomada obras da Fiol com vice-governador
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em defesa da retomada das obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e da construção do Porto Sul, a deputada Ivana Bastos se reuniu, na manhã desta segunda-feira (13/3), com o vice-governador João Leão para solicitar informações sobre o andamento das negociações com o grupo de investidores chineses interessados em financiar os empreendimentos no Brasil. Durante a reunião, o vice-governador informou que a intenção dos chineses em financiar as obras aumentou, após a visita realizada pelo grupo nos trechos da ferrovia. “A visita foi sensacional. Eles ficaram maravilhados com o que viram”, afirmou Leão. Ainda segundo João Leão haverá uma reunião em Brasília ainda hoje para decidir os próximos passos das negociações. A previsão é de que no final desse mês seja lançada a concessão da ferrovia. Na ocasião, a deputada Ivana Bastos convidou vice-governador e o gerente Geral da Fiol na Valec, Walter Barbosa, também presente na reunião, para comparecerem na sessão da comissão especial que trata do tema na Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo ela, o objetivo da visita será atualizar os membros sobre andamento dos trabalhos, bem como para que a comissão possa ajudar a solucionar os entraves. A parlamentar reforçou que todo o colegiado está disposto a se reunir com os órgãos competentes, e fazer todo o necessário para dar maior celeridade na retomada das obras. 


Brumado: mais de 500 eleitores poderão ter títulos cancelados

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 16h31




Brumado: mais de 500 eleitores poderão ter títulos cancelados
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Mais de 500 eleitores de Brumado deverão comparecer ao Cartório Eleitoral para regularização de pendências. Isso porque a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou o Provimento nº 1/2017, que define orientações para a execução dos procedimentos de cancelamento de inscrições dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição para efeito de cumprimento da norma). Apenas em Brumado, 574 eleitores foram identificados nessa situação. Considerando o eleitorado da 90ª Zona, que inclui os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, o total chega a 728 eleitores. Para regularizar suas pendências e evitar o cancelamento do título eleitoral, os eleitores listados como “faltosos” deverão comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 2 de maio de 2017. O cidadão deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e, a depender de cada caso, comprovante de votação, de justificativa, de recolhimento de multa e/ou de dispensa de recolhimento. Nesta mesma oportunidade, será feito o recadastramento biométrico desses eleitores. O não comparecimento do eleitor ao cartório eleitoral para comprovação da situação correspondente, no prazo de 60 dias, contados a partir do dia 2 de março de 2017, implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio de 2017. A relação de eleitores com inscrições passíveis de cancelamento poderá ser consultada no cartório eleitoral.


Brasil é quarto país no ranking global de casamento infantil

Por Agência Brasil
Segunda, 13.Mar.2017 | 15h59




Brasil é quarto país no ranking global de casamento infantil
Foto: Agência Brasil | Marcello Casal Jr.

Levantamento recente do Banco Mundial revela que o Brasil tem o maior número de casos de casamento infantil da América Latina e o quarto no mundo. No país, 36% da população feminina se casa antes dos 18 anos. As informações são da ONU News. O estudo "Fechando a Brecha: Melhorando as Leis de Proteção à Mulher contra a Violência" lembra que a lei do Brasil estipula 18 anos como a idade legal para a união matrimonial e permite a anulação do casamento infantil. O problema é que há muitas brechas na legislação. Se houver consentimento dos pais, por exemplo, as meninas podem se casar a partir dos 16 anos. A autora do estudo, Paula Tavares, fala sobre outras brechas na lei. “Um dispositivo ainda comum em todo o mundo é a permissão do casamento infantil – e em geral sem limite de idade – se a menina estiver grávida. Esse é o caso do Brasil”. Segundo ela, o país também não prevê punição para quem permite que uma menina se case fora dos casos previstos em lei, nem para os maridos nesses casos. “Na América Latina, 24 países preveem pena a quem autorize o casamento precoce, mas o Brasil não está entre eles,” observou.


Jogador do Flamengo de Guanambi acusa técnico do Jacuipense de racismo

Segunda, 13.Mar.2017 | 15h26




Jogador do Flamengo de Guanambi acusa técnico do Jacuipense de racismo
Foto: Divulgação | Flamengo de Guanambi

O volante camaronês Koffi, do Flamengo de Guanambi, acusa de racismo o técnico Clebson Araújo, do Jacuipense.Segundo o jogador, o caso ocorreu após uma dividida em que Koffi deu um bico na bola para fora e ela passou perto do técnico Clebson Araújo, que teria se irritado e insultado o jogador com o termo “macaco”. “Eu antecipei a bola e, quando eu roubei, a bola foi saindo do campo. Aí eu dei um chutão perto dele. Quando eu dei um chutão ele começou a me xingar. Chamou de filho da p(...), vá tomar no c(...), macaco. Ele falou desse jeito aí. Até agora está na minha cabeça o que ele falou (sic)”, disse o jogador.  O jogo aconteceu no último domingo (12), no estádio Eliel Martins,em Riachão do Jacuípe, onde o Jacuipense venceu o Flamengo de Guanambi por 2x1 e Clebson nega a acusação. “Não aconteceu nada disso, ele está totalmente equivocado. O fato que aconteceu foi o seguinte: a bola já fora de campo, ele chutou a bola na direção do meu rosto, eu me agachei. E quando levantei falei pra ele ter cuidado, que não havia necessidade de um chute daquele jeito. Ele se irritou, veio pro meu lado e o bandeira já tirou ele. Isso é tentativa de diretores ou de quem quer que seja do Flamengo de Guanambi em denegrir a minha imagem, mas não vai conseguir. Quem me conhece sabe da minha índole. Eu não vou trocar ofensa com atleta nenhum, principalmente por racismo. Isso não passa de uma grande mentira e calúnia, que pode custar caro para o atleta”. Após a partida, o jogador foi à delegacia de Riachão do Jacuípe, acompanhado de diretores do Flamengo de Guanambi, e registrou queixa. Clebson foi chamado para depor.


Brumado: SEMEC e SMTT realizam reunião com motoristas do transporte escolar

Segunda, 13.Mar.2017 | 14h58




Brumado: SEMEC e SMTT realizam reunião com motoristas do transporte escolar
Foto: Divulgação | PMB

Sabendo que é preciso oferecer condições necessárias para que os alunos cheguem até as escolas e nelas permaneçam e que é de sua responsabilidade tornar real esse direito, a Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã do último sábado, 11 de março, no Auditório do Semac, a Primeira Reunião de Transporte Escolar de 2017. Estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, representantes da empresa Transbus, prestadora dos serviços de transporte escolar no município, além dos motoristas de ônibus e vans escolares. A reunião teve por objetivo abordar assuntos relacionados à qualidade dos serviços do transporte escolar, condução de escolares em número superior à capacidade de passageiros, velocidade do veículo e proibição de caronas. Na oportunidade, a secretária de educação falou sobre o comportamento dos alunos dentro do ônibus durante o percurso até as escolas e qual deve ser a postura dos motoristas diante de alguma indisciplina. Já o Superintendente Municipal de Trânsito alertou os motoristas sobre as vistorias que serão realizadas durante o ano e como deve ser a manutenção dos veículos (verificação de faróis, pisca-pisca e lanternas, estado e calibragem dos pneus, limpador de para-brisas, extintor, cinto de segurança, estepe, macaco, triângulo de segurança, entre outros). A secretária de educação encerrou a reunião falando da importância da documentação dos veículos, dos motoristas estarem regularizados e do compromisso que cada um deve ter em relação à segurança dos alunos.


Boa Esporte perde patrocínios após contratar goleiro Bruno; página do clube é invadida

Por Agência Brasil
Segunda, 13.Mar.2017 | 14h38




Boa Esporte perde patrocínios após contratar goleiro Bruno; página do clube é invadida
Foto: Divulgação

Três patrocinadores já anunciaram rompimento dos contratos com o Boa Esporte após o clube mineiro negociar a contratação do goleiro Bruno Fernandes. O atleta, que deixou a prisão no mês passado, é condenado em primeira instância pelo homicídio de Eliza Samudio, com quem teve um relacionamento e um filho. Um habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), lhe deu o direito de aguardar o julgamento dos recursos em liberdade. As empresas Nutrends Nutrition, fabricante de suplemento nutricional, e CardioCenter, clínica cardiológica, já haviam anunciado o rompimento na semana passada. Hoje (13), foi a vez da Magsul, clínica de ressonância magnética, seguir o mesmo caminho. O Boa Esporte conta ainda com mais oito parcerias, incluindo a prefeitura de Varginha (MG), município onde fica a sede do clube. O anúncio oficial da contratação do goleiro ainda depende dos exames médicos e de detalhes burocráticos. As bases do contrato já foram acertadas e a diretoria da equipe mineira espera apresentar o jogador ainda hoje ou amanhã (14). O descontentamento com a contratação também levou hackers a invadir a página virtual do clube. Em mensagem postada sobre um fundo preto, os invasores justificaram o ato como uma demonstração de repúdio ao Boa Esporte e aos patrocinadores por apoiarem diretamente o feminicídio.


Brumado: empresário denuncia à polícia que hacker retirou quase R$ 40 mil de sua conta

Segunda, 13.Mar.2017 | 14h15




Brumado: empresário denuncia à polícia que hacker retirou quase R$ 40 mil de sua conta
Foto: Reprodução

Um empresário brumadense registrou na sede da 20ª Coorpin, em Brumado, na última quinta-feira (09), que teve a sua conta bancária invadida por um hacker. Em depoimento a polícia, ele alega que foi feita uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) no valor de R$ 37.850,00 de sua conta no Banco do Nordeste, mas ele desconhece a operação e possível autoria do crime. A Polícia Civil investiga o caso.


Irmã Dulce é homenageada após 25 anos de sua morte

Segunda, 13.Mar.2017 | 13h00




Irmã Dulce é homenageada após 25 anos de sua morte
Foto: Divulgação

Na tarde do último domingo (12), foram realizadas homenagens em memória de Irmã Dulce, que completa 25 anos de falecimento nesta segunda-feira (13). Foi promovida da ocasião uma procissão que saiu do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em direção à Igreja do Bonfim. De acordo com a organização, após o encerramento da procissão, a Igreja do Bonfim sediou uma missa presidida pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica. Nesta segunda, dia em que se completam exatos 25 anos do falecimento, uma missa solene será realizada no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres com a presença de funcionários, pacientes, moradores, alunos, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de amigos e familiares da freira baiana. Presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a celebração será pontuada pela lembrança de acontecimentos marcantes na trajetória de amor e serviço da freira baiana em favor dos pobres e doentes. O momento marca a abertura oficial da agenda de homenagens que serão prestadas ao longo de 2017.


Brumado: cavalo da raça Mangalarga Machador foi furtado

Segunda, 13.Mar.2017 | 12h28




Brumado: cavalo da raça Mangalarga Machador foi furtado
Foto: Divulgação

Na tarde do último domingo (12), um cavalo da raça Mangalarga Machador foi furtado de um terreno situado no Bairro Esconso, em Brumado. Quem souber a localização do animal deve ligar para o telefone (77) 3441-2221 que será bem gratificado.


Bahia: concursos devem disponibilizar 2,7 mil vagas para PM e Bombeiros

Segunda, 13.Mar.2017 | 11h58




Bahia: concursos devem disponibilizar 2,7 mil vagas para PM e Bombeiros
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Cerca de 5 mil vagas em todo o Brasil, sendo que mais da metade delas para na Bahia, estão disponíveis em concurso públicos já autorizados e em fase de elaboração.  Segundo a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb)  o certame para este ano (vagas para Soldado da Polícia Militar (2 mil e 750 para Bombeiros Militares)  ainda não possui data definida para a publicação do edital. A fase atual, segundo a Saeb, é a de contratação da empresa organizadora. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 2.050,20 (30 horas) e R$ 2.585,05 (40 horas) para ambos os cargos. Para a  Polícia Federal (PF), o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão já solicitou a realização do concurso, que prevê 1.758 vagas: 600 para escrivão, 600 para agente, 491 para delegado e 67 para perito. Não há data prevista, mas a seleção é das mais concorridas, pois podem concorrer candidatos com formação superior em qualquer área. A Polícia Rodoviária Federal também está autorizada a realizar concurso este ano  e o trâmite para a divulgação do edital segue no Ministério do Planejamento.


informe publicitário

Café Brumado: máquina italiana de empacotamento de café a vácuo permite maior qualidade do produto

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 11h30




Café Brumado: máquina italiana de empacotamento de café a vácuo permite maior qualidade do produto
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nada melhor que um café sempre fresco e quentinho não é? E para que o sabor do café seja mantido é importante que o tempo de conservação do produto no estoque seja observado. Pensando nisso, o Café Brumado adquiriu uma máquina italiana de empacotamento de café a vácuo, que faz com que o produto tenha uma maior tempo de conservação, mesmo em estoque, o que oferece mais qualidade no café. Experimente o Café Brumado e comprove a qualidade.

Café Brumado: máquina italiana de empacotamento de café a vácuo permite maior qualidade do produto
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Café Brumado: máquina italiana de empacotamento de café a vácuo permite maior qualidade do produto
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora


Paramirim: após ser mordido por morcego, homem morre vítima de raiva

Segunda, 13.Mar.2017 | 11h00




Paramirim: após ser mordido por morcego, homem morre vítima de raiva
Foto: Reprodução | Focado em Você

Na última segunda-feira (06), um homem de 46 anos, que morava na zona rural de Paramirim, morreu com quadro de raiva humana após ser mordido por um morcego. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, em entrevista ao G1, o contágio aconteceu quando o homem ordenhava uma vaca e, acidentalmente, pisou em um morcego, que mordeu o pé dele. Ainda de acordo com a secretaria, o homem procurou um serviço médico após 21 dias do ocorrido, quando foi medicado, mas só revelou que levou a mordida de um morcego após sete dias de internação. A partir daí, o homem foi transferido para Salvador, onde foi internado no Hospital Couto Maia e veio a falecer. Os médicos colheram material do paciente, que foi enviado para o Instituto Pasteur, que já confirmou ser positivo para raiva. Este é o primeiro caso de raiva humana desde 2004, na Bahia.


Livramento: Estudante de Farmácia confirma a contaminação por coliformes nas águas do Rio Brumado

Segunda, 13.Mar.2017 | 10h27




Livramento: Estudante de Farmácia confirma a contaminação por coliformes nas águas do Rio Brumado
Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

Como tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) -  para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Farmácia - apresentado à Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), em Vitória da Conquista, o estudante do município de Livramento de Nossa Senhora, Augusto Souza Silva realizou a avaliação do impacto de dejetos sanitários nas águas do Rio Brumado e confirmou a contaminação por coliformes. De acordo com informações do site Mandacaru da Serra. A pesquisa foi delimitada ao trecho do rio que vai da Barragem Luiz Vieira (Rio de Contas), ao balneário Dr. Edilson Pontes (Livramento de Nossa Senhora), onde foram analisadas amostras coletadas nas águas da Barragem , da Cachoeira do Fraga  e no balneário . O estudo concluiu que somente a água da barragem não apresentou alterações relevantes. A água coletada no ponto de lançamento do esgoto, no Fraga, além de coliformes totais (240 NMP/100mL), apresentou teor de oxigênio abaixo dos níveis permitidos (3,1mg.L-1). Na água da piscina (balneário) em Livramento, , os coliformes totais e termotolerantes mostraram-se dentro dos parâmetros legais, com respectivamente 43 NMP/100mL e 3,6 NMP/100mL. O trabalho do estudante confirma, de acordo com a publicação,  o discurso da Embasa, segundo o qual, efluentes oriundos da estação de tratamento de esgoto de Rio de Contas são lançados no rio tratados. 


Brumado: Superintendência de Trânsito promove seminário para educação e conscientização no trânsito

Segunda, 13.Mar.2017 | 09h59




Brumado: Superintendência de Trânsito promove seminário para educação e conscientização no trânsito

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Educação no Trânsito em Brumado, realizará no dia 21 de março o I Seminário de Acidentes de Trânsito do município, cujo tema é: “Acidente de trânsito: você também é responsável”. O objetivo do seminário é discutir a problemática na cidade e conscientizar especialmente os jovens a terem um comportamento seguro no trânsito, adotando medidas que contribuam para a redução do número de acidentes. O evento acontece das 7h30 às 11h, no Auditório da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415. Os palestrantes são: o coordenador da 18ª Ciretran/Brumado, Kleber Tadeu Leal Cambuí, a coordenadora do Samu 192, Regina Margarida C. Chaves, a Psicóloga Bianca Amorim e o Assistente Social Glevison Dias de Almeida. Após as palestras, serão abertas discussões sobre a temática. Os participantes receberão certificados pela participação no seminário.


Deputado Marquinho Viana solicita prioridade para energia elétrica nos municípios

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 09h28




Deputado Marquinho Viana solicita prioridade para energia elétrica nos municípios
Foto: Divulgação

Em companhia do prefeito de Érico Cardoso, Érico Cardoso de Azevedo (PSD), e do vereador Solimar, de Tanhaçu, o deputado Marquinho Viana (PSB) esteve com o Superintendente de Energia, Celso Rodrigues, para solicitar autorização para as prioridades de energia elétrica nos municípios. Em face da possibilidade de novas ligações, o deputado Marquinho Viana apresentou as prioridades de energia elétrica para os municípios que representa.


Malhada de Pedras: Ceará é recebido com carreata e aplausos de populares após deixar prisão

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 08h59




Malhada de Pedras: Ceará é recebido com carreata e aplausos de populares após deixar prisão
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Após conseguirem alvará de soltura concedido pela 2ª Vara Federal de Vitória da Conquista, na última sexta-feira (10), o ex-prefeito da cidade de Malhada de Pedras e o atual vice, respectivamente, Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, e Adriano Reis Paca (PSD) – presos em novembro do ano passado durante a Operação Vigilantes, deflagrada pela Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), que apuraram irregularidades na contratação e prestação de serviços do transporte público escolar - deixaram na manhã do último sábado (11) o presídio daquela cidade. Em Malhada de Pedras, na tarde do mesmo dia, Ceará  foi recepcionado com aplausos de populares e simpatizantes políticos, após um trecho de carreata.




Projetos de lei polêmicos do executivo terão a segunda votação hoje na Câmara de Vereadores de Brumado

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 08h27




Projetos de lei polêmicos do executivo terão a segunda votação hoje na Câmara de Vereadores de Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (13), entrarão em pauta para segunda votação os projetos de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que preveem a extinção dos feriados de São Sebastião e São João, o projeto de lei que diminui de 180 para 120 dias a Licença Maternidade e ainda o fim de cargos de provimento efetivo (concursados) como Auxiliar de Serviços Gerais e de Manutenção e Reparos, Motorista e Guarda Municipal. Na primeira votação, que ocorreu na sessão do último dia 06 de março, inicialmente, foi votado o projeto de lei que diminui de 180 para 120 dias a Licença Maternidade. Neste quesito, votaram contra os vereadores: Glaudson Dias (PDT), Elias Piau (PV), Zé Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV). Votaram a favor, aprovando o projeto, os vereadores: Eduardo Vasconcelos / Dudu (PSDB), Santinho (PTC), Lia Teixeira (PDT), Ilka Abreu (PR), Rey de Domingão (PSB), Palito (PSD), José Carlos de Jonas (PT) e Wanderley (Nem) (PSB). Quanto a extinção dos feriados de São Sebastião e São João, apenas votou a favor o vereador Eduardo Vasconcelos / Dudu (PSDB), sendo o projeto reprovado em primeira votação. Em relação ao fim da representatividade da APLB, votaram contra os vereadores: Glaudson (PDT), Santinho (PTC) Elias Piau (PV), Zé Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV). Votaram a favor, aprovando o projeto, os vereadores: Eduardo Vasconcelos / Dudu (PSDB), Lia Teixeira (PDT), Ilka Abreu (PR), Rey de Domingão (PSB), Palito (PSD), José Carlos de Jonas (PT) e Wanderley (Nem). Quanto ao que prevê o fim de  cargos de provimento efetivo (concursados) - como Auxiliar de Serviços Gerais e de Manutenção e Reparos, Motorista e Guarda Municipal - Glaudson (PDT), Elias Piau (PV), Zé Ribeiro (PT), Lek Cabeleireiro (PV) e Santinho (PTC) votaram contra o projeto, e Eduardo Vasconcelos / Dudu (PSDB), Lia Teixeira (PDT0, Ilka Abreu (PR), Rey de Domingão (PSB), Palito (PSD), José Carlos de Jonas (PT) e Wanderley (Nem) votaram a favor, sendo o projeto aprovado em primeira votação. A expectativa é que a plenária volte a receber um grande público para acompanhar os debates.


Agências da Caixa abrem mais cedo nesta segunda-feira para saques do FGTS

Por Janine Andrade
Segunda, 13.Mar.2017 | 07h57




Agências da Caixa abrem mais cedo nesta segunda-feira para saques do FGTS
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), todas as agências Caixa Econômica federal abrirão duas horas antes, ou seja, às 9h, para fazer o atendimento sobre contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ao todo, 4,8 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro têm direto a sacar o saldo. Segundo a Caixa, no primeiro dia de saques das contas inativas do FGTS, na sexta-feira (10), 1, 4 milhões de trabalhadores sacaram R$ 1,8 bilhão, seja em agências, caixas eletrônicos ou lotéricas. Outros R$ 2 bilhões foram depositados automaticamente nas contas de quem é cliente do banco. Neste sábado (11), a Caixa abriu 1.841 agências em todo o Brasil, das 9h às 15h, para atender somente questões relacionadas às contas inativas do FGTS. Pode sacar a quantia parada em contas inativas quem teve contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. Desde sexta-feira, têm acesso aos recursos somente aqueles que nasceram em janeiro e fevereiro. De acordo com o calendário divulgado pelo governo, será liberado o dinheiro dos nascidos em março, abril e maio a partir de 10 de abril. Em 12 de maio, é a vez de quem nasceu em junho, julho e agosto. Os aniversariantes de setembro, outubro e novembro poderão sacar os valores a que têm direito a partir de 16 de junho. Por fim, a partir de julho será liberado o dinheiro dos nascidos em dezembro.


Vitória vence o Botafogo da Paraíba pela Copa do Brasil

Segunda, 13.Mar.2017 | 07h10




Vitória vence o Botafogo da Paraíba pela Copa do Brasil
Foto: Divulgação

O Vitória volta a vencer no Barradão, permanecendo com 100% de aproveitamento no seu reduto. A vítima da vez foi o Botafogo, com placar mínimo de 1×0, válido pela Copa do Nordeste. Poderia ser mais elástico. Dominante, o rubro-negro desperdiçou dois pênaltis, um com André Lima e outro com Patric. O triunfo aconteceu, mas as duas penalidades fizeram falta. O Sergipe venceu o América-RN, por 2×0, pegando a liderança do Leão pelo critério de saldo de gols. Não faz mal. O último jogo da fase de grupos é justamente contra o Sergipe, em Aracaju, dia 22 de março. Entretanto, o Nordestão dá um tempo para uma decisão na próxima quinta-feira (16), pela Copa do Brasil. O Leão recebe a visita do Vasco, às 19h30, no Barradão.


Brumado Agora últimas notícias