77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 30 de Junho de 2016
voltar ao topo

Brumado Agora

Feira de fogos de artifício acontece nos fundos do Mercado de Artes

Terça, 21.Jun.2016 | 11h00




Feira de fogos de artifício acontece nos fundos do Mercado de Artes
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Com a chegada dos festejos juninos, verifica-se também o aumento nas vendas dos fogos de artifício. Em Brumado, as tradicionais barracas de fogos de artifício já estão montadas aos fundos do Mercado de Artes e, mesmo não havendo a tradicional festa nordestina na cidade, a procura pelos fogos de artifício é grande, já que ainda se cultiva a  tradição de comemorar o São João em casas ou na Zona Rural. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao manipular fogos de artifício: siga sempre as instruções contidas nas embalagens dos fogos; não use álcool, gasolina ou outro tipo de combustível para acender as fogueiras; verifique se a barraca que você está comprando fogos tem a autorização para funcionar; cuidado com as crianças, jamais as deixem soltar qualquer tipo de fogos sozinhas; não tente acender fogos que falharem;  Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades; tenha sempre um recipiente com água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, a fim de que não haja riscos de novas explosões; confira sempre o certificado de garantia do foguete e nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.


Brumado: PTC confirma convenção e homologação da candidatura de Carlinhos Moura

Terça, 21.Jun.2016 | 10h29




Brumado: PTC confirma convenção e homologação da candidatura de Carlinhos Moura
Foto: Divulgação

O presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC-BA), Rivailton Pinto Veloso da Silva confirmou convenção municipal na Capital do Minério para homologar candidatura de Carlinhos Moura (PTC) a prefeito para o dia 29 de julho. Segundo Rivailton, "o Partido terá candidatura própria e com grandes possibilidades de vitória, pois a renovação política é um clamor das ruas". Carinhos afirmou que "o momento é favorável à sua pré-candidatura, e acredita no crescimento exponencial assim que houver as definições dos candidatos, e que buscará apoio com os demais partidos e lideranças".


Caesg apreende arma de fogo em Palmas de Monte Alto

Terça, 21.Jun.2016 | 09h58




Caesg apreende arma de fogo em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 20, uma Guarnição da Cipe-Sudoeste (Caesg) em rondas na Cidade de Palmas do Monte Alto, apreendeu em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, Cleriston Nascimento Fernandes que estava de posse da arma e conduziu também Gilson Fagundes da Silva, individuo que vendeu a arma. Foi apreendido um revolver cal. 32 com três cartuchos intactos. Apresentado na delegacia da referida cidade.


Brumado: após perder freios caminhão colide com poste na Avenida Centenário

Terça, 21.Jun.2016 | 09h30




Brumado: após perder freios caminhão colide com poste na Avenida Centenário
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na tarde de segunda-feira (20), um caminhão colidiu contra um poste na Avenida Centenário, em Brumado, após apresentar problemas nos freios. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Agora, o veículo seguia da Vila Presidente Vargas sentido ao centro da Capital do Minério, mas na ladeira nas imediações da rotatória sentido a Avenida João Paulo I o caminhão perdeu os freios. Para evitar colidir contra veículos que passavam pela rotatória, o motorista invadiu a contramão e bateu em um poste. O motorista não se feriu gravemente e técnicos da Coelba realizaram os reparos necessários no poste.


Colégio Estadual de Brumado realiza festa junina

Por Redação
Terça, 21.Jun.2016 | 08h58




Colégio Estadual de Brumado realiza festa junina
Foto: Divulgação

Pais, professores, alunos, convidados e direção comemoraram o  São João de forma muito especial no Colégio Estadual de Brumado, na última sexta-feira (17). A festa foi organizada com muito empenho pela instituição de ensino, para tornar a noite agradável e cheia de alegria. Durante o evento, os próprios alunos foram os protagonistas da noite, os quais com muita animação apresentaram ao público lindas quadrilhas juninas.


Empresas são condenadas por comércio ilegal de seguros automotivos em Vitória da Conquista/BA

Terça, 21.Jun.2016 | 08h29




Empresas são condenadas por comércio ilegal de seguros automotivos em Vitória da Conquista/BA
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Associação dos Proprietários de Motocicletas de Vitória da Conquista (Supermotos) e a Associação Conquistense dos Transportes de Carga (Acontran) foram condenadas pela comercialização ilegal de seguros automotivos. A sentença foi expedida pela Justiça Federal na última quinta-feira, 31 de maio. As empresas estão proibidas de renovar, ofertar, anunciar ou comercializar contratos de seguro e deverão: devolver as mensalidades com juros; pagar multa por danos morais coletivos no valor de R$15 mil cada uma; e anular todos os contratos já celebrados, divulgando em outdoors do município, por no mínimo dez dias, a informação da nulidade contratos e da necessidade de autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) – órgão que controla o mercado de seguros – para atuação no comércio de seguros. Segundo o MPF, as empresas, na tentativa de ocultar sua natureza comercial, eram definidas como “associações” (sem fins lucrativos) e os contratos firmados com os consumidores eram intitulados “proteção veicular dos associados”. Sob a falsa definição, as empresas poderiam vender e administrar seguros sem autorização e fiscalização da Susep, tornando desleal a concorrência com empresas que atuavam de forma regular. Nas investigações, o órgão constatou que esses contratos continham elementos essenciais de seguro, como franquia, vistoria de inspeção e risco de sinistro, ainda que sob nomes diferentes. O valor dos veículos influenciava no valor das mensalidades e o associado ainda teria que arcar com taxas de adesão e cotas de rateio de acordo com a quantidade de veículos protegidos.


Animal com corpo de bovino e cabeça de equino chama atenção na Bahia

Terça, 21.Jun.2016 | 07h59




Animal com corpo de bovino e cabeça de equino chama atenção na Bahia
Foto: reprodução | TV Bahia

Uma bezerra que possui o corpo de um bovino e a cabeça de um equino tem chamado atenção dos moradores do município de Conceição do Almeida, na região do recôncavo da Bahia. O animal, apelidado de "Coelhinha", por conta das orelhas em pé, pode ser resultado do cruzamento entre uma vaca e um jegue. "Coelhina" nasceu há dois anos e meio na fazenda Vale dos Caraís, na zona rural do município. Por lá, os animais, como cavalos, bois, jumentos e cabras, circulam livremente pelo pasto e ficam juntos. Foi neste ambiente que pode ter acontecido o cruzamento inusitado. A mãe da bezerra, é uma vaca da raça Girolando, de cerca de oito anos, chamada "Bandeirão". O animal vive na fazenda desde que nasceu e, até então, já gerou pelo menos cinco crias antes dessa. Todas normais. As informações são do G1 Bahia.


Bahia tem menor alíquota de ICMS para cerveja do Nordeste

Terça, 21.Jun.2016 | 06h55




Bahia tem menor alíquota de ICMS para cerveja do Nordeste

A Bahia tem a menor alíquota de ICMS do Nordeste e uma das cinco menores do país aplicadas a cerveja. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), apenas São Paulo e Rio de Janeiro cobram imposto abaixo da alíquota baiana. Mesmo com uma das cinco menores tributações do país sobre esse tipo de produto, o Governo do Estado não elevou a alíquota de ICMS por meio do Projeto de Lei 21.914/16, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na última quinta-feira (16). O projeto estabelece que empresas contempladas com incentivos fiscais depositem no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) o equivalente a 10% do valor do benefício concedido. A medida adotada pelo Governo do Estado repercute unicamente nas empresas contempladas e não traz nenhum impacto para segmentos que não usufruem desses benefícios, esclarece ainda a Secretaria da Fazenda do Estado. Criados com o objetivo de atrair investimentos para a Bahia, esses incentivos, na prática, permitem que as empresas beneficiárias fiquem com parte do ICMS embutido nas vendas de mercadorias. Esses benefícios correspondem a um desconto de até 81% do ICMS devido. De acordo com a nova lei, um décimo deste valor deverá ser devolvido pelas empresas beneficiárias na forma de contribuição financeira destinada às políticas sociais do Estado.


Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje

Terça, 21.Jun.2016 | 06h50




Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje

Os interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão consultar, a partir de hoje (21), no site do programa, as vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas de 24 a 29 de junho, também pelo portal. Serão oferecidos 75 mil financiamentos Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640. Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante. O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.


Infartos aumentam 30% no inverno, alerta diretor do Incor

Por Agência Brasil
Terça, 21.Jun.2016 | 06h47




Infartos aumentam 30% no inverno, alerta diretor do Incor
Foto: Reprodução

Os infartos – bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo do coração – aumentam 30% durante o inverno, com temperaturas médias abaixo de 14ºC, em comparação com o verão. O alerta é do professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Antônio Machado César, diretor da Unidade de Doença Coronária Crônica do Instituto do Coração (Incor). De acordo com o cardiologista, sobretudo pessoas com doenças cardíacas, diabetes, ou hipertensão devem se proteger do frio e de grandes contrastes de temperatura. Segundo Machado César, há três razões principais para o aumento dos ataques cardíacos no inverno: elevação das infecções respiratórias, contração dos vasos sanguíneos e maior produção de substâncias pelo fígado que favorecem a formação de coágulos. “Com infecção respiratória, quem tem doença coronária tem mais chance de ter uma ruptura de uma placa de gordura, e ter um infarto. E, no frio, costuma-se ter mais os vasos contraídos, e ocorrer espasmos nas artérias. E se tiver uma placa em uma artéria coronária [do coração] que tiver um espasmo, pode romper a placa e levar a um infarto”, destaca o professor.


Correios reajustam tarifas de serviços postais e telegráficos

Segunda, 20.Jun.2016 | 14h10




Correios reajustam tarifas de serviços postais e telegráficos
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O Diário Oficial da União publicou hoje (20) portaria do Ministério da Fazenda que autoriza reajuste nas tarifas de serviços postais e telegráficos dos Correios. O objetivo é atualizar as tarifas em relação à inflação acumulada no último ano. Para entrar em vigor, a medida ainda depende de uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. De acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o reajuste médio deve ficar em 10,7% para serviços nacionais e internacionais. O primeiro porte da carta não comercial, por exemplo, terá seu valor corrigido de R$ 1,05 para R$ 1,15. No caso de telegrama nacional redigido pela internet, a nova tarifa é de R$ 7,07 por página. Antes, a tarifa vigente era de R$ 6,39. A tarifa da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterada, em R$ 0,01. Os Correios informaram ainda que os serviços são reajustados anualmente com base na recomposição dos custos repassados à estatal, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados. As novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas e marketing direto.


Deputado Marquinho Viana vai a Macaúbas entregar máquina

Segunda, 20.Jun.2016 | 13h00




Deputado Marquinho Viana vai a Macaúbas entregar máquina

No último dia 18, em Macaúbas, no distrito de Canatiba, juntamente com ex-prefeito Amelinho, o vereador Vá de Lindolfo, o deputado federal Sérgio Brito, vereadores e lideranças políticas, o deputado Marquinho Viana (PSB),  participou da entrega de uma máquina para ajudar nos trabalhos de desenvolvimento do município.


Brumado: Confira as fotos do Forró do Sítio Novo 2016

Por Redação
Segunda, 20.Jun.2016 | 11h59




Brumado: Confira as fotos do Forró do Sítio Novo 2016
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

No último sábado (18) Brumado 'balançou' com o Forró do Sítio Novo. A festa que já se consolidou como a melhor festa da região teve como atrações: Canindé, Edigar Mão Branca, Fann Estourado, Mastruz com Leite e Targino Gondim. Um grande público marcou presença no evento que foi uma realização da Solegal e Beto Bonelly. (Clique aqui e veja as fotos).

 


Ivana Bastos e prefeito de Riacho de Santana cumprem agenda em Salvador

Segunda, 20.Jun.2016 | 10h57




Ivana Bastos e prefeito de Riacho de Santana cumprem agenda em Salvador
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (16/6), a deputada Ivana Bastos e o prefeito em exercício de Riacho de Santana, Alan Vieira, cumpriram agenda de trabalho em Salvador. A parlamentar e o gestor estiveram na Desenbahia e na Superintendência de Energia e Comunicações (Supec). Na Desenbahia, a reunião foi realizada com o diretor do órgão, Otto Filho. Na ocasião, os presentes conversaram sobre as linhas de créditos para financiamento de obras no município. Já na Supec, durante a audiência com o superintendente, Silvano Ragno, foram reiterados os pedidos para as obras de energia elétrica das comunidades de Olho D'Água, Buqueirão e Agrestinho. Na ocasião, Ragno informou que as obras foram priorizadas pelo Comitê Gestor das obras do Programa Luz para Todos e que em breve serão autorizadas. Segundo a parlamentar, a população de Riacho de Santana merece que as intervenções sejam realizadas. “O nosso mandato sempre esteve à disposição para trabalhar pela população de Riacho. Ao lado de Alan, agora como prefeito em exercício, continuaremos buscando obras e melhorias para esse importante município”, pontuou Ivana Bastos.


Fotos: São João da Monteiro Lobato

Por Redação
Segunda, 20.Jun.2016 | 10h27




Fotos: São João da Monteiro Lobato
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na quinta (16) e sexta-feira (17) foi realizado na quadra do Clube Social de Brumado o São João do Centro Educacional Monteiro Lobato. Alunos e pais se divertiram assistindo as apresentações das quadrilhas juninas. (Clique aqui e veja as fotos).


Ajax é o campeão Brumadense de Futsal 2016

Por Redação
Segunda, 20.Jun.2016 | 09h58




Ajax é o campeão Brumadense de Futsal 2016
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na noite da última sexta-feira (17) foi a realizada no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro a grande final do Campeonato Brumadense de Futsal. Em um jogo muito movimentado o Ajax venceu no tempo normal o Big Lanches por 6x2 levando a decisão do título para a prorrogação, já que no primeiro jogo da final o Big Lanches havia vencido por 6x4. Quando começou a prorrogação o Ajax partiu para cima do Big Lanches e tomou conta do jogo vencendo por 3x0 e garantindo o título da competição. O campeão foi premiado com troféu, medalhas e a quantia de R$ 1.500,00. Já o vice também recebeu medalhas, troféu e uma quantia de R$ 900,00. Os valores em dinheiro foi das inscrições das equipes participantes.


Brumado: Polícia Militar impede que jovem cometa suicídio

Por Redação
Segunda, 20.Jun.2016 | 09h29




Brumado: Polícia Militar impede que jovem cometa suicídio
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na tarde desse domingo (19) a guarnição da 34ª CIPM/Brumado evitou que uma jovem de 16 anos cometesse suicídio, se jogando de uma construção no bairro Baraúnas. A PM contou com apoio do Samu. Ao chegar no local os policiais militares convenceram a jovem de não se atirar do prédio, e logo em seguida deixou a mesma sob os cuidados do Samu.


MODERA consegue acento de titular no Comitê do Contas

Segunda, 20.Jun.2016 | 08h58




MODERA consegue acento de titular no Comitê do Contas
Foto: Divulgação

Concebido conforme os termos da Lei Federal 9433 de 1997 e Estadual 11612 de 2009, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas - CBHRC é órgão normativo, deliberativo e consultivo, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bahia e atuante na gestão das águas da Bacia do Contas. O Comitê é formado por 30 representantes dos segmentos poder público, usuários diretos de água e sociedade civil. O mandato desses representantes tem duração de dois anos e no último dia 16 de junho, foi realizada a Plenária de Eleições, na Cidade de Jequié. O MODERA foi incluído na composição titular do Comitê, por meio da eleição do seu Coordenador Geral, Henrique Moreira Rocha. No âmbito da Sub-Bacia do Rio do Antônio, que faz parte da Bacia do Contas, além da representação titular do MODERA, a Plenária de Eleições do Comitê proporcionou a recondução do Secretário de Meio Ambiente de Brumado, Fred Neves, para o segmento poder público e a eleição do Agente da Associação Divina Providência, Joelson da Silva Pereira, para o cargo de suplente da sociedade civil.


Brumado Agora últimas notícias