77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 27 de Setembro de 2016
voltar ao topo

Brumado Agora

Moro aceita denúncia da Lava Jato contra Lula, Marisa e mais seis acusados

Por Agência Brasil
Quarta, 21.Set.2016 | 06h56




Moro aceita denúncia da Lava Jato contra Lula, Marisa e mais seis acusados
Foto: Divulgação

O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, aceitou hoje (20) denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas. Com a decisão, todos viram réus nas investigações. Na denúncia, apresentada na semana passada, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa, disse que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo os procuradores, Lula recebeu R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP),e pagamento de despesas com guarda-volumes para os objetos que Lula ganhou quando estava no cargo. As vantagens teriam sido pagas pela empreiteira OAS. Após a divulgação da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que as acusações fazem parte de um “deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da força tarefa da Lava Jato”. "O MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime", argumentou a defesa. Também foram denunciados pelo MPF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, todos ligadas à empreiteira.


Eleições 2016: TSE nega pedido de liminar e Manelão continua inelegível

Terça, 20.Set.2016 | 18h50




Eleições 2016: TSE nega pedido de liminar e Manelão continua inelegível
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

O candidato a prefeito de Brumado, Emanoel Araújo Lima (PMDB) 'o Menelão' teve o seu pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral da Bahia. ”O TRE/BA, ao reconhecer uso indevido de meios de comunicação social em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), limitou-se a impor inelegibilidade ao recorrente, sem cassação de registro, de forma que é inviável conceder efeito suspensivo a seu recurso ordinário”, consta no documento. Com isso, o candidato entrou com um pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, o pedido foi indeferido pelo relator do processo, o Ministro Herman Benjamin, o qual sentenciou que “"no mérito, julgar procedente os pedidos declinados pelo Investigante a fim de aplicar a Emanoel Araújo Lima, André Santos, Heber de Souza, Carlos Roberto Silva, Marquito Gomes e Sinval José de Souza a sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes. Desse modo, não estando preenchidos os critérios legais para que se conceda efeito suspensivo próprio ao recurso ordinário e não tendo os recorrentes demonstrado circunstâncias excepcionais - periculum in mora e fumus boni iuris - a amparar sua pretensão, impõe-se infeferimento do pedido. Ante o exposto, indefiro o pedido". Cabe lembrar, que os direitos políticos de Manelão - por uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e o uso de emissora de rádio irregular e abusiva antes e durante o pleito eleitoral de 2014 - já haviam sido cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). (Veja a decisão do TSE).


Eleições terão 475.363 candidatos este ano; 68,6% são homens

Por Agência Brasil
Terça, 20.Set.2016 | 18h00




Eleições terão 475.363 candidatos este ano; 68,6% são homens
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Se as mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro, sendo mais de 53% do total apto a votar, em relação aos candidatos a realidade é oposta. Os homens são quase 7 em cada dez políticos que estão disputando vagas de prefeito, vice-prefeito e vereadores no próximo dia 2 de outubro. Segundo a Justiça Eleitoral, ao todo, estão credenciados a receber votos nas eleições municipais deste ano 475.363 candidatos, sendo 326.149 do sexo masculino (68,61%) e 149.214 do sexo feminino (31,39%). Apesar da diferença, de forma geral, os partidos e coligações conseguiram cumprir o dispositivo da Lei das Eleições que prevê o preenchimento mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A obrigatoriedade foi imposta a partir da aprovação da chamada minirreforma eleitoral, em 2009, que substituiu na legislação a expressão “deverá reservar” por “preencherá”. Com isso, na impossibilidade de registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem determinado que os partidos ou coligações reduzam o número de candidatos do sexo masculino para se adequar à cota de gênero. Em relação à cor, os candidatos são, em sua maioria, brancos. Dos políticos aptos a disputar as próximas eleições, 245.182 (51,58%) se declararam da cor branca à Justiça Eleitoral, 185.572 (39,04%) pardos, 40.921 (8,61%) da cor preta, 2.080 (0,44%) amarela e 1.608 (0,34%) indígena.


informe publicitário

Brumauto: desconto especial e taxa 0% na aquisição de sua Amarok

Terça, 20.Set.2016 | 17h30




Brumauto: desconto especial e taxa 0% na aquisição de sua Amarok

A Brumauto – sua concessionária Volkswagen em Brumado – está com uma super promoção até final do mês: taxa 0% e saldo em 24x meses com 60% de entrada para você adquirir a sua Amarok. Confira as opções de pagamento e aproveite! Brumauto, há 47 anos realizando sonhos! Avenida Centenário, nº 893, Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Tel: (77) 3441 – 5000.


Brumado: Coelba informa desligamento programado para o Bairro Olhos D'água

Terça, 20.Set.2016 | 17h00




Brumado: Coelba informa desligamento programado para o Bairro Olhos D'água
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na quinta-feira (22), as 07h45min às 13h45min, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, nos seguintes locais: Avenida Ana Lidia Viana Cardoso; Avenida Clemente Gomes; Avenida João Paulo I; Rua Clemente Gomes; Avenida Salgada; Rua Geronimo dos Santos Azevedo; Rua José Meira Leite; Rua Irma Dulce; Rua Lindolfo Rocha; Rua Valdomiro Alves Luz; Rua Olegaria Augusta Viana; Rua Maria Das Graças Abrantes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.  A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


Governo aumenta salário do Mais Médicos e quer mais brasileiros no programa

Terça, 20.Set.2016 | 16h27




Governo aumenta salário do Mais Médicos e quer mais brasileiros no programa

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou hoje (20) que a bolsa dos profissionais que atuam no Programa Mais Médicos será reajustada em 9% a partir do ano que vem e que o convênio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que garante a atuação de médicos cubanos no país, foi renovado por mais três anos. A meta do governo é fortalecer a participação de médicos brasileiros e gradualmente substituir os profissionais cubanos que completam três anos de trabalho no país. A previsão é que, entre dezembro de 2016 e abril de 2017, cerca de duas mil vagas de cooperados sejam oferecidas em editais a brasileiros. A meta é, em três anos, substituir quatro mil cubanos à medida que os profissionais brasileiros se interessem pelas vagas. “Há, de fato, uma grande aprovação das ações do Mais Médicos, sempre reconhecendo a qualidade do trabalho dos profissionaisos cubanos. A implantação de novos cursos de medicina produzirá profissionais a mais para que a oferta de brasileiros no mercado possa suprir a demanda que colocamos nos editais. Precisamos que haja uma disponibilização de profissionais brasileiros para realmente ocupar as vagas”, disse Barros, explicando que, enquanto isso não acontece, o convênio com a Opas e Cuba continuará suprindo a demanda.


Brumado: Campanha da Multivanação é iniciada e Dia D será no próximo sábado (24)

Terça, 20.Set.2016 | 15h59




Brumado: Campanha da Multivanação é iniciada e Dia D será no próximo sábado (24)

A Campanha de Multivacinação 2016 foi iniciada nesta segunda-feira (19) em Brumado, em todas as unidades básicas de Saúde. O objetivo é resgatar a população não vacinada e com esquema incompleto de crianças de zero a menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos. Serão ofertadas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal. A campanha será uma oportunidade para meninas de 9 a 13 anos receberem a vacina contra o HPV. “A vacinação acontecerá de forma seletiva para a população alvo, que deverá comparecer ao posto de vacinação munidos da caderneta para que essa seja avaliada e o esquema vacinal atualizado para receber as doses necessárias”, explica a coordenador da Vigep, a enfermeira Valéria Vieira Costa Santana. Serão ofertadas todas as vacinas da rotina (BCG, Hep B, Pentavalente,Tríplice Viral, Tetra viral, Rotavírus, Meningocócica C, Febre amarela, Pneumococica, VIP (vacina inativada contra poliomielite), VOP  (vacina oral contra Poliomielite), DTP (difteria, tétano e coqueluche),hepatite A). Um dado importante é que a vacinação só ocorrerá nas unidades de Saúde, pois a atualização dos cartões de vacina agora é feita eletronicamente.


Deputado Marquinho Viana participa de comícios em Boquira e Caculé

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 15h28




Deputado Marquinho Viana participa de comícios em Boquira e Caculé
Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB) participou pelo menos cinco comícios neste final de semana. Um deles, no domingo à noite (18),  foi no Povoado de Santa Rita, em Boquira, quando prestigiou a candidatura de Luciano da Farmácia à prefeitura do município, e de Danilo a vice. ambém esteve presente o deputado federal Sérgio Brito.

Deputado Marquinho Viana participa de comícios em Boquira e Caculé
Foto: Divulgação

Já em Caculé, o deputado Marquinho Viana participou do comício de Pedro Dias da Silva - Pedrão, candidato a  prefeito, e o candidato a vice,  João Gonçalves Filho – João Filho.


Brumado: competidores de toda a região participaram da 14ª edição da Corrida de Cavalo na comunidade Campo Seco

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 14h59




Brumado: competidores de toda a região participaram da 14ª edição da Corrida de Cavalo na comunidade Campo Seco
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

De 16 a 18 de setembro, foi realizada na comunidade Campo Seco, em Brumado, uma vasta programação que compõe a tradicional Corrida de Cavalo. Em sua 14ª edição, o evento contou com a participação de competidores de toda a região e a presença de grande público. Na sexta-feira (16), os presentes contemplaram várias apresentações culturais. No sábado (17), o público dançou e se divertiu com shows musicais de bandas de forró na região.No domingo (18), a corrida de cavalos foi o ponto alto do evento, atraindo o olhar atendo do público e concentração máxima dos competidores. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Jude Caé, apesar do apelo da comunidade, o evento deixou de ser realizado por quatro anos devido a seca, que prejudicou a captação de recursos para a realização da corrida. Este ano, mesmo com a crise, todos ajudaram de forma efetiva, principalmente os parceiros comerciais, que contribuíram para o resgate deste tradicional evento regional.


Inscrições para o Processo Seletivo do IFBA terminam dia 22

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 14h30




Inscrições para o Processo Seletivo do IFBA terminam dia 22
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Termina na próxima quinta-feira (22), as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. As inscrições devem ser realizadas no site do Processo Seletivo IFBA 2017 ou no Campus Brumado, na Rua Francisco Manuel da Cruz, s/n, Bairro São José. Em Brumado, são oferecidos os seguintes cursos: Técnico em Edificações, Técnico em Informática  e Técnico em Mineração. Com a mudança de data, os candidatos podem realizar o pagamento até o dia 23 de setembro. A data da prova será mantida para o dia 20 de novembro. Mais informações é só acessar o site: http://portal.ifba.edu.br/processoseletivo .


Brumado: Plano de Carreira e reajuste dos professores são apresentados na Câmara e aprovados em primeira votação

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 14h00




Brumado: Plano de Carreira e reajuste dos professores são apresentados na Câmara e aprovados em primeira votação
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

Na noite de segunda-feira (20), na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, houve a primeira discussão e votação do Projeto de Lei N.º 014/2016 - que Dispõe sobre atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério, e também do Projeto de Lei N.º 015/2016 - que “Regulamenta o Artigo 206, V da Constituição Federal/88, o Art. 6º da Lei Federal 11.738/08, Art. 40 da Lei nº 11.494/2007, Art. 67 da Lei nº 9.394/1996 e item 10.3.1 do Plano Nacional de Educação, a que se refere a Lei nº 10.172/2001 para instituir o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação Pública Municipal de Brumado, ambas de autoria do prefeito Aguiberto Limas Dias. Os professores e representantes do sindicato que os representam estiveram na sessão e, diferente do que esperavam, os projetos terão a segunda votação em sessão extraordinária que acontece nesta quarta-feira (21), ás 18h30mim, e caso sejam aprovados devem ser publicados no Diário Oficial do município na sexta-feira (23) . Em primeira votação, ambos os projetos foram aprovados por unanimidade.


Pesquisa confirma que uma cerveja 'deixa as pessoas mais sociáveis'

Terça, 20.Set.2016 | 13h00




Pesquisa confirma que uma cerveja 'deixa as pessoas mais sociáveis'
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Após pesquisa realizada pelo hospital da Universidade da Basileia, envolvendo 60 pessoas, com um número igual de homens e mulheres consumindo cerveja com álcool e sem álcool, os pesquisadores na Suíça confirmaram que beber um copo de cerveja pode deixar as pessoas mais sociáveis, já que os participantes da pesquisa foram submetidos ainda a reconhecimento de feições, empatia e excitação sexual. De acordo com o relatório, pessoas que ingeriram bebida alcóolica demonstraram mais desejo de estar na companhia de outras pessoas, em um ambiente aberto, animado e de conversa. A diferença foi mais perceptível entre as mulheres e as pessoas naturalmente mais inibidas. A cerveja também fez com que os participantes reconhecessem feições alegres mais facilmente e reforçou sua empatia emocional - particularmente entre as pessoas com baixos níveis iniciais de empatia. Depois, os pesquisadores mostraram aos participantes imagens de conteúdo sexual explícito. Os participantes que consumiram cerveja sem álcool classificaram essas imagens como menos agradáveis que fotos de conteúdo neutro. Já as pessoas que consumiram álcool consideraram as fotos como mais agradáveis.


Brumado: faixas de pedestres estão sendo pintadas no centro da cidade

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 12h00




Brumado: faixas de pedestres estão sendo pintadas no centro da cidade
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Nos últimos dias, com recursos oriundos das multas aplicadas pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Prefeitura Municipal de Brumado, através da secretaria municipal de Infraestrutura, tem executado o serviço de sinalização horizontal nos principais pontos da cidade, incluindo a Avenida Centenário, porta de entrada da BR-030, até a Avenida Coronel Santos, entrada da BA-262, bem como na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, via de acesso a BA-148. Além deste serviço, as faixas de pedestres, bem as situadas nas passagens elevadas, também estão sendo demarcadas. Na manhã desta segunda-feira (19) a reportagem do Brumado Agora acompanhou a execução deste serviço no centro da cidade, próximo a igreja matriz.


informe publicitário

Brumado: conheça Carolina Caires - Estética Especializada

Terça, 20.Set.2016 | 11h30




Brumado: conheça Carolina Caires - Estética Especializada

A Carolina Caires - Estética Especializada - busca melhorar problemas estéticos sem a necessidade do afastamento das atividades habituais, sendo procedimentos mais seguros e confortáveis para o paciente.Objetivos: nosso compromisso é promover a qualidade de vida, bem estar e auto-estima dos nossos pacientes de maneira personalizada, oferecendo-lhes serviços inovadores, seguros, de alta tecnologia e eficácia. Tratamento: os nossos tratamentos são totalmente personalizados e indicados para cada cliente a partir de uma avaliação detalhada. Como buscamos sempre os melhores resultados, os nossos clientes são orientados e acompanhados frequentemente.  A Carolina Caires - Estética Especializada está localizada na Praça Coronel Zeca Leite (Em cima do Subway), telefone  (77) 9 9829-0893.


Brumado: devido a greve dos bancários, Banco do Brasil não disponibiliza o serviço de depósito no autoatendimento

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 10h58




Brumado: devido a greve dos bancários, Banco do Brasil não disponibiliza o serviço de depósito no autoatendimento
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Até a última sexta-feira (16), a agência do Banco do Brasil de Brumado estava aceitando depósitos  nos caixas eletrônicos do autoatendimento, no entanto, esse serviço não está mais disponível para os clientes da agência. Na manhã desta terça-feira (20), vários clientes entraram em contato com o Brumado Agora reclamando desta situação. A greve dos bancários já dura 15 dias.


Faltam 12 dias: Brasil contará com mais de 1,7 milhão de mesários nas Eleições Municipais 2016

Terça, 20.Set.2016 | 10h27




Faltam 12 dias: Brasil contará com mais de 1,7 milhão de mesários nas Eleições Municipais 2016
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

No próximo dia 2 de outubro, as Eleições Municipais 2016 contarão com 1.770.252 mesários em todo país. Desse número, 593.859 são voluntários. Os mesários são cidadãos que trabalham no dia das eleições para organizar o pleito no ato da votação nas seções eleitorais. A Justiça Eleitoral convoca, preferencialmente, eleitores da própria seção e, dentre eles, têm preferência os que tenham nível de escolaridade superior, os professores e os serventuários da Justiça (Código Eleitoral – artigo 20, parágrafo 2º). A Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral, Adaires Lima, destaca que sem os mesários seria impossível realizar as eleições. “O mesário tem uma importância fundamental no processo democrático. Ele é o representante da Justiça Eleitoral no dia das eleições em cada seção eleitoral. Ele é o responsável por verificar a documentação e os procedimentos técnicos a serem realizados. Em síntese, o mesário é responsável por verificar se aquele eleitor que está votando tem as condições legais para realizar o ato”, explicou.


Executivo da Andrade Gutierrez relata ao TSE propina dada à chapa de Dilma e Temer em 2014

Terça, 20.Set.2016 | 09h59




Executivo da Andrade Gutierrez relata ao TSE propina dada à chapa de Dilma e Temer em 2014
Foto: Reprodução | Folhapress

Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, declarou em depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (19), em São Paulo, -  colhido pelo ministro Herman Benjamin, relator das ações quer pedem a cassação da chapa presidencial que venceu as eleições em 2014 -  que a empresa pagou R$ 1 milhão em propina à chapa da ex-presidente Dilma Rousseff e do atual presidente Michel Temer em 2014, citando, ainda que, no total, a construtora doou cerca de R$ 30 milhões às campanhas petistas em 2014. Segundo a Folha, Azevedo não detalhou, no entanto, qual o percentual dos R$ 30 milhões era relativo a suborno. Parte desse montante, segundo o ex-executivo, era propina referente a contratos assinados pela empresa com o governo federal, entre eles o que garantiu à Andrade participar da construção da Usina de Belo Monte, no Pará. Azevedo disse ainda que o R$ 1 milhão que entrou no caixa da campanha de Dilma e Temer foi proveniente de um pagamento de propina feito em março de 2014, antes do período eleitoral, ao diretório nacional do PT. Outro ex-executivo da Andrade Gutierrez, Flavio David Barra também foi ouvido por Benjamin.


Acontece em Brumado no dia 27 de novembro a corrida Habitus Run

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 08h57




Acontece em Brumado no dia 27 de novembro a corrida Habitus Run
Foto: Divulgação

Em sua 4ª edição, a corrida Habitus Run acontecerá no dia 27 de novembro, em Brumado, com concentração às 7h e largada às 8h, na Praça Armindo Azevedo, em frente ao Mercado de Arte, com percursos de 5 e 10 quilômetros. O evento é realizado anualmente pela Habitus - Atividade Física Consciente, organizada pelos professores de educação física André Luiz Azevêdo e Cíntia Guimarães, e reúne um grande número de atletas de Brumado e região. Este ano, a corrida terá premiação por idade e R$ 1.200,00 para os vencedores dos 10km. Para mais informações ligue (77) 9.9947-7717 / 9.9115-4617 / 9.9901-2888. www.habitusrun.com.br.


Em entrevista coletiva, delegado detalha investigações e elucidação do assassinato de Neander Silva

Por Janine Andrade
Terça, 20.Set.2016 | 08h28




Em entrevista coletiva, delegado detalha investigações e elucidação do assassinato de Neander Silva
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Na manhã do último sábado (16), a Polícia Civil de Brumado instaurou inquérito para apurar a prática do crime de homicídio que vitimou o brumadense Neander Carlos Amaral Silva, de 35 anos, morto a tiros, na madrugada do mesmo dia, no interior de um bar situado na Avenida Centenário, na cidade de Brumado. As apurações foram iniciadas pelos Delegados Leonardo Rabelo e Cláudio Marques, juntamente com os Investigadores da PC e Peritos do Departamento de Polícia Técnica. Nesta segunda-feira (19), foi preso por uma equipe da Polícia Militar, em Vitória da Conquista, um indivíduo que portava uma arma de fogo e possuía características semelhantes às do autor do citado homicídio. 

Em entrevista coletiva, delegado detalha investigações e elucidação do assassinato de Neander Silva
Foto: Divulgação | Polícia Civil

"O homem encaminhado a unidade policial em Vitória da Conquista por porte ilegal de arma e receptação, além de ter características semelhantes ao suspeito do crime em Brumado estava com uma arma cal 380, similar a usada no homicídio de Neander", disse em entrevista coletiva o delegado Cláudio Marques. Desta forma, representou ao Poder Judiciário pela decretação da Prisao Preventiva do indivíduo Lucas Benevides Fonseca Oliveira, de 27 anos, que  além de ser autuado pela Polícia Civil de Vitória da Conquista pela prática de Porte ilegal de arma de fogo, permanecerá preso também em razão da prática  do homicídio qualificado de Neander, tendo em vista que a prisão preventiva fora decretada hoje pelo Juiz de Direito da Vara Criminal de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães. A Polícia ressalta que a namorada de Lucas, a brumadense Andreia Gomes Santa Rosa,  de 23 anos (que também estava com o autor na ocasião do homicídio de Neander), fora morta na madrugada de segunda-feira (18) em Caculé, quando se encontrava em companhia de Lucas Benevides, em circunstâncias ainda a serem esclarecidas pela Polícia Civil local. "A Polícia ainda irá investigar o fato que envolve o caso  da companheira de Lucas ter morrido em Caculé. Esta é outra linha de investigação, outro contexto que será apurado separadamente. Na ocasião da morte de Neander , havia duas mulheres na companhia de Lucas e uma delas foi assassinada em Caculé.

Em entrevista coletiva, delegado detalha investigações e elucidação do assassinato de Neander Silva
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Apesar delas estarem no contexto do crime, o homicídio em Caculé está inserido em outra situação a ser investigada", explicou o delegado Cláudio Marques.  Ainda segundo a Polícia, Lucas é suspeito de ter roubado um veículo Fiat Siena preto (utilizado no homicídio de Neander), bem como ter matado um outro homem, no dia 15 de setembro , na cidade de Vitória da Conquista e já respondeu a inquéritos pelas práticas dos crimes de Receptação, roubo majorado e associação criminosa. " Lucas ainda responde por um  homicídio no estado no Sergipe e todas os crimes estão sendo devidamente investigados. Estamos evidando todos os esforços possíveis para elucidar os crimes contra a vida,  trabalhamos diuturnamente para isso e neste caso não será diferente ", concluiu o delegado Cláudio Marques.


Greve dos bancários chega ao 15º dia e Fenaban não apresenta nova proposta

Terça, 20.Set.2016 | 07h58




Greve dos bancários chega ao 15º dia e Fenaban não apresenta nova proposta
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Neste 15º dia da greve nacional dos bancários, a adesão ao movimento se mostrou ainda mais forte. São 13.071 agências paralisadas em todo o país, o que representa um recorde para a categoria bancária. Na Bahia, 951 agências estão com suas atividades suspensas, e na base do Sindicato dos Bancários são 70 unidades sem funcionamento. Estes números refletem a insatisfação dos bancários diante do descaso da Fenaban, que até o momento não apresentou uma nova proposta que atenda às necessidades da categoria. Os bancos insistem em propor um reajuste de 7% - índice abaixo da inflação, que já chegou a 9,62% -, e continuam ignorando outras reivindicações como fim das demissões, mais contratações, melhores condições de trabalho e de atendimento à população. A alta lucratividade do setor bancário demonstra que os bancos possuem condições de atender às reivindicações da categoria. Só em 2015 o Itaú Unibanco lucrou R$ 23,35 bilhões. Já o Bradesco chegou aos R$ 17,19 bilhões, o Banco do Brasil atingiu R$ 14,4 bilhões, a Caixa R$  7,2 bilhões e o Santander chegou a lucrar R$ 6,624 bilhões.


Brumado Agora últimas notícias