77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 23 de Março de 2017
voltar ao topo

Brumado Agora

Brumado: APLB faz uso da tribuna livre da câmara para manifestação contra a PEC 28

Por Janine Andrade
Terça, 21.Mar.2017 | 21h59




Brumado: APLB faz uso da tribuna livre da câmara para manifestação contra a PEC 28
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em greve desde o último dia 15 de março e seguem até o dia 24, os professores e representantes da APLB/Sindicato participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado de segunda-feira ( 20) para falar sobre a mobilização e sua motivação. Através das professoras Vanúzia Lobo e Fabíola Castro, que utilizaram o espaço da Tribuna Livre, foi explicado que a categoria aderiu ao movimento nacional organizado pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação -, que tem como pauta a luta contra a PEC 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência. As educadoras ressaltaram que as manifestações contra o projeto acontecem durante toda a semana e é uma luta que deve ser coletiva para o benefício de toda a sociedade. Em seus pronunciamentos, os vereadores apoiaram a mobilização da categoria.


Polícia Civil elucida estupros em série ocorridos em Presidente Jânio Quadros, Guajerú e Paramirim

Por Janine Andrade
Terça, 21.Mar.2017 | 17h58




Polícia Civil elucida estupros em série ocorridos em Presidente Jânio Quadros, Guajerú e Paramirim
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), através do empenho do delegado Francisco Tadeu e das delegadas Ellen Lages e Maria Helena Tenório, que respondem, respectivamente, pelas delegacias dos municípios de Presidente Jânio Quadros, Guajerú e Paramirim, conseguiu elucidar estupros ocorridos nestas localidades (quatro casos) e prender o autor, Jorge Silveira da Silva, de 33 anos. Através do cruzamento de dados e compartilhamento de informações entre as unidades policiais, inclusive, o resultado da análise do material genético do acusado encontrado nas vítimas, Jorge foi preso no último dia 16 de março deste ano, em Presidente Jânio Quadros, onde ele responde por dois dos estupros. Em entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde desta terça-feira (21), na sede da 20ª Coorpin, em Brumado, os delegados explicaram que o acusado agiu de maneira similar em todos os casos. Ele abordava as vítimas de forma agressiva, simulando estar portando uma arma de fogo, as ameaçava e argumentava de modo que estas acreditassem ser um roubo. Porém, era apenas uma forma de intimidar a vítima para posteriormente estuprá-la. Em todos os casos, ele utilizou uma moto para abordar as mulheres, sempre em locais mais isolados da zona rural, e durante o ato escondia o rosto com capacete. Um detalhe importante observado pelas vítimas era que o agressor usava aparelho dentário colorido. “A Polícia Civil realizou um trabalho velado, de intensa investigação e confrontamento de informações para elucidar estes estupros em série. Os casos ocorreram em municípios diferentes, mas o trabalho meticuloso e em conjunto das delegacias de Presidente Jânio Quadros, Guajerú e Paramirim foi determinante para que o acusado fosse preso em flagrante em Presidente Jânio Quadros. O modus operandi do acusado era parecido em todos os casos e com o compartilhamento de informações foi possível lograr êxito nesta prisão. Com a divulgação destes casos, a Polícia Civil acredita que outras possíveis vítimas possam aparecer, inclusive, fora da área de abrangência da 20ª Coorpin, já que o acusado residiu por algum tempo no estado de São Paulo”, disse Leonardo Rabelo, delegado Coordenador Regional da Polícia Civil (20ª Coorpin). Segundo a Polícia Civil, o advogado de defesa do acusado alega que o mesmo possui transtornos psicológicos e não possui capacidade de responder pelos seus atos. Portanto, ele foi encaminhado a um hospital especializado e o resultado dos exames determinará se ele possui a plena capacidade de entender o que está fazendo e, de acordo com este entendimento, se será imputável ou não.


informe publicitário

Brumado: Med Sudoeste e Casa da Enfermeira se unem e oferecem serviços especializados

Terça, 21.Mar.2017 | 17h29




Brumado: Med Sudoeste e Casa da Enfermeira se unem e oferecem serviços especializados

A Med Sudoeste, em parceria com a Casa da Enfermeira, dispõe de tratamento e atendimento desenvolvido por profissionais de excelência, com os seguintes serviços: acompanhante hospitalar, assistência domiciliar com enfermeiro e técnico de enfermagem, cuidados, aplicação de medicamentos, passagem de sondas, troca de material de penso, palestras e educação continuada para empresas, escolas e outras áreas afins.  Conheça a nossa unidade e serviços: Avenida Cassimiro Pinheiro de Azevedo, no centro de Brumado. Telefone: (77) 3441-4443.


PM baleado recebe alta 58 dias após ataque de bandidos em Bom Jesus da Lapa

Terça, 21.Mar.2017 | 17h00




PM baleado recebe alta 58 dias após ataque de bandidos em Bom Jesus da Lapa
Foto: Reprodução | Whatsapp

O policial militar José Cardoso Pereira, ferido no dia 22 de janeiro deste ano, quando uma quadrilha invadiu a cidade de Bom Jesus da Lapa na tentativa de assaltar agências bancárias e , durante o confronto, houve troca de tiros entre policiais e criminosos, culminando na morte dos policiais militares - Gilberto Lemos Silva Júnior, 28 anos de idade, e Everton Oliveira de Santana, 26 anos de idade, recebeu alta e deixou o hospital nesta terça-feira (21). O militar estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e retornou para Bom Jesus da Lapa, onde deve receber a condecoração militar "Cruz de Bravura", em cerimônia cuja data não está confirmada.


Deputado Marquinho Viana e prefeitos participam de audiência com secretário Josias Gomes

Terça, 21.Mar.2017 | 16h30




Deputado Marquinho Viana e prefeitos participam de audiência com secretário Josias Gomes
Foto: Divulgação

Na segunda-feira (20), o deputado Marquinho Viana PSB), esteve em audiência com o secretário de Relações Institucionais – SERIN, deputado federal Josias Gomes, juntamente com os prefeitos Sérgio Maia (Aracatu), Cristiano Azevedo (Rio de Contas), Edilson Duarte da Cunha (Planalto) José Ricardo Assunção Ribeiro (Livramento de Nossa Senhora), Eder Jakes Souza Aguiar (Jussiape), e Uéliton Valdir Pereira Souza (Contendas do Sincorá), quando fizeram uma série de reivindicações, inclusive na área de Segurança Pública.


Loja Beto Bike Sports inova e contrata experiente técnico em manutenções de bike

Terça, 21.Mar.2017 | 15h58




Loja Beto Bike Sports inova e contrata experiente técnico em manutenções de bike
Foto: Divulgação

A família Beto Bike Sports só cresce. A loja conta agora com o um novo técnico em manutenções de bike, Fernando Lima. Com vários cursos Shimano e em manutenções de Suspensões: Rockshoc, Proshock, Manitou e Fox, o técnico tem mais de 10 anos de experiência no seguimento. Agende sua revisão com a gente, buscamos e entregamos a Bike em sua residência. Telefone (77) 9.9997-3642.


Condenado por participar da morte do promotor de vendas em Livramento foge do complexo policial de Jacobina

Terça, 21.Mar.2017 | 15h28




Condenado por participar da morte do promotor de vendas em Livramento foge do complexo policial de Jacobina
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Edson Alves Miranda, condenado por ter participado da morte do promotor de vendas de Iogurte, Romilson Mesquita, em Livramento de Nossa Senhora, no dia (03) de Maio de 2016, esta entre os oito detentos que fugiram do complexo policial da cidade de Jacobina norte da Bahia, na madrugada da última sexta-feira (17). Segundo a Polícia Civil, um deles já foi recapturado por guardas municipais e os demais seguem foragidos. Ainda conforme a polícia, os presos serraram as grades que ficam no teto da carceragem e usaram uma corda feita com lençois para conseguir escapar. Os foragidos cumpriam pena por crimes como homicídio, tráfico de drogas e roubo. 


Operação do MP combate fraudes e superfaturamento em licitações e contratos em Ilhéus

Terça, 21.Mar.2017 | 14h58




Operação do MP combate fraudes e superfaturamento em licitações e contratos em Ilhéus
Foto: Divulgação

Seis pessoas, dentre empresários e funcionários públicos, foram presas em uma operação deflagrada pelo Ministério Público estadual na madrugada desta terça-feira, dia 21, no município de Ilhéus, para desmantelar um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamento em procedimentos licitatórios e contratos realizados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. Denominada “Operação Citrus”, a ação é realizada pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e suporte operacional da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin). Foram presos Enoch Andrade Silva, Thayane Santos Lopes, Wellington Andrade Novais, Lucival Bomfim Roque, Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão. Além dos seis mandados de prisão, foram cumpridos seis mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão. Segundo apurado em  investigação realizada pelo MP, o grupo opera desde 2009 celebrando contratos com o Município de Ilhéus para o fornecimento de bens diversos utilizando as rubricas genéricas de “gêneros alimentícios” e “materiais de expedientes/escritório”. O esquema contava com a participação de agentes públicos do primeiro escalão do governo municipal e, conforme comprovado no período da investigação, as empresas envolvidas receberam mais de R$ 20 milhões decorrentes de contratações com a Prefeitura Municipal de Ilhéus. As empresas são a Marileide S. Silva de Ilhéus, Mariangela Santos Silva de Ilheus EPP, Thayane L. Santos Magazine ME, Andrade Multicompras e Global Compra Fácil Eireli-EPP, todas geridas por Enoch Andrade Silva. Também foi identificada a participação do empresário Noeval Santana de Carvalho, que celebrava contratos irregulares com o Poder Público para fornecimento de merenda escolar.


ONU: crise econômica emperra desenvolvimento humano no Brasil

Terça, 21.Mar.2017 | 14h02




ONU: crise econômica emperra desenvolvimento humano no Brasil
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A queda no rendimento bruto nacional em 2015 fez com que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil estagnasse, apesar da pequena melhora em indicadores como expectativa de vida e escolaridade. O IDH, índice usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), foi divulgado hoje (21). De acordo com o Pnud, considerado o recálculo feito periodicamente para ajustar os indicadores a novos dados internacionais e eventuais mudanças de metodologia, o Brasil se manteve na 79ª posição em um ranking de 188 países, com 0,754 ponto. O resultado é fruto do cruzamento de dados de vários organismos nacionais e internacionais. Quanto mais próximo de 1 ponto, melhor a colocação na tabela, que há anos é encabeçada pela Noruega, país escandinavo que, entre 2014 e 2015, passou de 0,944 ponto para 0,949 ponto, o que o coloca à frente dos 50 países que o Pnud considera de desenvolvimento humano muito alto – e entre os quais só há dois latino-americanos: Chile (38ª posição) e Argentina (45ª).


informe publicitário

Confira a promoção 'Zera Estoque' da Brumauto

Terça, 21.Mar.2017 | 13h00




Confira a promoção 'Zera Estoque' da Brumauto

A ordem na Brumauto – sua concessionária Volkswagen - , em Brumado, é zerar o estoque. Aproveite as opções de pagamento e use o saldo da sua conta inativa do FGTS no valor da entrada. E tem mais: toda a linha up! com taxa zero. Passe agora mesmo na concessionária e confira. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893, telefone (77) 3441-5000.


Brumado: SMTT realiza uma série de ações na sede do município para melhorar a fluidez do trânsito

Terça, 21.Mar.2017 | 12h28




Brumado: SMTT realiza uma série de ações na sede do município para melhorar a fluidez do trânsito
Foto: Divulgação

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT vem desenvolvendo uma série de ações a fim de melhorar a fluidez do trânsito na cidade. Através da Coordenação de Engenharia e Sinalização - CES, a SMTT está demarcando os pontos de embarque e desembarque de passageiros na sede do município. Atendendo a uma antiga reivindicação da Apae - Associação de País e Amigos dos Excepcionais, que tinha necessidade de um ponto de embarque e desembarque (ponto de ônibus) localizado na frente da instituição, a Superintendência iniciou os trabalhos de demarcação viária no local. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, esteve pessoalmente no local para acompanhar as atividades. Dando continuidade aos trabalhos de melhorias no trânsito municipal, a SMTT também está ordenando as vagas de estacionamento para veículos de passageiros no Estacionamento Central, localizado na Praça Teófilo Alves de Lima. A empresa contratada para execução das obras está realizando a pintura e demarcação das vagas na praça, onde esse tipo de veículo (de passageiros) estará autorizado a estacionar. O Superintendente de Trânsito também visitou o Estacionamento Central para verificar pessoalmente o andamento dos trabalhos. A Coordenação de Engenharia e Sinalização - CES está desenvolvendo uma série de atividades em todo o município objetivando sinalizar e prover as vias e logradouros públicos de ações que possibilitem fluidez, trafegabilidade e estacionamento.


Brumado: USF Dr. Arlindo Magno Stanchi realiza oficina para gestantes

Terça, 21.Mar.2017 | 12h00




Brumado: USF Dr. Arlindo Magno Stanchi realiza oficina para gestantes
Foto: Divulgação | PMB

Neste mês de março, a Unidade de Saúde da Família - USF Dr. Arlindo Magno Stanchi, localizada no Bairro São Félix, realizou uma oficina para gestantes com o objetivo de orientar e esclarecer às futuras mamães sobre as várias fases de uma gestação. A oficina Bebê a Bordo, nome dado pelas próprias gestantes, foi conduzida pela enfermeira Lainara Bonfim e pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Millena Costa. As profissionais apresentaram vídeos mostrando as fases de crescimento intrauterino, as principais queixas das gestantes, qual a alimentação adequada para minimizar azia, náuseas e vômitos, entre outros assuntos de extrema importância nesse momento da vida da mulher. As gestantes puderam tirar dúvidas e, ao final da oficina, foi oferecido um lanche às participantes.


informe publicitário

Carolina Caires - Estética Especializada: conheça o Striort e dê adeus as estrias

Terça, 21.Mar.2017 | 11h27




Carolina Caires - Estética Especializada: conheça o Striort e dê adeus as estrias

Striort é uma técnica inovadora ortomolecular que promete redução de até 80% na aparência das estrias, já na 1ª sessão, isso mesmo! O procedimento não é invasivo (sem agulhas e anestesias), e desenvolvido especialmente para tratar as estrias brancas. Consiste na combinação da vacuoterapia e produtos com poderosos ativos que aumentam muito a vascularização da região e regeneram as fibras de colágeno. A sua maior vantagem é por se tratar de um técnica rápida e por atingir excelentes resultados na 1ª sessão. Podem ser realizas até 3 sessões de acordo com a necessidade e expectativa do paciente. Carolina Caires - Estética Especializada. Agende já uma avaliação: (77) 9.9829-0893. Localizado na Praça Cel. Zeca Leite - Centro. (Em cima do Subway).


Eliana Calmon: foro privilegiado para autoridades deve passar por revisão geral

Terça, 21.Mar.2017 | 11h00




Eliana Calmon: foro privilegiado para autoridades deve passar por revisão geral
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A juíza aposentada Eliana Calmon disse, nessa segunda-feira (20), em entrevista ao programa Conversa com Roseann Kennedy, da TV Brasil, que as regras de foro privilegiado para autoridades devem passar por uma revisão geral. A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora Nacional de Justiça criticou a proximidade de juízes com a política e considerou a Operação Lava Jato um “divisor de águas” para o país. Primeira mulher a ocupar um cargo de ministra no STJ, Eliana Calmon afirmou que a Constituição de 1988 “inchou” a possibilidade de foro privilegiado para muitas autoridades. “São mais de 3 mil autoridades que têm direito ao foro especial. O que acontece é que, para esses que têm foro especial precisava que o rito do processo fosse mais rápido, mais diligente. O rito processual do foro especial é extremamente execrável, porque demora demais”, acrescentou. “Precisamos fazer uma revisão geral do foro especial. Ele precisa existir porque há autoridades que não podem ficar com o juiz de primeiro grau, porque esse magistrado está muito distante dos fatos que, muitas vezes, acompanham o dia a dia de uma autoridade federal, por exemplo. De forma que é necessário que poucas autoridades tenham foro especial”, acrescentou Eliana. Candidata derrotada ao Senado pela Bahia, em 2014, ela considerou a disputa política uma “experiência rica”, mas disse que não pretende se candidatar novamente. A juíza criticou os magistrados que usam a Justiça para “se tornar figura de proa”. “O magistrado tem que seguir a carreira dele. O meu entendimento é que a magistratura poderia mudar o destino desse país se seguisse as leis fielmente e fosse menos política. De modo geral, magistratura está pari passu com a política dominante”, disse. As informações são da Agência Brasil.


Brumado: Rossi Show será reinaugurado com grande festa

Terça, 21.Mar.2017 | 10h30




Brumado: Rossi Show será reinaugurado com grande festa

No dia 01 de abril, às 22h, acontece a reinauguração do Rossi Show, na comunidade Lagoa Funda, em Brumado. O espaço conta com nova estrutura da área e mais conforto e qualidade para você curtir grandes shows. E para brindar esta nova fase, tem muita música ao som da Banda Magnatas e Ed Rossi. Reserve já a sua mesa e ingressos na Distribuidora Tiazinha e Posto Lagoa Funda.


Brumado: PM apreende motocicleta com restrição de furto/roubo

Terça, 21.Mar.2017 | 10h00




Brumado: PM apreende motocicleta com restrição de furto/roubo
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite de domingo, 19, quando em rondas no bairro Malhada Branca, a guarnição do PETO/34ª CIPM-Brumado avistou dois elementos em atitude suspeita em uma motocicleta com placa policial de Vitória da Conquista-BA e que ao serem abordados verificou-se que a motocicleta apresentava restrição de roubo/furto. Os indivíduos um menor de 16 anos e um maior de idade foram conduzido para a delegacia juntamente com a motocicleta.


Traficante é detida pela PRF em Vitória da Conquista com 30 kg de maconha

Terça, 21.Mar.2017 | 09h32




Traficante é detida pela PRF em Vitória da Conquista com 30 kg de maconha
Foto: Divulgação | PRF

Policiais Rodoviários Federais detiveram, na noite de ontem (20), uma mulher que levava drogas de São Paulo/SP para Salvador/BA. O flagrante ocorreu por volta de 22h10, no KM 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, localizado na região sudoeste da Bahia. Durante abordagem a um ônibus que fazia a linha Campinas/SP X Salvador/BA, os policiais realizaram fiscalização no veículo e nos passageiros. Ao verificarem o compartimento de cargas, foram encontrados, dentro de uma mala, aproximadamente 30 kg de substância análoga à maconha, que estavam sendo transportados por uma passageira de 22 anos. Questionada pelos PRFs, a mulher assumiu a propriedade do entorpecente e relatou que o recebeu na rodoviária de São Paulo e que ganharia certa quantia em dinheiro para transportar até a capital da Bahia. Após o flagrante, a mulher foi detida e encaminhada com a droga para a delegacia de polícia judiciária local, onde responderá por tráfico de entorpecente.


Mais de 3 milhões de trabalhadores sacaram R$ 4,8 bi de contas inativas do FGTS

Terça, 21.Mar.2017 | 09h00




Mais de 3 milhões de trabalhadores sacaram R$ 4,8 bi de contas inativas do FGTS
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nos primeiros sete dias após a abertura do calendário para saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mais de 3 milhões de trabalhadores sacaram R$ 4,81 bilhões. Os valores foram creditados diretamente na conta-corrente dos beneficiados, ou sacados nas agências da Caixa Econômica Federal. Desde o último dia 10, trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro que têm direito ao saque podem receber os valores, depositados por empresas com as quais eles não têm mais vínculo. A partir de 10 de abril, poderá sacar o dinheiro quem faz aniversário em março, abril e maio. O prazo limite para saque vai até 31 de julho, de acordo com o calendário estipulado pela Caixa. O banco informou que já receberam os valores 3,28 milhões dos 4,8 milhões de trabalhadores que têm direito ao primeiro lote. A estimativa é que eles saquem quase R$ 7 bilhões dos R$ 35 bilhões que, segundo as expectativas do governo, devem ser injetados na economia com a medida.


Estudo mostra que 40% das crianças de 0 a 14 anos no Brasil vivem na pobreza

Por Janine Andrade
Terça, 21.Mar.2017 | 08h30




Estudo mostra que 40% das crianças de 0 a 14 anos no Brasil vivem na pobreza
Foto/Reprodução: TV Brasil

Cerca de 17 milhões de crianças até 14 anos – o que equivale a 40,2% da população brasileira nessa faixa etária – vivem em domicílios de baixa renda. No Norte e no Nordestes, regiões que apresentam as piores situações, mais da metade das crianças [60,6% e 54%, respectivamente] vivem com renda domiciliar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo. Desse total, 5,8 milhões vivem em situação de extrema pobreza, caracterizada quando a renda per capita é inferior a 25% do salário mínimo. Os dados fazem parte do relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, documento que faz um panorama da situação infantil no país , divulgado pela Fundação Abrinq. O estudo foi feito utilizando dados de fontes públicas, entre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta quarta edição, a publicação reúne 23 indicadores sociais, divididos em temas como trabalho infantil, saneamento básico, mortalidade e educação. A publicação também apresenta uma série de propostas referentes às crianças e que estão em tramitação no Congresso Nacional. “Nesta edição, além de retratar a situação das crianças no Brasil, também apresentamos a Pauta Prioritária da Infância e Adolescência no Congresso Nacional. O conteúdo revela as principais proposições legislativas em trâmite no Senado e na Câmara dos Deputados, com os respectivos posicionamentos da Fundação Abrinq baseados na efetivação e proteção de direitos da criança e do adolescente no Brasil”, disse Heloisa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq.


MODERA e a Associação Divina Providência realizarão plenária no Dia da Água

Terça, 21.Mar.2017 | 07h57




MODERA e a Associação Divina Providência realizarão plenária no Dia da Água
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em 1992, a Assembleia Geral da ONU instituiu o 22 de Março como o Dia Mundial da Água. No início do Século XXI, o MODERA e entidades parceiras passaram a realizar atividades nesse Dia, não só para lembrar a problemática envolvendo a água no contexto global, como também para refletir sobre a crise de abastecimento em Brumado no período de 1998 a 1999 e a degradação sobre o Rio do Antônio. Embora a Cidade de Brumado tenha superado a sua crise de abastecimento, a partir da construção da Barragem de Cristalândia na Bacia do Alto Contas, conseguindo um superávit hídrico na Bacia do Rio do Antônio, atualmente essa disponibilidade de água está ameaçada, considerando a implementação de projetos do agronegócio à montante, que demandam muita água e a contaminam por meio do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Esses projetos são inviáveis para a Bacia do Alto Contas, uma vez que poderá haver uma vasta derrubada de vegetação nativa de difícil regeneração e uso de água em larga escala, numa região de longos períodos de estiagem, rios temporários e chuvas irregulares. Tais projetos representam o aceleramento do processo de desertificação, que tem o desmatamento como principal causa humana. Portanto, as atividades do Dia Mundial da Água em Brumado precisam estar voltadas para a seguinte pauta: degradação da Caatinga; processo de desertificação no Semiárido e expansão do agronegócio na Bacia do Alto Contas, os quais são temas que estão interligados, uma vez que o agronegócio ocasiona a degradação da Caatinga, que por sua vez acelera o processo de desertificação, o qual irá acentuar a escassez de água e por consequência gerará conflitos pelo seu uso. Assim, no sentido de elaborar propostas para resolver tal problemática que desponta na Bacia do Alto Contas, o MODERA e a Associação Divina Providência estarão realizando a Plenária do Dia da Água, no próximo 22 de Março, às 17h, no Auditório do CMEAS, na Cidade de Brumado. A Plenária deverá reunir sindicatos, associações, clubes de serviço, movimentos sociais e o público em geral.


informe publicitário

Conheça a Aço Portas: completa linha de portas para todos os ambientes; atendimento em toda região

Terça, 21.Mar.2017 | 07h27




Conheça a Aço Portas: completa linha de portas para todos os ambientes; atendimento em toda região

As portas automáticas tem alcançado um grande público em todo o Brasil, pensando nisso a Aço Portas traz para Livramento e toda a região uma moderna fábrica de portas de aços automáticas, As portas de enrolar são práticas, resistentes, podendo ser fabricadas em dois modelos, micro perfurada e fechada, nossas portas são comercializadas para industrias, fechamento de galpão, residências, lojas, shoppings. Nossas portas são completas com eixo, cavaletes, soleiras, tudo pronto, somente para serem instaladas. expandindo nossas revendas por toda a Bahia para melhor atende-lo. Nossa fábrica de portas de aço proporciona a você de toda a Bahia a se tornar um revendedor com preços competitivos, qualidade e prazo de entrega para suprir a necessidades de seus clientes e caso não haja um revendedor em sua cidade você pode ligar para a nossa fábrica e fazer a sua cotação, lhe forneceremos suporte técnico explicativos para colocação das mesmas. Todo o material para confecção de nossas portas são feitos em nossa fábrica, dando a você nosso cliente a segurança na entrega e rapidez também, contamos com profissionais especializados que lhe deram todo o suporte desde a venda até o produto final instalado, se você quiser fazer uma visita ou um curso de instalação você poderá visitar a nossa fábrica de portas de aço e ter todo este aprendizado com nossos técnicos. Nossa fábrica de portas de aço conta com um sistema moderno e tecnologia avançada para calculo de eixo e tamanhos de portas para que tenha um funcionamento moderno e avançado. A Aço Portas, esta sem duvida inovando e investindo alto em sua produção para poder atender sempre e melhor. Aço Portas - Rua Rita Silva Caires, s/n, Livramento de Nossa Senhora. Telefones: (77) 9.9997-0610 Vivo/WhatsApp e (77) 9.9116-7701.


Deputado Marquinho Viana leva prefeitos à audiência com Secretário Cássio Ramos Peixoto

Terça, 21.Mar.2017 | 06h57




Deputado Marquinho Viana leva prefeitos à audiência com Secretário Cássio Ramos Peixoto
Foto: Divulgação

Na segunda-feira (20), o deputado Marquinho Viana (PSB), em companhia dos prefeitos de Aracatu, Sérgio Maia; Contendas do Sincorá, Uéliton Valdir Palmeiras; de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção; de Jussiape, Eder Jackes Souza Aguiar; de Planalto, Edilson Duarte da Costa; de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo, estiveram na Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, para reivindicar ao secretário Cássio Ramos Peixoto, a execução de obras para combate aos efeitos danosos das secas, nos referidos municípios.


Foi lançado em Brumado Guia Conexão Criança - Rede em Prol da Infância

Terça, 21.Mar.2017 | 06h07




Foi lançado em Brumado Guia Conexão Criança - Rede em Prol da Infância
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc, da Secretaria de Educação - Semec e da Secretaria de Saúde - Saúde, na condição de parceira do Instituto InterCement do Comitê Desenvolvimento Comunitário - CDC, promoveu na manhã do dia 17 de março de 2017 o lançamento do Guia Conexão Criança: Rede em Prol da Infância, o qual foi organizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens. Na ocasião, o mestre de cerimônia Antônio Faustino - Conselheiro Tutelar fez a leitura de um poema como mensagem inicial. Em seguida, houve a composição da mesa, a execução do Hino Nacional, as falas do Prefeito, Engenheiro Dr. Eduardo Lima Vasconcelos, da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sra. Maria Nicéia Silva, da Secretária de Educação, Sra. Ednéia Ataíde, representantes da Secretaria de Saúde, Sra. Julieta Sandes, da InterCement, Sr. Jorge Soares, e da Associação Terra dos Homens, Sra. Marcy Gomes. O evento contou com a participação de vários representantes governamentais e não-governamentais que atuam na área da Infância e Juventude do município.


1º Seminário de Acidentes de Trânsito de Brumado desenvolvido pela SMTT acontece nesta terça (21)

Segunda, 20.Mar.2017 | 18h29




1º Seminário de Acidentes de Trânsito de Brumado desenvolvido pela SMTT acontece nesta terça (21)

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Educação no Trânsito, realizará nesta terça-feira (21) o I Seminário de Acidentes de Trânsito de Brumado, com o tema “Acidente de trânsito: você também é responsável”. O evento acontece no Auditório da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415. Às 7h30, o seminário terá início com o credenciamento dos participantes e, às 7h50, haverá a composição da mesa. Às 8h20, as atividades serão abertas com o Superintendente de Trânsito falando a respeito da importância do evento. Em seguida, os convidados falarão a respeito de diversos temas. Os palestrantes são: a coordenadora do Samu 192, Regina Margarida C. Chaves (o acidente - a ocorrência - o deslocamento - a remoção - a fatalidade); a Psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sesoc), Bianca Amorim (a fatalidade - o impacto - os traumas - a família); o Assistente Social da Sesoc, Glevison Dias de Almeida (a família - a assistência - o trabalho - o Inss - a mobilidade - o retorno às atividades); o coordenador da 18ª Ciretran/Brumado, Kleber Tadeu Leal Cambuí (as responsabilidades - a capacitação - a fiscalização - o DPVAT). Ao final, os participantes receberão certificado de participação. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. O seminário visa discutir a problemática na cidade e conscientizar especialmente os jovens a terem um comportamento seguro no trânsito, adotando medidas que contribuam para a redução do número de acidentes. A expectativa é de atender aos dispositivos legais, possibilitando ao cidadão, condutores e motoristas, mais uma oportunidade de capacitação através da Coordenação de Educação no Trânsito. Participe!


Brumado Agora últimas notícias