Agora Sudoeste

Deputada Ivana Bastos realizará Sessão Especial em homenagem ao Centenário de Vilobaldo Freitas

Deputada Ivana Bastos realizará Sessão Especial em homenagem ao Centenário de Vilobaldo Freitas

A deputada Ivana Bastos realiza no próximo dia 19, sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do ex-deputado, professor e ex-conselheiro do Tribunal de Contas da União, Vilobaldo Freitas (1915 - 1996). A sessão acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, às 9:30h, e contará com a participação de autoridades, amigos e familiares de Freitas. Segundo a parlamentar, a homenagem é uma forma de celebrar o trabalho e as conquistas de Vilobaldo para o Sertão. “O nosso objetivo é relembrar a vida e a obra de um dos maiores guerreiros da luta em prol do homem do campo”, destacou.

 

Vilobaldo Freitas nasceu em 1915 no município de Caetité, e com apenas 17 anos tornou-se professor. Quando inspetor escolar da região de Guanambi foi convocado por Anísio Teixeira, então Secretário de Educação, para dirigir o serviço elementar do interior na capital. Já em 1946, foi eleito vereador mais votado do município de Guanambi.

Foram 5 mandatos consecutivos como deputado Estadual, de 1967 a 1983. Nas duas primeiras eleições foi filiado pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), e as outras três candidaturas pelo Partido Democrático Social (PDS).

Vilobaldo levou pela primeira vez a tão sonhada Energia Elétrica para os municípios de Guanambi, Caetité, Macaúbas, Candiba, Ibiassucê, dentre outros da região sudoeste do Estado. Ainda muito precária a vida nessa região, o ex-deputado também batalhou para garantir pela primeira vez água encanada nas torneiras dos moradores.

Diversos outros feitos marcam a trajetória desse educador por excelência e desse político de largo compromisso com a nossa região, dentre eles: a emancipação do município de Candiba; estrada que liga os municípios de Macaúbas e Ibipitanga; estadualização de ginásios escolares; construção do Fórum de Guanambi; construção de Escolas e postos de saúde.

Na Assembleia Legislativa, atuou em 23 comissões e foi 2º vice-presidente da Mesa Diretora. Em 1985 foi votado com unanimidade pelos deputados da Assembleia para ser Conselheiro de Tribunal de Contas dos Municípios. Pai de Fábio, Maria Regina, Hermínia e Silvana e esposo de Zenilda Borges de Barros Freitas, Freitas faleceu em 11 de novembro de 1996, mas deixou dentre o seu legado o ensinamento de Milton Campos: “Quem briga são as ideias, não os homens”.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais