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Artigo: Plano de ação para aumentar as vendas e melhorar o atendimento

Artigo: Plano de ação para aumentar as vendas e melhorar o atendimento

O professor e escritor brumadense, Carlos Prates, autor do livro “A Arte de Atender e Vender no Templo das Compras” (foto), propõe algumas ideias para os profissionais do varejo. Há um ditado popular japonês que afirma: “Todos somos mais inteligentes do que qualquer um de nós”. Assim, um plano de ação bem elaborado e que envolva todos os funcionários da loja poderá colher ideias relevantes e que contribuam para as melhorias contínuas. Algumas das ideias são simples e óbvias, porém, nem sempre as lojas estão colocando em prática. Raramente encontraremos uma ideia que seja a “salvação da lavoura”, capaz de resolver todos os problemas da Empresa. Normalmente, é através da implantação de pequenas e constantes mudanças que resultam nas melhorias dos processos, no atendimento e em vendas. Reúna a sua equipe e mãos à obra: 1) Quais ações podem ser executadas para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente? A primeira etapa a ser implementada é a de conhecer as reclamações do consumidor e o que pode estar afastando-o da loja. Se for o comportamento inadequado de um colega, a exemplo do mau atendimento, é preciso dar feedback e corrigir de forma imediata. Um profissional incompetente pode prejudicar a todos que fazem parte da Equipe; 2) O que pode ser feito para aumentar as vendas? Se a loja está com pouco fluxo de clientes, avalie a possibilidade de divulgar a mesma nas Redes Sociais e, cada funcionário com os seus amigos e familiares compartilharem e curtirem as postagens. Exibir produtos promocionais nas vitrines, elaborar encartes e panfletos para distribuição aos clientes. Um aspecto muito importante é aferir a taxa de conversão em vendas dos clientes que entram na loja. Saber por que os mesmos não estão comprando, é fundamental; 3) Defina os principais compromissos que você deve assumir para melhorar o seu desempenho profissional e dos demais vendedores. É preciso que cada profissional esteja consciente que deve se esforçar para aprimorar as habilidades e competências. O varejo é dinâmico e exige treinamento, constantes estudos e ampliação do conhecimento. Aprender é ter vontade e determinação, pois os recursos quase sempre estão disponíveis na loja e também na internet. Como podemos perceber, somente será possível colocar em prática essas e outras ideias, através do trabalho em equipe e contando com o envolvimento direto do lojista e do seu gerente. A liderança é fundamental para o sucesso do projeto.


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