Geddel pede para ser transferido para Salvador; político está preso em Brasília

Geddel pede para ser transferido para Salvador; político está preso em Brasília
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, analisará o pedido do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (MDB-BA), que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser transferido para algum presídio de Salvador, onde vive sua família. Atualmente, Geddel está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Até o momento, antes de deliberar, o ministro pediu que a defesa forneça várias informações que vão ajudá-lo em sua decisão.Ele quer saber se há vaga para Geddel em algum presídio da capital baiana; quais as condições de alojamento; se o ex-ministro responde a outras processos na Justiça do DF; e também se a Papuda considera que é conveniente deslocar o preso para Salvador.


Brumado: comunidade Nossa Senhora de Fátima celebrou festa em louvor ao seu Co-Padroeiro Santo Antônio

Brumado: comunidade Nossa Senhora de Fátima celebrou festa em louvor ao seu Co-Padroeiro Santo Antônio
Foto - Zilmar Santana / Pascom Brumado

Entre os dias 1° a 12 de junho, a comunidade Nossa Senhora de Fátima (bairro São Félix), da Paróquia Bom Jesus em Brumado realizou a festa em louvor ao seu co-padroeiro Santo Antônio com o tema: “ Vocacionados à vida e construção do Reino de Deus", refletido durante o Trezenário. Segundo informações da Pascom Brumado, no dia festivo, 13 de junho, as atividades iniciaram com Alvorada Festiva às 6h com orações, fogos e repique de sinos, Oração do Ângelus nos lares às 12h. Às 18h30, procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santo Antônio e logo após, Missa solene presidida pelo pároco, Padre Cleonídio Alves. Durante as doze noites, várias comunidades compareceram para celebrar a trezena em louvor a Santo Antônio. Ainda como atividade dos festejos, a comunidade preparou várias atrações para a noite cultural, o tradicional forró e feijoada dos namorados no dia 09/06 e no dia 10/06 um animado leilão. Ao final das celebrações, os fiéis e devotos puderam se deliciar com as guloseimas da barraquinha, e com este ato, colaboraram na arrecadação de fundos para dar continuidade à construção da casa de formação Santo Antônio. Também foram sorteados, durante  os festejos, uma televisão de 32 polegadas, uma imagem de Santo Antônio, um balaio junino e uma cesta dos namorados, neste mesmo propósito. Na ocasião, o coordenador da comunidade, Erivan Bernardes agradeceu a todos que ajudaram a realizar a festa em louvor a Santo Antônio e logo após aconteceu a troca da bandeira, onde os festeiros 2019 entregaram a bandeira de Santo Antônio para os festeiros do ano de 2020 que serão: O casal Luan e Kailla, e a família de Francisca, membros da comunidade.


INFORME PUBLICITÁRIO

Barbearia Galvão agora está em novo endereço

Barbearia Galvão agora está em novo endereço

Em Brumado a Barbearia Galvão está em novo endereço, agora atendendo na Rua Bahia (Esquina com a Rua Sergipe). Muito mais que uma barbearia. Com Cortes tendências e sociais; Barba, Barboterapia; Química em Geral; Colorimetria; Protese Capilar, Cortes Undercut e muito mais. Venha nos conhecer. Agende seu atendimento. Fone: 77 9.8846-2466.


Governo suspende por 1 ano exigência de aulas para tirar habilitação das 'cinquentinhas'

Governo suspende por 1 ano exigência de aulas para tirar habilitação das 'cinquentinhas'
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Passa a valer em 17 de setembro, resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata de mudanças no processo para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de confirmar o fim da exigência dos simuladores para quem está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, para carros. Segundo informações do G1, com a nova resolução, durante 12 meses, quem quiser tirar a ACC, poderá realizar as provas teórica e prática sem a necessidade de fazer aulas antes. O documento é obrigatório para conduzir as "cinquentinhas", ciclomotores com motor de até 50 cm³. Se for reprovado, o candidato deverá passar pelas aulas práticas.


Brumado: audiência pública do Plano Municipal de Saneamento foi realizada no Distrito de Itaquaraí

Brumado: audiência pública do Plano Municipal de Saneamento foi realizada no Distrito de Itaquaraí
Foto - Divulgação / Caesg

A Prefeitura Municipal de Brumado, através do setor de Infraestrutura, criou agenda tendo como um dos destaques o PMS - Plano Municipal de Saneamento - Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário - que vem promover novos parâmetros e regular um dos grandes déficits históricos, já que o município é um dos únicos da Bahia que ainda não possui o Sistema de Esgotamento Sanitário. Dando sequência ao cronograma estabelecido, foi realizada na última quinta-feira (13), na Escola Clemente Gomes, no Distrito de Itaquaraí, mais uma etapa das audiências que serão realizadas em todos os distritos municipais. A comunidade compareceu e a discussão foi muito produtiva, onde os questionamentos foram esclarecidos pelos membros da administração municipal.


WSouza: equipe do sistema Bravo! encanta usuários com treinamento, em Barra do Choça

WSouza: equipe do sistema Bravo! encanta usuários com treinamento, em Barra do Choça
Foto - Divulgação

Aconteceu no dia 12 de junho uma capacitação com os secretários do município de Barra do Choça. O sistema de gestão educacional Bravo! busca proporcionar aos usuários treinamentos e ações que visam o melhoramento e segurança no preenchimento de informações dentro do sistema. A capacitação contou com uma alta interação dos usuários,  sendo um momento proveitoso para dúvidas e questionamentos. O sistema Bravo! busca, nessas ações, um vínculo maior com o município, sendo mais participativo e está por dentro das mais diversas solicitações e situações ocorrentes em cada escola. O sistema Bravo! É tecnologia, é educação, é melhoria e participação.


Copa América: Seleção Brasileira enfrenta Venezuela por classificação às quartas

Copa América: Seleção Brasileira enfrenta Venezuela por classificação às quartas
Foto - Lucas Figueiredo / CBF

A previsão de dia chuvoso em Salvador nesta terça-feira (18) é uma preocupação para a Seleção Brasileira. O técnico Tite sabe bem que o campo molhado pode atrapalhar na qualidade do jogo brasileiro contra a Venezuela, na Arena Fonte Nova, às 21h30, pela segunda rodada do Grupo A da Copa América. Tendo em vista a preservação do gramado, as duas seleções acordaram de não realizar o último treino antes do jogo - o oficial da competição e de reconhecimento do campo - no local do duelo. O time brasileiro então fez seu último treino nesta segunda no Estádio do Barradão. Tite aprontou a equipe que enfrentará a Venezuela, mas não adiantou a escalação. O jogo vale a classificação para as quartas de final da Copa América. O Brasil, inclusive, pode até garantir o primeiro lugar no grupo caso a Bolívia vença seu jogo contra o Peru. Esse duelo acontece antes do confronto brasileiro. O treinador Tite ainda não confirmou os titulares para o jogo contra a Venezuela, mas adiantou o que espera dos 11 que começarem o jogo.  


Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Itália pela Copa do Mundo

Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Itália pela Copa do Mundo
Foto - Denis Balibouse / Reuters / Direitos Reservados

Vale vaga! De olho na classificação para a segunda fase da Copa do Mundo, o Brasil enfrenta a Itália nesta terça-feira (18), no Stade du Hainaut, em Valenciennes. A partida, que está marcada para às 16h (Horário de Brasília), é válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. O jogo é decisivo para a Seleção Feminina, que precisa de pelo menos um empate para se classificar. Na segunda posição, com três pontos, o Brasil pode terminar a fase de grupos até mesmo na primeira posição. Mas uma derrota pode encerrar precocemente a campanha brasileira em solo francês. Tudo depende da combinação de resultados. Adversária do dia, a Itália já está classificada, e entra em campo apenas para ver em que posição terminará no grupo C.


Brumado: Foi publicado no Diário Oficial do município o pedido de exoneração do Superintendente de Trânsito André Cardoso

Brumado: Foi publicado no Diário Oficial do município o pedido de exoneração do Superintendente de Trânsito André Cardoso
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Através da Portaria de n° 259, foi publicada no Diário Oficial do município o pedido de exoneração do Superintendente de Trânsito e Transportes, André Luís Dias Cardososo. Ele já ocupou cargo de secretário de Infraestrutura do município nas gestões de Eduardo Vasconcelos e Aguiberto Lima Dias.


Bolsonaro veta isenção de cobrança de bagagem em voos domésticos

Bolsonaro veta isenção de cobrança de bagagem em voos domésticos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira (17) a regulamentação de franquia de bagagem inserida por emenda parlamentar na tramitação da Medida Provisória (MP) 863/2018. A MP, que foi apresentada pelo governo de Michel Temer, autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas e foi aprovada pelo Congresso Nacional em maio deste ano. Os deputados incluíram no texto original da MP a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional. De acordo com o destaque, que foi vetado por Jair Bolsonaro, o passageiro poderia levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves a partir de 31 assentos. Essa é a mesma franquia existente à época em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) editou resolução permitindo a cobrança. O Senado manteve as alterações feitas pela Câmara. O porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, disse que a decisão do presidente foi tomada analisando vários aspectos, por razões de interesse público e suas consequências para o mercado nacional e que não há existe previsão da emissão de outra medida provisória. A partir do veto o tema continua sendo objeto da resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


Brumado: CDL e Sindilojas informam que o comércio funcionará normalmente nesta quinta (20)

Brumado: CDL e Sindilojas informam que o comércio funcionará normalmente nesta quinta (20)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado e o Sindilojas informam à população brumadense que o dia 20 de junho (quinta-feira), data onde tradicionalmente é comemorado o dia de Corpus Christi, não será feriado. Tal mudança no calendário se deve à portaria do Governo Federal N° 442, que considera a data como feriado facultativo e ao Decreto Municipal N° 5099 de 28 de novembro de 2018, que não incluiu a data como feriado municipal. Sendo assim, o comércio brumadense funcionará normalmente. "Cabe salientar que a CDL e o Sindilojas estão considerando os aspectos legais", ressaltam as instituições. 


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Residencial Parque das Palmeiras lança preços especiais para compra ou aluguel de apartamentos

 Brumado: Residencial Parque das Palmeiras lança preços especiais para compra ou aluguel de apartamentos

Chegou a oportunidade que você esperava. O Residencial Parque das Palmeiras lança preços especiais para compra ou aluguel do seu apartamento: desfrute do que há de melhor em um só lugar, piscina, sauna, academia, espaços kids, gourmet com churrasqueira e salão de festas. Aproveite essa grande oportunidade e adquira já o seu! Vendas:  3441-1229 ou 9 9967-5705  venha nos fazer uma visita Residencial Parque das Palmeiras situado na rua Vereador Paulo Chaves, n° 52, Bairro Jardim Brasil, loja 02.


Deputado Marquinho Viana confraterniza com amigos em Jussiape

Deputado Marquinho Viana confraterniza com amigos em Jussiape
Foto - Divulgação

O  deputado Marquinho Viana (PSB), esteve neste final de semana no município de Jussiape, no Povoado de Toca, onde os moradores agradeceram ao deputado a implantação do sistema de energia elétrica na localidade. Logo após, Marquinho Viana confraternizou com o ex-prefeito Silio, o vereador Zé Roberto, os amigos e também numerosos apoiadores pelo trabalho desenvolvido no município.


Livramento: Onze novos Policiais Militares são transferidos para a 46ª CIPM

Livramento: Onze novos Policiais Militares são transferidos para a 46ª CIPM
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã de segunda-feira, 17/06, apresentaram-se em Livramento de Nossa Senhora, 11 Policiais Militares recém-formados no 17º BPM/Guanambi os quais foram transferidos para servir na 46ª CIPM. Os novos Policiais Militares foram recepcionados na Sede da Unidade PM pelo Comandante, Cap PM Vandilson, pelo corpo de Oficiais e pelos Policiais Militares que compõem o corpo administrativo e os que estavam de serviço ordinário operacional neste dia. Na oportunidade, o Comandante desejou boas vindas aos novos integrantes e proferiu sobre as características peculiares das 09 cidades de responsabilidade da Unidade, ressaltando as maiores ocorrências de atendimento policial, mas não esquecendo também, de frisar que são comunidades de população hospitaleira, em sua maioria, cidadãos de bem,  e ainda, destacou a importância de os novos Policiais Militares praticarem a filosofia mote da PMBA: “Polícia e Comunidade na corrente do bem.” A chegada dos novos Policiais Militares: 10 homens e 1 mulher fortalecerá o trabalho proeminente de servir e proteger a comunidade e enaltecerá o lema da 46ª CIPM: "Ética, Qualidade e Segurança".


Plano Municipal de Esgotamento e Abastecimento de Brumado é aprovado por unanimidade; projeto será encaminhado para a Câmara para ser votado

Plano Municipal de Esgotamento e Abastecimento de Brumado é aprovado por unanimidade; projeto será encaminhado para a Câmara para ser votado
Foto - Divulgação

O déficit de saneamento básico é um dos entraves históricos que acaba envergonhando Brumado e fazendo com que o município venha a participar do grupo das poucas cidades na Bahia que não possuem esse serviço essencial. Visando reverter esse quadro negativo, a prefeitura municipal criou um planejamento específico visando estabelecer o PMS - Plano Municipal Saneamento - Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário. Então dentro do cronograma estipulado, a população e as entidades representativas dos diversos segmentos da comunidade foi convocada e participou ativamente ciclo de audiências públicas da Revisão do Plano Municipal Saneamento - Abastecimento de água e esgotamento sanitário, as quais se iniciaram no dia 12 de junho na Sala de Treinamento e foram realizadas nos distritos de Itaquaraí (13); Arrecife (14); Ubiraçaba (15); Samambaia (15); Cristalândia 16. Na manhã desta segunda-feira (17), as audiências tiveram a sua culminância com a realização da Conferência Municipal, que aconteceu no SEMAC. Tendo como mediadora a experiente sanitarista Doris Aparecida Garisto Lins, que discorreu toda a sua experiência na área de saneamento e abastecimento com muita amplitude, mantendo uma interatividade com os presentes que lotaram o auditório. Após a apresentação da revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto, bem como seus programas, projetos que fazem parte do conjunto de ações, o PMS foi aprovado por unanimidade, o que vem comprovar que o município está no caminho certo em busca dessa importante conquista. O prefeito Eduardo Vasconcelos comemorou a aprovação e explicou que o próximo passo agora é enviar o Projeto para ser votado na Câmara de Vereadores. Caso ele seja aprovado, a previsão é que o processo licitatório venha ocorrem logo em seguida, o que projeta que as obras que envolvem o projeto possam ser iniciadas ainda neste ano de 2019.


Investir em educação é eficaz para redução de homicídios, diz Unicef

Investir em educação é eficaz para redução de homicídios, diz Unicef
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um conjunto de estudos promovidos e apoiados pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vinculada à Organização das Nações Unidas, apontam evidências de que garantir o direito à educação é uma estratégia eficaz para a proteção da vida e para a prevenção da violência. Com base em tais pesquisas, a entidade aposta no acesso à escola como um mecanismo fundamental para reverter a tendência atual que, segundo ela, pode levar à morte de quase 2 milhões de crianças e adolescentes no mundo até 2030. Os estudos estão em debate no seminário "Educação é Proteção contra a Violência", que começou hoje (17) e está reunindo especialistas, autoridades, sociedade civil e lideranças adolescentes no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Unicef em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, uma organização da sociedade civil de interesse público, que se dedica a promover perspectiva integral da educação.


Consórcios regionais devem dar mais resolutividade às ações do antigo DERBA

Consórcios regionais devem dar mais resolutividade às ações do antigo DERBA
Foto - Divulgação

A modernização da máquina pública governamental é uma das grandes necessidades para que os municípios venham a ter mais celeridade em obras importantes. Nesse contexto a área de infraestrutura é uma das que mais será beneficiada. Na Bahia, o governo do estado extinguiu o DERBA, que era considerado arcaico e obsoleto, então, nesse processo de transformações uma das grandes possibilidades é a substituição por consórcios regionais, assim como está sendo feito na área de saúde, já que o sistema vem comprovando uma boa efetividade. Foram feitos estudos sobre os impactos do custo/benefício para essa transição na forma de execução das obras de recuperação e manutenção das rodovias. O modelo tradicional tinha um custo estimado de 70% a mais do que os mesmos serviços sendo executados através das parcerias com os consórcios regionais, o que vai gerar economia de recursos, além do fato de que os municípios passarão a participar de forma direta na gestão das estradas, o que terá um resultado muito positivo, com estradas de melhor qualidade, além do fato do aquecimento da geração de emprego e renda, o que é outra grande urgência da atualidade. O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos, disse que a medida, caso seja confirmada, é positiva e fortalecerá os municípios da microrregião. “É uma medida muito positiva e esperamos que seja mesmo adotada pelo governo do estado, pois facilitará e muito, a conservação e qualidade das estradas, já que a gestão será local, livre das amarras burocráticas e das intervenções políticas”, destacou.


Projeto 'O Extraordinário Mundo do Cinema' comprova a versatilidade educacional promovida pela Prefeitura de Brumado

Projeto 'O Extraordinário Mundo do Cinema' comprova a versatilidade educacional promovida pela Prefeitura de Brumado
Foto - Divulgação

Lançado no século XIX, o Cinema, ficou conhecido como a “Sétima Arte”, já que conseguiu reunir todas as artes numa tela, o que transformou a cultura mundial, promovendo um despertar incrível da cultura. Passados centenas de ano, atualmente o Cinema ficou ainda mais forte, levando milhões de espectadores a lotarem as salas de exibição pelo mundo afora. Valorizando essa tendência e os avanços tecnológicos obtidos, a Prefeitura Municipal de Brumado, formatou um projeto que já se mostra muito valioso, o qual viabiliza o acesso dos alunos da rede municipal de ensino à produção cinematográfica nacional de longas e curtas metragens, tendo em vista a formação sociocultural das crianças e adolescentes. Dentro do planejamento, professores, diretores e educadores da rede municipal de ensino estão levando os seus alunos para experiências fantásticas no Cine Premier que foi recentemente reinaugurado. O projeto vem sendo muito aplaudido e objetiva também enriquecer as discussões sobre temas transversais, além de incentivar a criticidade dos alunos sobre os mais diversos temas sociais.


Brumado: Dia de Santo Antônio é celebrado com missas em comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão

Brumado: Dia de Santo Antônio é celebrado com missas em comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão
Foto - Maria Nilza Ramos da Comunidade Floresta

Na última quinta-feira (13), católicos de todo o mundo comemoraram o dia de Santo Antônio. Em Brumado, as comunidades de Floresta, Queimada Grande e Tanque de Pedras, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão celebraram o novenário e festa em honra e louvor a seus padroeiros, tendo como tema central, “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A grande festa na comunidade de Floresta aconteceu no dia 12, com procissão e Missa presidida pelo Padre Cleonídio Alves. Já nas comunidades de Queimada Grande e Tanque de Pedras, o encerramento aconteceu no dia 13, com celebração da Santa Missa, ambas presididas pelo Padre Sandro Lima. Finalizada a celebração nas Comunidades Floresta e Tanque de Pedras, houve a bênção e distribuição dos famosos “pães de Santo Antônio”, uma tradição mantida nas comunidades.


Brumado: CRAS promove palestra para cerca de 130 famílias

Brumado: CRAS promove palestra para cerca de 130 famílias
Foto - Divulgação

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Irma Dulce - Bairro São Félix, promoveu nesta quinta-feira 13/06/2019 no auditório do SEMAC, as 15h, palestra para cerca de 130 famílias que fazem parte dos grupos do Programa Avante Sertanejo - PAS, tendo como convidados, técnicas do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos - CEJUSC, as quais apresentaram os serviços disponíveis. O Programa Avante Sertanejo-PAS, visa atender famílias, de baixa renda que se encontram em vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, por meio de promoção de atividades socioeducativas, palestras, oficinas e cursos de qualificação profissional, sendo operacionalizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, através das unidades dos Centros de Referência de assistência Social - CRAS.


Brumado: ônibus da Novo Horizonte se envolveu em acidente com carro na BR-030, próximo à Vila Presidente Vargas

Brumado: ônibus da Novo Horizonte se envolveu em acidente com carro na BR-030, próximo à Vila Presidente Vargas
Foto - Reprodução / WhatsApp

Na tarde de domingo (16), um ônibus da Viação Novo Horizonte colidiu contra um automóvel na BR-030, no cruzamento com a linha férrea, nas imediações da Vila Presidente Vargas. De acordo com informações passadas ao Agora Sudoeste, por razão a ser apurada, o onibus colidiu contra a parte traseira do automóvel. Não houve feridos.


Trio é detido em Paramirim acusado de porte ilegal de arma de fogo

Trio é detido em Paramirim acusado de porte ilegal de arma de fogo

Na noite de sábado (15), enquanto a guarnição da 46ª CIPM fazia rondas pela Av. Aurélio Rocha, em frente ao Bradesco, no município de Paramirim, foi avistada uma caminhonete Ranger, com dois indivíduos no seu interior, e um terceiro dentro da agência bancária. Quando este saiu da agência, foi procedida a abordagem, sendo encontrado no interior do veículo um revólver cal.38, com 12 cartuchos intactos. Foi encontrada ainda a quantia de R$ 3.011,00. O trio foi conduzido à delegacia de Livramento de Nossa Senhora para a adoção dos procedimentos necessários. 


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Naap disponibiliza consulta com a Psicopedagoga Cristiane Abreu

Brumado: Naap disponibiliza consulta com a Psicopedagoga Cristiane Abreu

O Núcleo de Apoio a Aprendizagem (Naap), em Brumado, está com atendimento aberto para a Psicopedagoga – com enforque em Neuropsicopedagogia – Cristiane Abreu (Abpp 13710). Marque sua consulta através  dos telefones (77) 3441-3320 / 9.9956-0531. Naap – Rua Placídia Rizério, 28, no centro de Brumado.


Brumado: Legislativo decreta ponto facultativo e antecipa sessão ordinária para quarta (19)

Brumado: Legislativo decreta ponto facultativo e antecipa sessão ordinária para quarta (19)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado, considerando, que na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, se trata de feriado de Corpus Christi e que na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, foi decretado ponto facultativo nas dependências da Câmara Municipal de Brumado, decide por antecipar a sessão ordinária para o dia 19 de junho, às 08h, conforme decidido em plenário da sessão realizada no último dia 14 de junho.


Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo

Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (17) torna facultativo o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas regras preveem, ainda, redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas auto-escolas, para a categoria B da CNH. No caso da categoria A, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno. Para condutores de ciclomotores, a carga horária mínima será de 5h/aula. As medidas começam a valer no prazo de 90 dias a serem contados a partir de hoje – data em que a matéria foi publicada no DOU. Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais