INFORME PUBLICITÁRIO

Entenda os principais problemas da coluna vertebral

Entenda os principais problemas da coluna vertebral

A coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo humano, é formada por 33 vértebras que se articulam entre si através das facetas articulares e dos discos intervertebrais, permitindo uma boa mobilidade , congruência e absorção do impacto. Contém em seu interior um orifício onde se aloja a medula espinhal, que percorre longitudinalmente do crânio até a pelve. Tem como principais funções o suporte do peso corporal, proteção da medula espinhal e raízes dos nervos, sustentação da cabeça, equilíbrio corporal, flexibilidade ,  fixação das costelas e diversos músculos do corpo. As dores de coluna podem ser ocasionadas devido a vários fatores, pois praticamente todas as estruturas da coluna podem causar dor, como: discos, músculos, articulações, ligamentos, e nervos. Fatores como esforços repetitivos, má postura, obesidade, atividade profissional, tensão emocional, e traumas mecânicos são os principais causadores das dores na coluna.

Entenda os principais problemas da coluna vertebral

A coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo humano, é formada por 33 vértebras que se articulam entre si através das facetas articulares e dos discos intervertebrais, permitindo uma boa mobilidade , congruência e absorção do impacto. Contém em seu interior um orifício onde se aloja a medula espinhal, que percorre longitudinalmente do crânio até a pelve.

 

Tem como principais funções o suporte do peso corporal, proteção da medula espinhal e raízes dos nervos, sustentação da cabeça, equilíbrio corporal, flexibilidade ,  fixação das costelas e diversos músculos do corpo.

 

As dores de coluna podem ser ocasionadas devido a vários fatores, pois praticamente todas as estruturas da coluna podem causar dor, como: discos, músculos, articulações, ligamentos, e nervos. Fatores como esforços repetitivos, má postura, obesidade, atividade profissional, tensão emocional, e traumas mecânicos são os principais causadores das dores na coluna.

 

Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e prejudicam a qualidade de vida. Ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, manter um bom peso corporal, e manter uma postura correta são as principais orientações para evitar problemas de coluna.

 

Dentre os principais problemas de coluna que afetam a população, destacam-se:

 

-Hérnias de disco: os discos intervertebrais desgastam-se e parte deles “saem” da posição normal comprimindo raízes nervosas irradiadas da coluna gerando forte dor, perda de sensibilidade e diminuição de força do membro afetado.

 

-Artrose da coluna: Doença degenerativa que afeta as articulações que formam a coluna, em função do desgaste natural das mesmas, devido a movimentos repetitivos, excesso de exercícios físicos, traumatismos e até mesmo predisposição genética gerando fortes dores que podem piorar com os movimentos.

 

-Escoliose: A coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade. Surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado, um lado do corpo mais que o outro.

 

-Hipercifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados pra frente.

 

-Hiperlordose: Desvio da coluna característico na região lombar, causando uma curvatura em concavidade exagerada no local.

 

As regiões da coluna vertebral geralmente mais afetadas por dores e incapacidade funcional geralmente são a região lombar e cervical, devido ao fato de serem regiões de muita mobilidade e consequentemente mais propensas ao desgaste e compressões discais, por isso as famosas Lombalgias e cervicalgias crônicas afetam uma grande parcela da população mundial.

 

A atuação da Fisioterapia nos problemas de coluna é o de recuperar o equilíbrio biomecânico da coluna vertebral e também sua movimentação normal, e isso pode ser possível através da TERAPIA MANUAL, em que são realizadas mobilizações e manipulações nas regiões onde são detectadas as disfunções e dores relatadas pelo paciente. Em casos de má postura são inseridas também as técnicas de reeducação postural global (RPG) E Reeducação postural Dinamica (RPD), em que são realizados ajustes posturais e musculares, com o intuito de devolver o alongamento de regiões encurtadas e fortalecer grupos musculares fracos, gerando assim um reequilíbrio funcional da coluna!

 

Fique livre das dores de coluna! Faça uma avaliação clínica e postural!!!


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais