Pela primeira vez, negros são maioria no ensino superior público

Pela primeira vez, negros são maioria no ensino superior público
Foto - Marcelo Camargo / Agência Brasil

A proporção de pessoas pretas ou pardas (que compõem a população negra) cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras chegou a 50,3% em 2018. Apesar desta parcela da população representar 55,8% dos brasileiros, é a primeira vez que os pretos e pardos ultrapassam a metade das matrículas em universidades e faculdades públicas. Os dados estão no informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado hoje (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comparação foi feita com as informações do suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua), que começou a ser aplicado em 2016. A pesquisa mostra que a população negra está melhorando seus índices educacionais, tanto de acesso como de permanência, apesar de ainda se manter bem atrás dos índices medidos entre as pessoas brancas. A proporção de jovens de 18 a 24 anos pretos ou pardos no ensino superior passou de 50,5% em 2016 para 55,6% em 2018. Entre os brancos, a proporção é de 78,8%. Na mesma faixa etária, o número de pretos e pardos com menos de 11 anos de estudo e que não estavam frequentando a escola caiu de 30,8% em 2016 para 28,8% em 2018, enquanto o indicador para a população branca é de 17,4%.


Unicesumar promoverá em Vitória da Conquista o Curso 'Avaliação e Prescrição de experiência de força do iniciante ao avançado'

Unicesumar promoverá em Vitória da Conquista o Curso 'Avaliação e Prescrição de experiência de força do iniciante ao avançado'

A Unicesumar promoverá em Vitória da Conquista o Curso " Avaliação e Prescrição de experiência de força do iniciante ao avançado". O curso acontecerá no dia 30 de novembro, na Avenida Crescêncio Silveira, n°86, no centro da cidade. Investimento: estudantes - R$ 110,00 / profissionais- R$ 140,00. Informações pelo telefone (77) 981336655 (Mateus) (71) 9.91670814 (Luis).


Kátia Silva encontra familiares em Brumado através do Agora Sudoeste

Kátia Silva encontra familiares em Brumado através do Agora Sudoeste
Foto - Arquivo Pessoal

Por meio de divulgação no site Agora Sudoeste, Kátia Simone Costa Ribeiro Silva, 32 anos, nascida em Iuiú (BA), filha de Valdivino Vieira Silva e Ivonete Costa Ribeiro, conseguiu informações sobre familiares que residem em Brumado Wilson Vieira Silva, conhecido como "Wilson das Baraúnas", Damião Vieira Silva e Damiana Vieira Silva, os quais tem uma tia conhecida como "Maria Curandeira". "Agradeço muito ao site pela ajuda, graças a Deus deu tudo certo e encontrei os meus familiares por parte de pai. Uma moça, que é casada com um filho de uma tia do meu pai conhece todos os meus parentes, viu a divulgação no site e entrou em contato comigo. Agora estou ansiosa, só esperando o momento de falar e conhecer todo mundo", disse em contato com a nossa reportagem.


Deputado Marquinho Viana discute limite de municípios, na ALBA

Deputado Marquinho Viana discute limite de municípios, na ALBA
Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB) participou na manhã desta quarta-feira (13) de reunião da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, da Assembléia Legislativa da Bahia, da qual é titular, discutindo a questão dos limites dos municípios de Ipirá/Serra Preta e Nazaré/Maragogipe.


Brumado: COMDICA e SESOC promovem formação para conselheiros tutelares e rede socioassistencial

Brumado: COMDICA e SESOC promovem formação para conselheiros tutelares e rede socioassistencial
Foto - Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, promoveu nos dias 05, 06 e 07 de novembro o Curso de Formação para os Conselheiros Titulares eleitos, suplentes e trabalhadores da Rede SUAS. A presidente do COMDICA, Célia da Silva Santos, fez a abertura dos trabalhos, ressaltando a importância do evento para a atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente e a secretária municipal da SESOC, Tatiana de Sousa Moreira ressaltou sobre o papel salutar que exerce o Conselho Tutelar no município.  A Empresa prestadora do serviço foi ACG – Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial LTDA, tendo como ministrantes Ana Elizabeth Gomes e Adão Luz. A capacitação teve duração de 24 horas/aula e os temas abordados foram diversos, dentro da área de atividades que o Conselho Tutelar desenvolve, ou seja, voltados para as Políticas Públicas em prol da Criança e do Adolescente do município. 


Em novembro, comarca de Brumado trabalha com foco no julgamento de crimes dolosos contra a vida

Em novembro, comarca de Brumado trabalha com foco no julgamento de crimes dolosos contra a vida
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante o mês de novembro, dedicado ao Tribunal do Júri, a comarca de Brumado,  que tem competência para o julgamento de crimes dolosos contra a vida, trabalha com foco na apreciação popular desses processos, dando preferência aos relativos a réus presos. A Gestora Estadual das Metas ENASP, Juíza Jacqueline de Andrade Campos, ressalta que a comarca deve informar os júris marcados para o mês de novembro, constando o número do processo e a respectiva data da sessão plenária. Após a realização das sessões de julgamento, devem comunicar o resultado, indicando se houve condenação, absolvição, desclassificação, extinção da punibilidade, não realização, data de eventual remarcação e o motivo da redesignação. Ainda segundo a juíza foram comunicadas designações de Júri também nas comarcas de Sobradinho, Saúde, Teixeira de Freitas, Urandi, Itororó, Pojuca, Muritiba, Carinhanha, Eunápolis, Macaúbas, Itiúba, Wenceslau Guimarães, Ruy Barbosa, Ilhéus, Ituaçu, Camaçari, São Sebastião do Passé, Camacan, Poções, Salvador, Gandu, Campo Formoso e Riachão do Jacuípe.


Fabricio Abrantes assume presidência do Democratas em Brumado

Fabricio Abrantes assume presidência do Democratas em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O empresário Fabrício Abrantes assumiu nesta terça-feira (12) a presidência do Democratas (DEM) no município de Brumado. O novo presidente do DEM é pré-candidato à prefeitura e já recebeu o apoio do presidente nacional do partido, o prefeito de Salvador ACM Neto, em recente encontro na capital baiana, com as presenças do deputado federal Arthur Maia, o ex-deputado Luciano Ribeiro e de lideranças locais. Ao assumir a presidência municipal, Fabrício demonstra habilidade política e planeja atrair diversas lideranças locais, tendo em vista a necessidade de se somar forças em prol da construção de uma plataforma que contemple todas as comunidades do município.


INFORME PUBLICITÁRIO

Distribuidora de bebidas Altas Horas: temos a sua cerveja favorita

Distribuidora de bebidas Altas Horas: temos a sua cerveja favorita

A distribuidora de bebidas Altas Horas, conta com as melhores marcas de cerveja, água mineral, água de coco, refrigerante gelo, carvão e bebidas quentes em geral. Entre em contato através dos telefones (77) 3441-6710 ou 9.9976-0538. Rua Teodoro da Silva Leite, n° 400, bairro Santa Tereza, em Brumado.


Conselho Técnico define fórmula de disputa do Baianão 2020

Conselho Técnico define fórmula de disputa do Baianão 2020
Foto - Divulgação / FBF

A diretoria da Federação Bahiana de Futebol e os dez clubes da Série A se reuniram nesta terça-feira (12) na sede da entidade. No local foi realizada a Reunião do Conselho Técnico do Baianão 2020. O evento foi comandado pelo presidente da FBF, Ricardo Lima. A mesa diretora ainda foi composta pelo vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora técnica, Taíse Galvão, o presidente da CEAF-BA, Jailson Macêdo Freitas, o promotor Olímpio Campinho e o coronel PM Saulo Roberto. No local foi escolhida a fórmula de disputa da competição, que será iniciada em 15 de janeiro e encerrada em 26 de abril, e definidos detalhes.

Conselho Técnico define fórmula de disputa do Baianão 2020
Foto - Divulgação / FBF

A fórmula escolhida é a mesma utilizada no Baianão 2019. Os dez clubes (Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Alagoinhas Atlético Clube e Doce Mel Esporte Clube) ficarão no mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas. Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis. Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.


Tanhaçu: família procura por jovem desaparecido há mais de um mês

Tanhaçu: família procura por jovem desaparecido há mais de um mês
Foto - Arquivo Pessoal

Desde o último dia 08 de outubro, Leandro de Jesus Dias, 34 anos, está desaparecido. Ele reside na cidade de Tanhaçu e, de acordo com informações de familiares, saiu de casa dizendo que iria realizar um trabalho, porém, não retornou ou manteve contato. A família informou também que ele possui quadro de depressão e precisa de tratamento. Quem tiver informação sobre a localização de Leandro deve ligar para os telefones: (77) 99992-4303 / (77) 99846-0094.


Brumado: neste domingo (17) tem a 1ª Cavalgada Amigos do Edigar Mão Branca

 Brumado: neste domingo (17) tem a 1ª Cavalgada Amigos do Edigar Mão Branca

Acontece neste domingo, 17, no Parque de Exposição Gilson Brito, em Brumado, a 1ª Cavalgada Amigos do Edigar Mão Branca. O evento contará com shows de Edigar Mão Branca, Cigano Cantador e Ed Rossi. Cada ingresso tem direito: 04 espetinhos, 02 acarajés, 02 tapiocas e 02 churrasco grego. Saída da Cavalgada às 10h em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. Realização: Só Legal Produções.


Vendas no Natal devem movimentar R$ 60 bilhões na economia

Vendas no Natal devem movimentar R$ 60 bilhões na economia
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Mesmo com o orçamento apertado, a maior parte dos brasileiros não vai abrir mão de garantir os presentes de Natal, a data mais importante para o varejo tanto em volume de vendas quanto em faturamento. A conclusão é de uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o levantamento, 77% dos consumidores devem presentear alguém no Natal deste ano, percentual próximo aos 79% que fizeram compras na data do ano passado. Isso significa que, acompanhando os passos da retomada gradual da economia no pós-crise, aproximadamente 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano. Considerando somente a aquisição de presentes natalinos, a injeção de dinheiro na economia deverá ser da ordem R$ 60 bilhões no comércio e no setor de serviços, a cifra é próxima à soma do movimento estimado em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças deste ano, o que ajuda a ter uma ideia da magnitude da importância do Natal para a economia do país.


Empresa: Construmendes recebe ordem de Serviços em Cordeiros

Empresa: Construmendes recebe ordem de Serviços em Cordeiros
Foto - Divulgação

O prefeito Delci Luz assinou a ordem de serviço para a pavimentação de mais três ruas. Na tarde da última quinta-feira, 06 de novembro, o prefeito assinou ordem de serviço autorizando a pavimentação com paralelepípedos das ruas Joaquim Alves dos Santos, Vitorino José Trindade e Rua A do bairro Florindo Ribeiro. O ato realizado no gabinete do prefeito contou com a participação de membros do Governo Participação e Trabalho, de representantes da empresa Construmendes Serviços e Empreendimento s Eireli EPP, vencedora da tomada de preço N° 005/2019 e do vice-prefeito Renivaldo Francisco, Teco, um dos principais articuladores desta conquista junto ao mandato do Deputado Federal Afonso Florence (PT/BA). As obras que serão custeadas com recursos de emenda parlamentar custarão R$ 218.626,25 e devem ser iniciadas já nos próximos dias. "Quero agradecer mais uma vez ao nosso Deputado Federal Afonso Florence pela indicação de mais uma emenda parlamentar para nosso município, tenho certeza que estas três obras contribuirão muito com a qualidade de vida do nosso povo", disse Teco, vice-prefeito.


Polícia Militar localiza em Livramento indivíduo com mandado de prisão em aberto

Polícia Militar localiza em Livramento  indivíduo com mandado de prisão em aberto
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na noite desta terça-feira (12), durante rondas no município de Livramento de Nossa Senhora,  a guarnição da 46ª CIPM abordou um indivíduo que estava próximo ao terminal rodoviário. De acordo com informações da polícia, ele não portava RG porém a guarnição já estava ciente sobre o mandado de prisão em desfavor do mesmo. A guarnição então o conduziu para a delegacia local, onde as medidas necessárias foram adotadas.


CONSEG Brumado Visita o Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho em Salvador

CONSEG Brumado Visita o Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho em Salvador
Foto - Divulgação / CONSEG

Nesta terça feira, 12, o CONSEG esteve presente no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador afin de conhecer as novas tecnologias existentes, sob a supervisão da Major PM Aline Vidal e do Capitão PM Adriano da Stelecom foi apresentado toda infraestrutura do COI, onde se realizam o controle de toda cidade através das mais de 800 câmeras disponíveis para o monitoramento do trânsito e de pessoas, incluindo o reconhecimento facial e veicular com tecnologia de ponta. Esse ano já foram capturados 83 pessoas foragidas da justiça até o momento. "Ficamos impressionados com tanta tecnologia disponível a serviço da comunidade Baiana" relatou Alessandro Silva, vice0presidente do CONSEG Brumado.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Hoje (13) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados. O Disbahia Supermercado abre todos os sábados das 8h às 19h.


Ituaçu: Polícia Militar realizou a entrega de brinquedos e alimentos arrecadados pela ação 'Projeto Sementes Cidadãs'

Ituaçu: Polícia Militar realizou a entrega de brinquedos e alimentos arrecadados pela ação 'Projeto Sementes Cidadãs'
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Pelo 3º ano consecutivo, na manhã desta segunda-feira (11), policiais militares do Destacamento Polícia Militar de Ituaçu, juntamente com a guarnição do Destacamento Polícia Militar de Barra da Estiva, alunos do 7º ano amarelo matutino e vespertino, e as professoras Sheila Dantas, Roseveth Ferreira e Karol Ávila, da Escola Municipal Juvenal Wanderley, realizaram a entrega de brinquedos e alimentos arrecadados pelos alunos e policiais junto à comunidade, como ação social do "Projeto Sementes Cidadãs". A distribuição foi feita a famílias carentes de bairros da cidade de Ituaçu.


Série B: Vitória fica no empate com o CRB em 2x2

Série B: Vitória fica no empate com o CRB em 2x2
Foto - Divulgação

Em um jogo com emoções até o fim, o Vitória foi guerreiro e após ficar atrás do marcador por duas vezes, conquistou o empate por 2 a 2 com o CRB (AL), na noite desta terça-feira (12). O jogo teve duas expulsões: uma para cada lado, e o Rubro-Negro alcançou 42 pontos com o resultado, mantendo-se na 13ª colocação. O CRB saiu na frente com Elton aos 12 minutos e sustentou o placar favorável até Felipe Gedoz marcar um golaço aos 14 minutos do segundo tempo. O time alagoano desempatou com Léo Ceará aos 17 e Carleto, batendo pênalti cometido por Victor Ramos, empatou aos 29 minutos. Antes de a bola rolar nesta terça, o Vitória homenageou o zagueiro Ramon que diante do Paraná Clube, no jogo em Curitiba (PR), completou 200 jogos com o manto sagrado. O atleta recebeu uma camisa com o número 200, entregue pelo presidente Paulo Carneiro. O Vitória sai agora para dois jogos seguidos fora de Salvador: sexta-feira (15) contra o América (MG), às 17h, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), e dia 19 contra o Operário (PR), às 21h30, no Germano Kruger, em Ponte Grossa (PR).


Clube Social: nesta sexta (15) tem som ao vivo com Tata & Wallas

Clube Social: nesta sexta (15) tem som ao vivo com Tata & Wallas

No feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, o Clube Social de Brumado promoverá manhã de sol, a partir das 11h, com som ao vivo: show de Tata & Wallas. Traga a sua família e venha se divertir neste feriadão.


Brumado: Fabrício Abrantes amplia diálogo com imprensa brumadense

Brumado: Fabrício Abrantes amplia diálogo com imprensa brumadense
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A fim de alinhar a comunicação, prezando pela responsabilidade e clareza das informações, o empresário e administrador Fabrício Abrantes se reuniu nesta terça-feira (12), em Brumado, com representantes da imprensa local.  Durante a conversa, o empresário falou sobre a importância da imprensa para a veiculação de informações de credibilidade para a população, sobretudo no campo político, onde nos últimos anos dados sem nenhuma apuração são difundidos através de aplicativos e redes sociais.  Lembrou ainda que toda a sua rotina de pré-campanha está aberta aos veículos, que  podem acompanhá-lo diariamente por meio da assessoria de comunicação, nas redes sociais e diretamente nos encontros. Fabrício Abrantes finalizou o bate papo falando da importância do diálogo e ressaltando a importância da imprensa livre e responsável na construção do processo democrático.
 


Caixa anuncia que juros do cheque especial cai para 4,99%

Caixa anuncia que juros do cheque especial cai para 4,99%
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães anunciou nesta terça-feira (12) a redução da taxa de juros do cheque especial de 8,99% para 4,99% ao mês. A Caixa anunciou ainda uma nova linha de crédito imobiliário indexado ao IPCA, com taxas a partir de 2,95% ao ano. De acordo com o presidente do banco, a instituição devolve à sociedade, e em especial aos mais humildes, os resultados recordes que obteve. Ele ressaltou ainda que, esse juros de 4,99% ainda é elevado e que pode continuar abaixando.


Brumado: por solicitação da vereadora Ilka Abreu, cinco ruas no Loteamento Vivendas do Parque São denominadas

Brumado: por solicitação da vereadora Ilka Abreu, cinco ruas no Loteamento Vivendas do Parque São denominadas
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A vereadora Ilka Abreu teve atendia pelo Executivo Municipal a solicitação de denominar cinco ruas no Loteamento Vivendas do Parque, em Brumado. "Cumpre destacar a importância de designar as ruas do município, tendo em vista as necessidades dos moradores para receber correspondências, contas de água, luz e telefone, além de explicar corretamente a alguém onde reside. Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de cidadãos brumadenses, bem como aos seus familiares que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade. Família de bem, de conduta exemplar, merecedores desta justa homenagem".


Brumado Privilege 2020: ingressos já estão à venda nos postos autorizados

Brumado Privilege 2020: ingressos já estão à venda nos postos autorizados

Os ingressos para a festa mais esperada do ano, o Brumado Privilege 2020, já estão a venda nos postos autorizados. O evento acontecerá no dia 19 de janeiro, no Parque de Exposições Gilson Brito com Zé Neto & Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar. O evento é uma realização EdyShow e Nacional Entretenimento.

Brumado Privilege 2020: ingressos já estão à venda nos postos autorizados

Incêndio florestal em Rio de Contas e Livramento é controlado

Incêndio florestal em Rio de Contas e Livramento é controlado
Foto - Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), os brigadistas e demais voluntários conseguiram controlar os focos de incêndios florestais entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Serra das Almas. A ação tem o  suporte do Programa Bahia Sem Fogo, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Foi iniciado o período de monitoramento que será realizado pelos quase 60 homens e mulheres, além de aeronaves que sobrevoarão a área nessa fase. Durante o combate realizado ontem (11), foi feito um voo, com apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), onde foi identificado alguns focos ainda ativos que foram imediatamente combatidos de forma efetiva pelas equipes em campo, com apoio de 4 aviões Air Tractors. Ao final do dia, não se verificou mais nenhum foco de incêndio aparente, mas permanece o alerta sobre a possibilidades de focos de incêndios subterrâneos, comuns na Chapada Diamantina. O programa Bahia Sem Fogo atua na prevenção  e combate às queimadas no estado da Bahia, promovendo também cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês.


Promulgada Emenda Constitucional da reforma da Previdência

Promulgada Emenda Constitucional da reforma da Previdência
Foto - Geraldo Magela / Agência Senado

O Congresso promulgou nesta terça-feira (12) a Emenda Constitucional 103, de 2019, que altera o sistema de Previdência Social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Apresentada pelo governo em fevereiro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 tramitou por seis meses na Câmara e quase três no Senado. O objetivo da medida, segundo o Executivo, é reduzir o déficit nas contas da Previdência Social. A estimativa de economia é de cerca de R$ 800 bilhões em 10 anos. O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, classificou o dia como histórico e considerou a reforma da Previdência como uma das mais importantes alterações feitas na Carta Magna, em seus 31 anos de existência. Ele destacou o esforço coletivo dos parlamentares para aprovação da matéria ainda em 2019 e explicou que o Senado, como Casa da Federação, tinha o dever de acelerar a tramitação da proposta, a fim de promover ajustes nas contas da União, dos estados e municípios. Davi adiantou que a atenção, agora, deve se voltar à PEC Paralela (PEC 133/2019) e às demais reformas propostas pelo Poder Executivo. — Temos consciência do tamanho da nossa responsabilidade. O Senado e a Câmara estão construindo um caminho para unirmos as forças do Parlamento, com a participação do governo federal, para realizarmos também uma reforma tributária em que o grande beneficiado será o povo brasileiro — declarou. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o Congresso concluiu um ciclo importante a respeito de um tema decisivo para o futuro do país. Ele ponderou que a Emenda Constitucional 103, aliada a outras reformas, como a tributária, reduz desigualdades ao taxar mais quem ganha mais. Maia disse que o Parlamento precisa ter coragem para enfrentar esses temas, porque o país não pode continuar a crescer com base no atendimento a interesses particulares. —Todos nós precisamos entender que a reforma da Previdência é a primeira de várias neste objetivo. A política é a solução dos nossos problemas, e é aqui, nesta Casa, que nós vamos construir todas as soluções, de forma transparente, com diálogo, mas, acima de tudo, respeitando a nossa Constituição, reformando-a onde podemos reformá-la, respeitando-a e protegendo-a. Este é o nosso papel, se queremos viver numa democracia forte.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais