Eleições 2020: Calendário Eleitoral é discutido entre pré-candidatos aliados a Fabrício Abrantes

Eleições 2020: Calendário Eleitoral é discutido entre pré-candidatos aliados a Fabrício Abrantes
Foto - Divulgação

Os pré-candidatos ao legislativo de Brumado aliados ao pré-candidato a Prefeito Fabrício Abrantes (DEM) estiverem reunidos na noite desta quinta -feira (27), cujo tema central foi o debate sobre as regras do Calendário Eleitoral 2020. As datas cruciais do calendário foram apresentadas ponto a ponto pela advogada Abiara Dias, que tirou todas as dúvidas dos pré-candidatos. Segundo Abiara, o TSE trata o calendário rigorosamente, o que obriga os pré-candidatos a estarem alertas para garantirem o registro de candidatura. "É um passo a passo que exige atenção a todas as datas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.606/2019, que deve ser observadas não só pelos pré-candidatos como também pelos seus eleitores que têm até o dia 06 de maio deste ano para regularizem suas situações na Justiça Eleitoral. Esta reunião é estratégica e didática para garantir que todos os pré-candidatos tenham os seus registros deferidos e os eleitores tenham acesso às informações estabelecidas na resolução do TSE", alerta a advogada. O vereador Elias Piau (PV), que buscará a reeleição, entende que é uma iniciativa de grande importância para os pré-candidatos. "Um deslize com qualquer destas datas pode comprometer  uma candidatura. Por isso, este é um momento para orientar a todos para chegarem bem no processo eleitoral”, afirmou o parlamentar.


Genes Academia: conheça os benefícios do exercício físico aliada à alimentação

Genes Academia: conheça os benefícios do exercício físico aliada à alimentação
Foto - Divulgação / Genes Academia

Qualidade de vida, mudanças na composição corporal, resistência e bem-estar são alguns dos benefícios  que  a prática de exercício físico proporciona, fazendo até mesmo parte do tratamento multidisciplinar em diferentes patologias. No entanto,  esses benefícios são conquistados com a parceria entre atividade física e uma boa alimentação. A alimentação deve ser equilibrada e completa para que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e garanta um bom resultado. As necessidades de energia para praticantes de atividade física são diferentes de um indivíduo para o outro e devem-se considerar a idade, a estatura, o peso e a atividade física realizada, incluindo o tipo, a frequência e a duração. A ausência do alimento poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim, o desempenho das funções orgânicas.

Genes Academia: conheça os benefícios do exercício físico aliada à alimentação
Foto - Divulgação / Genes Academia

Cabe lembrar, que o excesso do consumo de alimentos ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, aliados ao sedentarismo é o grande responsável por diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, entre outras. Venha para a Nova Genes Academia, faça uma avaliação física e descubra a melhor exercício físico para você! Dispomos de Musculação, Natação (Adulto e Infantil), Aula de Dança, Funcional (Adulto e Infantil).  Nova Genes Academia - Qualidade de vida saúde e bem-estar ! Rua Valdomiro Alves Luz, 126, Brumado - Bahia. Atendimento (77 ) 3441-5016/ WhatsApp: (77)99923-7580. Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook - Genes Academia/ Instagram @genesacademia.


Previsão do tempo aponta chuva em Brumado nos primeiros 15 dias de março

Previsão do tempo aponta chuva em Brumado nos primeiros 15 dias de março
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Após dias de intenso calor, a previsão é de chuva em Brumado nos primeiros 15 dias do mês de março. Conforme previsão da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), as temperaturas neste período devem variar entre 21º C e 34º C, com pancadas de chuva a qualquer hora. Na sexta-feira, dia 06 de março, a previsão é chova 23mm.


Vestibular Uesb 2020: matrícula dos aprovados para o 1º semestre

Vestibular Uesb 2020: matrícula dos aprovados para o 1º semestre

Por meio do Edital 064/2020, a Uesb convoca os candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular Uesb 2020 para realizarem a matrícula. Nesse momento, as inscrições serão voltadas para os aprovados nos cursos com ingresso no primeiro período letivo. Os aprovados devem efetivar a matrícula de 9 a 12 de março, das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h30, na Secretaria de Cursos do campus para o qual foram selecionados. Os convocados devem ter atenção aos Anexos 1, 2 e 3 do Edital, pois, para cada curso, há um horário específico de matrícula. Na oportunidade, é necessário apresentar a relação de documentos que está listada no referido Edital.


Sesab emite nota sobre casos suspeitos de Coronavírus na Bahia

Sesab emite nota sobre casos suspeitos de Coronavírus na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia ( Sesab)  emitiu nota sobre os casos suspeitos e os já descartados de infecção pelo Coronavírus. De acordo com a secretaria, de janeiro até meio-dia desta quinta-feira (27), a Bahia registrou doze casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador). Destes, seis já foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e outros dois estão em análise. Reforça, que estes números são atualizados diariamente ao meio-dia, o que significa que cinco casos de Salvador, um de Feira de Santana e um de Porto Seguro ocorreram posteriormente ao fechamento do banco de dados na data de hoje. Destes cinco casos registrados em Salvador, dois deram entrada no HGE, no entanto, preliminarmente estão sendo descartados por não se enquadrarem nos critérios clínicos epidemiológicos. Os demais casos estão sendo investigados pelos órgãos municipais e estadual de vigilância. A Secretaria da Saúde do Estado ainda destaca que o caso divulgado como suspeito pelo Ministério da Saúde será retificado. O caso já foi descartado. “É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital”, observa a secretaria.  Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada para a Fiocruz Rio de Janeiro. Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, vem se reunindo com segmentos empresariais e da sociedade civil para sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.


Homem morre em troca de tiros com a Caesg no distrito de Vila Mariana, em Caraíbas

Homem morre em troca de tiros com a Caesg no distrito de Vila Mariana, em Caraíbas
Foto - Divulgação / Caesg

Na noite da última quinta-feira (27),  uma equipe da Cipe Sudoeste realizava patrulhamento pela BA-407, nas proximidades do distrito de Vila Mariana, município de Caraíbas, quando notou um indivíduo em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta. Ao tentar abordá-lo, a guarnição foi surpreendida por disparos de arma de fogo, perpetrados pelo suspeito. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram ao ataque sofrido e durante a ação alvejaram o  resistente. Ao cessar dos disparos, os policiais realizaram a progressão até o homem ferido, o qual, embora socorrido e conduzido ao hospital mais próximo, não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito. Com o suspeito, a guarnição apreendeu 0 1 revólver cal. 32; 03 munições cal 32 deflagradas; 03 intactas; 04 papelotes de cocaína; e 04 buchas de maconha.


INFORME PUBLICITÁRIO

Visite e conheça a loja Ortobom em Brumado

Visite e conheça a loja Ortobom em Brumado

O município de Brumado, conta com uma loja exclusiva da primeira linha Ortobom. Somente na Ortobom você encontra diversos conjuntos box, cabeceiras de todos os tamanhos e modelos. Todos produzidos com a mais alta tecnologia que há no mercado, garantia de até 5 anos e todos os nossos produtos da loja divididos em até 12x sem juros. Na loja Ortobom, você encontra também diversos acessórios para tornar a sua noite de sono ainda mais agradável e satisfatória, tais como: Travesseiros, capa de colchão impermeáveis em todos os tamanhos, saias box, almofadas, rolete, mantas e muito mais. Visite a loja Ortobom e confira, situada na Rua Coronel Tibério, 302, no centro de Brumado. Telefones: (77) 3441-1889 / (77) 9.9984-6505.


IR 2020: 5,5 mil contribuintes em Brumado prestarão contas ao Leão

IR 2020: 5,5 mil contribuintes em Brumado prestarão contas ao Leão
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Logo após o carnaval, inicia o período em que os contribuintes do País inteiro devem enviar suas declarações de Imposto de Renda ao Leão. O prazo começa em 2 de março e termina em 30 de abril de 2020, data limite para que todos os contribuintes tenham finalizado o processo. Somente em Brumado, existem 5,5 mil contribuintes, dos quais 2,5 mil declaram pelo modelo completo e 2,9 mil enviam pelo modelo simplificado. Para se ter uma noção em valores, no município, R$ 614 milhões é o total, em reais, do que os contribuintes possuem para declarar em bens e direitos (como investimentos financeiros, por exemplo). Já R$ 56 milhões é o total de dívidas e ônus dos contribuintes do município.


Aracatu: prefeitura inaugurará neste domingo (01) quadra poliesportiva da fazenda Pé de Serra

Aracatu: prefeitura inaugurará neste domingo (01) quadra poliesportiva da fazenda Pé de Serra
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Acontece em Aracatu, neste domingo (01), a grande Final do campeonato de futebol da fazenda Pé de Serra. Logo em seguida, será inaugurada a quadra poliesportiva com a presença do prefeito Sérgio Maia, deputados Sérgio Brito e Marquinho Viana, vereadores e secretários. Após o evento, show com Aroldo Brasil, Maicon Santos e a dupla Gil e Ney e outras atrações. “Compareça neste grande evento esportivo com inauguração da Quadra Poliesportiva da Pedra”, reforça a administração municipal.


Rotary Club de Brumado promove 2º Bingo Beneficente em prol da Apae

Rotary Club de Brumado promove 2º Bingo Beneficente em prol da Apae

No próximo dia 05 de abril, domingo, o Rotary Club de Brumado promove na Praça Coronel Zeca Leite o 2º Bingo Beneficente em prol da Apae e do Projeto "Centro de Referência do autismo". Faça a sua contribuição comprando a cartela no valor de R$ 100 reais e concorra a 01 (um) veículo Gol 0km, e 02 (duas) poupanças no valor de R$ 5.000 reais cada. Cartelas limitadas. O bingo será realizado eletronicamente, a partir das 10h. O mesmo será transmitido ao vivo via Live, pelo Instagram @rotaryclubbrumado4391 e pelo Facebook @rotaryclubbrumado Faça parte dessa campanha. Junte-se ao Rotary, conecte-se a comunidade e ao mundo.


PRF encerra Operação Carnaval 2020 e apresenta balanço dos seis dias de atividades nas rodovias federais da Bahia

PRF encerra Operação Carnaval 2020 e apresenta balanço dos seis dias de atividades nas rodovias federais da Bahia
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, às 23h59 desta quarta-feira (26), a Operação Carnaval 2020 realizada nas rodovias federais que cortam a Bahia. Iniciada na última sexta-feira (21), a PRF teve como foco principal: ações preventivas para redução da violência no trânsito e o enfrentamento a criminalidade. Durante os seis dias da operação, a PRF intensificou a fiscalização e o policiamento. As ações contaram com reforço nas equipes, que ficaram concentradas ao longo dos trechos mais movimentados e de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. Para isso, foram intensificadas rondas ostensivas nas rodovias com o posicionamento e patrulhamento estratégico das viaturas, distribuído em aproximadamente dez mil quilômetros de malha viária. Além do incremento nas fiscalizações, a PRF desencadeou ações educativas e de conscientização como forma de prevenção de acidentes. As fiscalizações específicas como alcoolemia ao volante, ultrapassagem irregular, uso de equipamentos obrigatórios, também foram intensificadas nesse período de maior tráfego nas estradas, visto que essas infrações são fatores que contribuem para aumentar a ocorrência de acidentes. Apesar de todo esforço da PRF na fiscalização e educação, foram flagrados diversos condutores agindo com imprudência nas rodovias federais do estado. A PRF alerta aos motoristas que obedecer às normas de trânsito, contribui para um trânsito mais seguro. A redução da violência nas rodovias federais depende da participação de todos. Durante as atividades foram fiscalizados um total de 11.704 veículos e 13.974 pessoas tiveram seus documentos consultados nos sistemas da PRF. Esses números representam um acréscimo médio de 22% quando comparados ao mesmo período do ano passado.


Estados e municípios devem atualizar cadastro para receber recursos para educação

Estados e municípios devem atualizar cadastro para receber recursos para educação
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Estados, municípios e órgãos responsáveis pela gestão dos recursos financeiros das escolas, que queiram receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), devem atualizar os cadastros no sistema PDDEweb, disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A atualização cadastral deve ser realizada anualmente. “A medida é importante, porque sem a atualização cadastral o ente fica impedido de receber os recursos do programa. Quanto mais cedo as entidades atualizam o cadastro, mais cedo recebem os repasses”, explicou a presidente do FNDE, Karine Santos. O sistema PDDEweb funciona em todos os navegadores de internet. As unidades executoras (UEx) que esqueceram sua senha ou ainda não a possuem, poderão solicitá-la no próprio sistema. As dúvidas podem ser tiradas através do e-mail [email protected]. O Programa Dinheiro Direto na Escola destina dinheiro diretamente às escolas, sem intermediários, com o objetivo de dar assistência financeira às instituições da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Os recursos são investidos em melhoria da infraestrutura física e pedagógica, em reforço da autogestão escolar e em elevação dos índices de desempenho da educação básica.


Mega-Sena acumulada sorteia hoje (27) prêmio de R$ 200 milhões

Mega-Sena acumulada sorteia hoje (27) prêmio de R$ 200 milhões
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e agora pode pagar prêmio estimado em R$ 200 milhões. O sorteio das dezenas do concurso 2.237 será realizado nesta quinta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Titetê, na cidade de São Paulo. De acordo com informações da Agência Brasil, o sorteio é aberto ao público, que pode acompanhar também nas redes sociais: no Facebook e no canal Caixa no Youtube. Esta é a 16ª vez consecutiva que o prêmio acumula, novo recorde de sequência de acumuladas para a modalidade. O prêmio de R$ 200 milhões é o terceiro maior da história da Mega-Sena em concursos regulares, sem contar a Mega da Virada. De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, poderia render quase R$ 518 mil todo mês. Se preferir aplicar o dinheiro em bens, o ganhador poderá comprar 40 coberturas de luxo, de 500 metros quadrados, no bairro de Copacabana, na cidade do Rio Janeiro. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Reconhecimento Facial captura 42 foragidos no Carnaval de Salvador

Reconhecimento Facial captura 42 foragidos no Carnaval de Salvador
Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP-BA

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 42 foragidos da Justiça, no Carnaval de Salvador. A informação foi apresentada na manhã desta quarta-feira (25), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, durante coletiva de balanço da festa. Entre os suspeitos flagrados (40 homens e duas mulheres) e com ordem judicial de prisão, estavam dois envolvidos em homicídios, 13 relacionados a tráfico de drogas, 14 procurados por roubos, três ligados a furtos, entre outros casos. Em todos os casos, a ferramenta tecnológica indicou semelhança acima de 90%.  Os indivíduos foram conduzidos e passaram pelo processo de identificação humana, em alguns casos com o recurso do Face Check (foto da palma da mão e comparação das impressões digitais), ferramenta usada em fase de teste. "O Carnaval de 2020 confirma o nosso pioneirismo no uso de tecnologia de ponta em grandes eventos. Começamos com o Reconhecimento Facial  na festa do ano passado e tivemos um preso. Na Micareta de Feira, nós alcançamos 33 foragidos e agora encerramos a folia de Salvador com 42 capturados", comemorou o secretário dSegurança Pública, Maurício Teles Barbosa.


Ministério da Saúde disponibiliza informações on-line sobre tratamento das hepatites B e C

Ministério da Saúde disponibiliza informações on-line sobre tratamento das hepatites B e C
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A população não precisa mais sair de casa para saber se a unidade de saúde mais próxima de sua casa tem ou não o tratamento para as hepatites B e C, ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde acaba de disponibilizar na internet um painel informativo com todas as informações sobre a doença e o tratamento. Nele, é possível acessar o quantitativo de medicamentos distribuídos aos estados, além do número atualizado de pessoas em tratamento no Brasil. A iniciativa faz parte das estratégias do Programa Nacional para a Prevenção e Controle das Hepatites Virais. No Painel, é possível acompanhar o número de tratamentos no Brasil. Em 2019, por exemplo, 37 mil pessoas estavam em tratamento contra a hepatite B e quase 36 mil foram tratadas para hepatite C. As informações do painel de Hepatites Virais serão atualizadas trimestralmente e, passarão por constantes aprimoramentos durante o ano de 2020. No ano passado, o SUS distribuiu aproximadamente 13 milhões de doses de medicamentos usados no tratamento da hepatite B e mais de 12 milhões para hepatite C. Entre eles estão: alfapeginterferona, entecavir, lamivudina, tenofovir, sofosbuvir, daclatasvir, ledipasvir/sofosbuvir, velpatasvir/sofosbuvir, glevaprevir/pibrentasvir, ribavirina, entre outros. Na última década, houve redução de 7% no número de casos de notificados da doença no País. Em 2018, foram registrados 42.383 casos de hepatites virais no Brasil. Em 2008, o número foi de 45.410 casos. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, que apontou, ainda, queda de 9% no número de óbitos, saindo de 2.362 em 2007 para 2.156 em 2017. Para ter acesso as informações acesse http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites/tratamento-para-hepatites-virais .


Ministério da Educação divulga resultado do 1º semestre do Fies

Ministério da Educação divulga resultado do 1º semestre do Fies
Foto: Agência Brasil

Já está disponível o resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2020. Nesta edição, serão ofertadas 70 mil vagas em instituições privadas com juros zero. Cerca de 270 mil estudantes se inscreveram para participar do programa do programa do Ministério da Educação. Para acessar o resultado, o estudante deve ter uma conta no Gov.Br, e entrar com o número do CPF. O estudante selecionado deve acessar o site do Fies e inserir informações complementares exigidas pelo programa, como dados bancários, informações sobre o fiador e sobre o seguro para pagamento de dívida em caso de falecimento. Além disso, o candidato deve validar as informações, em até cinco dias, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que fica na própria instituição de ensino onde fará o curso. Após a validação dos dados, o estudante deve procurar, em até 10 dias, a  agência da Caixa Econômica Federal escolhida na hora da inscrição. A formalização do contrato de financiamento é feita nesse momento. Os candidatos que participaram do processo seletivo, e não foram aprovados, são automaticamente incluídos em uma lista de espera. Os estudantes devem acompanhar a pré-seleção, de 28 de fevereiro a 31 de março, no site do Fies.


Bahia recebeu 2,3 milhões de visitantes no Carnaval

Bahia recebeu 2,3 milhões de visitantes no Carnaval
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um total de 2,3 milhões é o número estimado de pessoas que visitaram todo o estado da Bahia no período do Carnaval, seja para curtir a folia em destinos como Salvador e Porto Seguro, ou para descansar em localidades do litoral ou da Chapada Diamantina. O crescimento foi de 5% em relação a 2019. Este ano, a receita turística do período é estimada em R$ 2,5 bilhões. Para atender a demanda de turistas no período, mais de 400 voos extras foram disponibilizados pelas companhias aéreas para os principais destinos carnavalescos da Bahia, com destaque para Salvador e Porto Seguro. Já os cruzeiros marítimos trouxeram à capital cerca de 15 mil turistas nos dias de folia. O dia de maior movimento no porto foi na terça-feira (25), com a chegada de três transatlânticos.  "A avaliação que fazemos é muito positiva, recebemos 2,3 milhões de turistas em todo o estado, mais de 700 mil em Salvador e, somente na terça-feira, tivemos quatro grandes navios ancorados no porto. Por isso, montamos um esquema especial de vendas de abadás no local", afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante apresentação de balanço do Carnaval para a imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (26), no Quartel dos Aflitos, em Salvador. Receptivo da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), com baianas tipicamente vestidas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e atrações musicais como a banda de sopro João de Barro e o Rixô Elétrico, deu as boas-vindas aos passageiros no porto. Houve receptivos também no aeroporto.


Operação Carnaval é concluída com redução no número de mortes nas rodovias

Operação Carnaval é concluída com redução no número de mortes nas rodovias
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das companhias independentes de policiamento rodoviário, concluiu a Operação Carnaval 2020 nas rodovias estaduais, na noite de quarta-feira de cinzas (26), com o registro de redução do número de vítimas fatais. No período foram registrados 33 acidentes, que envolveram quatro vítimas fatais, 13 pessoas feridas gravemente e 18 com ferimentos leves. Em relação ao ano passado, um acidente a mais foi registrado, já que em 2019 foram 32. Neste ano, houve uma morte a menos, pois, no ano passado, a PM registrou cinco mortes. Ao todo, 13.879 pessoas e 9.194 veículos foram abordados. Como resultado das abordagens preventivas, a PM recolheu 46 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), apreendeu 48 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), extraiu 2.809 autos de infração e recuperou três veículos. Ainda na operação, 10 pessoas foram conduzidas, sete presas em flagrante e 84 veículos retidos. A Polícia Militar autuou também 1.839 veículos por excesso de velocidade com utilização de radares portáteis e realizou 1.471 testes de alcoolemia, sendo 116 condutores flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica. Além do trabalho de fiscalização, a operação incluiu a realização de ações educativas com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e alertar os condutores quanto aos riscos no trânsito e a importância de adotar uma postura defensiva. Na BA-099 e nas praças de pedágio, o mascote do BPRv, Rodovito, levou mensagem de paz no trânsito e distribuiu panfletos com dicas para um trânsito seguro.  


Morre o ex-prefeito de Dom Basílio, José Caires Araújo

Morre o ex-prefeito de Dom Basílio, José Caires Araújo
Foto - Divulgação

José Caires Araújo, o "Zezito Caires", ex-prefeito de Dom Basílio, que também teve mandato como vereador e presidente da Câmara deste município, faleceu na tarde desta quarta-feira  (26), em Vitória da Conquista, aos 82 anos. Araújo foi prefeito nós períodos de 1971-1973; 1977-1982 e 1989-1992, e teve como destaque as seguintes obras: construção da nova sede da prefeitura, situada na Rua Manoel Araújo, no centro da cidade; construção do prédio onde hoje é a Câmara de Vereadores; construção do segundo reservatório de água no Pastim e ampliação do primeiro; construção de vários prédios escolares; construção da nova sede do Centro Educacional Padre Manoel Olímpio; construção do Centro Educacional São Gaspar Bertoni – “Itapicuru”; e implantação da agência do Banco do Brasil e Cesta do Povo.


Clube Social de Brumado: Neste sábado (29) tem 'Matinê do Social' com shows de Zulla e Danillo Kiribamba

Clube Social de Brumado: Neste sábado (29) tem 'Matinê do Social' com shows de Zulla e Danillo Kiribamba

Neste sábado (29), o Clube Social de Brumado realiza a ressaca do Carnaval "Matinê do Social", a partir das 19h, no Salão de Festas. Venha, traga sua família para se divertir no CSB. Shows com Zulla e Danillo Kiribamba. Informações no 77 3441-5020 ou 77 9.8817-1612. O evento é promovido pela  Diretoria em Ação - Gestão Participativa.


INFORME PUBLICITÁRIO

Faça o seu Certificado Digital na CDL de Brumado

Faça o seu Certificado Digital na CDL de Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado apresenta os beneficios do Certificado Digital: Segurança nas transações eletrônicas; Assinatura digital de documentos e e-mails, garantindo sua autenticidade; Redução de custos; Desburocratização dos processos; Redução de tempo nas transações; Eliminação de papéis. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a área de Certificação Digital da CDL de Brumado: (77) 3441-1222 ou 3441-7027.


Descartado caso de novo coronavírus em bebê internado em Itabuna

Descartado caso de novo coronavírus em bebê internado em Itabuna
Foto - Divulgação | SCMI

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que nesta quarta-feira (26) quatro amostras encaminhadas para o Laboratório Central da Bahia (Lacen)  pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, deram positivo para vírus diferentes do COVID-19 (novo coronavírus). Desta forma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) descarta a suspeita de casos do novo Coronavirus na Bahia. As amostras eram de uma criança, de 01 ano que esteve em viagem na Europa com passagem pela Itália, chegou há 12 dias no município, está internada em isolamento com sintomas respiratórios, as outras 03 amostras eram do pai, mãe e avó da criança. Os exames foram processados conforme Protocolo internacional, através de exame PCR para Influenza e outros vírus respiratórios. Na amostra da criança foram detectados Rinovírus, Coronavírus NL63 e Enterovírus. Na amostra do pai foi detectado o  Coronavírus  NL63, na amostra mãe foram detectados Rinovírus e Coronavírus NL63, enquanto que na amostra da avó foram detectados Enterovírus e Rinovírus. As infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.  Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


Caminhão tomba após ser atingido por locomotiva em passagem de nível no centro de Brumado

Caminhão tomba após ser atingido por locomotiva em passagem de nível no centro de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (27) um caminhão foi atingido por uma locomotiva da VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que opera em Brumado. O acidente ocorreu na passagem de nível situada nas proximidades do SAC/UNEB, sendo o caminhão atingindo lateralmente, na parte da carroceria, vindo a tombar posteriormente.

Caminhão tomba após ser atingido por locomotiva em passagem de nível no centro de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O motorista do caminhão teve ferimentos leves foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado em estado de choque para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Caminhão tomba após ser atingido por locomotiva em passagem de nível no centro de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Bahia vence Nacional-PAR e ganha primeiro jogo oficial fora do país

Bahia vence Nacional-PAR e ganha primeiro jogo oficial fora do país
oto - Felipe Santana / Divulgação / EC Bahia

Na noite desta quarta-feira de cinzas, o Bahia venceu o Nacional do Paraguai por 3 a 1 e avançou para a segunda fase da Copa Sul-Americana. Foi a primeira vez em toda sua história que o Esquadrão de Aço venceu uma partida oficial fora do Brasil. A próxima etapa da competição continental será só em maio, quando a Copa recebe as equipes eliminadas da Libertadores da América. Próximo compromisso da equipe do técnico Roger Machado é no dia 7 de março, contra o Confiança, na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais