Coronavírus: atendimento no TRE-BA está suspenso pelos próximos 15 dias em Brumado

Coronavírus: atendimento no TRE-BA está suspenso pelos próximos 15 dias em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O atendimento ao público está suspenso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia a partir desta terça-feira (17/3) e pelos próximos 15 dias. A determinação altera a Portaria nº 104, publicada pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Junior com o objetivo de conter o avanço do Coronavírus no estado. Entre as novas determinações, também ficam suspensos os prazos processuais pelo mesmo período. Fica igualmente suspensa e por prazo indeterminado a emissão de segunda via de título de eleitor. Para consultar local de votação e situação eleitoral, o público está sendo orientado a usar a internet. “Refletimos que o mais prudente a fazer neste momento é diminuir o contato entre as pessoas, para garantir a segurança. Esperamos contar com o entendimento dos eleitores neste momento desafiador para todos nós”, afirmou o presidente Jatahy Júnior. A orientação do comitê gestor é que o público utilize os serviços que o TRE-BA já disponibiliza online. Durante o período emergencial, o TRE-BA não emitirá segunda via de título. O Tribunal incentiva que os eleitores baixem o e-título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento por meio do smarthphone ou tablet. Além do e-título há outros serviços oferecidos pelo TRE-BA que podem ser feitos pela internet, por meio do site www.tre-ba.jus.br, entre eles a consulta ao número e a situação do título, consulta ao local de votação e a emissão de certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais, de filiação partidária e negativa de alistamento. Para ter acesso a qualquer um desses serviços, não é necessário vir ao Tribunal.


UPB pede atenção aos municípios na prevenção do Covid-19

UPB pede atenção aos municípios na prevenção do Covid-19
Foto - Divulgação

A União dos Municípios da Bahia recomenda que todos os 417 municípios do estado sigam todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no sentido de evitar a proliferação do Covid-19. A entidade recomenda que seja mantida a tranquilidade da população, porém que o poder público municipal tome atitudes de prevenção, protegendo especialmente a população idosa. É importante que sejam evitados todos os tipos de aglomerações, por meio de decretos municipais se possível. Veja aqui as recomendações do Ministério da Saúde: -Isolamento por 7 dias de todas as pessoas que chegam de viagens internacionais, mesmo sem sintomas; -Colocação de equipamentos com álcool em gel em serviços públicos e privados. Toalhas de papel também devem estar disponíveis; -Aumento na frequência de limpeza de locais onde muita gente coloca as mãos corriqueiramente. Exemplos: maçanetas e corrimãos; - Evitar aglomerações, sobretudo para quem possui doenças crônicas ou é idoso; - As medidas de higiene precisam ser redobradas. Lavar as mãos com regularidade, passar álcool em gel, evitar apertos de mãos e abraços; - Buscar informações em fontes confiáveis da grande imprensa e veículos oficiais; - Se surgir febre em conjunto com sintomas respiratórios (tosse, falta de ar), o indivíduo deve visitar um hospital.


Sesab informa que sobe para 13 casos confirmados do coronavírus na Bahia

Sesab informa que sobe para 13 casos confirmados do coronavírus na Bahia
Foto - Divulgação

Na manhã desta terça-feira (17), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de contaminação por coronavírus.  Segundo uma publicação nas redes sociais de Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, os novos casos de contaminações foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e também em Prado (1), que fica no extremo-sul do estado baiano. Todos os casos foram importados. De acordo com informações do G1, por meio da Sesab, um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré. O caso de Prado é de um homem de 42 anos, que teve passagem por Milão e Londres. A primeira paciente infectada pelo vírus na Bahia foi liberada de isolamento domiciliar, na sexta-feira (13). Ela passou por um novo exame do coronavírus, e o resultado deu negativo para o vírus. 


Brumado: Secretaria de Educação emite recomendações para prevenção do Coronavírus nas redes municipal, estadual, particular e universidades

Brumado: Secretaria de Educação emite recomendações para prevenção do Coronavírus nas redes municipal, estadual, particular e universidades
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em coletiva de imprensa realizava no gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos, na tarde desta segunda-feira (16), com as presenças do prefeito, e do secretário de Saúde Cláudio Feres, a secretária de Educação Ednéia Ataíde, falou sobre o Coronavírus - COVID-19  e as medidas tomadas pelo Secretaria Municipal de Educação  para a prevenção da doença. A secretária Ednéia Ataide informou que algumas das medidas tomadas nas escolas foi orientar a direção a identificar os alunos  que chegarem a unidade de ensino com alguns sintomas de gripe a ligar para os pais e solicitar que estes os busquem nas escolas. Ressaltando que quando os pais identificarem estes sintomas em casa não enviar os alunos as escolas. As medidas foram tomadas na rede municipal, mas as unidades de ensino particular , estadual e universidades serão oficiadas quanto as recomendações. Ela listou outras recomendações, que serão encaminhadas a pais e responsáveis, por escrito: Caso seu filho apresente sintomas como rouquidão, tosse, espirros, dentre outros semelhantes a gripe, não mandá-lo para a escola, mantê-lo em isolamento em casa e distante de pessoas idosas, pois os mesmos são mais vulneráveis a doença; se o diretor da escola entrar em contato para buscar o filho na escola, faça-o imediatamente; o mesmo procedimento será adotado para professores e demais funcionários das unidades escolares. Em caso de agravo de alguns sintomas da gripe a orientação é que procure sempre a Unidade Básica de Saúde. O profissional da UBS irá identificar se o paciente necessita apenas ficar em isolamento em casa ou se há necessidade de encaminhá-lo para o hospital. Os alunos identificados com os sintomas supracitados deverão retornar às atividades somente quando estiverem plenamente recuperados; orientem seu filho a cerca dos cuidados devidos para evitar a contaminação, tais como: evitar o contato físico com os colegas, evitar tocar olhos, nariz e boca e manter o hábito de higienizar as mãos constantemente. A escola evitará atividades com participação de mais de uma turma em local fechado. O ambiente escolar será mantido em bom estado de higiene e conservação, bem como higienizando maçanetas de portas, torneiras das pias, etc; orientar o aluno  a trazer garrafinhas de água ou copo individual. Além disso, a secretária de Educação reforçou que durante esse período a escola não realizará reuniões de pais e mestres.


'Não é necessário pânico, parar escolas, não chegamos neste ponto', diz Cláudio Feres sobre Coronavírus

'Não é necessário pânico, parar escolas, não chegamos neste ponto', diz Cláudio Feres sobre Coronavírus
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em coletiva de imprensa realizava no gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos, na tarde desta segunda-feira (16), o secretário de Saúde Cláudio Feres enfatizou que as medidas tomadas pela secretaria em relação ao Coronavírus tem como  objetivo achatar a curva de progressão da doença, que pode ter um pico ou pode funcionar de forma controlada. “Em um momento de pico como aconteceu na China e como está hoje na Itália, nenhum  serviço de saúde no país conseguiria dar conta de atender a esta demanda. A orientação que seguimos, do próprio Ministério da Saúde é que 90% das pessoas vão ter  uma gripe bem leve e a este paciente as orientações são que fique em casa, em isolamento domiciliar. Em caso de agravo as nossas unidades básicas de saúde estão preparadas, nossa equipe já foi orientada a dar prioridade no atendimento dessas pessoas. O que a gente pede é que as pessoas evitem aglomerações, principalmente a pessoa que está com qualquer sintoma de gripe. O grande problema é, por exemplo, uma reunião com cerca de 20 pessoas, uma pessoa que esteja lá com os sintomas do Coronavírus ou qualquer outra gripe, um espirro que ela der tem a capacidade de contaminar todas as outras pessoas. Uma curiosidade é que um único pessoa contaminada com o vírus do Coronavírus  consegue transmitir, em média, para três pessoa, por isso essa progressão muito rápida da doença”.

'Não é necessário pânico, parar escolas, não chegamos neste ponto', diz Cláudio Feres sobre Coronavírus
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O secretário informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a de Educação, criou um plano de contingência e uma equipe está se deslocando para Vitória da Conquista para participar de palestra com uma infectologista para obter mais informações e também tentar trazer esta palestra para o município, a fim de orientar os profissionais da rede pública e privada.  “ Não é necessário momento de pânico em Brumado, parar escolas, não chegamos neste ponto. Sei que algumas prefeituras já se anteciparam , mas não tem porque fazer isso. Estamos monitorando, a vigilância epidemiológica vem fazendo o seu trabalho e dia a dia, semana a semana, estaremos trazendo os dados do município e se tiver que tomar outras medidas eu sei que o prefeito irá nos pedir rápido para tomar as medidas necessárias. Inclusive, há um áudio circulando no WhatsApp, que é falso, citando uma médica famosa na cidade a Drª Márcia Laranjeira, gostaria de dizer que  a Drª não orientou ninguém ou atendeu ninguém com suspeita de Coronavírus. É um áudio falso. Não há nenhum caso suspeito ou com diagnóstico confirmado em Brumado ” , disse o secretário.


Coronavírus: Em coletiva de imprensa, prefeito Eduardo Vasconcelos diz que não é o momento para fechar escolas ou proibir eventos públicos, em Brumado

Coronavírus: Em coletiva de imprensa, prefeito Eduardo Vasconcelos diz que não é o momento para fechar escolas ou proibir eventos públicos, em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa realizava no seu gabinete, o prefeito Eduardo Vasconcelos falou sobre o Coronavírus - COVID-19  e as medidas tomadas pelo município para a prevenção da doença. O prefeito declarou que neste momento a administração municipal quer esclarecer a população no sentido de adotar algumas medidas para a prevenção da saúde pública do município, citando inclusive, o evento da assinatura da ordem de serviço do início das obras da Policlínica Regional de Saúde que foi de certa forma prejudicado  devido a medidas de segurança em relação a disseminação dos vírus. Questionado sobre porque o município não tomar medidas como na capital do estado, o prefeito disse que está seguindo as diretrizes fundamentais básicas.

Coronavírus: Em coletiva de imprensa, prefeito Eduardo Vasconcelos diz que não é o momento para fechar escolas ou proibir eventos públicos, em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

“Não é preciso antecipação desse momento em que a gripe vai chegar, porque ela vai chegar, nem tampouco retardar a ponto de prejudicar  em termos de acúmulo de pessoas. É o que se chama de alongamento da crise. Em se fazer com que se adie demais as medidas que depois de uma hora para outra tem que fazer muito, nem tão pouco fazer com que ela nos pegue de surpresa”. Sobre eventos públicos, com aglomerados de pessoas e a possibilidade de proibição, o prefeito explicou que pode ser possível, mas que aguarda a orientação dos profissionais de saúde quanto a recomendação. Porém, reforça que estes profissionais acreditam que este ainda não é o momento para antecipar este tipo de medida.


Prefeitura de Brumado amplia ETI Zilda Neves com 7 novas salas de aula e uma moderna praça de alimentação

Prefeitura de Brumado amplia ETI Zilda Neves com 7 novas salas de aula e uma moderna praça de alimentação
Foto - Divulgação

Dentro do projeto de qualificação e ampliação das escolas municipais, a Prefeitura Municipal de Brumado realizou na última sexta-feira (13) mais uma etapa, desta feita na ETI Zilda Neves, que fica localizada no centro da cidade. A unidade escolar recebeu um nova e moderna praça de alimentação, como também mais 7 salas de aula. Na oportunidade foram homenageados os ex-alunos Kelly Raiany Soares dos Santos e Pedro Vitor Bonfim de Souza, os quais deram o nome à praça de alimentação que integrará o complexo escolar.

Prefeitura de Brumado amplia ETI Zilda Neves com 7 novas salas de aula e uma moderna praça de alimentação
Foto - Divulgação

A cerimônia inaugural teve o comparecimento de familiares, amigos, professores e funcionários da referida instituição escolar. O prefeito Eduardo Vasconcelos ressaltou a trajetória dos ex-alunos que foram vítimas de uma fatalidade. Também destacou a importância do novo equipamento comunitário para os alunos, que proporcionará mais qualidade ao ensino oferecido.


Após muita discussão, PL 06/2020 que promoverá atualização geográfica da cidade de Brumado é retirado de pauta pela presidência da Câmara

Após muita discussão, PL 06/2020 que promoverá atualização geográfica da cidade de Brumado é retirado de pauta pela presidência da Câmara
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O crescimento demográfico do município de Brumado vem sendo promovido de forma ampla e dinâmica, só que, diante disso, se faz necessário, a atualização geográfica, ainda mais que será efetivado em breve o processo de “ceplização”, ou seja, em breve, Brumado que hoje tem somente um CEP, terá uma expansão, como cada bairro e região com um CEP próprio, o que, segundo os Correios irá facilitar a entrega das correspondências. Então, diante disso, a Administração Municipal enviou para o Legislativo o Projeto de Lei 06/2020, o qual trata sobre a atualização geográfica da cidade. Na sessão desta segunda-feira (16), o projeto ia para a segunda votação, só que, após uma forte discussão entre oposição e situação, o mesmo acabou sendo retirado de pauta pelo presidente Léo Vasconcelos. Segundo a bancada de oposição o projeto estaria mal explicado e, por isso, deixa muitas dúvidas, pois vários bairros da cidade foram substituídos e outros que foram criados também não constariam do projeto. Segundo o líder do prefeito o PL 06 só irá beneficiar o município que terá a sua atualização, inclusive com CEPs próprios e, por isso, não poderia se tornar objeto de discussão política. Já o líder da oposição, vereador Zé Ribeiro foi enfático na posição de que o projeto estava incompleto e deixava muitas dúvidas. Nesse impasse, o presidente Léo Vasconcelos sugeriu que um representante da administração municipal venha à próxima sessão detalhar melhor o projeto para que ele pudesse ir para a votação.


Brumado: Populares solicitam a Coelba troca de poste caído na BA-262

Brumado: Populares solicitam a Coelba troca de poste caído na BA-262
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No último sábado (14), conforme informações de populares ao Agora Sudoeste, um automóvel colidiu contra um poste um poste de energia elétrica nas margens da BA-262, saída de Brumado para Aracatu, e desde então o equipamento está no chão, com a fiação exposta.

Brumado: Populares solicitam a Coelba troca de poste caído na BA-262
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os populares informaram que a Coelba já foi informada sobre o caso, mas até o momento não realizou os reparos necessários. Eles temem que alguém possa sofrer uma descarga elétrica,  pois a fiação ao chão está energizada, podendo causar um grave acidente.


Coronavírus: Uesb suspende atividades e

Coronavírus: Uesb suspende atividades e

Por meio de comunicado oficial, a Reitoria da Uesb suspende as atividades acadêmicas presenciais de ensino da graduação, pós-graduação e extensão, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, por 72 horas, a contar desta terça, 17 de março. O comunicado informa ainda a convocação de uma reunião emergencial do Conselho Universitário (Consu) para o próximo dia 19 de março, com o objetivo de tratar do funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da Uesb a partir do dia 20 de março. A medida preventiva é em decorrência de doença relacionada ao novo coronavírus no Estado da Bahia, classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


INFORME PUBLICITÁRIO

Visite e conheça a loja Ortobom em Brumado

Visite e conheça a loja Ortobom em Brumado

O município de Brumado, conta com uma loja exclusiva da primeira linha Ortobom. Somente na Ortobom você encontra diversos conjuntos box, cabeceiras de todos os tamanhos e modelos. Todos produzidos com a mais alta tecnologia que há no mercado, garantia de até 5 anos e todos os nossos produtos da loja divididos em até 12x sem juros. Na loja Ortobom, você encontra também diversos acessórios para tornar a sua noite de sono ainda mais agradável e satisfatória, tais como: Travesseiros, capa de colchão impermeáveis em todos os tamanhos, saias box, almofadas, rolete, mantas e muito mais. Visite a loja Ortobom e confira, situada na Rua Coronel Tibério, 302, no centro de Brumado. Telefones: (77) 3441-1889 / (77) 9.9984-6505.


Brumado: mais de 1 ano após o prazo, popular que teve a casa demolida pela prefeitura para abertura de rua ainda não recebeu nova casa

Brumado: mais de 1 ano após o prazo, popular que teve a casa demolida pela prefeitura para abertura de rua ainda não recebeu nova casa
Foto - Janine Andrade / Agora Sudoeste

Em fevereiro de 2019, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos enviou para Câmara de Vereadores de Brumado o Projeto de Lei, em regime de urgência urgentíssima, que autorizava o Poder Executivo a permutar imóvel urbano para expansão de logradouro público. De acordo com o projeto, ficaria a prefeitura autorizada a desafetação originária do imóvel urbano de propriedade do município constante do lote 11 da quadra 06, localizado na Rua Luís de Barros Dias do Loteamento Isaura Maria de Souza, Bairro Santa Tereza, ficando o município autorizado permutar uma unidade de moradia a ser construída no imóvel descrito com um imóvel de Vânius José Gomes, residente no Caminho 30, nº 08, do Bairro São José, sendo que as despesas para fazer face a construção do imóvel correrão por conta dos recursos orçamentários da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano. Mais de um ano após o prazo estabelecido para a entrega da residência, Vânius usou o espaço da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (16) para falar sobre o assunto e solicitar do Legislativo apoio no sentido de intervir no caso, já que ainda não recebeu as chaves do novo imóvel e é ignorado da prefeitura quando busca informações sobre quando as receberá. Ele afirmou que a casa está praticamente pronta, restando apenas a passagem da fiação elétrica e não entende o porquê da administração municipal não concluir a obra. Vânius reforçou que está residindo em uma casa alugada, cujo pagamento do aluguel  é efetuado pela prefeitura, mas o imóvel não é o ideal e não se compara a residência própria que tinha, conquistada após anos de muito trabalho. Os vereadores se manifestaram no sentido de enviar um ofício à prefeitura solicitando informações sobre a execução do serviço  e o prazo para a entrega das chaves.


Brumado: vereadora Ilka Abreu apresenta indicações ao executivo municipal

Brumado: vereadora Ilka Abreu apresenta indicações ao executivo municipal
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nesta segunda-feira (16), durante  a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, a vereadora Ilka Abreu apresentou as seguintes indicações ao executivo municipal: reiterar a indicação de n°466/2019 que dispõe sobre transformar a Biblioteca Municipal em um Centro de Estudo;  reiterar a indicação de n°557/2019 que dispõe sobre a faixa de pedestre mão dupla na Avenida Centenário em frente a Escola Municipal Professora Maria Das Graças Assis Correia; construção de quadra poliesportiva no bairro Olhos D’água; reiterar as indicações n° 254/2017 e n°055/2018 que dispõe sobre a lombofaixa na Avenida Aureliano Alves de Carvalho, no centro da cidade.


Bahia confirma 10º caso do novo coronavírus (Covid-19)

Bahia confirma 10º caso do novo coronavírus (Covid-19)

O 10º caso do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nesta segunda-feira (16). Trata-se de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático. Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro) e Feira de Santana (cinco). De janeiro até às 17h desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 10 confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17h de terça-feira (17). É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.


Deputado Marquinho Viana participa da cavalgada das Amigas das Cavalgadas

Deputado Marquinho Viana participa da cavalgada das Amigas das Cavalgadas
Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), em companhia da esposa, dona Teca, e da filha Isabela, participou neste final da semana, ao lado de amigos, de um dos mais tradicionais eventos desportivos da Chapada Diamantina, a Cavalgada das Amigas das Cavalgadas, em Barra da Estiva, reunindo centenas de pessoas adeptas das cavalgadas. Como acontece todos os anos, o evento transcorreu em clima de muita alegria, amizade e confraternização.


Escolas fechadas e eventos públicos suspensos: Prefeito amplia, através de Decreto, prevenção ao Coronavírus em Conquista

Escolas fechadas e eventos públicos suspensos: Prefeito amplia, através de Decreto, prevenção ao Coronavírus em Conquista
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Vitória da Conquista não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. Mas o prefeito Herzem Gusmão, com vistas a ampliar a prevenção da população do município, definiu pela publicação de Decreto que suspende algumas atividades na cidade e na zona rural. A Covid-19 atinge mais de 100 países de cinco continentes, já infectou acima de 150 mil pessoas e o número de mortes ultrapassa os cinco mil mortes em todo planeta. Na semana passada, a doença foi declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. O prefeito Herzem Gusmão se reuniu com seu secretariado para traçar e ampliar as estratégias de prevenção em nosso município. Até o momento, nenhum paciente investigado testou positivo para o vírus, mas diante do avanço da Covid-19 na Bahia e no Brasil, o prefeito decidiu editar o Decreto 20.190 de 16 de fevereiro de 2020 que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação da população conquistense. Em síntese, o Decreto diminui a exposição de grupos de pessoas em determinados espaços públicos e privados, como escolas. Os efeitos do Decreto, publicado nesta segunda (16) no Diário Oficial do Município, começam a partir da próxima quarta-feira (18) e define que:

1- Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e de estabelecimentos privados de ensino que atuem no município, incluindo universidades e faculdades particulares, terão as aulas suspensas por um período de 15 dias, que poderão ser prorrogáveis.
2- A concessão de férias dos profissionais de saúde e de cargos de importância estratégica e essencial, a exemplo do Gabinete do Prefeito e Secretaria de Serviços Públicos, estarão suspensas por um período de 30 dias, prorrogáveis.
3- Todas as inaugurações serão feitas sem a presença de público até que se determine o contrário.
4- Não aprovação de realização de todos os eventos que reúnam cem ou mais pessoas que dependam de autorização do Poder Público Municipal pelo prazo de 30 dias prorrogáveis.
5- Estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis, os deslocamentos para fora do município de pacientes que estejam em tratamento eletivo.
6- Estão suspensas para os usuários as atividades do Centro de Convivência do Idoso. O prazo é de 15 dias prorrogáveis.

CONTINUE LENDO

Brumado: sem citar data, Rui Costa garante inauguração do presídio e cita busca de recursos para obras da 2ª etapa da barragem e Esgotamento Sanitário

Brumado: sem citar data, Rui Costa garante inauguração do presídio e cita busca de recursos para obras da 2ª etapa da barragem e Esgotamento Sanitário
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa esteve em Brumado, onde assinou a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional de Saúde, que beneficiará Brumado e habitantes de outras 17 cidades. Além deste empreendimento, há algum tempo a população da Capital do Minério aguarda com ansiedade a inauguração do presídio, as obras da 2ª etapa da Barragem de Cristalândia e Esgotamento Sanitário. Questionado sobre estes assuntos, o governador Rui Costa iniciou a justificativa da não inauguração do presidido relatando que o Governo do Estado conseguiu “sair” do impasse judicial que impedia a contratação de mão de obra para unidade e, agora está concluindo o processo de licitação para contratar a empresa que irá fazer a gestão da unidade prisional. Sobre a 2ª etapa da Barragem de Cristalândia, o governador declarou que está buscando financiamento internacional para obra e reestruturando a Embasa para cumprir o compromisso de ampliação de cota da barragem, para aumentar o volume de água. Sobre o Esgotamento Sanitário, o chefe do executivo estadual  disse que o governo do Estado está limitado pelo Governo Federal na aquisição de crédito e tenta com a Embasa, até mesmo com a venda de ações, e empréstimos com bancos, para fazer planejamentos e ampliar investimentos neste setor.


Brumado: representante do Conseg entrega reivindicações ao governador Rui Costa

Brumado: representante do Conseg entrega reivindicações ao governador Rui Costa
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O empresário Alessandro Silva, representando o Conselho Comunitário de Segurança Pública da Industria, Comércio e entidades afins de Brumado - Conseg,  entregou ao governador  Rui Costa, nesta segunda-feira,16,  ofício solicitando uma previsão para a inauguração do presídio, pronto para funcionar há alguns anos. O documento solicita ainda a implantação da Delegacia da Mulher, Ronda Maria da Penha e instalação do Corpo de Bombeiros, este, já com local doado pelo município para a construção da base. “Tudo isso tem grande visibilidade, por ser o município de Brumado polo regional com referencia na área de educação e saúde, a exemplo da UTI, brevemente a instalação da Faculdade de Medicina e implantação da Policlínica, o que faz com que o município se destaque em diversos segmentos”, reforça o Conseg.


Coronavírus: Febraban prorroga prazo para quitar dívidas de clientes

Coronavírus: Febraban prorroga prazo para quitar dívidas de clientes
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Para amenizar os efeitos negativos da pandemia do coronavírus no emprego e na renda, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que seus cinco maiores bancos associados decidiram atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e jurídicas, estas envolvendo micro e pequenas empresas, para contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. A medida vale para as instituições Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander. A medida foi divulgada hoje (16), em nota, pela Febraban. A entidade afirmou que a rede bancária e seus canais de atendimento “ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto”. A Febraban entende que a pandemia do coronavírus constitui “um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória”.


Sinal digital da TVE chega a Brumado

Sinal digital da TVE chega a Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A população brumadense recebeu nesta segunda-feira (16) o sinal digital da TVE, e poderá assistir, a partir de agora, a emissora pública baiana, sintonizando no canal 9.1. A solenidade de inauguração contou com presença do governador do Estado, Rui Costa. Brumado é a segunda cidade do território Sertão Produtivo a receber o sinal digital da TVE. Em outubro do ano passado, Guanambi foi o município contemplado. As novas estações de retransmissão digital, atualizadas com o que há de mais moderno em tecnologia, estarão à disposição de mais 5 milhões de baianos ao final da primeira etapa. Em Brumado, o investimento do governo na nova estação retransmissora para a cidade foi de R$ 148.474,35. A programação da TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo, shows, esportes, a programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade, projetos audiovisuais realizados pelas universidades púbicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais. Há 34 anos no ar, a emissora é considerada a Casa do Futebol baiano e transmite, anualmente, jogos de 6 competições. Além disso, realiza a maior cobertura do Carnaval e é a única a exibir o São João da Bahia e os principais shows que ocorrem no Estado. A TVE e a Rádio Educadora FM são veículos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).


Em Brumado, Rui Costa anuncia medidas de controle do Coronavírus na Bahia que incluem vistorias em ônibus e caminhões interestaduais

Em Brumado, Rui Costa anuncia medidas de controle do Coronavírus na Bahia que incluem vistorias em ônibus e caminhões interestaduais
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra o Coronavírus, bem como o H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias do Governo do Estado da Bahia vão adotar medidas específicas de controle. Além da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população, em visita a Brumado nesta segunda-feira, 16, o governador Rui Costa afirmou que outra medida, já iniciada, é a recomendação aos municípios que, obrigatoriamente, toda a empresa que faça transporte público, seja escolar ou passageiros, seja obrigada a fazer higienização especial dentro de todos os transportes da frota: limpar com água sanitária, ou álcool gel, todos os locais que são tocados com as mãos pelos passageiros, como exemplo, maçanetas, barras, apoios. Outra medida, que será realizada em parceria com a Polícia Militar e Secretaria da Fazenda, será o bloqueio, na Bahia de entradas nas Br’s 101 e 116, de todos os ônibus  e caminhões que vierem de São Paulo  ou Rio de Janeiro. No bloqueio, todos os passageiros e caminhoneiros terão as temperaturas medidas e aquele que apresentar febre  não entrará no Estado e deverá retornar para a cidade de origem, exceto se for morador da Bahia, que será encaminhado para o tratamento necessário. A mesma atividade será realizada nos aeroportos.


Brumado: Apae promoveu evento em prol da adaptação de sala para alunos autistas

Brumado: Apae promoveu evento em prol da adaptação de sala para alunos autistas
Foto - Genival Matos / Agora Sudoeste

Neste domingo (15), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Brumado, promoveu caminhada em parceria com academias, Studios e o Rotary Club. A atividade teve como objetivo arrecadar fundos para a adaptação e organização de uma sala especial para alunos autistas. Para Genival Moura Matos, presidente da Apae, a participação da comunidade mostra o quanto a causa tem tido a atenção da população, que entende o quanto é importante proporcionar o bem-estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. “Consideramos este evento sucesso total, pois a comunidade abraçou a causa que é a construção de uma sala para crianças autistas, com muito amor, conseguimos as vendas dos convites para ainda termos os recursos para pintar, climatizar e comprar móveis para a sala. Conseguimos ainda os alimentos que foram uma doação dos hotéis e padarias da nossa cidade. Quero agradecer as academias  Life Club, Club social, Vítor Academia Stimulos, Genes Academia, UP Academia, Podiun Academia, os studios Shapping Studio, Habitus Personal, Qualivida, Core Personal, Porão 77 e Zonia Amorim. Carinhosamente agradecer os hotéis Moura, Portal Portal Premium, Lázaro, Alvorada, as pousadas Brumado e Central e as padarias Máxima, Pão de Mel, Ki Pão, Pérola, União e Padaria Divina. Em especial o Café Brumado e a Fazenda Santa Bárbara, e também o  compromisso dos alunos, funcionários, professores e diretores que acreditaram neste projeto”, disse o presidente da Apae. (Confira as fotos).


Brumado: SEMEC e SESAU de Brumado divulgará medidas que serão tomadas diante da pandemia mundial de Coronavírus

Brumado: SEMEC e SESAU de Brumado divulgará medidas que serão tomadas diante da pandemia mundial de Coronavírus
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Diante da decretação por parte da Organização Mundial de Saúde da pandemia do Coronavírus, as secretarias municipais de Educação e Saúde de Brumado, realizarão coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), às 17h, na sede da Prefeitura Municipal, para divulgar as medidas que serão tomadas pelas secretarias diante deste momento delicado provocado pela proliferação da infecção no país, que vem deixando todos estão apreensivos.


Pré-candidato à prefeito de Brumado, Dr. Aurino Rocha tem agenda positiva na zona rural 

Pré-candidato à prefeito de Brumado, Dr. Aurino Rocha tem agenda positiva na zona rural 
Foto - Divulgação

A fim de conhecer as necessidades de cada comunidade de Brumado, principalmente as mais afastadas da sede, o pré-candidato a prefeito do município, médico Aurino Rocha (PODE) tem cumprido agenda pública em distritos e povoados da zona rural. No sábado,12, Dr. Aurino Rocha ouviu populares de Ubiraçaba, ocasião em que participou do lançamento da pré-candidatura à vereador. Dr. Aurino Rocha fez questão de destacar que o homem do campo precisa ter a mesmas oportunidades da população da sede, com oferta dos serviços básicos e facilidade de acesso. Frisou que há recursos públicos para garantir melhoria na qualidade de vida da zona rural, mas estes não estão sendo aplicados da maneira correta, pois falta interesse em ouvir as pessoas e saber quais são as necessidades de cada comunidade. De Ubiraçaba, Dr. Aurino Rocha seguiu em agenda pela zona rural, desta feita, na Comunidade Espinheiro, à convite da presidente da Associação de Moradores da localidade, a senhora Nice, onde participou de leilão beneficente. Também estiveram presentes ao evento o presidente da Associação de Moradores do Campo Seco, Miro, e grande liderança da Comunidade Espinheiro, Claudenor.


Autorizadas obras da Policlínica Regional de Saúde em Brumado

Autorizadas obras da Policlínica Regional de Saúde em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O equipamento de média e alta complexidade que já assiste oito milhões de baianos que vivem em 16 regiões da Bahia vai ser instalado também em Brumado, no centro-sul do estado. Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a construção de uma Policlínica Regional de Saúde que servirá aos habitantes do município e de outras 17 cidades do entorno. A intervenção conta com um investimento superior a R$11,7 milhões e tem previsão de conclusão prevista para cerca de dez meses. O governador Rui Costa fez a assinatura do documento no bairro São José, que futuramente abrigará o equipamento de saúde. “As policlínicas vêm se juntar às unidades básicas de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade. Com esse novo modelo de regionalização da saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”.  

Autorizadas obras da Policlínica Regional de Saúde em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com 3.200 metros quadrados de área construída, a Policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. Os municípios beneficiados, que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, são, além da cidade que dá nome à entidade, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais