Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa. O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas. Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano. >> Veja cronograma do concurso: • Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada; • Agosto – Contratação da banca; • Setembro – Edital do concurso; • Dezembro – Início das contratações. De acordo com os Correios, o concurso público "é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho".


Três policiais são presos investigados por participação em grupo de extermínio

Três policiais são presos investigados por participação em grupo de extermínio
Foto - Divulgação / MP-BA

Três policiais militares investigados por formarem grupo de extermínio foram presos na manhã desta quarta-feira, dia 17, durante a ‘Operação Tépis’, deflagrada nos municípios baianos de Feira de Santana, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Candeal, Cícero Dantas e Cipó.  Além dos mandados de prisão temporária, foram cumpridos ainda dez mandados de busca e apreensão em endereços residenciais, comerciais e em unidades policiais nas quais estão lotados alguns dos alvos, localizadas em Ribeira do Pombal e Cipó. Foram apreendidas armas, entre metralhadoras e espingardas,  munição, drogas, além de placas de carros, celulares e documentos. A operação foi realizada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, e da Corregedoria da Polícia Militar (Correg). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal de Cícero Dantas. Segundo as investigações, os investigados estariam forjando autos de resistências para encobrir execuções de suspeitos de práticas criminosas, principalmente de tráfico de drogas. O nome da operação faz referência a Tépis de Ática, apontado como o primeiro ator da história. As investigações continuam para identificar outros possíveis autores ou partícipes, além de delimitar a responsabilidade criminal de cada um dos investigados. O material apreendido será analisado pelo Gaeco, pela Force e pela perícia técnica da Polícia.


Seleção Brasileira de Futsal goleia Lituânia em último amistoso antes do Mundial

Seleção Brasileira de Futsal goleia Lituânia em último amistoso antes do Mundial
Foto - Evaldas Šemiotas

A Seleção Brasileira encerrou os testes para a Copa do Mundo de Futsal com vitória. Disputando seu último amistoso na Data FIFA de abril, o Brasil goleou, nesta terça-feira (16), a Lituânia por 8 a 0. Felipe Valério, Rafa Santos, Richard (2), Fits (2), Lucão e Ricardinho foram os responsáveis pelos gols da Amarelinha. O Mundial será sediado no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro. O Brasil busca o sexto título da Copa do Mundo FIFA. O pivô Rafa Santos comentou sobre os últimos testes da Seleção Brasileira. "Dessa preparação aqui na Lituânia antes do Mundial, temos que levar o aprendizado de que precisamos saber competir. Tem que saber o limite da arbitragem, saber como é jogar contra equipes que são muito fortes fisicamente. Só com a qualidade a gente não vai conseguir ganhar os três pontos, então daqui para frente temos que ter consciência do contexto geral e usar a sabedoria."


Produtores do sudoeste baiano conquistam 6 medalhas no 3º Mundial do Queijo do Brasil

Produtores do sudoeste baiano conquistam 6 medalhas no 3º Mundial do Queijo do Brasil
Foto - Divulgação

Os queijos e produtos lácteos do Sudoeste baiano mais uma vez ganharam destaque no 3º Mundial do Queijo do Brasil, evento que aconteceu de 11 a 14 de abril, em São Paulo, com 6 produtores da região e 18 do estado, premiados com diferentes medalhas, demonstrando a força e qualidade dos laticínios da Bahia. Uma missão empresarial do Sebrae oportunizou a participação de 26 empresários baianos, sendo sete deles da região Sudoeste. Além da participação no evento, que contou com ampla programação de networking e capacitações, os empresários puderam conhecer queijarias que são referências nacionais durante visitas técnicas. Andressa Coelho, analista técnica do Sebrae com atuação em Itapetinga foi a coordenadora da missão e destacou como as visitas enriqueceram ainda mais a experiência dos empresários locais por promover conhecimento, inspiração e motivação. Durante o evento, aconteceu ainda o concurso de queijos e produtos lácteos. Cerca de 1.900 produtos foram avaliados por um júri composto por 300 pessoas reconhecidas no ramo. Foram distribuídas, ao todo, 598 medalhas, sendo que 18 delas vieram para a Bahia e 6 para a região Sudoeste: 1 super ouro, 4 ouro, e 1 bronze.


INFORME PUBLICITÁRIO

Forró do Sítio Novo promete agitar Brumado com grandes atrações e serviço All-Inclusive

Forró do Sítio Novo promete agitar Brumado com grandes atrações e serviço All-Inclusive
Foto - Divulgação

Está na hora de preparar seu melhor look e garantir seu lugar no evento mais aguardado do ano em Brumado: o Forró do Sítio Novo. Com uma mistura contagiante de ritmo e tradição, o festival promete uma noite inesquecível de música e diversão. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no Contêiner Point do Ingresso ou COMPRE AQUI. Não perca tempo e garanta o seu lugar nessa festa imperdível. O Forró do Sítio Novo oferece o melhor serviço all-inclusive do interior da Bahia, com uma variedade de comidas típicas e cerveja gelada para todos os gostos. É a oportunidade perfeita para curtir muito forró e aproveitar o clima animado que só o Nordeste brasileiro pode oferecer. Confira a grade de atrações que vão agitar a noite: Iguinho e Lulinha, Cícero Dantas, Eric Land, Buscapé Arreio de Ouro, Edigar Mão Branca, Cacau com Leite, Lucas Love e Forró Capim Santo. O encontro está marcado para o dia 25 de maio de 2024, no Sítio Novo em Brumado, Bahia.


Professores das Universidades Estaduais da Bahia e servidores públicos aderem à paralisação por reajuste salarial

Professores das Universidades Estaduais da Bahia e servidores públicos aderem à paralisação por reajuste salarial
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) unem-se em uma paralisação de 24 horas em todo o estado. A iniciativa, que também conta com a adesão da Frente Única de Servidores Públicos Baianos, tem como objetivo principal pressionar o governo estadual pela abertura imediata da mesa de negociação para reajuste salarial. A manifestação terá seu ponto de partida às 9 horas, com concentração em frente à Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Este movimento surge em resposta às preocupações crescentes sobre as condições salariais dos servidores públicos, que, segundo os manifestantes, enfrentam uma situação de perdas acumuladas desde 2015 devido à ausência de reposição inflacionária anual. Uma das principais demandas apresentadas pela Frente Única de Servidores Públicos é a revisão salarial para mitigar essas perdas. Para algumas categorias, essa defasagem representa uma redução significativa no poder de compra dos salários, chegando a cerca de 50%. Além das questões salariais, os sindicatos denunciam uma série de outros problemas enfrentados pelos servidores públicos, incluindo ataques aos direitos trabalhistas, medidas que afetam o Planserv (plano de saúde dos servidores estaduais) e a falta de atualização no valor do vale refeição, entre outros.


Bahia tem 80 casos confirmados da Febre Oropouche

Bahia tem 80 casos confirmados da Febre Oropouche
Foto - Divulgação / Sesab

Com a confirmação de 80 casos da Febre Oropouche na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença. Técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado estão fazendo a captura do vetor, o mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, para identificar se os animais estão infectados. Esse trabalho busca compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, aponta que desde o primeiro caso confirmado, a Sesab ficou em alerta. “Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma. Ainda segundo Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma. Ela ainda destaca que ao aparecer qualquer sintoma, a pessoa deve buscar uma unidade de saúde. Casos: Ao todo foram confirmados 80 casos de Febre Oropouche na Bahia em residentes dos municípios de Amargosa (3), Camamu (1), Gandu (3), Ibirapitanga (1), Ituberá (1), Jaguaripe (1), Laje (14), Maragogipe (1), Mutuípe (2), Piraí do Norte (1), Presidente Tancredo Neves (9), Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4), Taperoá (4), Teolandia (23) e Valença (10).


RHI Magnesita investe mais de R$ 500 milhões na construção de forno rotativo em Brumado

RHI Magnesita investe mais de R$ 500 milhões na construção de forno rotativo em Brumado
Foto - Divulgação

A RHI Magnesita, líder mundial no segmento de refratários, está em processo final de construção do seu maior forno rotativo do mundo, localizado em sua unidade de mineração em Brumado (BA). Com um investimento de R$ 541 milhões, a companhia pretende ampliar a oferta de produtos ao mercado, tornando-se a empresa produtora de matéria-prima mais competitiva do mercado global. O forno tem uma extensão de 152 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, com capacidade produtiva para 140.000 toneladas por ano. Foram mais de 1 milhão de homem/horas trabalhadas na obra, sem acidentes com afastamento entre os colaboradores envolvidos, incluindo próprios e terceiros. O início da operação assistida do forno está previsto para abril de 2024, com etapas de ampliação do processo produtivo à medida que a operação é estabilizada. De acordo com o presidente da RHI Magnesita para a América do Sul, Wagner Sampaio, o investimento demonstra a importância da unidade para a empresa, mas, principalmente, o quanto a RHI Magnesita acredita no Brasil, na Bahia e em Brumado. “Esse é o maior investimento já realizado na história da companhia. Além da redução dos custos operacionais, desenvolveremos produtos intermediários de sínter magnesiano, com diferenciais para o mercado internacional. Este movimento também fortalece nossa estratégia local to local, nos deixando ainda mais preparados para a demanda local, com alta qualidade, agilidade, confiabilidade de fornecimento e sobretudo, menores impactos no meio ambiente”, explica. A intenção da companhia é transformar a unidade de Brumado (BA) em um dos principais fornecedores de sínter magnesiano do mundo – um Hub de matéria-prima. Com o forno rotativo em plena atividade, a expectativa é aumentar a produtividade de Brumado em mais de 25%, ampliando também todo seu potencial. “O processo produtivo se tornará mais sustentável, pois teremos um maior aproveitamento do minério, evitando rejeitos”, comemora Sampaio.


Bahia apresenta seu potencial em fruticultura para investidores nacionais e internacionais na Fruit Attraction 2024

Bahia apresenta seu potencial em fruticultura para investidores nacionais e internacionais na Fruit Attraction 2024
Foto - Sarah Matos / ASCOM / SDR

A maior feira de fruticultura da América Latina começou nesta terça-feira, 16, em São Paulo, e a agricultura familiar da Bahia está marcando presença, levando a diversidade da sua produção para mais de 200 expositores nacionais e internacionais. Neste primeiro dia de evento, o destaque foi o Fruit Fórum, onde as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) apresentaram seus potenciais de produção, comercialização e exportação. O titular da SDR, Osni Cardoso, fez uma palestra que destacou o compromisso e responsabilidade do Governo do Estado com a produção no campo, desde a base até as prateleiras.   


Regularize a sua situação eleitoral e vote nas Eleições 2024

Regularize a sua situação eleitoral e vote nas Eleições 2024
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Faltam menos de seis meses para as Eleições Municipais 2024. Então, a eleitora ou o eleitor que quiser votar e que estiver com pendências com a Justiça Eleitoral deve regularizar a sua situação eleitoral até o dia 8 de maio, que é também o prazo final para solicitar transferência de domicílio e atualizar os dados cadastrais, entre outros procedimentos. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para o pleito. Segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da votação. O primeiro turno das eleições deste ano ocorrerá no dia 6 de outubro.  Por isso, não deixe para regularizar a sua situação no último momento. No dia 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores escolherão nas urnas eletrônicas os ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Verifique desde já a sua situação eleitoral. Regularize as pendências e assegure a participação nas Eleições 2024.


Bahiagás expande sua atuação para o Sudoeste da Bahia e chegará até Brumado

Bahiagás expande sua atuação para o Sudoeste da Bahia e chegará até Brumado
Foto - Divulgação

A Bahiagás, empresa referência no fornecimento de gás natural na Bahia, está trazendo boas notícias para o Sudoeste do estado. Com sua expansão planejada, a empresa está se aproximando ainda mais dos lares, comércios e indústrias da região, trazendo consigo uma série de benefícios e oportunidades. Mas o que isso significa para os moradores e empresários do Sudoeste da Bahia? Significa acesso facilitado ao gás natural, uma fonte de energia limpa, eficiente e versátil, que pode ser utilizada tanto para o uso doméstico quanto para o impulsionamento de negócios locais. Com a chegada da Bahiagás, os benefícios são diversos: Gás natural canalizado disponível para a sua casa ou negócio; GNV em postos do sudoeste baiano;  Apoio para o crescimento da indústria no interior da Bahia. As cidades que serão beneficiadas com essa expansão incluem Aiquara, Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Iramaia, Itagi, Itagibá, Jequié, Lafaiete Coutinho e Maracás, Tanhaçu, proporcionando a essas comunidades acesso a uma energia mais limpa e eficiente.


1ª Copa Brahma de Futsal promete agitar Brumado com estreia de grandes times

1ª Copa Brahma de Futsal promete agitar Brumado com estreia de grandes times
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A cidade de Brumado está prestes a ser palco de uma verdadeira festa do futsal, com a chegada da 1ª Copa Brahma de Futsal. O Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro será o epicentro das emoções, com uma programação repleta de jogos emocionantes e um show imperdível para encerrar as noites. A bola vai rolar nesta quinta-feira, dia 18 de abril, a partir das 19h30, com um duelo de titãs entre Art Ferro, de Aracatu, e São Félix, de Brumado. Em seguida, os torcedores poderão acompanhar o embate entre Laricas, representando Brumado, e Poeirão, de Ituaçu. Mas as emoções não param por aí! Na sexta-feira, dia 19 de abril, a partir do mesmo horário, o público poderá vibrar com mais dois jogos eletrizantes. O time da casa, Vitória de Brumado, enfrentará Dom Basílio, de Dom Basílio, enquanto União, também de Brumado, medirá forças contra Barra de Cimento, representando Rio de Contas. E para coroar as noites de esporte e competição, o talentoso Chris Pimenta promete agitar a plateia com um show imperdível. O evento, que promete atrair não só os aficionados pelo esporte, mas também os amantes de boa música, é organizado por Alecarlos Pires e realizado pela AESB.



INFORME PUBLICITÁRIO

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Se você está procurando economizar nas compras do mês, não perca a oportunidade de conferir as promoções da Quarta Econômica no Disbahia Supermercado. Somente hoje, oferecemos descontos especiais em diversos produtos! Com uma grande variedade de produtos, desde alimentos frescos até produtos de limpeza, você certamente encontrará tudo o que precisa em nosso supermercado. E não se preocupe em gastar muito, pois nossas promoções foram feitas especialmente para ajudar você a economizar! Não perca tempo e venha nos visitar! Estamos localizados na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 77 3441-3070. E lembre-se, o Disbahia Supermercado é um orgulhoso membro da Rede 7 de supermercados, oferecendo sempre os melhores produtos e preços para você!


Bahia vence o Fluminense pela 2ª rodada do Brasileirão

Bahia vence o Fluminense pela 2ª rodada do Brasileirão
Foto - Letícia Martins / E.C Bahia

O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A em 2024, nesta terça (14), na Arena Fonte Nova. Na próxima rodada, o Esquadrão joga o clássico Bavi contra o Vitória, no domingo (21), às 16h, no Barradão. A partida começou movimentada. Aos 3 minutos, o Fluminense abriu o marcador com German Cano. Aos 7, Cuesta exigiu uma grande defesa do goleiro Fábio. Aos 16 minutos, o jogo foi interrompido por conta das condições do gramado diante da forte chuva que cai na capital. Após quase uma hora, e duas avaliações, a partida foi retomada. Aos 33, Ademir obrigou o goleiro do Fluminense a mais uma grande defesa. O gol de empate veio um minuto depois. Caio Alexandre limpou a marcação e chutou com efeito para fazer um golaço. O Esquadrão ainda criou mais oportunidades, mas as duas equipes foram para o intervalo com igualdade no placar. No segundo tempo, o Bahia voltou criando chances. Aos 16, Cauly recebeu de Jean Lucas, fez uma jogada espetacular e virou o placar para o Bahia: 2 a 1. O Esquadrão manteve o domínio da partida e ainda criou mais oportunidades de ampliar o marcador. No fim, o placar foi mantido e o Esquadrão garantiu os primeiros três pontos na competição para festa da nação.  


Davi é o vencedor do BBB 2024

Davi é o vencedor do BBB 2024
Foto - Reprodução / TV Globo

O motorista de aplicativos Davi surpreendeu o Brasil ao conquistar o título de grande campeão da 24ª edição do Big Brother Brasil, com uma expressiva média de 60,52% dos votos para vencer. Aos 21 anos, o baiano entrou no reality com um objetivo claro e nobre: estabilizar a vida financeira de sua família e realizar o sonho de cursar Medicina. Em uma jornada marcada pela autenticidade e determinação, Davi não buscava fama ou publicidade, mas sim a oportunidade de transformar a realidade de sua família. Em suas próprias palavras, "Sonhar é de graça. Na vida a gente tem que tentar". Antes mesmo de adentrar a casa mais vigiada do Brasil, Davi já revelava suas motivações e objetivos. Em uma entrevista ao gshow, ele compartilhou seu desejo de se tornar médico e proporcionar orgulho à sua mãe, destacando a importância de perseguir os sonhos e lutar por eles. Com uma trajetória marcada pela determinação, o vencedor do BBB 24 inspira não apenas pela sua vitória no programa, mas também pela sua história de superação e perseverança. Davi representa não apenas um campeão, mas também um exemplo de como os sonhos podem ser alcançados com dedicação e esforço.


Dólar fecha em R$ 5,27 nesta terça-feira (16/04)

Dólar fecha em R$ 5,27 nesta terça-feira (16/04)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em mais um dia de nervosismo no mercado financeiro, o dólar fechou no maior valor em 13 meses, chegando a aproximar-se de R$ 5,30 nos piores momentos. A bolsa de valores caiu pela quinta vez seguida e atingiu o menor nível desde novembro do ano passado. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (16) vendido a R$ 5,27, com alta de R$ 0,08 (+1,64%). A cotação abriu em R$ 5,21 e subiu ao longo de toda a sessão. Na máxima do dia, por volta das 12h, chegou a R$ 5,28. Esta foi a quinta alta consecutiva da moeda norte-americana, que fechou no valor mais alto desde 23 de março do ano passado. Apenas nos últimos cinco dias, a divisa subiu 5,23%, sem que o Banco Central tenha intervindo no câmbio por meio de operações de swap(venda de dólares no mercado futuro). No mercado de ações, o dia também foi tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 124.389 pontos, com queda de 0,75%. O indicador está no patamar mais baixo desde 13 de novembro. Em 2024, o índice recua 7,3%. Tanto fatores domésticos como internacionais afetaram o mercado financeiro nesta terça-feira. No cenário interno, a mudança da meta fiscal para 2025, com a manutenção do déficit primário zero em vez de superávit primário de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, foi mal recebida pelos investidores. Os principais fatores que provocaram turbulências, no entanto, são externos. O agravamento das tensões entre Irã e Israel e o aquecimento da economia norte-americana fizeram o dólar subir em todo o planeta. Embora a construção de moradias nos Estados Unidos tenha desacelerado, novas falas do presidente do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano), Jerome Powell, criaram tumulto. Nesta terça, ele disse que os dados recentes de inflação diminuem a confiança de o Fed começar o corte de juros.


Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga; que segue para a Câmara

Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga; que segue para a Câmara
Foto - Waldemir Barreto / Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC sobre drogas (PEC 45/2023). Foram 53 votos a favor e 9 contrários na votação em primeiro turno. Em seguida, houve acordo para votação em segundo turno sem a discussão em mais três sessões deliberativas. O placar em segundo turno ficou em 52 a 9. A proposta de emenda à Constituição segue para a Câmara dos Deputados. O texto aprovado insere no art. 5º da Constituição Federal a determinação de que é crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente “sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. A PEC é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. — A proposta de emenda à Constituição prevê a criminalização do porte e posse de substância ilícita entorpecente (que são aquelas ditas pela administração pública como tais) e faz a ressalva da impossibilidade da privação da liberdade do porte para uso; ou seja, o usuário não será, jamais, penalizado com o encarceramento, não há essa hipótese. O usuário não pode ser criminalizado por ser dependente químico; a criminalização está no porte de uma substância, tida como ilícita, que é absolutamente nociva por sua própria existência — afirmou Pacheco. O texto aprovado, de acordo com acréscimo do relator, o senador Efraim Filho (União-PB), também obriga que seja observada a distinção entre traficante e usuário “por todas as circunstâncias fáticas do caso concreto, [sendo] aplicáveis ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência”, em consonância com a Lei de Entorpecentes (Lei 11.343, de 2006). Na opinião do relator, as drogas impactam a saúde pública, ao aumentarem o consumo e a dependência química, e a segurança pública, fortalecendo o tráfico e financiando o crime organizado. — É o Senado e o Parlamento reforçando suas prerrogativas em um tema que impacta a vida da família, da sociedade e da nação brasileira. A sociedade brasileira não quer a descriminalização — disse Efraim. A Lei de Entorpecentes teve origem em projeto do Senado de 2002, que teve sua aprovação finalizada em 2006, sendo sancionada em agosto daquele ano, no primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.



23ª edição da Operação Força Total intensifica policiamento em toda Bahia

23ª edição da Operação Força Total intensifica policiamento em toda Bahia
Foto - Divulgação / SSP-BA

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), as equipes da Polícia militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo, inclusive do administrativo, durante a 23ª edição da Operação Força Total, nos 417 municípios baianos. O reforço conta com a utilização de toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones. Ao longo do dia serão realizadas abordagens preventivas com o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça. Nas últimas 22 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 485 armas de fogo, 782 prisões em flagrante e cumprimento de 335 mandados de prisão em todo o estado.


SESI Sudoeste atende mais de 80 empresas em Guanambi com serviços de SST

SESI Sudoeste atende mais de 80 empresas em Guanambi com serviços de SST
Foto - Divulgação

Com 15 anos de atuação no Sudoeste do estado, o Serviço Social da Indústria - SESI Bahia está iniciando a construção de uma escola em Guanambi e já atende cerca de 80 empresas industriais do município e de cidades do entorno com serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A gerente do SESI Sudoeste, Antônia Bizerra, explica que a instituição apoia as empresas com um programa customizado de Gestão em SST, contemplando medicina ocupacional, consultas e exames sob demanda, consultorias e treinamentos em Normas Regulamentadoras, além de diversos serviços na área de Promoção da Saúde como Alimentação Saudável, Imunização, Ginástica Laboral, Massoterapia e diversas campanhas educativas sobre a Saúde Integral do Trabalhador. “Destacamos também a plataforma INFO SESI VIVA+ que, por meio de indicadores, possibilita às empresas uma gestão mais eficiente de SST”, acrescenta. Proprietário da Imba Indústria Química da Bahia e diretor da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Ademilton Fraga conta que já tem o SESI Bahia como parceiro, tanto na associação como em sua empresa, que tem 18 colaboradores. “A gente sabe que o SESI tem um serviço diferenciado. Todos os empresários que conhecem e são atendidos pela instituição falam bem”, elogia. Fraga ressalta que, apesar de bem avaliado, o SESI ainda não é conhecido por parte dos empresários locais que, sem conhecimento, imaginam que estes têm custos altos, o que não corresponde à realidade. “Os valores estipulados pelo SESI estão abaixo de muitas outras empresas do mercado. O empresariado precisa conhecer melhor”, pontua. Já Ariston Júnior, presidente da BR Côco, destaca que o SESI Bahia tem um atendimento diferenciado. “A gente tem uma parceria muito boa com o SESI, pois eles têm mais serviços do que outras empresas e preços bastante acessíveis. Além disso, a equipe acompanha, faz visitas, apresenta uma série de possibilidades e benefícios”, afirma.


Bahia e Fluminense abrem 2ª rodada do Brasileirão Betano nesta terça

Bahia e Fluminense abrem 2ª rodada do Brasileirão Betano nesta terça
Foto - Divulgação

O Bahia recebe o Fluminense na noite desta terça-feira (16) pelo jogo de abertura da segunda rodada do Brasileirão Betano 2024. O duelo de tricolores, que buscam a primeira vitória na competição, está marcado para às 21h30, na Arena Fonte Nova. Os cariocas empataram em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino no Maracanã, enquanto o Bahia foi derrotado por 2 a 1 pelo Internacional no Beira-Rio. A quarta-feira (17) terá sete partidas. Às 19h, o Red Bull Bragantino enfrenta o Vasco, no Nabi Abi Chedid, e o Grêmio encara o Athletico-PR, na Arena do Grêmio. Às 20h, serão quatro confrontos: Juventude x Corinthians, no Alfredo Jaconi; Fortaleza x Cruzeiro, na Arena Castelão; Atlético-MG x Criciúma, na Arena MRV; e Palmeiras x Internacional, na Arena Barueri. Às 21h30, entram em campo Flamengo e São Paulo, no Maracanã.


Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade

Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade
Foto - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade têm condições satisfatórias de conectividade, apesar de o acesso à internet estar perto da universalização no país. Outros 33% da população estão no nível mais baixo do índice que mede a conectividade significativa no país (de 0 a 2 pontos) e 24% ocupam a faixa de 3 a 4 pontos. Os índices são mais baixos entre pretos e pardos, nas classes D e E, nas regiões Norte e Nordeste e nas cidades menores. Os dados estão no estudo inédito Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil, lançado nesta terça-feira (16) pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo mediu a qualidade e efetividade do acesso da população às tecnologias digitais a partir de variáveis como custo da conexão, uso diversificado de dispositivos, tipo e velocidade de conexão e frequência de uso da internet. A partir dessas variáveis, foram estabelecidos diferentes níveis de conectividade significativa, o que resultou numa escala de 0 a 9, na qual o score zero indica ausência de todas as características aferidas, enquanto o nove denota a presença de todas elas. Apesar de 84% da população do Brasil já ser usuária de internet, as condições desse acesso são bastante desiguais, na avaliação de Graziela Castello, coordenadora de estudos setoriais no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), e responsável pelo levantamento.


Homem é abordado por infração de trânsito e acaba preso pela PRF em Vitória da Conquista

Homem é abordado por infração de trânsito e acaba preso pela PRF em Vitória da Conquista
Foto - Divulgação / PRF-BA

Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde do último domingo (14), um caminhoneiro que tinha um mandado de prisão em aberto. A ação aconteceu no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Era por volta das 15 horas quando os policiais abordaram um caminhão Scania/R 440 devido à utilização de películas em desconformidade com o CTB. No decorrer da fiscalização, em consulta aos sistemas de segurança, a equipe constatou que o homem tinha um mandado de prisão emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Diante dos fatos o homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas cabíveis.


Ivana Bastos e Djalma Anjos garantem asfalto de Jurema (Ibipitanga) a Mercês em Novo Horizonte

Ivana Bastos e Djalma Anjos garantem asfalto de Jurema (Ibipitanga) a Mercês em Novo Horizonte
Foto - Divulgação

Após intensos esforços da deputada Ivana Bastos, do prefeito Djalma Anjos, do governador foi publicado no Diário Oficial do Estado o resultado da licitação para a execução das obras de asfaltamento no trecho que liga o distrito de Jurema, em Ibipitanga, ao distrito de Mercês, em Novo Horizonte, totalizando uma extensão de 5,90 km. A Comissão Permanente de Licitação divulgou o resultado da Fase de Habilitação, onde a empresa Queiroz Pimentel Engenharia Ltda foi classificada em primeiro lugar e habilitada para a execução do projeto. “O asfaltamento desse trecho não apenas facilitará o deslocamento de moradores e visitantes, mas também promoverá o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas. Estamos muito satisfeitos em ver esse projeto avançando, disse a deputada”.  


Tanque Novo: estudantes de nível fundamental visitam Fórum da Comarca

Tanque Novo: estudantes de nível fundamental visitam Fórum da Comarca
Foto - Divulgação / TJ-BA

O?Fórum da Comarca de Tanque Novo recebeu, no dia 12 de abril, estudantes do 4º ano do Complexo Educacional Professor Gilberto Magalhães Alves e da Escola Municipal Teotônio Marques. A visita, solicitada pelas instituições de ensino, teve como objetivo proporcionar aos alunos um contato direto com o ambiente jurídico e educá-los sobre a importância do Poder Judiciário na sociedade.?Durante a visita, o Diretor da Vara de Jurisdição Plena da Comarca, Juiz Diego Góes Lima, palestrou sobre a divisão de Poderes do Estado, com foco no Poder Judiciário e seu papel na manutenção da ordem social e na garantia dos direitos dos cidadãos. “É muito importante que, desde cedo, as crianças e os adolescentes tenham acesso a informações sobre o ambiente jurídico e suas funções. Isso ajuda a combater a desinformação e permite que tenham uma compreensão mais realista das instituições do Estado e de seus papéis na sociedade”, disse o Magistrado.?Além disso, as crianças puderam conhecer as instalações da unidade, inaugurada em 18 de janeiro deste ano, como também fizeram perguntas sobre os direitos da criança e do adolescente. 


Mutirão de Saúde Brumado: novas vagas para cirurgias eletivas são liberadas

Mutirão de Saúde Brumado: novas vagas para cirurgias eletivas são liberadas
Foto - Divulgação

O Mutirão Saúde em Ação Brumado continua e vem promovendo um grande cuidado com a saúde do brumadense. Mais de 18 mil procedimentos já foram realizados, desde que o Mutirão começou – em janeiro deste ano – e agora novas vagas para cirurgias eletivas foram liberadas. As cirurgias eletivas são para as áreas de Hernioplastia (inguinal, umbilical e epigástrica), Colecistectomia (pedra na vesícula) e Histerectomia (retirada do útero). A triagem com médico cirurgião, que antecede as cirurgias, será realizada na segunda quinzena de maio. Para conseguir uma vaga é necessário fazer um cadastro em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde de Brumado. Além das cirurgias eletivas, o tratamento de varizes também tem vagas disponíveis. O Mutirão de Saúde deve realizar, ao todo, mais de 26 mil procedimentos. A mega oferta de serviços é uma forma da Prefeitura acabar com as filas de espera em áreas bastante procuradas pela população, além de promover e garantir mais qualidade de vida.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais