Brumado: Como participar da Semana Brasil? A CDL tira as duas dúvidas

Brumado: Como participar da Semana Brasil? A CDL tira as duas dúvidas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) explica como o empreendedor brumadense deve fazer para participar da semana do Brasil: acesse o site: www.participesemanadobrasil.com.br, baixe o visual da campanha, planeje sua estratégia de vendas. Maiores informações na CDL de Brumado.


Início das atividades da Bamin movimenta economicamente o sudoeste da Bahia

Início das atividades da Bamin movimenta economicamente  o sudoeste da Bahia
Foto - Divulgação / Bamin

Mais de 30 mil toneladas de minério de ferro são destinados ao mercado interno do país com atividade da Bahia Mineração (Bamin). A empresa iniciou no último dia 17 de agosto  o embarque da primeira carga do minério que corresponde ao  seu projeto para produção e comercialização em pequena escala. De acordo com informações do Correio da Bahia, o processo de escoamento do minério será feito pela ferrovia da VLI Logística, após o carregamento dos vagões no terminal da Bamin, em Licínio de Almeida. De lá, o minério segue para Minas Gerais. Ao todo, são 15 embarques para completar o transporte de 35 mil toneladas para o mercado interno. Com a operação inicial em pequena escala, a companhia prevê produzir e comercializar 800 mil toneladas/ano de minério de seu projeto Pedra de Ferro, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões. Para a Bamin, a produção em pequena escala é estratégica para a viabilização do projeto completo da Mina Pedra de Ferro, que terá produção de 18 milhões de toneladas de minério por ano, com movimentação de sua carga pela Fiol e Porto Sul. O início das atividades da Bamin deve movimentar economicamente não só o sudoeste da Bahia, mas também o estado como um todo.


PMGO apreende mais de 1 tonelada de entorpecentes; Brumadense de 19 anos está envolvido

PMGO apreende mais de 1 tonelada de entorpecentes; Brumadense de 19 anos está envolvido
Foto - Dilvugação / PMGO

Em ação conjunta entre CPE JATAÍ, CPE RIO VERDE, PRF E PC do MATO GROSSO DO SUL, as forças policias conseguiram localizar um carregamento de drogas, que estava em um veículo Chevrolet/Tracker na região de Chapadão do Céu e Chapadão do Sul. Foram aprendida mais de uma tonelada de drogas. O veículo era roubado e foi recuperado. Um veículo que fazia  escolta da droga, também foi aprendido. Dois homens  foram presos e um menor apreendido (possuem 49, 19 e 17 anos). Todos  possuem passagem por trafico de drogas e outros crimes. O homem de 19 anos é natural de Brumado e mjá tem diversas passagens pela polícia. Além de mais de uma tonelada de maconha, ainda foram apreendidos, 29 kilos de “skunk”, 3kg de “haxixe” e além de 726 reais em espécie. Diante dos fatos, os autores, veículos, objetos e substâncias apreendidas, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul.


Série B: Vitória fica fica no 0 a 0 com o Náutico

Série B: Vitória fica fica no 0 a 0 com o Náutico
Foto - Divulgação / E.C. Vitória

O Vitória amargou o empate por 0 a 0 com o Náutico, na noite desta quarta-feira (19) no Estádio Barradão. Com o resultado, o rubro-negro alcança 6 pontos ganhos e está na sétima colocação. Aos 20 minutos do primeiro tempo, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Léo Ceará foi lançado pelo lateral Carleto, dominou a bola no peito e tocou para as redes. O assistente Johnny Barros de Oliveira induziu ao erro o experiente árbitro catarinense Heber Roberto Lopes invalidando o gol. Foi um jogo com poucas emoções e chances de gols. As melhores foram do Vitória. O próximo jogo do rubro-negro baiano será sábado (22) contra o CRB, às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), válido pela quinta rodada.


Conclusão da primeira etapa do Gasoduto que levará gás natural para Brumado entra em licitação

Conclusão da primeira etapa do Gasoduto que levará gás natural para Brumado entra em licitação
Foto - Dilvugação

Mais uma etapa para a conclusão do gasoduto sudoeste foi iniciada. Foi publicado no Diário Oficial do último sábado (15), o aviso de licitação para contratação de empresa especializada para a finalização do primeiro trecho, de Itagibá a Jequié. O projeto de construção do duto de distribuição de Gás Natural do Sudoeste (Gás Sudoeste) faz parte da estratégia de ampliação do mercado de gás no estado. De acordo com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), o Gás Sudoeste será o maior duto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do país, com extensão prevista de 306 km, em 10 polegadas de diâmetro, interligando os municípios de Itagibá e Brumado, passando por Jequié e Maracás, entre outros. O empreendimento está estimado no valor total de cerca de R$ 372 milhões, contabilizando as três etapas da obra. Essa licitação tem o objetivo de concluir os 13km que faltaram da primeira etapa, que tem um total de 73 km. A Companhia já licitou o segundo trecho, que vai de Jequié a Maracás, o que corresponde a 77 quilômetros. O duto passará por 12 municípios, mas vai gerar impacto direto em 15 cidades da região. Como parte do projeto Gás Sudoeste, está sendo construída, desde maio, uma Estação de Transferência de Custódia (ETC) no município de Itagibá. Esta estação será uma espécie de porta de entrada do gás natural, para que a Bahiagás consiga distribuir o energético para a região Sudoeste. Esta etapa da obra tem previsão de conclusão em maio de 2021.


PT de Brumado lança Programa de Governo Participativo

PT de Brumado lança Programa de Governo Participativo
Foto - Divulgação

A pré-candidatura de Zé Ribeiro a prefeito de Brumado reuniu no lançamento do seu Programo e Governo Participativo (PGP), nesta quarta-feira (19), três secretários estaduais do Governo Rui Costa, dirigentes do PT nacional, estadual e municipal, deputados federais e estadual, lideranças regional e pré-candidatos à Câmara Municipal. Com o evento realizado virtualmente para iniciar o trabalho de ouvir os pleitos da população brumadense que serão norteadores do programa de governo, o prefeiturável mostrou a força do seu apoio político, como destacou o deputado federal Waldenor Pereira, principal articulador do lançamento. Segundo ele, Zé Ribeiro mostrou que tem o apoio do governador Rui Costa, através da presença dos seus secretários estaduais Nelson Pelegrino (Desenvolvimento Urbano), Josias Gomes (Desenvolvimento Rural) e Walter Pinheiro (Planejamento), e da direção nacional do PT, com a participação e pronunciamento do secretário nacional, deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). O dirigente nacional petista foi o primeiro a expressar o seu entusiasmo com a pré-campanha de Zé Ribeiro e o lançamento do PGP: “Vamos com muita alegria para a disputa, com vontade de fazer uma campanha de cabeça erguida pelo legado do nosso governo, com Lula e Dilma presidentes, e com o sucesso do governador Rui Costa, que tem feito um governo competente”, exaltou Teixeira. “Nós todos temos orgulho de apresentar o seu nome, Zé Ribeiro, para disputar a prefeitura de Brumado e dizer aos brumadenses da qualidade da sua pré-candidatura, das suas qualidades de homem político ficha limpa, que tem compromisso social, decência e dignidade”, destacou Waldenor.  Cada secretário falou das ações e programas do Governo Rui Costa que beneficiam o município e, segundo eles, poderão ser ampliados com as iniciativas de Zé Ribeiro na gestão municipal. O lançamento contou também com a participação do deputado federal Afonso Florence, do deputado estadual Zé Raimundo e do presidente do PT Estadual, Éden Valadares, além de lideranças locais de projeção estadual como o ex-vice-governador, Edmundo Pereira e a suplente de senadora Marizete Pereira, vereadores e pré-candidatos à Câmara Municipal.


Covid-19: Oitava morte é confirmada em Brumado

Covid-19: Oitava morte é confirmada em Brumado

Nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2020, o município de Brumado registra 674 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 3.353 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 8 óbitos, 65 pacientes em tratamento e 601 recuperados. No momento, 101 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.213 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Segundo a secretaria de Saúde a oitava vítima era um homem de 75 anos que tinha problemas cardíacos, ele veio a óbito no último dia 15/08 em Vitória da Conquista.


Em entrevista Fabrício diz que Brumado não aguenta mais sofrer na central de marcação e sem empregos

Em entrevista Fabrício diz que Brumado não aguenta mais sofrer na central de marcação e sem empregos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

 

Nesta quarta-feira (19) o Radialista Carlos Silva recebeu nos estúdios da Rádio Cidade Web o pré-candidato a Prefeito de Brumado pelo Democratas Fabrício Abrantes.
Logo no início da entrevista Kaká perguntou sobre as articulações entre os nomes da oposição e Fabrício declarou que é natural que cada pré-candidato busque seu espaço, mas que com a chegada da reta final da pré-campanha os grupos de oposição deverão unir forças para vencer as eleições. "Eu tenho conversado com todos os pré-candidatos da oposição e sinto que apesar de ideias diferentes sobre determinados assuntos, a necessidade de mudança é um ponto em comum que certamente unirá as forças de oposição."  afirmou Fabrício.
Ao ser questionado sobre os problemas que o Município enfrenta atualmente  Fabrício foi enfático ao dizer que embora existam muitos pontos que precisam ser melhorados, a situação da saúde e a falta de empregos são emergenciais. "Não dá mais para aceitar que a população que mais precisa, seja maltratada em filas e precise aguardar meses por exames ou procedimentos simples. É por isso que reafirmo meu compromisso com a Medicina Preventiva e com a atenção básica, principalmente na zona rural que está totalmente abandonada." Quando o assuntos foi o desenvolvimento econômico Fabrício falou sobre a necessidade de melhorar o diálogo com a iniciativa privada e disse que é inaceitável a inércia da gestão pública diante da falta de empregos. "Meu governo terá ações efetivas como a criação de cursos técnicos oferecendo capacitação a quem precisa apenas de um oprtunidade para conseguir o seu sustento. Chega de um governo que fecha o olhos para isso." Concluiu Fabrício.


Caminhões colidem entre Botuporã a Tanque Novo; motoristas tiveram ferimentos leves

Caminhões colidem entre Botuporã a Tanque Novo; motoristas tiveram ferimentos leves
Foto - Natal Brandão / Arquivo pessoal

Na manhã desta quarta-feira (19), uma colisão envolvendo dois caminhões foi registrada na  BA-156, trecho entre Botuporã a Tanque Novo. De acordo com informações da Polícia Militar passadas ao G1, os motoristas dos dois veículos tiveram apenas escoriações. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizaram o atendimento no local e os condutores passam bem. Não há informações sobre as circunstâncias da batida. Os caminhões ficaram destruídos. Um dos veículos, que transportava telhas, tombou e a carga ficou espalhada pela via.


Apostador de Brumado acerta 14 resultados na Loteca e ganha R$ 331 mil reais

Apostador de Brumado acerta 14 resultados na Loteca e ganha R$ 331 mil reais
Foto - Divulgação

Em  sorteio realizado na última segunda-feira (17),  em São Paulo, uma aposta feita em Brumado acertou 14 jogos e ganhou R$ 331 mil do prêmio principal da Loteca. Segundo informações do Só Notícias, o apostador acertou 14 resultados de jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Além das apostas feitas em Brumado, outras duas, feitas em Sorriso (MT) e Canoas (RS), também foram contempladas. Cada apostador receberá R$ 331 mil.


Deputado Marquinho Viana visita povoado de Pé do Morro, em Barra da Estiva, com apoiadores

Deputado Marquinho Viana visita povoado de Pé do Morro, em Barra da Estiva, com apoiadores
Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB) esteve nesta segunda-feira (17) no povoado de Pé do Morro, em Barra da Estiva, onde recebeu o apoio de Ronaldão e Dé, com a presença de diversos outros apoiadores, ao pré-candidato a prefeito do município, Bico.


Aracatu: Colírios para os pacientes com Glaucoma serão entregues no dia 02 de setembro

Aracatu: Colírios para os pacientes com Glaucoma serão entregues no dia 02 de setembro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Aracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Informa que no próximo dia 02 de setembro, das 07h30 às 13h,  a equipe do Instituto da Visão da Bahia estará fazendo a entrega dos colírios para os pacientes com Glaucoma. Serão atendidos os pacientes que se encontram nos seguintes critérios: Ter idade igual ou superior à 40 anos; Ter sido cadastrado até maio de 2017. A entrega dos colírios será realizada no Centro de Saúde. Caso não seja possível a presença do paciente, um familiar poderá fazer a retirada.


RHI Magnesita vai investir R$180 milhões na construção de forno rotativo em Brumado

RHI Magnesita vai investir R$180 milhões na construção de forno rotativo em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em um ano desafiador para a economia mundial, a RHI Magnesita, empresa líder global em soluções refratárias, anuncia o investimento de R$ 180 milhões (€ 30mihões) na construção de um forno rotativo em sua unidade de mineração em Brumado (BA). O projeto faz parte do plano estratégico da companhia, que a partir de sua conclusão poderá ampliar a oferta de produtos ao mercado e tornará a empresa a produtora da matéria-prima mais competitiva do mercado global. “Com o novo processo a ser implantado a partir do forno rotativo, além da redução nos custos operacionais, teremos maior flexibilidade, desenvolveremos  um novo portfólio de matérias primas , além das disponíveis hoje no mercado, incluindo sínteres nobres e com custo bastante competitivo no mercado internacional”, explica Francisco Carrara, Presidente da RHI Magnesita no Brasil e America do Sul.

RHI Magnesita vai investir R$180 milhões na construção de forno rotativo em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O impacto na produtividade também é positivo. “Com a implantação da nova tecnologia, nossa expectativa é possibilitar um aumento em nossa produção da unidade de Brumado em mais de 30%, pois o forno está projetado para 140.000 T/ano. Se analisarmos somente os dados de produção da matéria prima proveniente da Mina de Pedra Preta, o aumento poderá chegar a 100%, ou seja, dobrar a produção” explica Carrara. As obras de construção do novo forno vão movimentar a economia de Brumado. A expectativa é de que no pico, aproximadamente 350 pessoas estejam atuando diretamente na execução do projeto, entre mão de obra local e externa. “Uma obra com essa magnitude gera oportunidades de empregos diretos e indiretos, mas também contribui para o comércio e os serviços do município e da região”, explica Francisco Carrara, Presidente da RHI Magnesita no Brasil e America do Sul. Mesmo durante a execução do projeto do novo forno rotativo, a operação da unidade de Brumado continua seguindo o plano de produção alinhado com a demanda do mercado. A estimativa é de que as obras sejam iniciadas ainda no segundo semestre e a produção das novas matérias-primas, no quarto trimestre de 2021.


Prefeito de Brumado foi notificado para comparecer na sessão onde ocorrerá leitura do relatório e votação da continuidade do processo de Impeachment

Prefeito de Brumado foi notificado para comparecer na sessão onde ocorrerá leitura do relatório e votação da continuidade do processo de Impeachment
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado, por meio de Mandado de Notificação/Intimação, informou ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e/ou seu procurador constituído nos autos, para que, querendo, compareça a sessão da Câmara de Vereadores  no dia 31 de agosto de 2020, as 18h30 min, para a leitura do relatório e votação a cerca do prosseguimento ou arquivamento da denúncia formulada em desfavor do Chefe do Executivo, conforme preconiza o Art. 5º,III, do Decreto de lei nº 201/67. Diante as medidas de prevenção contra a Pandemia da Covid-19,visando dar amplo acesso a participação do denunciado, seus procuradores e demais interessados, caso estes não queiram se fazer presente a sessão, fica disponibilizado, também, o link para acesso em ambiente virtual.


Monitor de Secas aponta leve aumento da área com seca na Bahia em julho

Monitor de Secas aponta leve aumento da área com seca na Bahia em julho
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Bahia houve grande variabilidade nas chuvas observadas nas diferentes regiões do estado no último mês. A área com seca total subiu levemente de 75,78% para 77,05% entre junho e julho. No extremo sul, surgiu uma área de seca fraca na divisa com o Espírito Santo em decorrência das precipitações abaixo da média nos últimos meses. Já no norte da Bahia, onde as chuvas foram acima da média e houve melhora nos indicadores, aconteceu um discreto recuo das secas fraca e moderada, o que resultou no aumento da área sem seca. Os impactos são de curto prazo no litoral sul e de longo prazo nas demais áreas. Sete estados registraram aumento das áreas com seca em relação a junho, devido às chuvas do último mês: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. Em outros quatro estados, o fenômeno teve redução: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No Distrito Federal, Ceará, Goiás e Sergipe a parcela do território com o fenômeno se manteve estável. Em termos de severidade, a seca não registrou mudanças significativas entre junho e julho nas 16 unidades da Federação monitoradas. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) é o órgão que atua no Monitor de Secas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 15 estados e no Distrito Federal a cada mês vencido.


Chegou a Brumado Rey Mototáxi com sorteio de R$ 500 todo mês

Chegou a Brumado Rey Mototáxi com sorteio de R$ 500 todo mês

Em Brumado você conta agora com os serviços de Rey Mototáxi, qualidade e segurança nas suas corridas. Além disso, cada corrida vale un cupom para concorrer a R$500, todo mês, com sorteio todo o dia 05. Rey Mototáxi funcionará a partir da próxima segunda-feira (17), das 06h as 20h. Telefone (77) 3441-5300 / 99700-5300.


Diretor da CDL fala sobre a participação de Brumado na 'Semana Brasil'

Diretor da CDL fala sobre a participação de Brumado na 'Semana Brasil'
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em entrevista ao Agora Sudoeste, o Diretor da CDL de Brumado, Orlando Gomes, falou sobre a Semana Brasil, campanha de incentivo as vendas que será realizada em nível nacional de 03 a 13 de setembro. "Essa campanha é uma iniciativa do Governo Federal, utilizando o espírito patriótico do dia 7 de setembro, em associação com incentivos e descontos para o consumidor". Orlando destacou ainda que as CDLs são responsáveis pela mobilização nos municípios e que os comerciantes locais estão preparando condições imperdíveis. “Como o dia dos pais deu uma aquecida, agora é a hora impulsionar com promoções atrativas após a reabertura do comércio. O objetivo no momento é a valorização do mercado local e retomada da emprego”, ressaltou Gomes.


Carro capota após pneu traseiro estourar na BA-148, em Dom Basílio

Carro capota após pneu traseiro estourar na BA-148, em Dom Basílio
Foto - Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (19), um automóvel capotou na BA-148, em Dom Basílio. O carro era ocupado por um casal, que teve ferimentos leves e não correm risco de morte. De acordo com informações do motorista, ele perdeu o controle da direção do veículo depois que o pneu traseiro estourou, após passar  sobre um  pedaço de pneu recondicionado que estava na pista. Um guincho é aguardo para retirar o veículo do local.


Deve ter início em setembro teste com vacina da Johnson em baianos voluntários de 18 a 60 anos

Deve ter início em setembro teste com vacina da Johnson em baianos voluntários de 18 a 60 anos
Foto - Dilvugação

A Bahia receberá vacina desenvolvida pela Janssen, unidade farmacêutica belga da multinacional Johnson & Johnson, que deve começar a ser testada já no mês que vem. De acordo com informações do Correio da Bahia, para que a nova candidata a escudo contra o vírus causador da covid-19 entre nessa fase experimental, depende apenas da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde responsável que avalia pesquisas científicas.   A potencial imunização já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que encaminha o começo da realização dos testes. De acordo com a Janssen, apenas pessoas de 18 a 60 anos poderão participar dos testes. Por meio de nota, a Anvisa declarou que os dados considerados para a autorização incluíram estudos não clínicos com a vacina e dados não clínicos e clínicos acumulados de outras vacinas que utilizam a mesma plataforma. A Janssen disse que ainda não pode informar qual será a central de pesquisa que coordenará os testes na Bahia pois isto ainda não está definido, mas declarou que a aprovação é a resposta de um trabalho comprometido com o combate à covid-19. "Esse processo é resultado de iniciativas que vêm sendo conduzidas pela companhia no Brasil e em outros países para o avanço do programa de desenvolvimento clínico de sua vacina candidata. A Janssen mantém conversas com governos locais e organizações globais, com o intuito de garantir que os países selecionados estejam preparados e tenham as autorizações regulatórias necessárias para avançar com a realização dos estudos no momento oportuno", afirma a empresa, por meio de nota.


Brumado: Vem aí a Semana Brasil 2020, com descontos especiais no comércio

Brumado: Vem aí a Semana Brasil 2020, com descontos especiais no comércio

Com início marcado para o dia 03 de setembro deste ano, vem aí a Semana Brasil 2020, que promete unir empresários de todo o país em uma ação com descontos especiais. Criada para aliar o espírito patriótico da semana de 7 de setembro, com incentivos e condições imperdíveis para o consumidor. “O comércio de Brumado está preparando promoções sensacionais. Vamos valorizar o que é nosso! Todos juntos pela retomada é o emprego”, reforça a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado.

 


Correios diz que greve iniciada na segunda (17) não afeta os serviços de atendimento

Correios diz que greve iniciada na segunda (17) não afeta os serviços de atendimento
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A paralisação parcial dos empregados dos Correios, iniciada nesta segunda-feira (17) pelas representações sindicais da categoria, não afeta os serviços de atendimento da estatal. Levantamento parcial, realizado na manhã desta terça-feira (18), mostra que 83% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente. A empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas. Funcionamento – A rede de atendimento dos Correios está aberta em todo o país e os serviços, inclusive SEDEX e PAC, continuam sendo postados e entregues em todos os municípios.


Brumado: Seja uma Família Acolhedora

Brumado: Seja uma Família Acolhedora

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, de modo permanente e contínuo, busca incentivar a participação da comunidade no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – SERAFA. O SERAFA tem como objetivo garantir o acolhimento às crianças e aos adolescentes que necessitam, temporariamente, serem afastados de sua família de origem, por decisão judicial e inseridos em família acolhedora, respeitando o seu direito à convivência em ambiente familiar e comunitário, o acesso à rede de políticas públicas, a preservação de vínculos da criança e do adolescente, na tentativa de promover o seu retorno à família de origem, salvo determinação judicial. Quem pode se inscrever no SERAFA: O responsável ter idade mínima de 21 anos; Residir no município de Brumado com tempo comprovado de no mínimo 02 (dois) anos; Que não tenha pendência judicial; Residir em imóvel com condições de habitabilidade; Estarem todos os membros da família em comum acordo com o acolhimento. Maiores informações: Entrar em contato com a equipe do SERAFA: Telefone: (77) 3441-1674 / E-mail: [email protected]/ Endereço: Rua Gutemberg Leal, 44 – Bairro das Flores.


Ibiquera e Rio do Pires têm transporte intermunicipal suspenso

Ibiquera e Rio do Pires têm transporte intermunicipal suspenso
Foto - Reprodução

O transporte intermunicipal será suspenso em Ibiquera e Rio do Pires, a partir de quinta-feira (20). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (19). Ficam suspensas no município a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans até o dia 30 de agosto.


Com vetos, Bolsonaro sanciona MP que flexibiliza ano letivo

Com vetos, Bolsonaro sanciona MP que flexibiliza ano letivo
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (18) a Medida Provisória (MP) 934, que desobriga as escolas de educação básica e as universidades do cumprimento da quantidade mínima de dias letivos neste ano em razão da pandemia de covid-19. A MP havia sido aprovada no Senado Federal no dia 23 de julho e aguardava a sanção presidencial. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que, "com vistas à adequação do projeto à constitucionalidade, bem como ao interesse público", e após manifestação técnica de outros ministérios, o presidente decidiu vetar seis dispositivos do texto da MP. Segundo a pasta, os vetos serão detalhados na publicação do ato no Diário Oficial da União, na edição de quarta-feira (19). De acordo com o texto aprovado pelo Congresso Nacional, a MP determina que os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir tanto os 200 dias obrigatórios do ano letivo quanto a carga mínima de 800 horas exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Já as escolas de ensino fundamental e médio terão de cumprir a carga horária exigida em lei, mas ficam dispensadas de cumprir o mínimo de 200 dias letivos. As instituições de ensino superior também não serão obrigadas a cumprir os 200 dias letivos, mas a carga horária prevista da grade curricular de cada curso deve ser cumprida. Pelo projeto, não deverá haver prejuízo aos conteúdos essenciais para o exercício da profissão e as atividades pedagógicas não presenciais também serão admitidas para completar a carga horária.


Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Hoje (19) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados. O Disbahia Supermercado abre todos os sábados das 8h às 19h.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais