Novo ensino médio: relator retoma carga horária de formação básica

Novo ensino médio: relator retoma carga horária de formação básica
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O relator do projeto de lei (PL) que pretende revisar o novo ensino médio, deputado Mendonça Filho (União-PE), retomou a carga horária de 2,4 mil horas para a formação geral básica (FGB), mas abriu exceção para aqueles que optarem por seguir formação técnica profissional. Estes terão carga horária menor. A expectativa é que o projeto seja votado nesta semana no plenário da Câmara dos Deputados. De acordo com o texto apresentado, no caso de formação técnica e profissional, a carga horária mínima da formação geral básica será de 1.800 horas. O substitutivo do PL que revisa a reforma do ensino médio foi disponibilizado nesta quarta-feira (20). A disputa sobre a carga mínima para a formação básica, aquela que deve ser comum a todos os estudantes, mobilizou, desde o ano passado, governo, relator, líderes partidários e representantes da sociedade civil. A proposta inicial do Ministério da Educação (MEC), enviada em outubro de 2023 depois de consulta pública, previu a formação básica mínima de 2,4 mil horas. Porém, no texto apresentado em dezembro, Mendonça Filho, que foi ministro da Educação do governo de Michel Temer e responsável pela reforma do ensino médio aprovada em 2017, havia reduzido a formação básica a 2,1 mil horas. Dessas, 300 horas deveriam relacionar os conteúdos “básicos” com os da formação técnica profissional, o que limitava o conteúdo exclusivo da formação básica as 1,8 mil horas. Na época, o MEC criticou essa redução, dizendo que “ter 2,4 mil horas para a formação geral básica é um pleito legítimo de professores e estudantes e reduzir e equacionar itinerários é fundamental para garantir equidade de oferta”.


Mais da metade da população brasileira vivem no litoral

Mais da metade da população brasileira vivem no litoral
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Dados do Censo 2022 divulgados nesta quarta-feira (20) mostram que 111,28 milhões de pessoas vivem próximo ao litoral brasileiro, em uma faixa de território que inclui domicílios localizados a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa. Isso representa 54,8% do total da população em 2022 (203,08 milhões), de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2010, houve um aumento de quase 5 milhões de pessoas, em números absolutos (eram 106,37 milhões em 2010). No entanto, a parcela da população vivendo no litoral em relação ao total da população recuou, já que eram 55,8% na ocasião. A mesma pesquisa mostra que 9,42 milhões de pessoas moram na faixa de fronteira, ou seja, a uma distância máxima de 150 quilômetros dos limites do território brasileiro. São 4,6% da população brasileira vivendo nessa faixa. Parte do litoral sul do Rio Grande do Sul e do noroeste do Amapá estão tanto na faixa litorânea quanto na faixa de fronteira. Em termos absolutos, houve um aumento de 603 mil pessoas vivendo na faixa de fronteira. Em termos relativos, no entanto, a proporção em relação à população total se manteve em 4,6%. As informações são possíveis a partir da análise dos dados de população e de domicílios de cada um dos 452.388 setores censitários do Censo 2022.


Polícia Penal impede tentativa de entrada de drogas e celulares no Conjunto Penal de Brumado

Polícia Penal impede tentativa de entrada de drogas e celulares no Conjunto Penal de Brumado
Foto - Divulgação

Na madrugada desta quarta-feira (20), uma operação da Polícia Penal resultou na interceptação de uma tentativa de entrada de drogas, celulares e carregadores no Conjunto Penal de Brumado. O material ilícito foi descoberto em um matagal adjacente à unidade prisional, onde seria arremessado para dentro do presídio. Agentes penitenciários de plantão agiram de forma rápida e eficaz, interceptando os produtos antes que pudessem alcançar o módulo de celas. Dois homens foram detidos no momento da tentativa de arremesso das drogas e objetos para o interior do presídio. De acordo com as autoridades, um dos detidos tem um histórico criminal, tendo sido anteriormente encarcerado na mesma unidade penal sob acusação de envolvimento com uma facção criminosa. A identidade dos detidos não foi revelada pela polícia no momento. Todo o material apreendido, juntamente com os suspeitos, foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado para as devidas providências legais. 


Proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 têm desconto de 8% no IPVA

Proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 têm desconto de 8% no IPVA
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 têm até os dias 27 e 28 de março, respectivamente, para pagarem o IPVA de 2024 com 8% de desconto, à vista. Os que optarem por dividir em cinco vezes, sem desconto, devem realizar o pagamento da primeira cota nas mesmas datas. O contribuinte deve acompanhar o calendário de pagamento disponível no site www.sefaz.ba.gov.br. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.


Nesta quarta (20/03) tem BA-VI pela Copa do Nordeste

Nesta quarta (20/03) tem BA-VI pela Copa do Nordeste
Foto - Reprodução / TV Aratu

Os amantes do futebol baiano estão prestes a viver um período de intensa rivalidade e emoção, com a sequência de quatro clássicos entre Bahia e Vitória em apenas um mês. O primeiro embate dessa série acontece nesta quarta-feira (20), às 21h30, na Fonte Nova, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Esta será a segunda vez em 2024 que os dois principais times do estado se enfrentarão, e a expectativa é de um jogo disputado e repleto de emoções, como é característico dos confrontos entre Bahia e Vitória. O duelo de hoje marca o início de uma sequência de quatro Ba-Vis em um intervalo de tempo muito curto. Após o confronto na Fonte Nova, as equipes se enfrentarão novamente no Barradão, no dia 31 de março, pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano. A partida de volta está marcada para o dia 7 de abril, novamente na Fonte Nova. Além disso, a rivalidade entre Bahia e Vitória continuará acesa no Campeonato Brasileiro. No sábado 20 ou no domingo 21 de abril, os times se encontrarão novamente, desta vez pelo terceiro turno do Brasileirão. O jogo está marcado para o Barradão, com o mando de campo do Vitória. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou o dia exato nem o horário da partida.


PRF apreende carga de 350.000 maços de cigarros sem documentação fiscal em Jequié

PRF apreende carga de 350.000 maços de cigarros sem documentação fiscal em Jequié
Foto - Divulgação / PRF-BA

Na tarde da última segunda-feira (18), por volta das 15h30, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 350.000 maços de cigarros, em Jequié (BA). Na ação, um homem foi preso pelo crime de contrabando. Os policiais abordaram um caminhão M.BENZ/ATRON de cor branca durante um comando de combate à criminalidade. No decorrer da fiscalização, os policiais identificaram a mercadoria como sendo caixas de cigarro e solicitaram a documentação fiscal para o motorista, porém ele não possuía um documento compatível com a operação. Diante dos fatos, o homem foi preso pelo crime de contrabando e apresentado à autoridade competente. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.


ALBA aprova PEC da reeleição da Mesa Diretora

ALBA aprova PEC da reeleição da Mesa Diretora
Foto - Vaner Casaes / ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA -, aprovou, em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (19.03.24), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição nº 172/2023, de autoria do ex-presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP). A PEC, que dá nova redação aos artigos 67 e 71 da Constituição Estadual, permite a reeleição, por uma vez, dos nove integrantes da Mesa Diretora, numa mesma legislatura - que é o período de quatro anos que forma o mandato do parlamentar. A proposta contou com 56 votos favoráveis, dois contrários e quatro ausências. Precisava do sinal verde de 38 deputados, de acordo o regimento – ou seja, 3/5 (três quintos) do pleno. O presidente da Casa, ainda conforme o regimento, não vota. O relator da PEC, que não recebeu emenda e teve a dispensa de todas as formalidades, foi o deputado Vitor Bonfim (PV). Adolfo Menezes (PSD) salientou que a aprovação da chamada PEC da Reeleição não é a garantia de mais um mandato a qualquer um dos nove membros da Mesa Diretora, inclusive do seu presidente.


Programa Desenrola, Correios e Serasa anunciam a maior operação de negociação de dívidas já realizada no país

Programa Desenrola, Correios e Serasa anunciam a maior operação de negociação de dívidas já realizada no país
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na próxima quinta-feira, dia 21 de março, uma operação especial de negociação de dívidas vai marcar a maior ação de combate à inadimplência já realizada no país. Os Correios e a Serasa promovem o Dia D do MegaFeirão Serasa e Desenrola, com apoio do Ministério da Fazenda. Técnicos e especialistas em educação financeira estarão em 27 agências centrais dos Correios, em todas as capitais brasileiras, treinados para atender a população e dialogar com a imprensa. A movimentação inédita objetiva levar orientação a milhões de endividados dispostos a aproveitar a última semana do mutirão contra as dívidas, que envolve 700 empresas de todos os segmentos, concessionárias de energia e água, além da possibilidade de negociar as dívidas do programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda.


Deputado Marquinho Viana recebe lideranças políticas para discutir demandas municipais em Salvador

Deputado Marquinho Viana recebe lideranças políticas para discutir demandas municipais em Salvador
Foto - Divulgação

Nesta terça-feira, dia 19 de março, o deputado Marquinho Viana abriu as portas de seu gabinete em Salvador para receber uma série de lideranças políticas representando diversos municípios baianos. O objetivo dos encontros foi discutir demandas locais e buscar soluções junto ao Governo do Estado. Com uma agenda repleta de compromissos, o deputado Marquinho Viana dedicou o dia a uma intensa rotina de trabalho, promovendo diversas reuniões no gabinete do Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado. Os municípios de Ituaçu, Boquira, Paramirim, Rio do Pires, Cipó e Abaira estiveram em destaque durante os encontros, onde foram abordadas questões de interesse comum e necessidades específicas de cada localidade. "O dia hoje foi de muito trabalho. Recebemos diversas lideranças políticas em nosso gabinete e discutimos uma ampla gama de demandas que são essenciais para o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos dos municípios representados", destacou o deputado Marquinho Viana.


Justiça de Barcelona concede liberdade provisória a Daniel Alves mediante fiança de 1 milhão de euros

Justiça de Barcelona concede liberdade provisória a Daniel Alves mediante fiança de 1 milhão de euros
Foto - Reprodução / Instagram

A Justiça de Barcelona tomou uma decisão crucial nesta quarta-feira (20) ao aceitar o pedido de liberdade provisória para o ex-jogador brasileiro Daniel Alves. A medida vem após Alves ter sido condenado, em fevereiro, a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual, acusação relacionada a um incidente em uma boate na cidade catalã. Segundo informações reveladas pelo G1, os juízes responsáveis pelo caso decidiram conceder a liberdade provisória ao ex-lateral do Barcelona mediante o pagamento de uma fiança no valor de 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 5,4 milhões. Esta decisão permitirá que Alves aguarde a sentença definitiva em liberdade, enquanto sua defesa continua buscando recursos legais para contestar a condenação. A determinação da Justiça também inclui uma medida restritiva adicional: caso a fiança seja paga, todos os passaportes de Daniel Alves, tanto o brasileiro quanto o espanhol, serão retidos pelas autoridades. Esta medida visa garantir que o ex-jogador permaneça no país enquanto o processo legal prossegue.


INFORME PUBLICITÁRIO

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Se você está procurando economizar nas compras do mês, não perca a oportunidade de conferir as promoções da Quarta Econômica no Disbahia Supermercado. Somente hoje, oferecemos descontos especiais em diversos produtos! Com uma grande variedade de produtos, desde alimentos frescos até produtos de limpeza, você certamente encontrará tudo o que precisa em nosso supermercado. E não se preocupe em gastar muito, pois nossas promoções foram feitas especialmente para ajudar você a economizar! Não perca tempo e venha nos visitar! Estamos localizados na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 77 3441-3070. E lembre-se, o Disbahia Supermercado é um orgulhoso membro da Rede 7 de supermercados, oferecendo sempre os melhores produtos e preços para você!


Falha na energia elétrica interrompe abastecimento de água em Brumado e Malhada de Pedras

Falha na energia elétrica interrompe abastecimento de água em Brumado e Malhada de Pedras
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Devido à falta de energia na Captação de Cristalândia, provocada por falha nos equipamentos da Coelba, o abastecimento está temporariamente suspenso nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, incluindo suas localidades rurais. A Coelba foi acionada e deu prazo de atendimento até as 18h de hoje (20). Assim que a energia elétrica retornar, será possível retomar a operação do sistema de abastecimento de água. Como o retorno da água é sempre gradativo, pois é preciso encher novamente as tubulações e reservatórios, alguns locais podem ter o abastecimento normalizado em até 48 horas após a retomada. Até que a situação esteja totalmente regularizada, a Embasa recomenda que a população utilize de forma criteriosa a água armazenada nos imóveis, evitando usos que possam ser adiados e todaa as formas de desperdício.


STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle

STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle
Foto - Divulgação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, na noite desta terça-feira (19), que o assassino da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes - o ex-policial militar Ronnie Lessa -, fechou um acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O caso está sendo conduzido na Corte pelo ministro Alexandre de Moraes. "Nós sabemos que essa colaboração premiada, que é um meio de obtenção de provas, traz elementos importantíssimos, que nos levam a crer que brevemente nós teremos a solução do assassinato da vereadora Marielle Franco. O processo segue em segredo de justiça, como todos sabem", afirmou Lewandowski, em pronunciamento à imprensa, após ter recebido um comunicado oficial de Moraes sobre a homologação da delação. Os assassinatos de Marielle e do motorista Anderson Gomes completaram seis anos na semana passada. Até o momento, somente os executores do crime foram identificados e presos. Após o anúncio feito por Lewandowski, o Supremo informou que a delação de Lessa foi homologada após Alexandre de Moraes verificar que as regras da Lei nº 12.850/13 (Lei da Delação) foram cumpridas. Foram avaliados os requisitos de legalidade, adequação dos benefícios e dos resultados da colaboração. Segunda-feira (18), o gabinete do ministro realizou uma audiência com Ronnie Lessa e confirmou que a delação foi assinada de maneira voluntária.


Brumado: Prefeitura divulga boletim atualizado de arboviroses diz que o município não registrou nenhum óbito em decorrência de dengue hemorrágica

Brumado: Prefeitura divulga boletim atualizado de arboviroses diz que o município não registrou nenhum óbito em decorrência de dengue hemorrágica
Foto - Divulgação

A Prefeitura de Brumado divulgou na noite desta terça-feira (19) o boletim atualizado de arboviroses em Brumado. Foi divulgado também que até a data de hoje, o município não registrou nenhum óbito em decorrência de dengue hemorrágica, como haviam alguns boatos circulando. Segundo a administração municipal, havia, sim, uma paciente com suspeita de falecimento por esse motivo, mas o resultado para dengue deu negativo. A Prefeitura ainda pediu que toda a sua população continue se prevenindo contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.


Ex-vereador Castilho Viana declara apoio a Fabrício Abrantes para prefeito de Brumado

Ex-vereador Castilho Viana declara apoio a Fabrício Abrantes para prefeito de Brumado
Foto - Divulgação

Nesta última segunda-feira, 18/03, Castilho Viana, ex-vereador e também ex-secretário municipal do prefeito Eduardo Vasconcelos, fez uma declaração de apoio ao pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes e a vereadora e pré-candidata Lia Teixeira. Em uma reunião realizada na residência de seu pai (Clemilton Viana), Castilho relatou que está afastado das atividades políticas do grupo do atual prefeito desde o ano de 2020 e que durante estes quatro anos pôde observar melhor de fora a atual situação do município de Brumado. Para Castilho “a atual gestão municipal perdeu a capacidade de dialogar com a população e as atitudes que o atual prefeito tem tomado está causando efeitos devastadores em toda cidade”. O ex-vereador afirma que chegou o momento da mudança e que o único pré-candidato genuinamente Brumadense e que mostrou sua capacidade de construção de um novo jeito de governar é Fabrício e que “nos últimos anos Fabrício vem se tornando uma grata surpresa para toda população de Brumado, demonstrando uma forma inovadora de liderar com respeito e compreensão com o seu povo”, finalizou o ex vereador.


Vitória da Conquista ganha primeira agência do Sicredi

Vitória da Conquista ganha primeira agência do Sicredi
Foto - Divulgação

A cidade de Vitória da Conquista vai ganhar sua primeira agência do Sicredi no dia 19 de abril. De forma a estimular o mercado de trabalho e o desenvolvimento local, todas as vagas de emprego geradas para a construção e o funcionamento diário da agência foram preenchidas por trabalhadores da cidade. Projetada com um design moderno, que visa oferecer aos associados um atendimento personalizado, a agência oferece também uma experiência colaborativa e apresenta aspectos da marca do Sicredi, fazendo com que o espaço se torne também um local de proximidade e convivência entre os associados. “Estamos muito felizes por chegarmos a Vitória da Conquista. Gostaria de agradecer a esta fascinante cidade pela recepção respeitosa e carinhosa”, disse Adelmo Lessa Júnior, diretor executivo da cooperativa. “O Sicredi é uma Instituição Financeira Cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de negócio que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local”. A agência está localizada na Av. Jorge Teixeira, 29, Candeias, no Condomínio Candeias Medical Center. Todo o ambiente foi pensado para oferecer conforto, proximidade e interação entre os associados. 


Câmara de Vereadores de Brumado realiza 7ª Sessão Ordinária

Câmara de Vereadores de Brumado realiza 7ª Sessão Ordinária
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, realizada nesta segunda-feira, 18 de março de 2024, os vereadores aprovaram diferentes textos apresentados. Inicialmente, o presidente do legislativo, Renato Santos Teixeira, solicitou que fosse realizada a chamada nominal dos vereadores, e depois foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade. Essa sessão teve a participação dos vereadores: Renato Santos, Cesar Bar, Amarildo Bomfim, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), José Santos (Santinho), João Vasconcelos, Harley Souza Lopes, Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Tiago Amorim, Beto Bonelly, Verimar Dias, Luís Carlos (Palito) e Lia Teixeira. O vereador Rubens Araújo teve sua ausência justificada. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Houve aprovação de dezenas de indicações, Projetos de Lei, Projetos de Resolução.


Times brasileiros não se enfrentarão na fase de grupos da Libertadores

Times brasileiros não se enfrentarão na fase de grupos da Libertadores
Foto - Reprodução / Instagram / Conmebol

Pela primeira vez em 10 anos, os times brasileiros escaparam de se enfrentar na primeira fase da Copa Libertadores da América. O sorteio das chaves ocorreu na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção (Paraguai), na noite de segunda-feira (18). O país terá sete clubes na competição - três deles cariocas. O Fluminense, atual campeão, caiu no Grupo A, junto com Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Lima (Peru) e Colo-Colo (Chile). A tabela detalhada com datas, horários e locais das seis rodadas da primeira fase serão anunciadas esta noite pela Conmebol. A previsão é de que os jogos comecem na primeira semana de abril.Tricampeão da Libertadores, o São Paulo está na chave B, ao lado de Barcelona (Equador), Talleres (Argentina) - time que eliminou o Tricolor na Pré-Libertadores de 20219 - e Cobresal (Chile). O Grêmio também buscará este ano o tetracampeonato continental. O time gaúcho caiu na chave C, que tem o Estudiantes (Argentina) – que detém quatro títulos -,The Strongest (Bolívia) e Huachipato (Chile). Após um jejum de sete anos, o Botafogo está de volta à fase principal da Libertadores, após assegurar vaga na fase prévia. O Alvinegro carioca, que  lutará pelo título inédito no torneio, está na chave D, junto com LDU (Equador), Universitario (Peru) e Junior Barranquilla (Colômbia). Tricampeão das Américas, o Flamengo terá como adversários o Bolívar (Bolívia), o Millionarios (Colômbia) e o Palestino (Chile) – este último se credenciou à fase de grupos na Pré-Libertadores. Assim como o Rubro-Negro carioca, o Palmeiras sonha em conquistar o quatro título. O Verdão está no Grupo F, ao lado de Independiente Del Vale (Equador), San Lorenzo (Argentina) e San Lorenzo (Argentina). Já o Atlético-MG jogará a primeira fase no Grupo G, que inclui ainda o pentacampeão Peñarol (Uruguai), Rosário Central (Argentina) e Caracas (Venezuela). Por fim, o Grupo H reúne apenas times estrangeiros: River Plate (Argentina), Libertad (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e Nacional (Uruguai).



Bolsonaro deu a ordem para fraudar cartão de vacina, diz PF

Bolsonaro deu a ordem para fraudar cartão de vacina, diz PF
Foto - Valter Campanato / Agência Brasil

A ordem para falsificar os certificados de vacinação contra covid-19 de Jair Bolsonaro e de sua filha partiu do próprio ex-presidente. É o que consta no relatório da Polícia Federal (PF), que indiciou, além de Bolsonaro, outras 16 pessoas por crimes ligados à falsificação do certificado de vacinação para covid-19. Ao menos nove pessoas teriam se beneficiado de um esquema montado pelo ajudante de ordens Mauro Cid, incluindo a esposa e três filhas, o ex-presidente e sua filha e o deputado Gutemberg Reis de Oliveira. O sigilo sobre o relatório da PF foi retirado nesta terça-feira (19) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após partes do documento terem sido publicados pelo portal G1 no início do dia. Ele disse que, com a conclusão das investigações, "não há mais necessidade" para a manutenção do sigilo. “Os elementos de prova coletados ao longo da presente investigação são convergentes em demonstrar que Jair Messias Bolsonaro agiu com consciência e vontade determinando que seu chefe da Ajudância de Ordens intermediasse a inserção dos dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde em seu benefício e de sua filha”, diz o documento. Bolsonaro sempre negou que tenha tomado a vacina para covid-19. “Não existe adulteração da minha parte, não existe. Eu não tomei a vacina, ponto final”, disse Bolsonaro a jornalistas e maio de 2023, ao comentar as investigações.


Governo Estadual abre 6.193 vagas para o Partiu Estágio em 2024

Governo Estadual abre 6.193 vagas para o Partiu Estágio em 2024
Foto - Rafael Tavares

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou, nesta terça-feira (19), o Edital número 01/2024 do programa Partiu Estágio, ofertando 6.193 vagas para universitários que desejam atuar no Estado. Este é o Edital com maior número de oportunidades de estágio desde o lançamento do programa, em 2017. As inscrições dos estudantes também têm novidade nesta edição; serão de forma mais ágil e rápida, pela plataforma de serviços do estado www.ba.gov.br. O Edital disponibiliza 1.733 vagas para Salvador e outras 4.460 para cidades do interior do estado e da Região Metropolitana da capital. Nesta edição, o programa oferece oportunidade de estágio para estudantes de 126 cursos universitários, distribuídos entre 302 municípios da Bahia e em 60 órgãos do Estado. Nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues comentou a importância da oferta de vagas em diferentes cursos. “São oportunidades na área de Direito, Administração, nutrição, enfermagem e diversas licenciaturas, para fortalecer e estimular a formação de futuros professores e pesquisadores. É o momento de dar oportunidade de fato à juventude que está estudando e precisa de experiência profissional, para desenvolver suas habilidades e conhecimentos”, falou o governador.


PMs sofrem ferimentos em acidente durante escolta do vice-governador da Bahia

PMs sofrem ferimentos em acidente durante escolta do vice-governador da Bahia
Foto - Reprodução / Giro em Ipiaú

Dois policiais militares foram feridos em um acidente de trânsito ocorrido na manhã desta terça-feira (19), enquanto realizavam a escolta do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). O incidente aconteceu na cidade de Ipiaú, localizada no sul do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, os dois PMs estavam em uma motocicleta quando foram envolvidos em uma colisão com um carro prata que transitava na contramão da via. O acidente ocorreu durante o cumprimento da agenda institucional do político. Os militares foram prontamente socorridos e encaminhados para o Hospital Geral Prado Valares, situado em Jequié, região sudoeste da Bahia. Segundo as autoridades, ambos estão passando por exames médicos e não correm risco de morte. A 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), unidade à qual os policiais estão vinculados, está acompanhando de perto o estado de saúde dos mesmos. O condutor do veículo envolvido no acidente foi levado para a delegacia de Ipiaú. 


Gestão municipal de Brumado tem contas de 2022 aprovadas pelo TCM

Gestão municipal de Brumado tem contas de 2022 aprovadas pelo TCM
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na sessão realizada nesta terça-feira (19/03), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiram recomendação à câmara de vereadores de Brumado para a aprovação com ressalvas das contas da prefeitura, referentes ao exercício fiscal de 2022. Os pareceres abrangem tanto as contas de governo quanto as de gestão. Apesar das ressalvas apontadas, as contas do município, sob a gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, foram aprovadas pelos conselheiros do TCM. No entanto, foram aplicadas multas ao gestor no valor de R$ 2 mil, através das Deliberações de Imputação de Débito (DID). O gestor, Eduardo Lima Vasconcelos, possui o direito de recorrer da decisão do Tribunal de Contas dos Municípios. Esse recurso pode ser apresentado para revisão da decisão e contestação das multas aplicadas.


Embriagado e com um mandado de prisão em aberto, homem é detido pela PRF após se envolver em acidente na BR 242

Embriagado e com um mandado de prisão em aberto, homem é detido pela PRF após se envolver em acidente na BR 242
Foto - Divulgação / PRF-BA

Na noite do último sábado (16), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem por embriaguez ao volante e inadimplemento de pensão alimentícia. O caso aconteceu no Km 849 da BR 242, trecho do município de Barreiras, oeste baiano. Era por volta das 19 horas quando a equipe foi acionada para atender um acidente que aconteceu na rodovia. Ao chegar no local informado e prestar o atendimento às vítimas, os policiais constataram que um dos envolvidos apresentava diversos sinais de embriaguez como odor atípico de álcool, fala alterada, desorientação, dificuldade em se equilibrar e exaltação. Como o homem se recusou a fazer o teste do etilômetro, os policiais lavraram o termo de constatação de embriaguez. A equipe também constatou que havia um mandado de prisão pendente de cumprimento expedido pela 2ª Vara da Família e Sucessões de Palmas em nome do mesmo indivíduo. Em razão do socorro médico, o envolvido foi encaminhado para a UPA local onde aguardou alta para ser conduzido às autoridades competentes. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis. 


Ataque de abelhas deixa mortos e feridos em Vitória da Conquista

Ataque de abelhas deixa mortos e feridos em Vitória da Conquista
Foto - Reprodução / Blog do Anderson

Uma tarde que começou com a rotina tranquila de uma escola rural em Vitória da Conquista, na comunidade de Lagoa de Maria Clemência, transformou-se em uma cena de terror após um ataque de abelhas causar pânico, correria e, infelizmente, uma morte. O incidente ocorreu próximo à Escola Municipal Alfredo Brito, quando uma pessoa não identificada lançou uma pedra na colmeia no momento em que os alunos se preparavam para sair. De acordo com relatos preliminares obtidos pelo Blog do Anderson, muitos alunos correram para dentro da escola, enquanto outros se refugiaram dentro de um ônibus escolar nas proximidades. Contudo, muitos deles foram picados pelas abelhas durante a tentativa de fuga. A situação foi ainda mais grave dentro de um bar próximo, onde um homem acabou perdendo a vida devido às múltiplas picadas.


Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro e supera projeções

Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro e supera projeções
Foto - Divulgação / PR

Divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 18 de março, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) revelou que a economia brasileira cresceu mais do que o esperado. A alta foi de 0,6% em janeiro, na comparação com o mês anterior. O índice superou as projeções dos analistas financeiros, que estimavam um crescimento de 0,26%. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o incremento foi ainda mais significativo, com 3,45% de alta. Levando em conta o trimestre finalizado em janeiro, a alta foi de 0,90%, enquanto que em relação aos 12 meses, o crescimento alcançou 2,47%. Já em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi de 2,37%. O IBC-Br é considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), que fornece dados sobre a evolução econômica do país. O indicador mensal abrange três principais setores econômicos: agricultura, indústria e serviços. De acordo com o Banco Central, o IBC-Br contribui para a formulação de estratégias de política monetária e oferece uma visão mais precisa do cenário econômico atual. O índice é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais