Em um intervalo de 5 horas, PRF na Bahia recupera dois veículos em ocorrências distintas na cidade de Caetité

Em um intervalo de 5 horas, PRF na Bahia recupera dois veículos em ocorrências distintas na cidade de Caetité
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia recuperou, na última terça-feira (23), dois veículos roubados e que circulavam adulterados. As ocorrências aconteceram em trecho da BR 030, em Caetité, distante 630 quilômetros de Salvador. A primeira ação ocorreu por volta das 11 horas, quando os policiais abordaram o veículo Fiat/Uno Vivace, de cor prata. Após fiscalização minuciosa, constataram que no carro havia vários indícios de adulteração. Após pesquisa nos sistemas informatizados, os PRFs constataram que o Uno circulava clonado, pois o original possuía ocorrência de roubo, registrada em agosto 2017, no estado de São Paulo. O motorista, de 33 anos, foi detido, encaminhado à Polícia Civil e responderá pelo crime de receptação de veículo roubado. Já por volta das 16h30, um Uno Mille com placas de Alecrim (RS) foi abordado pelos policiais. Ao realizar fiscalização detalhada, a equipe verificou que o veículo possuía indícios de adulteração. Constatou que o veículo tinha sido roubado há mais de 15 anos, em 17 de fevereiro de 2006, em Campinas (SP). O condutor de 70 anos, foi detido, encaminhado à Polícia Civil e responderá pelo crime de receptação, previsto no art. 180 do Código Penal.


Lacen identifica variante peruana de Sars Cov 2 em circulação na Bahia

Lacen identifica variante peruana de Sars Cov 2 em circulação na Bahia
Foto - Divulgação

Mais uma cepa foi sequenciada e identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-Ba).Trata-se da linhagem peruana C.14, que foi introduzida no estado a partir de um viajante que aportou em Salvador de navio, em fevereiro. Desde que começou a realizar o sequenciamento genético do vírus Sars Cov 2, responsável pela infecção pandêmica que já fez mais de onze mil vítimas fatais na Bahia, o Lacen-Ba já identificou 13 diferentes linhagens do vírus em cerca de 1 ano, provavelmente vinculadas a múltiplos eventos de importações ocorridas simultaneamente e que justificam o alto número de infecções registradas no estado. Os estudos indicam que o número de linhagens circulantes mudou com o tempo desde a identificação da linhagem B.1.1.162, a primeira confirmada por testes de sequenciamento genético em fevereiro de 2020, marcando a introdução primária de casos importados da Europa. Em janeiro 2021 foram também detectadas no estado as novas variantes do SARS-CoV2 recentemente identificadas no Brasil, sendo elas a variante P.1 e P.2 isoladas pela primeira vez no Norte e no Sudeste do país.


INFORME PUBLICITÁRIO

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Hoje (24) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados. O Disbahia Supermercado abre todos os sábados das 8h às 19h.

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Governador anuncia início do ano letivo na rede estadual de ensino; aulas serão remotas

Governador anuncia início do ano letivo na rede estadual de ensino; aulas serão remotas
Foto - Divulgação

O início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino está programado para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O planejamento foi anunciado pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, durante o Papo Correria desta terça-feira (23). A volta do ensino no modo presencial não tem data prevista e está condicionada aos parâmetros sanitários relacionados à Covid 19 no estado. O governador destacou que o início das aulas com atividades remotas irá contemplar todos os alunos da rede estadual. “Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui. Jerônimo Rodrigues explicou como foi planejado o início das atividades. “Nós podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento, em três datas. No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”. O planejamento da Secretaria da Educação do Estado indica a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.


Câmara dos Deputados aprova MP que facilita compra de vacinas contra Covid-19

Câmara dos Deputados aprova MP que facilita compra de vacinas contra Covid-19
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) a Medida Provisória 1026/21, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a Covid-19, com dispensa de licitação e regras mais flexíveis para os contratos. A MP será enviada ao Senado. O texto também determina que a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. Na sessão do Plenário, foi aprovado o parecer do relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), que autoriza os estados e os municípios a comprar e aplicar as vacinas se a União não adquirir doses suficientes para a vacinação dos grupos previstos no plano de vacinação. A iniciativa segue julgamento iniciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira no qual a maioria decidiu permitir a estados e municípios a compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 se o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas sejam insuficientes. O julgamento foi motivado por ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentada no fim de 2020. O relator lembrou que o surgimento de variantes do vírus mostra “a necessidade de imunização de toda a população para a salvaguarda da vida e da saúde” com as garantias jurídicas para acelerar a compra das vacinas.


Brumado registra o 58° óbito por conta do Coronavírus

Brumado registra o 58° óbito por conta do Coronavírus

Nesta terça-feira (23), Brumado registrou 4.847 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 13.413 notificações. Entre os diagnósticos: 26 internações, 58 óbitos, 266 pacientes em tratamento e 4.523 recuperados. No momento, 29 pessoas aguardam resultado laboratorial e 7.867 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Sesab informa a fase final dos serviços na Policlínica Regional de Saúde de Brumado

Sesab informa a fase final dos serviços na Policlínica Regional de Saúde de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Sesab informou nesta terça-feira (23) a fase final dos serviços na Policlínica Regional de Saúde de Brumado. "Agora chegou a vez de anunciar a fase final dos serviços na unidade de Brumado, no sudoeste baiano. Com oferta de diversas especialidades médicas e exames de alta complexidade, o equipamento vai facilitar o acesso à assistência médica de moradores do município e de outras 17 cidades do entorno. Descentralizar a saúde é isso: fazer ela chegar mais perto de quem mais precisa. Quem aí tá ansioso para a entrega?" disse a Secretária de Saúde da Bahia.


Polícia Militar comunica a morte do Maj PM Wellington Cirilo Costa

Polícia Militar comunica a morte do Maj PM Wellington Cirilo Costa
Foto - Reprodução / HR Bahia

O Comando de Policiamento da Região Sudoeste comunicou o falecimento do Maj PM Wellington Cirilo Costa, 48 anos, decorrente de complicações causadas pela COVID-19. Natural de Salvador, ingressou nas fileiras da corporação em 1991 e grande parte da sua trajetória profissional se deu servindo à sociedade conquistense e região sudoeste, sendo merecedor ao longo da sua trajetória de diversos títulos e condecorações militares, dentre elas podemos destacar a medalha de vinte anos de bons serviços prestados à Polícia Militar da Bahia e a medalha Marechal Argolo, Visconde de Itaparica. O Maj PM Cirilo deixa esposa e 5 filhos, os quais, em momento oportuno, informarão detalhes sobre o sepultamento.


Novas doses da vacina da Índia já estão na Fiocruz

Novas doses da vacina da Índia já estão na Fiocruz
Foto - Tomaz Silva / Agência Brasil

A remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 já está no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) onde irá passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receber etiquetas com informações em português e ter amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).O processo ocorrerá ao longo desta terça-feira (23), e a previsão é que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24). Após esse processo, elas serão entregues ao Ministério da Saúde. O avião com o imunizante vindo do Instituto Serum, na Índia, aterrizou nesta manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O material já veio pronto para ser aplicado e será apenas rotulado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A importação de doses prontas é uma estratégia paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19.


Brumado: Reunião define que comércios se manterão abertos

Brumado: Reunião define que comércios se manterão abertos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) se reuniu nesta terça-feira (23) com representantes de diversos segmentos da sociedade, igrejas, comércio, bares, Clubes, CDL, academias, etc, para discutir a atual situação da Covid-19 no município. Após ouvir todos os presentes, o prefeito decidiu que os segmentos poderão seguir abertos seguindo os cuidados de uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Brumado: Reunião define que comércios se manterão abertos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

"Teremos mais 08 dias para ver se cai o números de infectados no município, se cair, continua aberto o comércio", disse o prefeito. Ele ainda ressaltou que, devido ao feriado do Carnaval, houve grandes aglomerações e uma grande quantidade de infectados. Por isso, não há leitos suficientes para as pessoas.

Brumado: Reunião define que comércios se manterão abertos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Segundo o secretário de Saúde, Cláudio Feres, os internamentos por conta das complicações da Covid-19 estão altos, com isso, há uma grande preocupação com a lotação dos leitos clínicos e de UTIs. Também estiveram presentes na reunião o Comandante da 34ª CIPM, Major Mário Cabral, secretários municipais, vereadores. Vale ressaltar que o decreto do governo do estado continua valendo. A restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h até o próximo domingo (28/02). O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas será encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h.


Programa Partiu Estágio vai selecionar quase três mil universitários

Programa Partiu Estágio vai selecionar quase três mil universitários
Foto - Alberto Coutinho / GovBA

O Governo do Estado lança, nesta terça-feira (23), o primeiro edital do Programa Partiu Estágio para o ano de 2021. Ao todo, serão ofertadas 2.973 vagas, que serão distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados na capital e em 173 municípios do interior. As inscrições poderão ser feitas desta quarta-feira (24) até o dia 26 de março, por meio do site do programa (www.programaestagio.saeb.ba.gov.br). Poderão participar estudantes universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privadas, com sede/polo na Bahia, e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD. A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio (com validade de seis meses), desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente na Bahia e ter concluído pelo menos 50% do curso. Como nos editais anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para pessoas com deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. 


Suspensão de prova de vida vai até abril, diz presidente do INSS

Suspensão de prova de vida vai até abril, diz presidente do INSS
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A obrigatoriedade da prova de vida anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguirá suspensa até o fim de abril, disse hoje (23) o presidente do instituto, Leonardo Rolim. “A partir de maio, volta a ser obrigatório”, afirmou Rolim, que participou nesta segunda de uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube. A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham seus benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia de covid-19. A suspensão vem sendo prorrogada desde então. Antes do anúncio desta terça-feira (23), um decreto publicado em 20 de janeiro havia prorrogado a suspensão da obrigatoriedade até fevereiro. Segundo Rolim, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida no ano passado, sem que tivessem seus benefícios bloqueados.


Brumado: Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Gratuito para os cursos técnicos no IFBA

Brumado: Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Gratuito para os cursos técnicos no IFBA
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Estão abertas as inscrições, até 16 de abril, do Processo Seletivo Gratuito para os cursos técnicos no IFBA. Em Brumado, há vagas para cursos Subsequentes de Mineração e Edificações. Para se inscrever, conhecer os cursos ofertados em outros municípios e saber mais, acesse www.selecao.ifba.edu.br. para Mineração: 30 vagas matutino e 30 vagas noturno. Edificações - 30 vagas noturno.


Pronto Atendimento Covid de Guanambi bate recorde de atendimentos nas últimas 24 horas

Pronto Atendimento Covid de Guanambi bate recorde de atendimentos nas últimas 24 horas
Foto - Divulgação / PMG

O Pronto Atendimento - PA Covid de Guanambi, unidade de referência de atendimento da Covid-19 na cidade, bateu recorde nas últimas 24 horas, com a realização de 85 atendimentos, 6 internados e 1 observação. Na atualização do Boletim desta segunda (22), os dados de ocupação de leitos das unidades de saúde nunca estiveram tão lotados. Os leitos de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência da nossa região atingiu 100% de ocupação, como também o Hospital Municipal de Guanambi com leitos de semi-intensiva, teve o seu ápice de ocupação. Os leitos de UTI de Salvador atingiram a marca de 82%, o que levou o Governo da Bahia a diminuir o horário do toque de recolher para 20 horas. Na atualização do Boletim desta segunda, foram notificados em Guanambi mais 30 casos positivos. No momento consta 128 casos ativos, 193 aguardam resultados, e se registrou 23 óbitos desde o início da pandemia e 16 pessoas internadas em Guanambi e outras unidades de saúde de referência.


Brumado: Vereador Beto Bonelly fala sobre mandato

Brumado: Vereador Beto Bonelly fala sobre mandato
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Através das redes sociais, o vereador Beto Bonelly (PSB) mesmo com 53 dias de mandato fez um desabafo acerca do seu mandato no Legislativo Brumadense. “Sei que algumas pessoas não se agradaram com a minha vitória, ao me fazer Vereador. Compreendo essas pessoas e suas justificativas ao dizerem que não tenho experiência, pois estão corretos. De fato ainda estou construindo meu caminho e aprendizado como parlamentar. Contudo, tenho uma vivência que muito político nascido em "berço de ouro". Não tem. Me refiro a experiência da independência desde os 14 anos, que adquiri morando sozinho,  trabalhando pesado desde muito cedo para o próprio sustento, fase da vida em que não podia escolher em que trabalhar, devido a escassez de emprego e a grande necessidade”. Ele ainda acrescentou. “ Desde sempre lutei para alcançar meus objetivos e não tenho vergonha do meu passado, ao contrário disso, me orgulho muito dele, pois através de tais experiências - como comer bolacha com a água durante 14 dias ao lado da cerâmica no bairro Dr. Juracy,  um dos momentos mais difíceis da minha vida - é que  me tornei quem sou, que me fez dar valor a todos os momentos,  retribuindo e  fazendo bem ao próximo. Por tudo isso, uma das maiores tristezas em minha vida é a perda de amigos para a criminalidade e o vício em drogas. Talvez eu tenha sido eleito porque uma parcela da população está cansada do mesmo sempre e quer ver na Câmara de Vereadores gente que tenha a sua cara.  Faço questão de enfatizar: isso coloca uma grande responsabilidade sobre os meus ombros. E devo dizer, gosto disso. Encaro esse desafio com muita alegria e confiança! Vou exercer meu mandato de Vereador com muita dedicação e transparência. Podem me cobrar! Agradeço ao povo de Brumado que foi tão generoso ao depositar em mim essa confiança sem precedentes. Prometo não decepcioná-los”, escreveu Bonelly.


Brumado: Polícia Militar recupera produtos furtados de carpintaria

Brumado: Polícia Militar recupera produtos furtados de carpintaria
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã da última sexta-feira (19), uma guarnição do PETO da 34ª CIPM foi informada de um furto de maquinário industrial ocorrido em uma carpintaria no bairro São Félix. De posse das informações preliminares, a guarnição se deslocou até a Rua Beijamin Santos e encontrou um indivíduo com uma mochila contendo parte do material furtado, este informou que outra quantidade dos produtos furtados estaria acondicionada em uma construção na Rua Padre José Dias, também no bairro São Félix. No local mencionado, foi encontrada uma grande quantidade do material. Posteriormente, o restante do maquinário  furtado foi  encontrado dentro de uma caixa que estava de posse de outro indivíduo que transitava próximo ao local do crime.Todo o material apreendido juntamente com os prováveis  infratores foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Brumado para adoção das medidas cabíveis.


Covid-19: Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech

Covid-19: Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech
Foto - Saulo Angelo / Futura Press / Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. De acordo com informações do G1, a medida foi aprovada nesta terça-feira (23), esta vacina é a primeira a obter o registro sanitário definitivo no Brasil, mas ela ainda não está disponível no país. As duas vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a de Oxford e a CoronaVac, mas ambas têm autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo. A vacina da Pfizer foi uma das quatro testadas no Brasil. No início do ano, a farmacêutica disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada.


Brumado: Polícia Militar recupera moto roubada; acusado é detido com uma arma

Brumado: Polícia Militar recupera moto roubada; acusado é detido com uma arma
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Por volta das 12h de segunda-feira (22), uma guarnição da Polícia Militar (34ª CIPM) estava  em rondas pela Avenida Coronel Santos, em Brumado, quando visualizou um homem sem capacete a bordo de uma motocicleta. Ao perceber a presença dos policiais, o indivíduo  tentou evadir-se do local, sendo alcançado posteriormente, na Rua Princesa  Isabel após ter se desequilibrado e caído do veículo, devido a alta velocidade empregada na tentativa de fuga. No momento da abordagem foi encontrado um revólver com numeração ilegível e a confissão de que a motocicleta fora roubada ainda há pouco nas proximidades da Vila Presidente Vargas. Nessas circunstâncias, o homem  e  todo material ilícito foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Polícia para que as medidas cabíveis sejam adotadas. 


Bahia: Secretário da Saúde permanece internado em Salvador

Bahia: Secretário da Saúde permanece internado em Salvador
Foto - Divulgação

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19. Ontem à noite teve uma piora do quadro clínico, sendo necessária a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Evoluiu bem durante a noite e retornará ao leito clínico ainda hoje. Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e segue dependente de oxigênio por cateter nasal. Ainda não há previsão de alta.


Vitória da Conquista atinge a marca de 300 mortos pela Covid-19

Vitória da Conquista atinge a marca de 300 mortos pela Covid-19
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com a atualização do Boletim epidemiológico desta segunda-feira (22), o município contabiliza 19.552 casos confirmados da Covid-19. Desse total, 18.856 pessoas já estão recuperadas da doença, enquanto que 395 pacientes permanecem em recuperação – 41 estão internados em Vitória da Conquista; três, em outros municípios; e 351 em tratamento domiciliar. Ainda aguardam por classificação final, 1.186 pacientes notificados com suspeita de infecção pela Covid-19, dos quais: 1.174 esperam pela investigação laboratorial e 12 pelo resultado do exame RT-PCR das amostras encaminhadas para análise no Lacen Estadual. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou os óbitos de três  moradores do município por complicações em decorrência da Covid chegando ao total de 301 mortes.


IBGE tem inscrições abertas para o Processo Seletivo do Censo 2021

IBGE tem inscrições abertas para o Processo Seletivo do Censo 2021

O IBGE publicou dois editais de Processos Seletivos Simplificados (PSS) oferecendo ao todo 204.307 vagas temporárias, em todo o país, para trabalhar na preparação e realização do Censo Demográfico 2021. Dessas vagas, 14.028 estão na Bahia. Há oportunidades em todos os 417 municípios do estado, sendo 2.909 em Salvador e 11.119 fora da capital. Do total de vagas oferecidas na Bahia (14.028), 1.581 são para agentes censitários municipais (ACM, 486 vagas) e agentes censitários supervisores (ACS, 1.095 vagas), sendo um total de 282 em Salvador e as demais (1.299) distribuídas em outros 413 municípios. Os cargos de agente censitário exigem Ensino Médio completo, oferecem remuneração mensal de R$ 2.100 (ACM) e R$ 1.700 (ACS) e têm jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os contratados devem trabalhar por um período de 5 meses, podendo haver prorrogação desse prazo se houver necessidade e recursos orçamentários. Além dos agentes censitários, serão selecionados 12.447 recenseadores no estado. A escolaridade exigida, nesse caso, é o Ensino Fundamental completo e a remuneração é por produção. Para acessar clique aqui.


Governo do Estado entrega máscaras para municípios da Região Sudoeste

Governo do Estado entrega máscaras para municípios da Região Sudoeste
Foto - Divulgação

O Governo do Estado enviou, nesta segunda-feira (22), 532.500 máscaras reutilizáveis de tecido para 223 municípios que estão vinculados aos Núcleos Regionais de Saúde do Centro-Oeste, Centro – Leste, Extremo Sul, Leste, Nordeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 13 milhões de unidades, gerando oportunidade de trabalho em toda a Bahia, numa ação realizada em parceria entre as secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR). Além destas, o Governo do Estado adquiriu outras 2,6 milhões de máscaras através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os municípios da região Sudoeste estão sendo destinadas 94 mil máscaras para Itororó, Piripá, Caatiba, Ibicuí, Vitória da Conquista, Cordeiros, Potiraguá, Itambé, Maiquinique, Itapetinga, Maetinga, Macarani, Aracatu, Poções, Firmino Alves, Barra do Choça, Ibipitanga, Planalto, Bom Jesus da Serra, Mirante, Jussiape, Condeúba, Encruzilhada, Guajeru, Iguaí, Ibicoara, Itarantim, Nova Canaã, Caetanos, Rio de Contas, Mortugaba, Anagé, Caraíba, Belo Campo, Jacaraci, Licínio de Almeida, Caturama, Tremedal, Macaúbas, Botuporã, Paramirim, Rio do Pires e Dom Basílio.


Brumado registra mais 3 óbitos por Covid-19; total chega a 57 mortes

Brumado registra mais 3 óbitos por Covid-19; total chega a 57 mortes

Nesta segunda-feira (22), Brumado registrou 4.825 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 13.301 notificações. Entre os diagnósticos: 24 internações, 57 óbitos, 271 pacientes em tratamento e 4.465 recuperados. No momento, 29 pessoas aguardam resultado laboratorial e 7.867 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Pelo quarto dia consecutivo, Bahia registra maior número de pacientes em UTIs Covid-19

Pelo quarto dia consecutivo, Bahia registra maior número de pacientes em UTIs Covid-19
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Pelo quarto dia consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registra o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 912 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 63 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Em virtude da elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI em toda a Bahia, o governador Rui Costa determinou a ampliação do horário do toque de recolher. A partir de hoje (22), a restrição será das 20h às 5h. A determinação visa provocar uma redução da taxa de crescimento da Covid-19 no estado. As denúncias sobre aglomerações em espaços públicos ou privados serão fundamentais para facilitar o trabalho da polícia. Para isso, a população poderá utilizar os canais de comunicação oficiais através do 190, ou (71) 3235-0000 (para a capital) e no interior do estado por meio do 181. Lembrando que a denúncia é anônima e a viatura mais próxima é acionada para o local. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.146 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.233 recuperados (+0,4%). Dos 655.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 627.674 já são considerados recuperados e 16.553 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.019.787 casos descartados e 150.027 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda (22). Na Bahia, 41.969 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. Hoje foram registradas 63 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.254, representando uma letalidade de 1,72%. 


Aracatu: Homem é detido por descumprimento do Toque de Recolher e posse de substância análoga à cocaína e droga sintética

Aracatu: Homem é detido por descumprimento do Toque de Recolher e posse de substância análoga à cocaína e droga sintética
Foto - Reprodução / Blog Aracatu

Neste domingo (21), por volta das 22h18, realizando patrulhamento na sede do município de Aracatu, policiais da 34ª CIPM flagraram um indivíduo transitando pelo bairro Rua Nova, em aparente descompromisso com o cumprimento ao decreto emitido pelo governador Rui Costa. Ao ser abordado, ele  não opôs justificativa ao ato. Ao ser revistado, com o mesmo foi encontrada porção quantificada aproximadamente em 5g de substância semelhante à cocaína e dois comprimidos. O homem foi detido e encaminhado à delegacia.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais