Brumado registra 67ª morte por Covid-19; 565 pacientes estão em tratamento

Brumado registra 67ª morte por Covid-19; 565 pacientes estão em tratamento

Neste domingo (07), Brumado registrou 5.427 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 14.532 notificações. Entre os diagnósticos: 48 internações, 67 óbitos, 565 pacientes em tratamento e 4.805 recuperados. No momento, 104 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.043 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Governo do Estado suspende funcionamento de academias até 13 de março

Governo do Estado suspende funcionamento de academias até 13 de março
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um novo decreto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6), prorroga a proibição do funcionamento de academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas até 13 de março. A medida vale para toda a Bahia. Segue proibida também até 1° de abril, em todo o estado, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras. São permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. As medidas visam conter o avanço da disseminação do coronavírus na Bahia.


Brumado: ano letivo da rede estadual terá início dia 15/03, de forma remota

Brumado: ano letivo da rede estadual terá início dia 15/03, de forma remota
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Colégio Estadual de Brumado, o Colégio Estadual Getúlio Vargas e o CEEP Gestão e Meio Ambiente, cientes da responsabilidade em proporcionar a continuidade dos estudos dos alunos da rede estadual, informam: o ano letivo terá início dia 15/03, de forma remota. Os alunos estudarão em seus lares, com acompanhamento dirigido pela escola, em função do isolamento social causado pela pandemia do Novo Coronavírus. Fiquem atentos aos grupos de WhatsApp de sua turma, entrem em contato com sua escola e professores, em breve eles passarão as orientações e encaminhamentos necessários. A matrícula dos alunos da casa tem renovação automática. Você, aluno novato, fique atento ao calendário de matrícula que será divulgado nas redes sociais. 


É tetra! Palmeiras vence o Grêmio e conquista a Copa do Brasil

É tetra! Palmeiras vence o Grêmio e conquista a Copa do Brasil
Foto - Lucas Figueiredo / CBF

A temporada 2020 do futebol brasileiro terminou oficialmente neste domingo (7) com o Palmeiras conquistando o título da Copa do Brasil! No Allianz Parque, o Verdão voltou a vencer o Grêmio, dessa vez por 2 a 0, e soltou o grito de campeão da competição pela quarta vez em sua história. A equipe paulista já havia vencido o time gaúcho por 1 a 0 no jogo de ida, em Porto Alegre, e dessa vez balançou as redes com Wesley e Gabriel Menino para garantir mais um título do torneio mais democrático do país – também foi campeã em 1998, 2002 e 2015. O troféu deste ano garante o Palmeiras na disputa pela Supercopa do Brasil diante do Flamengo, atual campeão brasileiro.


Em um ano do primeiro caso de Covid-19, Bahia atinge 710.900 casos

Em um ano do primeiro caso de Covid-19, Bahia atinge 710.900 casos

No dia em que completa um ano do primeiro caso confirmado de Covid-19 na Bahia, o estado atinge a marca de 710.900 casos da doença. Nas últimas 24h, foram registrados 4.525 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.747 recuperados (+0,7%). Desde o início da pandemia, 676.536 já são considerados recuperados, 21.916 encontram-se ativos e 12.448 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.050.942 casos descartados e 168.471em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (6). Na Bahia, 43.603 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. Neste sábado foram registradas 95 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.448, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,31% ocorreram no sexo masculino e 43,69% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,89% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,80%, preta com 14,88%, amarela com 0,55%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,73% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,14%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,23%). A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.


Brumado registra a 66ª morte por Coronavírus

Brumado registra a 66ª morte por Coronavírus

Nesta sexta-feira (05), Brumado registrou 5.393 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 14.532 notificações. Entre os diagnósticos: 47 internações, 66 óbitos, 522pacientes em tratamento e 4.805 recuperados. No momento, 164 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.043 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS

Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS
Foto - Marcos Corrêa / PR

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano. “O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19. O ministro deu a declaração após reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados. Aprovado ontem (5) em segundo turno pelo Senado, o texto foi encaminhado para a Câmara, onde deve ser votado na próxima semana. Guedes também anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários) que vigorou no ano passado. “O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes. Chamado de Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.


Brumado registra o 65° óbito por COVID-19; 468 pacientes estão em tratamento

Brumado registra o 65° óbito por COVID-19; 468 pacientes estão em tratamento

Nesta sexta-feira (05), Brumado registrou 5.348 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 14.532 notificações. Entre os diagnósticos: 42 internações, 65 óbitos, 468 pacientes em tratamento e 4.805 recuperados. No momento, 212 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.043 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Vendas de veículos têm queda de 14,6% em fevereiro

Vendas de veículos têm queda de 14,6% em fevereiro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As vendas de veículos registraram uma queda de 14,6% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020, segundo o balanço divulgado hoje (5) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram emplacados 153,6 mil veículos em fevereiro, o número representa uma queda de 0,9% em comparação com janeiro. Os carros de passeio tiveram uma queda ainda maior em relação a fevereiro do ano passado, 21,2%, com a comercialização de 120,8 mil unidades. Os caminhões, por outro lado, tiveram um crescimento de 20,1% nas vendas de fevereiro, com o emplacamento de 7,4 mil unidades. O que representa também um aumento de 6% em relação à comercialização em janeiro.


Sudoeste da Bahia: Municípios da região entram em emergência devido à estiagem

Sudoeste da Bahia: Municípios da região entram em emergência devido à estiagem
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nesta sexta-feira (05), os municípios de Presidente Jânio Quadro, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Estado  A medida em todas as cidades tem validade de 180 dias e começam a ter efeito assim que os decretos foram homologados nas mesmas cidades.  Em Presidente Jânio Quadros, a prefeitura alegou a perda de cerca de 80% das plantações de milho, feijão, e mandioca, além da falta de recursos por parte da gestão e dos níveis baixos dos reservatórios e mananciais. Já em Maetinga, a prefeitura declarou que a agricultura e a pecuária “foram perdidas” e que a fonte de sustentação do município foi frustrada mais uma vez devido ao longo período de estiagem.


Pátria Voluntária estimula doação com a campanha 'Bora doar Sangue'

Pátria Voluntária estimula doação com a campanha 'Bora doar Sangue'
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O número de doadores de sangue nos hemocentros diminuiu no ano de 2020. O isolamento social imposto pela Covid-19 provocou a redução de 15% a 20% no número de doações em relação a 2019, de acordo com o Ministério da Saúde. A doação de sangue é um ato voluntário, e pode ser praticada por cidadãos entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos. A iniciativa foi lançada em fevereiro e busca promover ações mensais até dezembro de 2021. Nesta quinta-feira (4), a Primeira-dama e presidente do conselho do Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, foi ao Hemocentro de Brasília (DF) acompanhada do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Michelle Bolsonaro lembra que a doação é um ato de empatia e solidariedade. “Muito obrigada, Pedro, por ter convocado a Caixa a estar aqui fazendo esse papel de empatia, de amor e de solidariedade ao próximo”, agradeceu. Para que os doadores se sintam seguros e continuem indo aos postos de coleta de sangue, os hemocentros se adaptaram para recebê-los intensificando os cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição e o aglomerado de pessoas. As cadeiras estão mais espaçadas, é disponibilizado álcool em gel e os profissionais trabalham com todos os equipamentos de proteção individual.


Brumado: Vereador Beto Bonelly apresenta PL para tornar essencial prática de atividade física

Brumado: Vereador Beto Bonelly apresenta PL para tornar essencial prática de atividade física
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) apresentou, na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta quinta-feira (04), um Projeto de Lei que torna “essencial a prática de atividade física, bem como os locais onde são praticadas”. “Amigos, com objetivo de proporcionar mais acesso a saúde, através da atividade física, encaminhei hoje um Projeto de Lei, que torna essencial a prática de atividade física, bem como os locais onde são praticadas: Academia ou centros poliesportivos. Na qual já seguem todas as Normas de Segurança em combate ao Covid-19.cSendo aprovada, vai reconhecer as atividades de educação física como essenciais oferecendo mais qualidade de vida a todos que praticam e na qual eu mesmo incentivo. Garanto que ganha mais saúde e reforça todo sistema imunológico e melhora o combate as doenças, inclusive da Covid - 19. Eu vou sempre procurar o melhor para nossa população”, explicou o vereador.


Indústria brasileira cresce 0,4% de dezembro para janeiro

Indústria brasileira cresce 0,4% de dezembro para janeiro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A produção industrial brasileira começou 2021 com um resultado positivo. Cresceu 0,4% na passagem de dezembro para janeiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (5), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A indústria também cresceu 0,8% na média móvel trimestral e 2% na comparação com janeiro do ano passado. No acumulado de 12 meses, no entanto, a produção teve queda de 4,3%. De maio de 2020 a janeiro de 2021, a produção acumulou crescimento de 42,3% e eliminou a perda de 27,1% registrada em março e abril, início do isolamento social devido à pandemia de covid-19. O setor ainda está em um patamar 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Na passagem de dezembro para janeiro, 11 das 26 atividades pesquisadas tiveram alta, com destaque para os alimentos, que cresceram 3,1%. Outros segmentos que tiveram taxas de crescimento importantes foram indústrias extrativas (1,5%), produtos diversos (14,9%), celulose, papel e produtos de papel (4,4%), veículos automotores, reboques e carrocerias (1,0%) e móveis (3,6%).


Detran e Polícia Militar reafirmam parceria pela segurança no trânsito

Detran e Polícia Militar reafirmam parceria pela segurança no trânsito
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A continuidade do acordo de cooperação técnica entre os órgãos e o reforço na Operação Lei Seca foram os temas da reunião, nesta quinta-feira (4), no Comando da Polícia Militar, em Salvador, entre o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Rodrigo Pimentel, e comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho. O Detran-BA e a Polícia Militar são parceiros em ações de fiscalização no trânsito, na capital e no interior, para retirar de circulação condutores e veículos irregulares, além de contribuir no combate à criminalidade. Em 2020, foram realizadas 519 operações, com 74.778 pessoas e 37.006 veículos abordados. Durante a pandemia da Covid-19, as abordagens seguem os protocolos de prevenção à doença. “A fiscalização nas vias não pode parar, porque, infelizmente, muita gente continua cometendo infrações. Essa parceria com a PM é fundamental para evitar acidentes, que causam grande impacto na rede de saúde e devem ser coibidos nesse momento crítico da Covid-19. Por isso, o nosso desafio é ainda maior", declarou o diretor-geral do Detran-BA.


Luto: morre a jovem Jaqueline Cambuí vítima da Porfiria Intermitente

Luto: morre a jovem Jaqueline Cambuí vítima da Porfiria Intermitente
Foto - Arquivo Familiar

A jovem Jaqueline Cambuí, de 17 anos, diagnosticada com Porfiria Intermitente, não resistiu as complicações da doença e veio a óbito nesta sexta-feira (05). Ela estava internada na UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, de onde foi transferida para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, unidade onde faleceu. Uma campanha chegou a ser realizada para arrecadar recursos para o tratamento da jovem, que custava R$ 88 mil. 


Mais um caminhão-tanque é apreendido pela PRF na Bahia transportando combustível com nota fiscal fraudada

Mais um caminhão-tanque é apreendido pela PRF na Bahia transportando combustível com nota fiscal fraudada
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia flagrou na madrugada de hoje (05) mais um crime de sonegação fiscal. Desta vez, uma carreta carregada com quase 43.000 litros de álcool hidratado foi apreendido sem nota fiscal comprobatória. O flagrante foi registrado quando a equipe fiscalizava o KM 830 da BR 116, trecho de Vitória da Conquista (BA) e abordaram uma combinação de veículos para verificação. Durante os procedimentos, foi solicitado ao condutor os documentos de porte obrigatório e a nota fiscal da carga. O homem apresentou uma nota cujo destino era o município de Paulínia (SP), contudo afirmou que recebeu ordens para entregar o combustível na cidade baiana de Feira de Santana. Em menos de 24 horas, essa foi a segunda ocorrência registrada pela Delegacia de Vitória da Conquista relacionada a crime tributário e fraude fiscal. Diante dos fatos, o motorista assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a combinação de veículos e a carga foram apreendidas e encaminhadas à Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ-BA) para adoção das medidas administrativas cabíveis, que inclui o recolhimento dos tributos e pagamento de multas.


Brumado: Medidas restritivas tem início nesta sexta (05) às 18h até segunda (08) às 05h

Brumado: Medidas restritivas tem início nesta sexta (05) às 18h até segunda (08) às 05h
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante o período, o decreto ainda estabelece que, das 18h da desta sexta-feira (5) até as 5h de segunda-feira (8), apenas poderão funcionar serviços essenciais em toda a Bahia. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo a partir das 18h de sexta (5) até as 5h de segunda-feira (8), inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). São considerados serviços essenciais às atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.


Brumado: Indivíduo é detido acusado de Tráfico de Drogas

Brumado: Indivíduo é detido acusado de Tráfico de Drogas
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Por volta das 18h desta quinta-feira (04), ao proceder com rondas no conjunto habitacional Brisa I, uma guarnição da 34ª CIPM avistou uma pessoa em atitude suspeita. Conforme se aproximaram, os militares perceberam que o indivíduo arremessara algo. Foi feito a abordagem e realizada a busca pessoal no suspeito, onde foi encontrado R$87,00 em espécie  e em uma varredura nas proximidades do local encontrada uma meia com 12  porções grandes de substância análoga à Maconha. O indivíduo, e todo o material foram apresentados na Delegacia de Polícia  para que as medidas cabíveis sejam adotadas.


Brumado: Vereador denuncia 'suposta fraude em licitações da prefeitura'

Brumado: Vereador denuncia 'suposta fraude em licitações da prefeitura'
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O vereador o Rey de Domingão (DEM), durante pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (04), denunciou "suposta fraude em licitações realizadas pela prefeitura de Brumado, com favorecimento a determinadas empreiteiras". De acordo com o vereador, "uma empresa teria vencido uma licitação no município para reforma das escolas, mas o processo foi cancelado, com a justificativa de que as aulas seriam retomadas. Porém, outra empresa assumiu a execução do serviço". Diante do fato, e edil ressaltou que toda documentação que comprova a irregularidade foi entregue ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) para investigação. Ele ainda citou que existe um grupo de empreiteiras, ”o G10” que é privilegiado nos processos licitatórios da prefeitura" disse o Edil.


Brumado tem 2.527 vacinados com a 1ª dose

Brumado tem 2.527 vacinados com a 1ª dose
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Brumado tem 2.527 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 15h desta quinta-feira (09) segundo a Sesab. Nesta semana foram vacinados trabalhadores da saúde e idosos de 84 anos ou mais. A Secretaria de Saúde informa que nos dias 05, 08 e 09 de março realizará nova etapa de vacinação contra a Covid-19, que contemplará idosos a partir dos 81 anos de idade. A vacinação será realizada no CMEAS, das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30. O município já recebeu 3.007 doses da vacina contra o Coronavírus.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira

Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira

Seu carro está precisando fazer a troca de óleo? Então venha para o lugar certo! O Posto Meira tem grande promoção, venha conferir. Rede Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851 e Rodovia BR-030, 286, Brumado - Bahia. Fone: 77 9.9801-0607.


Presidente do TRE-BA recebe Título de Cidadão Livramentense

Presidente do TRE-BA recebe Título de Cidadão Livramentense
Foto - Divulgação / TRE-BA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, foi condecorado com o Título de Cidadão Livramentense, durante Sessão Solene realizada no Plenário D. Didi Azevedo, da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, nesta quinta-feira (04/03). A honraria foi proposta pelo vereador Aparecido Lima da Silva e acatada pela Câmara Municipal, presidida por Ronilton Carneiro Alves. A cerimônia foi restrita e transmitida pelo canal do TRE-BA no Youtube. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. Assim, a pessoa passa a ser um irmão, um conterrâneo. O presidente Jatahy definiu a homenagem como uma das mais importantes da vida dele. “Considero esse momento único, em ser acolhido por esse povo tão especial para mim. Tenho um carinho muito singular por todos e por essa cidade”, considerou o desembargador. “Vi a necessidade de fazer essa homenagem a uma pessoa que já fez tanto por Livramento de Nossa Senhora. Nada mais justo que o reconhecer como cidadão de nossa cidade”, justificou Aparecido Lima.


Sete pessoas descumprem toque de recolher na RMS e interior

Sete pessoas descumprem toque de recolher na RMS e interior
Foto - Divulgação / SSP-BA

Sete pessoas foram flagradas desrespeitando o toque de recolher, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em cidades dos interior do estado, entre 20h de quarta-feira (3) e as 5h desta quinta-feira (4). Não houve registro, na capital baiana. No total, desde o dia 19 de fevereiro, 146 pessoas foram autuadas por descumprimento do decreto estadual. O flagrante da RMS aconteceu na Ilha de Itaparica. Os outros seis casos foram registrados nas cidades de Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Cairu. Entre as autuações, cinco foram no artigo 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e outros duas no 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público).


Governo do Estado anuncia medidas mais restritivas para 22 municípios da região de Guanambi

Governo do Estado anuncia medidas mais restritivas para 22 municípios da região de Guanambi
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Governo do Estado e prefeituras do sudoeste baiano acordaram a ampliação de medidas mais restritivas para frear a disseminação da covid-19 na região. O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5) trará um novo decreto que permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais, a partir desta sexta-feira (5) até as 5h da próxima quarta-feira (10). Estarão liberadas as atividades relacionadas à saúde e comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, além do transporte e do serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde. São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações. As medidas valem para os seguintes municípios: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.
Fica proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 5 de março até as 5h de 8 de março. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.
Ficam suspensos, no período de 5 de março até as 5h do dia 10 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nos 22 municípios. Também ficam suspensas nesses municípios, de 5 de março até as 5h de 10 de março, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto.


Covid-19: Brumado registra a 64ª morte e tem 39 paciente internados

Covid-19: Brumado registra a 64ª morte e tem 39 paciente internados

Nesta quinta-feira (04), Brumado registrou 5.288 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 14.260 notificações. Entre os diagnósticos: 39 internações, 64 óbitos, 451 pacientes em tratamento e 4.773 recuperados. No momento, 185 pessoas aguardam resultado laboratorial e 7.987 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais