Artigo: A liderança empreendedora e os seus estilos

Artigo: A liderança empreendedora e os seus estilos

Existem diversos estilos e não é simples afirmar qual o melhor, uma vez que cada um deles é mais vantajoso em determinada situação: I) Líder facilitador – como o próprio nome indica, ele auxilia os seus seguidores a identificarem os seus valores, interesses, metas e objetivos. 2) Líder avaliador – informa aos colaboradores os critérios pelos quais eles serão julgados, diz como está seu desempenho e indica ações para o aperfeiçoamento. 3) Líder conselheiro – ajuda os membros da equipe a identificarem metas próprias, relacionadas à carreira, estimula e facilita o acesso aos recursos materiais e financeiros que irão proporcionar o desenvolvimento dos mesmos.

 

 4) Líder participativo – receptivo às sugestões dos colaboradores, ouve, analisa, premia, chama os seguidores para implementarem as ideias selecionadas.

 5) Líder autocrático – através deste estilo ele determina o que fazer e quem executará as tarefas, exigindo obediência dos demais.

 6) Líder democrático – nesse estilo, não apenas a pessoa do líder mas todo o grupo é considerado o centro das decisões. É o contrário do estilo anterior.

 Liderança Situacional

Esse conceito se baseia no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado depende mais da situação do que da personalidade do líder. Ele precisa ter jogo de cintura para utilizar o melhor estilo, conforme a situação, notadamente em momentos de crise e que demandam ações rápidas. Não há estilo que seja mais eficaz em todas as situações.

É importante estarmos conscientes  de que o sucesso em determinada situação não significa que conseguiremos ser sempre um líder de êxito. A eficácia de uma liderança depende da situação, do perfil e habilidades individuais e da equipe e do próprio líder. Líderes e colaboradores dependem um do outro. O futebol ilustra bem esta situação. Às vezes um técnico bem sucedido em determinado time pode não ser em outro. Um jogador bem sucedido em seu time pode não ser na Seleção Brasileira.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais