Confira o resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado dessa segunda-feira (29)

Confira o resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado dessa segunda-feira (29)
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A sessão da Câmara desta segunda-feira (29.06) foi aberta pelo presidente, vereador Alessandro Lôbo e Silva que cumprimentou a todos os presentes solicitando que o secretário da mesa diretora, vereador Weliton Lopes fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.

Logo em seguida, dando continuidade, o secretário fez a leitura do material do expediente, quando constou:

EM APRESENTAÇÃO:

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 007/2015 - “Dispõe sobre a Concessão de Titulo de Cidadão Brumadense a CARLOS BRITO.”

AUTORIA: VEREADOR WELITON LOPES DO NASCIMENTO

EM ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO:

INDICAÇÃO N° 105/2015

AUTORIA: VEREADOR JOSÉ RIBEIRO NEVES

O Vereador JOSÉ RIBEIRO NEVES, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, indicar ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, AGUIBERTO LIMA DIAS aCONSTRUÇÃO DE ACADEMIAS DA SAÚDE NOS BAIRROS: SÃO FÉLIX, OLHOS D´ÁGUA BARAUNAS, MALHADA BRANCA, URBIS II, ALÉM DA VILA PRESIDENTE VARGAS, DISTRITO DE: ITAQUARAI, UBIRAÇABA, CRISTALÂNDIA E NOS POVOADOS DE LAGOA FUNDA, UMBURANAS E ARRECIFE, no município de Brumado-BA.

INDICAÇÃO N° 106/2015

AUTORIA: VEREADOR WELITON LOPES DO NASCIMENTO

O Vereador WELITON LOPES, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR ao Exmº Senhor Prefeito Municipal, Sr. Aguiberto Lima Dias, através da Secretaria de infra-estrutura, pessoa do Dr. André Cardoso que sejam instalados a Iluminação Pública e bancos para assento na praça localizada no perímetro da Igreja, sede do Distrito de Ubiraçaba.

INDICAÇÃO N° 107/2015

AUTORIA: VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS

O VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS, (SANTINHO), COM ASSENTO NESTA CASA LEGISLATIVA, VEM NOS TERMOS REGIMENTAIS, ATRAVÉS DESTA PRESIDÊNCIA, INDICAR COM URGÊNCIA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL AGUIBERTO LIMA DIAS, A NECESSIDADE DE REDUTORES DE VELOCIDADES NAS ROTATÓRIAS.

Para que os edis pudessem fazer uso da palavra o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Usaram:

José Ribeiro – Fala sobre o título de cidadão a Carlos Brito e ressalta sua importância. Comenta sobre indicação de sua autoria que solicita a construção de academias ao ar livre em bairros da cidade. Destaca que o governo federal tem recursos para investir nesses aparelhos que muito contribuirão para a saúde da população. Fala sobre as praças da cidade e a necessidade de recuperação das mesmas. Faz comentários sobre as proposições apresentadas na sessão.

Santinho – Parabeniza a pauta. Faz comentários sobre a indicação 105/2015 que solicita construção de academias ao ar livre em bairros da cidade. Comenta sobre sua indicação que solicita colocação de redutores de velocidade nas rotatórias. Agradece Pastor Angelo Mário pelo trabalho social que vem realizando nas comunidades.

Weliton Lopes - Comenta sobre sua indicação que solicita iluminação e bancos para Praça em Ubiraçaba.  Fala sobre a importância da indicação do vereador Santinho. Destaca que é preciso maior conscientização sobre as leis de trânsito. Fala sobre título de cidadão a Carlos Brito.

O presidente colocou o material do expediente para apreciação dos Srs. Vereadores, tendo os mesmos aprovado todas as proposições apresentadas.

Para que os Srs. Vereadores pudessem fazer suas considerações finais a respeito do material apresentado na sessão foi concedido o tempo de até dez minutos. Usaram da palavra:

Márcio Moreira – Parabeniza o projeto de título de cidadão a Carlos Brito. Fala sobre a festa de São Pedro dos Olhos D’Água e diz que foi uma linda festa. Agradece ao prefeito Aguiberto Lima Dias, que apesar das dificuldades vividas por todos os municípios fez uma excelente festa. Fala sobre a continuação das obras de pavimentação do bairro. Passa o restante do tempo para Romar Pereira que agradece a obras realizadas em bairros do município. Faz apelo ao secretário Cláudio Feres para que melhore a alimentação do hospital municipal. Ressalta que a qualidade da comida servida está péssima e que a sopa está sendo servida em copos descartáveis, além de não estarem ofertando alimentação para os acompanhantes.

José Ribeiro Neves – Fala sobre a questão do hospital e diz que é preciso averiguar a situação.  Comenta sobre a situação da guarda municipal e que nada se falou sobre o reajuste. Fala que é preciso que o executivo encaminhe o projeto de reajuste salarial para que possam analisar e votar. Faz comentários sobre todo material apresentado destacando a importância.

Liu Vasconcelos – Faz uso da palavra para parabenizar a Associação do bairro Dr.Juracy pela belíssima festa realizada no São João.

Catoze – Solicita que troque outdoor na ponte Coronel Santos e m razão de estar prejudicando a visão dos motoristas.. Parabeniza o São Pedro do bairro Olhos D’água.

José Carlos de Jonas – Fala sobre a festa de São João da Vila destacando que foi muito bem organizada e agradou a todos que estiveram presente. Comenta sobre as estradas solicitando que sejam recuperadas. Faz comentarios sobre poço da localidade de Pai João. Fala sobre a denúncia da qualidade da comida do hospital e sobre estarem tomando sopa em copos descartáveis. Fala que espera que não seja como outras denúncias que fizeram e depois não resulta em nada. Fala que é preciso tomar providências com relação as denúncias.

Édio da Silva Pereira – Fala sobre as condições das estradas e que tem sido motivo de debates em quase todas as sessões. Faz comentários sobre a estrada de Arrecife e diz que o ex-prefeito fez o alargamento, mas não foi feita a manutenção e as pessoas estão dizendo que voltarão a colocar as cercas nos antigos lugares. Fala que é preciso passar a patrol e obter a trafegabilidade.  Fala que a estrada do Esconso também apresenta o mesmo problema. Fala que tentou falar com o secretário de infraestrutura, porém não conseguiu e irá na terça-feira levar essa questão ao secretário. Fala sobre equipamentos esportivos da região de zona rural e solicita a secretária municipal de Educação que agilize o processo.  Fala sobre o reajuste dos servidores públicos e diz que é preciso se encaminhar o projeto para a Câmara. Fala sobre o andamento das obras de sistema de abastecimento e diz que ficou muito satisfeito. Fala que esteve em Cristalândia. Comenta sobre a visita de Vitor Bonfim e diz que tem um desafio de levar água para a zona rural e que estão lutando para viabilizar projeto para Cristalândia e região que garantiu água para a cidade e não tem projeto para os moradores da localidade.

Agno Meira – Saúda Vitor Bonfim. Faça sobre período de festas. Fala sobre o deputado Daniel Almeida que tem direcionado recursos para Brumado.  Comenta sobre a quadra para a localidade do Fundão. Observa que a  licitação já foi realizada. Fala sobre projeto para que a alimentação dos hospitais também tenha uma cota que seja proveniente da agricultura produzida em Brumado. Cobra a obra do IFBAHIa.

Weliton Lopes – Saúda Vitor Bonfim. Fala sobre o IFBA e diz que tem acompanhado de perto os acontecimentos e explica que o problema não é que a prefeitura não fez as obras e sim que a energia precisa ser ligada dentro dos padrões da Coelba que solicitou alguns ajustes do projeto do IFBA. Fala que tão logo essa questão seja resolvida a prefeitura realizará as obras de infraestrutura. Fala que a Coelba dá um prazo de 180 dias para análise e realização do projeto. Fala sobre a alimentação do hospital e diz que realmente está de péssima qualidade. Explica que já conversou com o secretário municipal de Saúde e que o mesmo disse que tem conhecimento do fato de que a empresa Cuca Refeições tem prestado um péssimo serviço. Fala sobre a festa dos Olhos D’água e destaca a sua importância observando que é uma referência no Estado. Coloca-se a disposição para fazer esclarecimento sobre o IFBA para os alunos da instituição que demonstram grande insatisfação pelo atraso da inauguração da nova sede.  Fala que é necessária comunicação entre a prefeitura e a população, pois as informações não são repassadas.

Alessandro Lôbo e Silva – Faz uso da palavra para cumprimentar o deputado estadual Vitor Bonfim e diz que antes de começar a tratar sobre os problemas da cidade gostaria de agradecer ao convite da Escola Nossa Senhora de Fátima para os 40 anos da instituição. Fala sobre o São João da Vila Presidente Vargas e parabeniza o vereador José Carlos de Jonas. Ressalta que não tinham conhecimento da visita do deputado e que durante a sessão foram discutidos vários pontos sobre problemas da cidade e pode perceber o grau de envolvimento do deputado com as questões relacionadas a Brumado, tais como a questão da água para Cristalândia, inauguração da nova sede do IFBA, Bahiatursa, entre outros. Fala que gostaria de parabenizar e ter a tranqüilidade de saber que todos os deputados que representam Brumado também têm esse envolvimento com a cidade.  Fala sobre o curso de medicina e solicita que o deputado também se envolva com essa importante causa que será um marco para Brumado representando desenvolvimento e progresso do município, não só na área de saúde como em todas as demais. Parabeniza o São Pedro do bairro Olhos D’água.

O deputado Vitor Bonfim fez uso da Tribuna Livre e falou sobre diversos temas relacionados a Brumado, destacando a importância da vinda do curso de medicina que para ele já é uma realidade.

Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer uso da palavra o presidente encerrou a presente sessão convocando outra para a próxima segunda-feira, 06 de julho de 2015.   


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais