Em novo depoimento, Mauro Cid fala sobre joias e tentativa de golpe

Em novo depoimento, Mauro Cid fala sobre joias e tentativa de golpe
Foto - Antônio Cruz - Agência Brasil

O coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou depoimento de aproximadamente nove horas à Polícia Federal. O depoimento teve início nessa segunda-feira (11) e foi até a madrugada de terça-feira (12). O advogado do militar, Cezar Bittencourt, disse à TV Brasil que o depoimento foi positivo, tanto para Mauro Cid quanto para as investigações da polícia. Segundo ele, foram esclarecidos desdobramentos relativos à suposta tentativa de golpe de Estado, porém sem informar detalhes do que foi falado. De acordo com a TV Brasil, Mauro Cid respondeu a perguntas sobre a investigação que apura fraude no cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre as joias vindas da Arábia Saudita. Além disso, mensagens encontradas no celular de Mauro Cid mostram que, apesar de relatórios e reuniões garantirem que as urnas eletrônicas são seguras, deu-se continuidade à elaboração da minuta do golpe. O ex-ajudante de ordens é apontado como o articulador da emissão de cartões falsos de vacinação para covid-19 para o ex-presidente Jair Bolsonaro e familiares dele. Outro inquérito investiga as suspeitas de que, com ajuda de assessores e pessoas próximas, Bolsonaro tentou se apropriar indevidamente de joias que, supostamente, recebeu de presente de autoridades públicas sauditas. Devido ao valor de tais joias, elas legalmente deveriam passar a compor o patrimônio da União.


Brumado: Foragido por oito anos, suspeito de ataque ao gerente da Novo Horizonte é capturado pela Polícia Civil em Mogi das Cruzes

Brumado: Foragido por oito anos, suspeito de ataque ao gerente da Novo Horizonte é capturado pela Polícia Civil em Mogi das Cruzes
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Após oito anos, a Polícia Civil de São Paulo capturou o indivíduo acusado de uma tentativa de homicídio na cidade de Brumado em maio de 2016. O suspeito, que era procurado pela polícia da Bahia desde então, foi preso na cidade de Mogi das Cruzes. Na época do crime, o acusado, então com apenas 18 anos, foi detido pelas autoridades, porém, acabou sendo liberado pela justiça. Desde então, ele se tornou um foragido ao não comparecer perante a justiça quando solicitado. O crime em questão ocorreu quando o suspeito, ainda jovem, roubou e atingiu com dois tiros o gerente da empresa Novo Horizonte, Josemar Silva Ferreira. Um terceiro disparo acabou por atingir um veículo estacionado nas proximidades. Com a prisão efetuada em Mogi das Cruzes, o acusado deverá ser recambiado para a cidade de Brumado, na Bahia, onde responderá pelos seus atos perante a justiça. 


Policial militar é assassinado em assalto em Feira de Santana

Policial militar é assassinado em assalto em Feira de Santana
Foto - Arquivo Pessoal

Na noite de terça-feira (12) um policial militar, identificado como Marcos Alan Magalhães Vicente, de 46 anos, foi brutalmente assassinado em um assalto ocorrido no Conjunto Feira X, localizado no bairro Muchila. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil, Marcos estava retornando para sua residência quando foi surpreendido por indivíduos que se aproximaram em uma motocicleta. Sem dar chance para qualquer reação, um dos suspeitos efetuou disparos contra o policial, atingindo-o gravemente. Mesmo com os esforços para socorrê-lo, Marcos Alan foi encaminhado em estado crítico para o Hospital Geral Clériston Andrade, porém, lamentavelmente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. As autoridades policiais rapidamente acionaram o Departamento de Polícia Técnica para as devidas providências.


Caminhoneiro de Dom Basílio morre em acidente na estrada entre Augusto de Lima e Joaquim Felício, MG

Caminhoneiro de Dom Basílio morre em acidente na estrada entre Augusto de Lima e Joaquim Felício, MG
Foto - Redes Sociais

Bruno Silva Caires, caminhoneiro de 33 anos natural de Dom Basílio, faleceu em um acidente de trânsito ocorrido na madrugada da última segunda-feira (11), entre as cidades de Augusto de Lima e Joaquim Felício, em Minas Gerais. Bruno conduzia um caminhão carregado com contentores com destino à Bahia, quando o veículo saiu da pista e tombou. O corpo foi removido após perícia e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. O sepultamento ocorreu no Cemitério de São João Batista, na sede do município de Dom Basílio, no final da tarde desta terça-feira (12).


INFORME PUBLICITÁRIO

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Se você está procurando economizar nas compras do mês, não perca a oportunidade de conferir as promoções da Quarta Econômica no Disbahia Supermercado. Somente hoje, oferecemos descontos especiais em diversos produtos! Com uma grande variedade de produtos, desde alimentos frescos até produtos de limpeza, você certamente encontrará tudo o que precisa em nosso supermercado. E não se preocupe em gastar muito, pois nossas promoções foram feitas especialmente para ajudar você a economizar! Não perca tempo e venha nos visitar! Estamos localizados na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 77 3441-3070. E lembre-se, o Disbahia Supermercado é um orgulhoso membro da Rede 7 de supermercados, oferecendo sempre os melhores produtos e preços para você!


Presidente do TSE inaugura Centro Integrado de Combate à Desinformação

Presidente do TSE inaugura Centro Integrado de Combate à Desinformação
Foto - Luiz Roberto / TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, inaugurou, na tarde desta terça-feira (12), o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), que terá como objetivo a atuação coordenada da Justiça Eleitoral (JE) junto aos Poderes, órgãos da República e instituições na promoção da educação em cidadania, dos valores democráticos e dos direitos digitais. No ato de inauguração, Moraes afirmou que uma das missões do Tribunal é garantir a liberdade na hora da escolha da eleitora e do eleitor. Segundo ele, a vontade do eleitorado vem sendo atacada por milícias digitais desde 2018, que, ao utilizar fake news e discursos de ódio, pretendem desvirtuar o mercado livre de ideias. “No Tribunal Superior Eleitoral já vínhamos neste combate e, agora, estamos dando um salto a mais na eficiência deste combate, principalmente a partir do momento em que as notícias fraudulentas e as fake news foram anabolizadas pelo mau uso da inteligência artificial”, disse o ministro Alexandre de Moraes.­­­


Bahia bate Caxias nos pênaltis e está na 3ª fase da Copa do Brasil

Bahia bate Caxias nos pênaltis e está na 3ª fase da Copa do Brasil
Foto - Divulgação

O Bahia está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. No tempo regulamentar, o Esquadrão empatou em 2×2 com o Caxias nesta terça-feira (12), no estádio Centenário, com gols de Cauly e Thaciano. O Tricolor garantiu a vaga nos pênaltis (6×5). O Esquadrão sofreu um gol no começo da partida, aos 4 minutos. O time se recuperou e conseguiu empatar aos 19 minutos, com Cauly. O camisa 8 recebeu um belo passe de Custa, dominou e finalizou da entrada da área. Após o empate, o Bahia passou a controlar a partida. O domínio foi recompensado aos 40 minutos, Everton Ribeiro lançou Everaldo, que pela direita achou Thaciano na área. O camisa 16 não perdoou e virou o placar. Na segunda etapa, o time de Rogério Ceni administrou o placar e ainda teve pelo menos duas chances de ampliar, com Thaciano e Jean Lucas. No entanto, aos 43, o Caxias empatou a partida, levando-a para a disputa de pênaltis. Nos pênaltis, o Esquadrão superou os gaúchos por 6×5. Everaldo, Juba, Cauly, Biel, Everton Ribeiro e Cuesta converteram para o Bahia. A próxima partida do Esquadrão acontece no sábado (16), na Arena Fonte Nova, contra o Jequié, pela semifinal do Campeonato Baiano.


Sequestrador de ônibus no Rio se entrega à polícia

Sequestrador de ônibus no Rio se entrega à polícia
Foto - TV Brasil

O porta-voz da Polícia Militar, coronel Marco Andrade, informou que o homem que sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira (12) se entregou. O homem sequestrou o veículo da Viação Sampaio na Rodoviária do Rio, no Santo Cristo, região portuária da cidade, por volta das 14h30 e fez 17 passageiros reféns. Um homem ficou ferido e está em estado grave no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio. “Anunciamos que a ocorrência está encerrada. O tomador de reféns se entregou à Polícia Militar. Ele está preso. Todos os reféns foram libertados, seguros e passam por um atendimento prévio agora dos bombeiros para verificar as condições psicológicas”, informou o coronel em entrevista à imprensa. Segundo o coronel, a polícia está investigando mais informações sobre a identidade do sequestrador e a motivação do crime. “Não temos ainda informações de quem é esta pessoa. A gente vai buscar esta informação e vamos atualizá-los em breve de efetivamente quem é o preso e o que ele estava fazendo ali”. Conforme a PM, o criminoso já tinha passagem pelo crime de roubo e foi conduzido à 4ª Delegacia de Polícia. Feridos: A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que uma outra pessoa ferida foi atendida no posto de ambulatorial da própria rodoviária. Depois de fazer disparos no terminal, o criminoso entrou no ônibus e fez 17 pessoas como reféns, dentre elas algumas crianças e idosos.


12ª Semana Espírita em Brumado acontece de 13 a 17 de março

12ª Semana Espírita em Brumado acontece de 13 a 17 de março
Foto - Divulgação / PRF-BA

Entre os dias 13 e 17 de março, a cidade de Brumado receberá a 12ª Semana Espírita, um evento que visa promover reflexões e debates sobre temas relevantes relacionados à espiritualidade e à educação para os novos tempos. As atividades serão realizadas na Câmara de Vereadores de Brumado, todas as noites, a partir das 20h. Com o objetivo de enriquecer as discussões, o evento contará com a participação de renomados palestrantes do cenário espírita nacional. Entre eles, destacam-se Cléber Flores, Lucas Miclos, Elmo Costa, Adeilson Salles e Lusiane Bahia


SESOC divulga resultado de inscrições para cursos semiprofissionais

SESOC divulga resultado de inscrições para cursos semiprofissionais
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania torna público o resultado das inscrições para os cursos de “Estrutura Fotovoltaica e Sistema Renovável de Energia Solar” e “Eletricidade Básica e Instalações Elétricas”. Os inscritos foram divididos em dois grupos, sendo que um já começa a ter aula nos próximos dias. A aula inaugural será realizada nesta sexta-feira, às 18h30, na UAB. Ao todo, serão 4 semanas de conteúdos teóricos e práticos. Os cursos são em áreas com alta demanda no mercado de trabalho e, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade para que o brumadense se profissionalize e tenha uma oportunidade a mais na hora de conseguir um emprego. Em breve as inscrições serão abertas novamente para completar a segunda turma de cada curso. Confira.


Bahia receberá oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Bahia receberá oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Foto - Tácio Nascimento / GOVBA

Oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia serão construídas no estado da Bahia até 2026. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12), em Brasília, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento do Governo Federal, com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues, e do ministro da Educação, Camilo Santana. Na cerimônia, foi divulgada também a implantação de outras 92 novas unidades em todo o país e a modernização dos institutos já existentes. O investimento totaliza R$ 3,9 bilhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O governador da Bahia destacou que as novas unidades ampliarão a rede já existente no estado, contribuindo para oferecer educação profissional de qualidade tanto para jovens quanto para adultos interessados em se capacitar. “Estou muito feliz com a criação da possibilidade e o fortalecimento da educação para uma nova Bahia. É o governo mais presente”, disse Jerônimo.

Na Bahia, as oito novas unidades serão implantadas em diversas regiões, abrangendo as cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. A estimativa é que R$ 200 milhões sejam investidos nas obras. Cada unidade irá oferecer 1400 vagas, fortalecendo a educação profissional, promovendo o desenvolvimento regional e aumentando oportunidades de formação para jovens e adultos em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.

O presidente Lula ressaltou a relevância dessas novas instituições para o desenvolvimento do Brasil, destacou a importância da qualificação profissional dos jovens e o papel essencial da educação para o progresso da sociedade. “É algo de grande significado, que vai além das simples paredes e salas de aula. Estamos falando de um investimento que vai moldar o futuro da nossa juventude, que vai pavimentar os caminhos para um país mais justo e próspero”.


Guarnição da 46ª CIPM apreende arma de fogo durante patrulhamento em Livramento de Nossa Senhora

Guarnição da 46ª CIPM apreende arma de fogo durante patrulhamento em Livramento de Nossa Senhora
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Durante um patrulhamento rotineiro pela Comunidade de Tamboril, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, uma Guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou uma importante apreensão de arma de fogo. A ação ocorreu quando os policiais avistaram dois indivíduos em uma motocicleta e, ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos rapidamente descartaram uma sacola contendo uma arma de fogo do tipo espingarda e empreenderam fuga. A rápida e eficiente atuação da guarnição resultou na apreensão da arma de fogo, que foi devidamente apresentada na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.


Bahia registra o segundo transplante cardíaco deste ano

Bahia registra o segundo transplante cardíaco deste ano
Foto - Divulgação / Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contabilizou, no último sábado, mais um transplante cardíaco, o segundo realizado esse ano. O doador, de 29 anos, sexo masculino, vítima de traumatismo crânio encefálico, estava em Feira de Santana, e para viabilizar o procedimento foi necessária a utilização de aeronave do Graer, que fez o transporte dos órgãos doados. O transplante cardíaco que beneficiou um paciente de 41, também do sexo masculino, vítima de insuficiência cardíaca, foi realizado no Hospital Ana Neri. Além do transplante do coração, a doação beneficiou pacientes que aguardavam por transplante de rim, córnea e fígado. O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura, pontuou que a retomada, esse ano, do transplante cardíaco, depois de quase dois anos sem que o procedimento fosse realizado, é um dos avanços obtidos pelo Estado. No ano passado, em todo o Estado, foram realizados 308 transplantes de rim, sendo 22 de doadores vivos; 582 de córneas e 45 de fígado. A fila de espera para transplante tem 1843 pacientes para rim, 1331 para córnea, 30 para fígado e 3 para transplante cardíaco. Todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias. É possível doar coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas, intestino, córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e válvula cardíaca (tecidos). Também na última semana foi registrada uma doação de múltiplos órgãos em Ilhéus, possibilitando o transplante de rins, fígado, córneas e válvulas cardíacas em pacientes que aguardavam na fila para realização do procedimento.


13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, indica estudo

13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, indica estudo
Foto - Roberta Aline / MDS

Um estudo do Instituto Fome Zero (IFZ) mostra que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil e 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada em 2023. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total (grave + moderada) no país. "O Governo Federal está trabalhando para tirar o Brasil do Mapa da Fome mais uma vez", resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa postagem sobre a pesquisa em seu perfil na rede social X (antigo Twitter). O estudo, solicitado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome ao IFZ, estimou o impacto do aumento do salário mínimo e dos repasses do Programa Bolsa Família sobre a população brasileira no primeiro ano do governo Lula, comparando microdados da PNAD do primeiro trimestre de 2022 com os do último trimestre de 2023. O resultado mostrou uma diminuição de 20 milhões de pessoas que sofriam de insegurança alimentar grave e/ou moderada e uma redução de 8 milhões no número de pessoas com insegurança alimentar grave em apenas um ano de governo Lula. Isso representa uma redução da insegurança alimentar no Brasil de 30%. O nível de insegurança alimentar grave voltou aos patamares de 2020, antes da pandemia. “Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do programa Bolsa Família, bem como a redução da inflação dos alimentos, demonstram que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome”, afirma José Graziano, diretor geral do IFZ.


Bruno Reis lidera corrida pela reeleição em Salvador, aponta pesquisa AtlasIntel

Bruno Reis lidera corrida pela reeleição em Salvador, aponta pesquisa AtlasIntel
Foto - Divulgação

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), lidera a corrida pela reeleição com 51,4% das intenções de voto, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (12) pelo Jornal A Tarde. O principal candidato de oposição, Geraldo Júnior (MDB), que tem apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), surge com 18,4% das intenções de votos. Em terceiro lugar, aparece Kléber Rosa (PSOL), com 8,4%. Em quarto lugar está a pré-candidata do Novo, Luciana Buck, com 1,8%. Com esses percentuais, o atual prefeito da capital seria reeleito no 1º turno. Considerando apenas os votos válidos, Bruno Reis desponta com 64,4%, Geraldo Jr com 23%, Kleber Rosa 10,4% e Luciana Buck marca 2,2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de março de 2024, com coleta via recrutamento aleatório digital. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança no levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA-06287/2024. Outros destaques da pesquisa: 8,8% dos entrevistados não sabem em quem votar; 11,2% votarão em branco ou nulo; A pesquisa também avaliou a aprovação da gestão Bruno Reis: 59% dos entrevistados aprovam, enquanto 29% desaprovam; O índice de rejeição de Bruno Reis é de 12%.


Prefeitura de Brumado declara Situação de Emergência devido a Epidemia de Arboviroses

Prefeitura de Brumado declara Situação de Emergência devido a Epidemia de Arboviroses
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado, Estado da Bahia, emitiu um decreto na terça-feira, 12 de março de 2024, declarando situação de emergência devido ao aumento alarmante de casos de doenças infecciosas virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O documento, assinado pelo Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e pelo Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Soares Feres, destaca a preocupação com o crescente número de casos suspeitos e/ou confirmados de pacientes infectados pelo mosquito na região. Nos primeiros meses do ano de 2024, foram notificadas 412 casos de dengue, 32 de chikungunya e 15 de zika somente no município de Brumado. O decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento da incidência das arboviroses, incluindo a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens, e a contratação de serviços. A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável por instituir diretrizes gerais para a execução das medidas de enfrentamento da situação de emergência, podendo editar normas complementares para sua execução. Além disso, o decreto prevê o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de acesso por parte dos moradores, quando essencial para a contenção das doenças. A tramitação dos processos referentes ao decreto correrá em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal. O decreto entra em vigor na data de sua publicação e tem validade de 90 dias. Diante desse cenário, a Prefeitura de Brumado destaca a importância da colaboração de todos os cidadãos na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, adotando medidas para eliminar possíveis criadouros e contribuindo para a redução do risco de transmissão das arboviroses na comunidade.


INFORME PUBLICITÁRIO

Maxxnet: Internet de Alta Velocidade e Suporte Excepcional para Empresas

Maxxnet: Internet de Alta Velocidade e Suporte Excepcional para Empresas

Em um mundo cada vez mais digital e competitivo, ter uma conexão de internet confiável e de alta velocidade é essencial para o sucesso de qualquer empresa. E é exatamente isso que a Maxxnet oferece: a chave para levar o seu negócio ao próximo nível. Imagine sua empresa com acesso à internet de alta velocidade, suporte técnico disponível 7 dias por semana e ainda desfrutando de uma vasta seleção de canais abertos e fechados, filmes e séries. Com a Maxxnet, essa realidade está ao seu alcance. E por que confiar na Maxxnet? Porque somos especialistas em atender as necessidades específicas das empresas em Brumado e região. Com uma vasta experiência no mercado, entendemos as demandas únicas do mundo corporativo e oferecemos soluções sob medida para cada cliente. Além disso, nossa equipe está comprometida em fornecer uma instalação rápida e eficiente, para que sua empresa não perca tempo e comece a desfrutar dos benefícios da Maxxnet o mais rápido possível. Não deixe para depois a oportunidade de impulsionar o seu negócio. Entre em contato conosco pelo WhatsApp no número 77 99856-9999 e descubra os planos personalizados que temos para oferecer à sua empresa.


Livramento de Nossa Senhora: Morre Sizenando Alcântara o 'Colecionador de Lápis'

Livramento de Nossa Senhora: Morre Sizenando Alcântara o 'Colecionador de Lápis'
Foto - Reprodução / Mandacaru da Serra

Nesta segunda-feira (24), em Livramento de Nossa Senhora, faleceu Sizenando Alcântara, mais conhecido como “Siza”, carinhosamente conhecido como “Colecionador de Lápis”. Sizenando, um professor municipal aposentado, era tido como um dos maiores colecionadores de lápis do mundo. Sizenando, que acredita-se estar perto dos 80 anos, sempre morou no bairro Tomba. Apesar de pertencer à nobre e tradicional família dos Alcântara, de Livramento, era um homem de simplicidade. Nos últimos anos, já aposentado como professor, vendia loterias pelas ruas, demonstrando seu grande vigor físico. Ele faleceu devido a complicações de um infarto. Sizenando era uma figura querida na comunidade, conhecido por sua sabedoria, simpatia e paixão por lápis. Em 2007, uma matéria foi feita sobre ele no site Mandacaru da Serra e sua impressionante e bem cuidada coleção de lápis. A notícia de sua morte deixou uma grande lacuna em Livramento de Nossa Senhora. Sizenando será lembrado com carinho e admiração por todos que o conheciam.


Mercado de Artes José Souza Neves reabre após revitalização em Brumado

Mercado de Artes José Souza Neves reabre após revitalização em Brumado
Foto - Divulgação

Na última sexta-feira, dia 08 de março, o coração cultural de Brumado voltou a bater com mais intensidade com a reabertura do Mercado de Artes José Souza Neves. Após um período de revitalização, todo o espaço foi entregue à comunidade em uma cerimônia marcada por emoção e entusiasmo. A inauguração contou com a presença ilustre do Prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, que expressou sua satisfação em ver o mercado revitalizado e pronto para receber visitantes e artesãos. Ao lado dos secretários municipais e do Presidente da Câmara de Vereadores, Renato Santos, o Prefeito destacou o compromisso da gestão em preservar e promover a cultura local. A comunidade brumadense compareceu em peso para prestigiar o evento, demonstrando seu carinho e apreço pelo Mercado de Artes, um importante ponto de encontro e celebração da cultura na cidade. A presença da família do homenageado, José Souza Neves, foi um momento de grande emoção, reforçando a importância histórica e afetiva do local. Os visitantes são convidados a explorar o espaço revitalizado, que agora se apresenta ainda mais convidativo e acolhedor. 


Copa do Brasil tem mais quatro jogos nesta terça-feira

Copa do Brasil tem mais quatro jogos nesta terça-feira
Foto - Letícia Martins / EC Bahia

A Copa do Brasil terá mais quatro equipes classificadas para a terceira fase, nesta terça-feira (12). Os jogos têm início às 19h, com a partida entre CRB e Athletic, no Rei Pelé, em Maceió. Na semana passada, Atlético-GO, Operário-PR, Vasco e Sousa avançaram na competição mais inclusiva do país. Na segunda partida do dia, Portuguesa-RJ e Cuiabá se enfrentam às 20h no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Já o horário das 21h30 recebe dois confrontos: Caxias x Bahia, no Centenário, em Caxias do Sul (RJ), e ABC x Brusque, no Frasqueirão, em Natal.


Rio do Antônio: Deputado Marquinho Viana articula audiência com Embasa em prol do abastecimento de água em comunidades

Rio do Antônio: Deputado Marquinho Viana articula audiência com Embasa em prol do abastecimento de água em comunidades
Foto - Divulgação

Em uma iniciativa voltada para o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades do interior baiano, o deputado estadual Marquinho Viana liderou uma importante audiência com o diretor de operações do interior da Embasa, Gildeone Almeida Santos. O encontro, que ocorreu nas dependências da Embasa, teve como principal objetivo discutir a extensão da rede de água potável para atender diversas localidades de Rio do Antônio. Acompanhado pelo vice-prefeito de Rio do Antônio, conhecido como Zico (Antonio Oliveira Novais), e pelo presidente da Câmara de Vereadores, além dos vereadores Rege, Betão e Ivanir, o deputado Marquinho Viana enfatizou a urgência da medida para garantir o acesso básico à água de qualidade em regiões que enfrentam dificuldades nesse aspecto. "Solicitamos a extensão da rede de água para atender diversas comunidades com água potável", destacou Marquinho Viana durante a reunião. 


ALBA concede Comenda 2 de Julho a Michelle Bolsonaro

ALBA concede Comenda 2 de Julho a Michelle Bolsonaro
Foto - Juliana Andrade / AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, na manhã do último sábado (9), a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Parlamento estadual, à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A entrega da medalha se deu a partir de uma indicação do deputado Leandro de Jesus (PL), aprovada pela Casa Legislativa, e foi concretizada durante o Encontro do PL Mulher, no Centro de Convenções de Salvador. Segundo o proponente da comenda, a honraria é um reconhecimento à atuação de Michelle em prol das pessoas com deficiência. “Não apenas pelo significado da Michelle, mas pelo que ela fez em relação àqueles que eram invisíveis ao povo, ou a todos, ou às políticas públicas, aqueles surdos, mudos, pessoas portadoras de deficiência que não eram vistas e a Michelle trouxe vez e voz a estas pessoas”, afirmou. Leandro de Jesus exaltou ainda os resultados do programa Pátria Voluntária, atribuindo-os à dedicação da homenageada. Segundo o parlamentar, o programa alcançou a Bahia e beneficiou mais de 100 mil pessoas. “Então, ela tem história, tem legado, tem trabalho e esse reconhecimento aqui não tem preço. Estou muito feliz de ser o autor do requerimento para entrega desta comenda”, disse o deputado.


CIPE/Chapada realiza grande apreensão de entorpecentes em Barra da Estiva

CIPE/Chapada realiza grande apreensão de entorpecentes em Barra da Estiva
Foto - Divulgação / Cipe Chapada

Na tarde de segunda-feira, 11/03, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Chapada) realizou uma operação bem-sucedida de combate ao tráfico de drogas na cidade de Barra da Estiva, no estado da Bahia. A ocorrência, que teve como palco a rodovia BA-142, no trecho que liga Mucugê a Barra da Estiva, resultou na apreensão de uma quantidade significativa de entorpecentes e materiais ilícitos. De acordo com informações fornecidas pela CIPE/Chapada, a guarnição desta unidade estava realizando abordagens em um ônibus da empresa Entram. Durante a fiscalização, foram encontradas duas mochilas contendo uma variedade de substâncias suspeitas, indicativas do tráfico de drogas. O material apreendido inclui 100 buchas de uma substância esverdeada, aparentando ser maconha, além de 31 pinos e 62 papelotes contendo uma substância branca, aparentando ser cocaína. Também foram encontradas duas porções de uma substância branca, totalizando aproximadamente 10 gramas, uma balança de precisão, embalagens plásticas, roupas, um relógio de pulso, nove cartões de diversos bancos, duas correntes (uma na cor prata e outra na cor dourada), quatro celulares, além de R$ 1.009,00 em cédulas de papel e R$ 1,05 em moedas. Todos os materiais apreendidos, juntamente com os proprietários dos mesmos, foram encaminhados para a Delegacia de Barra da Estiva, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.


Receita antecipa liberação de programa gerador do IR 2024

Receita antecipa liberação de programa gerador do IR 2024
Foto - Joédson Alves / Agência Brasil

O contribuinte que quiser preencher antecipadamente a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 poderá baixar o programa gerador a partir desta terça-feira (12). A Receita Federal antecipou a liberação do programa, que inicialmente só seria baixado a partir de sexta-feira (15). O download antecipado será possível apenas aos contribuintes com conta nível prata e ouro no Portal Gov.br. Os demais terão de esperar até sexta-feira para baixar o programa. Em nota, o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, informou que a antecipação do acesso ao programa permite ao contribuinte a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que porventura sejam necessárias. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa às 8h da próxima sexta-feira e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. Neste ano, o Fisco espera receber 43 milhões de declarações, contra 41.151.515 entregues em 2023. A declaração deste ano teve algumas mudanças. Por causa do novo limite de isenção, que entrou em vigor no ano passado, os valores de rendimentos isentos e não tributáveis e de patrimônio mínimo para declarar Imposto de Renda subiram . No entanto, os limites de deduções não mudaram.


Paróquia de Malhada de Pedras sedia 2° encontro paroquial da Pascom

Paróquia de Malhada de Pedras sedia 2° encontro paroquial da Pascom
Foto - Divulgação / Pascom Malhada de Pedras

A espiritualidade do comunicador” foi tema do 2° encontro paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom), realizado, na manhã deste domingo (10), no pátio da Escola Municipal Raios de Sol, na Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras. A formação, que teve início com a Santa Missa na Igreja Matriz, contou com a presença de 40 participantes da sede e das comunidades rurais. Agentes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão de Brumado conduziram a formação e destacaram a importância da vivência espiritual cotidiana, pessoal e comunitária dos pasconeiros. Luciane Martins e Priscila dos Santos disseram que a missão da Pascom é, acima de tudo, anunciar e viver o Evangelho de forma coerente e não apenas divulgar os acontecimentos da Igreja. Outro ponto discutido no encontro foram as transmissões da Missa. O formador Enos Cainan Carvalho ressaltou a importância de se fazer uma transmissão de qualidade, mesmo com os poucos recursos que a paróquia dispõe, e deu dicas básicas para uma boa transmissão. Ao final do encontro, foram repassadas aos participantes orientações práticas de como os agentes da Pascom devem atuar em ambientes litúrgicos e religiosos. Entre as orientações, a descrição deve nortear o trabalho pastoral e o respeito e a empatia com os irmãos são também fundamentais. Por exemplo, ao fazer fotografia das celebrações e eventos, é importante respeitar o direito à imagem e à privacidade das pessoas.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais