Professor de Teatro suspeito de violação sexual é procurado pela Polícia em Itapetinga

Professor de Teatro suspeito de violação sexual é procurado pela Polícia em Itapetinga
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um professor de teatro que atuava na prefeitura de Itapetinga, localizada no sudoeste do estado da Bahia, está sendo procurado pela polícia baiana por suspeita de cometer violência sexual contra alunos. Três vítimas já registraram ocorrências na delegacia da cidade, e as investigações sugerem que o número de vítimas pode ser ainda maior. As primeiras denúncias contra o professor surgiram em março deste ano, revelando que os crimes teriam ocorrido nos anos de 2016, 2017 e 2019. As vítimas, todas adolescentes do sexo feminino e alunas do suspeito, não tiveram suas identidades divulgadas. Segundo relatos, os abusos teriam acontecido durante o que o suspeito chamava de "laboratório" teatral, uma prática onde o professor e a aluna exploravam vivências para a construção de personagens. Estes preparativos para os espetáculos ocorriam na residência do suspeito. Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, detalhou que os abusos ocorriam durante essas sessões privadas de "laboratório". Ela afirmou: "Ele sempre falou que precisava fazer laboratórios, para mergulharmos no personagem, para termos uma outra percepção do teatro e nos tornarmos atrizes de verdade. Esse laboratório era só ele e a pessoa, era exclusivo". De acordo com o responsável pela investigação do caso, o coordenador da Polícia Civil de Itapetinga, delegado Ney Brito, em entrevista a TV Sudoeste, o professor utilizava a promessa do papel principal em peças teatrais para manipular as vítimas, convencendo-as de que esses momentos privados eram cruciais para o sucesso das apresentações.


Carro é achado e desmanche de veículos encontrado pela DRFR de Conquista

Carro é achado e desmanche de veículos encontrado pela DRFR de Conquista
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Uma caminhonete com restrição de roubo foi recuperada na segunda-feira (22), em Vitória da Conquista, por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DFRF) daquele município. O carro foi roubado no último dia 10, no bairro Jurema, e estava em um galpão que funcionava para desmanche de veículos. Os policiais localizaram a caminhonete após denúncia anônima. “O proprietário do local afirmou que um amigo que compra e vende veículos havia deixado o carro no seu endereço”, informou o titular da unidade especializada, delegado Odilson Pereira Silva. No mesmo local foram apreendidos mais oito veículos com suspeita de restrição e parcialmente desmontados. O homem foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.


Operação Data Venia é deflagrada contra dois escritórios de Salvador investigados por uso de documentos falsos e apropriação indébita

Operação Data Venia é deflagrada contra dois escritórios de Salvador investigados por uso de documentos falsos e apropriação indébita
Foto - Divulgação / MP-BA

O Ministério Público estadual deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 24, uma operação contra dois escritórios de advocacia e seus sócios que estão atuando em Salvador por meio de um esquema conhecido como advocacia predatória, que consiste no ajuizamento em massa de ações com pedido semelhantes em face de uma pessoa ou de um grupo específico. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Salvador, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da capital, contra quatro advogados e seus respectivos escritórios, que atuavam de forma independente e autônoma. Também foi determinada a suspensão do exercício da atividade de advocacia dos investigados e a indisponibilidade de ativos na ordem de R$ 309.151,00 de dois escritórios de advocacia e de seus sócios. A operação apreendeu 10 mil dólares em espécie, documentos e celulares. Intitulada 'Data Venia', a operação, deflagrada pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), resulta de procedimento investigatório criminal que apura a prática dos crimes de uso e falsificação de documento particular e apropriação indébita, previstos nos artigos 298, 304 e 168 do Código Penal Brasileiro. Oito promotores de Justiça participaram da operação, com o apoio da Polícia Civil, por meio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e de seis advogados indicados pela OAB/BA. Os mandados foram cumpridos nos bairros do Horto Florestal, Caminho das Árvores, Graça e Comércio, em endereços residenciais e comerciais.


Permanência de Bolsonaro em Embaixada da Hungria não desrespeitou medidas cautelares, decide STF

Permanência de Bolsonaro em Embaixada da Hungria não desrespeitou medidas cautelares, decide STF
Foto - Divulgação / Embaixada da Hungria

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou que a permanência do ex-presidente da República Jair Bolsonaro na Embaixada da Hungria por dois dias, em fevereiro passado, não configurou desrespeito às medidas cautelares que lhe foram impostas pelo Tribunal, especialmente a que o impede de deixar o País. Em razão disso, o ministro manteve, sem alterações, as medidas cautelares impostas ao ex-presidente. Intimada pelo ministro a prestar informações, a defesa de Bolsonaro afirmou que são equivocadas quaisquer conclusões de que ele tenha interesse em asilo diplomático e que ele sempre compareceu a qualquer ato para o qual tenha sido intimado. A Procuradoria-Geral da República (PGR), em parecer, não verificou ofensa a nenhuma das medidas cautelares a que Bolsonaro está sujeito e lembrou que o ex-presidente saiu espontaneamente da embaixada e manteve compromissos públicos nos dias seguintes. Em sua decisão na Petição (PET) 12377, o ministro Alexandre de Moraes explicou que, embora os locais das missões diplomáticas tenham proteção especial, nos termos da Convenção de Viena, não são considerados extensão de território estrangeiro. Desse modo, não verificou qualquer violação à medida cautelar de “proibição de se ausentar do País”. Além disso, ele concordou com a manifestação da PGR no sentido de que não há elementos concretos que indiquem que Bolsonaro pretendia obter asilo diplomático para evadir-se do País e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento.


Brumado: Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes

Brumado: Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes
Foto - Divulgação

O Mutirão Saúde em Ação Brumado continua e novas datas para o tratamento de varizes foram divulgadas. Nos próximos dias 18 e 19 de maio o atendimento nesta área retorna. Essa mega oferta de serviços é uma realização da Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Para conseguir uma vaga, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e levar os documentos pessoais, como RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Mais de 19 mil procedimentos já foram realizados desde que o Mutirão começou, em janeiro deste ano. Ao todo, cerca de 26 mil atendimentos devem ser realizados nas áreas de tratamento de varizes, consultas e cirurgias oftalmológicas e cirurgias eletivas. Para mais informações procure a UBS mais próxima de sua casa. 


PRF realiza apreensão de 16 veículos com apropriação indébita

PRF realiza apreensão de 16 veículos com apropriação indébita
Foto - Divulgação / PRF-BA

Na noite da terça-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal recuperou 4 combinações de veículos de carga, para os quais foram identificados boletins de ocorrência pelo crime de apropriação indébita, registrados na Polícia Civil do estado de São Paulo. As abordagens aconteceram na BR 242, no município de Cristópolis (BA), durante atividades da Operação Conatus. Ao realizar os procedimentos de fiscalização,  as equipes verificaram a existência de restrições judiciais para os 16 automóveis, sendo identificados os boletins de ocorrência.  As apreensões são resultado da Operação Conatus, que vem sendo executada em fases desde março, abrangendo rodovias baianas. A operação tem como objetivo principal reforçar as ações de policiamento para combater o tráfico de drogas e de armas, além de crimes conexos nos principais corredores logísticos do país.Diante dos fatos constatados, os condutores e os veículos foram encaminhados à Delegacia da Policia Civil de Barreiras para aplicação dos procedimentos cabíveis.


Inscrições no Mais Futuro serão encerradas no dia 8 de maio

Inscrições no Mais Futuro serão encerradas no dia 8 de maio
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os estudantes das universidades estaduais da Bahia têm até o próximo dia 8 de maio para se inscreverem no Programa Mais Futuro. Seu principal objetivo é fomentar a permanência dos estudantes, prioritariamente, de famílias que integram o Cadastro Único de Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, regularmente matriculados em cursos de graduação presencial, de acordo com critérios estabelecidos pelo programa Estadual de Assistência e Permanência Estudantil. Os interessados devem acessar o Sistema Online do Mais Futuro, através do endereço eletrônico:  http://maisfuturo2.educacao.ba.gov.br/acessoestudante .


Odontomóvel inicia atendimento em cinco novos municípios

Odontomóvel inicia atendimento em cinco novos municípios
Foto - Divulgação

O Odontomóvel, ação do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, começou a semana com novos atendimentos nos municípios de Iguaí e São Domingos, na segunda-feira (22). A partir desta quarta-feira (24), a iniciativa ampliará suas atividades para as cidades de Candiba, seguindo para Boa Nova, na quinta-feira (25); e Guanambi, na sexta (26). Nas localidades de Uruçuca, São Francisco do Conde e Riachão do Jacuípe, onde o serviço teve início na semana anterior, os atendimentos serão mantidos em outras escolas, proporcionando acesso à saúde bucal para um número maior de estudantes. Desde o início dos atendimentos de 2024, o Odontomóvel, fruto da parceria entre as Secretarias da Educação (SEC) e Saúde (Sesab), já alcançou 50 municípios e 97 unidades escolares, tendo prestado assistência a mais de 18 mil estudantes. As unidades móveis equipadas oferecem uma variedade de serviços, incluindo avaliação bucal, limpeza, restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor e exame radiológico. Para usufruir do serviço, os interessados devem apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h e incluem atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.


Condutores das categorias C,D e E têm até 30 de abril para atualizar exame toxicológico

Condutores das categorias C,D e E têm até 30 de abril para atualizar exame toxicológico
Foto - Feijão Almeida / GOVBA

Para não serem penalizados com multa gravíssima, no valor de R$ 1467,35, os condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E, e que estão com o exame toxicológico vencido, têm até o dia 30 de abril para realizar o procedimento, em um laboratório de sua escolha ou até em grandes redes de farmácia. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) tem orientado os condutores através de campanhas educativas. Devem realizar o procedimento motoristas aptos a dirigir caminhões,caminhonetes, vans de carga, ônibus, microônibus; vans de passageiros, treminhão e ônibus articulados. Mesmo quem não está usando as categorias C,D e E precisa realizar o exame. “Há duas opções: ou faz o toxicológico, ou então ele vai no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e pede para reduzir a sua categoria na CNH para a categoria B. Se o condutor não fizer nada, a infração é automática, chamada de infração de balcão, e a partir do dia 1º de maio já vai estar inserida no Sistema Nacional de Trânsito. A cada dois anos e meio o motorista categoria C, D e E precisa fazer esse exame”, explicou o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.


Brumado: Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito do projeto 'Casar é Legal'

Brumado: Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito do projeto 'Casar é Legal'
Foto - Divulgação

O Cartório Ofício Rodrigues - Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Brumado, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XX, Brumado, realizará casamentos civis coletivos e gratuitos, com data marcada para dia 08 de junho de 2024. A ação busca contemplar 50 casais de baixa renda inscritas no Cad Único ou com hipossuficiência devidamente comprovada. As inscrições estarão abertas a partir do dia 15/04 até o dia 15/05. Os interessados devem procurar o Núcleo de Prática Jurídica da UNEB de Brumado, que está localizado na Rua Pompílio P. Moura Ribeiro, n° 158, Centro, Brumado - BA, 46100-000 (em frente ao SAC). As inscrições devem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 10:30, e das 13:30 às 16:30. Os documentos necessários se encontram no feed do Instagram do projeto. As vagas são limitadas! Para mais informações siga @casar_e_legal no Instagram.


Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová
Foto - Divulgação

Acesse gratuitamente a versão em áudio da Bíblia por meio do site oficial jw.org e do aplicativo JW Library. No ponto de ônibus, Taís aguarda o transporte público, ansiosa pelo tempo que terá que esperar até chegar ao seu local de trabalho. No entanto, ela sabe que usará esse tempo da melhor maneira possível: ouvindo textos bíblicos durante o trajeto. “A Bíblia em áudio é muito prática e está alinhada aos desafios da vida moderna, como a falta de tempo”, diz Taís. “Escutá-la enquanto me desloco alivia o estresse, me proporciona conhecimento valioso e não permite que minha mente vagueie pelos problemas, tornando o meu dia muito mais positivo”. As Testemunhas de Jeová produzem a Bíblia em áudio desde 1978, disponibilizando as gravações em dezenas de idiomas. Recentemente, a versão completa em áudio da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada em português foi finalizada e pode ser acessada gratuitamente no site jw.org. Ela é resultado de um projeto iniciado em 2015 na sede das Testemunhas de Jeová no Brasil, localizada na cidade de Cesário Lange, no interior de São Paulo. O projeto usou cerca de 560 vozes para tornar os relatos bíblicos dinâmicos, emocionantes e cheios de vida. “Os leitores eram incentivados a estudar o personagem e o contexto do trecho a ser gravado por fazerem pesquisas e responderem a perguntas como: ‘Quem sou eu?’, ‘Como estou me sentindo no momento?’, ‘O que quero alcançar com essa fala?’, ‘Quero motivar, repreender ou consolar?’”, detalha Leandro Ramos, que participou na produção da Bíblia em áudio.


Ivana Bastos prestigia inauguração da nova sede da Câmara de Vereadores de Pindaí

Ivana Bastos prestigia inauguração da nova sede da Câmara de Vereadores de Pindaí
Foto - Divulgação

A deputada Ivana Bastos esteve na última sexta-feira (19) no município de Pindaí, ao lado do prefeito João Veiga, do presidente do Poder Legislativo Municipal, Luiz Carlos Martinho e outros vereadores, para prestigiar a entrega da reforma da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a parlamentar parabenizou o presidente Luia, e a todos os vereadores pelos esforços para garantir a reforma completa e ampliação do plenário, melhoria do sistema de sonorização, na cozinha, nos gabinetes, novo mobiliário e toda infraestrutura do local. “Com a nova sede, ganha o município, ganha o povo de Pindaí, que agora passa a contar com uma Casa melhor estruturada para desenvolver o trabalho em prol das demandas da população”, destacou Ivana. Abrilhantaram a ocasião os vereadores Alex Gonçalves de Carvalho, Alex Sander de Oliveira, Eliene Pereira da Silva Rodrigues, Eva dos Santos Castro Duarte, Jean Cleber Pereira Santos, Jó Pereira dos Santos, Jorge Ronnei Rodrigues Caires, Suzelene Mendes Nunes Oliveira, Gianni Guimarães Rodrigues e Charles Plinio Nogueira. Presentes também o ex-prefeito Valdemar Prado, a ex-prefeita Rosane, os prefeitos de Urandi e Candiba, Warlei e Reginaldo.


Festival de Forró do Brejos promete três dias de celebração da cultura nordestina em Ituaçu

Festival de Forró do Brejos promete três dias de celebração da cultura nordestina em Ituaçu
Foto - Divulgação

Se você é fã de forró e está em busca de uma experiência verdadeiramente memorável, prepare-se para o Festival de Forró do Brejos, que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de maio em Ituaçú. Este evento, que já se tornou uma tradição na região, promete três dias de pura celebração da cultura nordestina, com música envolvente, dança contagiante e muita diversão para todos os presentes. Localizado em meio a paisagens deslumbrantes e imbuido da energia vibrante do Nordeste, o Festival de Forró do Brejos oferece uma programação repleta de atrações imperdíveis. Desde bandas renomadas que irão embalar a festa com os melhores ritmos nordestinos até workshops de dança que permitirão aos participantes aprimorarem seus passos, há algo para todos os gostos e idades. Além da música e da dança, o festival também oferecerá uma oportunidade única de explorar o artesanato regional, com uma variedade de barracas que estarão expondo e vendendo produtos típicos da região. É uma excelente oportunidade para levar para casa uma lembrança especial deste evento inesquecível. "Este é um momento de celebrar a tradição, a alegria e a autenticidade do forró", afirma um dos organizadores do evento. "Estamos ansiosos para receber todos os participantes e proporcionar uma experiência única que ficará marcada em suas memórias."


Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foto - Mateus Landim / GOVBA

Durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Bahia oficializou a adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite II, que vai otimizar a captação de recursos pelas secretarias estaduais para iniciativas direcionadas ao segmento. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o evento começou nesta terça-feira (23) e vai até a próxima quinta-feira (25). A solenidade de abertura, realizada no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, contou com as presenças do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – SNDPD, Ana Paula Feminella e de 280 delegados dos 27 territórios de identidade baianos. A agenda tem como tema o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD): construindo um Brasil mais inclusivo”. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede) com o objetivo de discutir e articular propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das PCDs, que na Bahia, somam cerca de 1,5 milhão de pessoas. “Esse espaço é extremamente importante para nos fortalecer e conseguirmos mais respeito e inclusão”, explicou o presidente do conselho, Sydney Reis Borges, que tem uma história de luta por melhores condições de vida.


Mais de 12 mil comprimidos de anfetamina são encontrados pelo Denarc em Conquista

Mais de 12 mil comprimidos de anfetamina são encontrados pelo Denarc em Conquista
Foto - Divulgação / Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Com ele, foram apreendidos drogas sintéticas, insumos para o preparo de cocaína e embalagens para o acondicionamento de entorpecentes, em um imóvel no município de Vitória da Conquista, na segunda-feira (22). Na casa, os policiais do Denarc encontraram 12.500 comprimidos de anfetamina, frascos do anestésico “ketamina”, utilizado para a produção de drogas sintéticas e insumos para o preparo de cocaína. O homem encontrado na casa confessou o crime e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A prisão e as apreensões fazem parte das ações do Denarc da Bahia, referentes à Operação Nacional Narke, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coordenada pela Diretoria de Operações de Inteligência (Diopi). O Denarc segue com outros desdobramentos da Operação Narke em diversas regiões do estado da Bahia. O cumprimento de mandados judiciais e atividades investigativas são realizados simultaneamente para repressão ao narcotráfico.


Jerônimo sanciona lei que reestrutura carreira de professor indígena

Jerônimo sanciona lei que reestrutura carreira de professor indígena
Foto - Thuane Maria / GOVBA

A lei que reestrutura a carreira dos professores indígenas do quadro do Magistério Público do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Publicada na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial, a regulamentação atende às reivindicações de professores, caciques, lideranças e organizações indígenas baianos e ratifica o compromisso do Governo do Estado com a educação e a valorização dos docentes e gestores indígenas. Ao anunciar a sanção da lei, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a modernização da carreira dos professores originários consolida um ciclo iniciado no ano passado com a regulamentação da progressão por níveis de carreira e equiparação salarial ao piso nacional. “Compartilho a alegria dessa conquista com todos os movimentos indígenas, com estudantes e professores. Esse é o reflexo de como a união capacita nossa Bahia no caminho do fortalecimento da educação, da luta por direitos e justiça. Avanço no compromisso com a Bahia”, registrou Jerônimo em suas redes socais.


Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia
Foto - Divulgação / PRF-BA

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um FIAT/Pulse e durante a abordagem, os policiais descobriram um boletim de ocorrência no qual informava o furto do bem. De acordo com o B.O, registrado em janeiro deste ano na capital baiana, o Pulse havia sido alugado numa locadora de carros e não devolvido, o que gerou então a queixa criminal. Aos policiais, o homem negou ter conhecimento da irregularidade e disse que o automóvel foi lhe dado como pagamento de uma dívida. Os elementos identificadores do veículo foram vistoriados e os PRFs descobriram que os caracteres da placa foram adulterados. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.


Oportunidades de Emprego: Empresa abre vagas para diversas funções na região de Maetinga, Brumado, e Vitória da Conquista

Oportunidades de Emprego: Empresa abre vagas para diversas funções na região de Maetinga, Brumado, e Vitória da Conquista

Uma empresa está atualmente contratando profissionais para várias funções, oferecendo uma chance de ingressar ou progredir no mercado de trabalho com oportunidades de emprego na região de Maetinga, Brumado e Vitória da Conquista. As vagas disponíveis incluem posições para Armador, Carpinteiro, Eletricista e Pedreiro. A empresa destaca que é necessário possuir experiência comprovada na função desejada para se candidatar a essas oportunidades. Os interessados em se candidatar às vagas devem enviar seus currículos para o e-mail [email protected].


PRF realiza operação de segurança viária em pontos críticos das rodovias federais da Bahia

PRF realiza operação de segurança viária em pontos críticos das rodovias federais da Bahia
Foto - Divulgação / PRF-BA

Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, na segunda-feira (22), a quarta edição da operação Ikto (alusão ao Deus dos viajantes), que tem como foco a redução da gravidade de sinistros em pontos críticos das rodovias federais da Bahia. A iniciativa segue até o dia 12 de maio e direciona ações de fiscalização e educação para o trânsito a locais onde mais tem sido registradas colisões de trânsito com feridos ou mortes, a partir da análise de dados estatísticos. A operação leva em consideração os principais aspectos que contribuem para a ocorrência de sinistros graves, como os fatores humanos, a via e o veículo envolvido. Durante o período da IKTO IV, as ‘blitzes’ serão direcionadas para inibir condutas que geram risco de sinistralidade no trânsito. Entre elas está a falta do uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, ultrapassagens proibidas em trechos de pista simples, à embriaguez e ao uso do celular ao volante. Com uso intensivo dos radares portáteis, a PRF atuará para evitar com que condutores apressados coloquem em risco a vida e a saúde dos demais motoristas. Para se ter uma ideia, só ontem (23), em um único trecho da BR 324, foram capturadas mais de 300 imagens de veículos com velocidade incompatível. E muitos deles trafegavam em velocidade superior a 50% do limite da via. As ações terão como foco também a fiscalização de motocicletas, cujos ocupantes têm sido as principais vítimas da violência no trânsito. Policiais de todas as delegacias da PRF na Bahia foram escalados para participar da operação, que conta com o reforço dos Grupos de Motociclistas e de Fiscalização de Trânsito e Transporte do órgão.


Secretária da Saúde propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Secretária da Saúde propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza
Foto - Divulgação / Sesab

Com a baixa cobertura de vacinação contra a influenza na Bahia, a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, tem feito um chamado aos secretários municipais de saúde para desenvolverem estratégias de ampliação da imunização. Até o momento, 735.032 doses foram aplicadas, o que representa 15,57% do público-alvo, formado por 5.929.764 pessoas. “A cobertura está muito aquém da meta, que é de 90%”, aponta Roberta Santana. Para reverter esse cenário, a secretária da Saúde do Estado está propondo parcerias com os municípios para incentivar a vacinação e facilitar o acesso aos imunizantes. “Estratégias como a extensão do horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana, a implementação de pontos de vacinação em formato drive-thru e campanhas de conscientização são fundamentais para alcançar uma maior adesão”, destaca Roberta Santana. Segundo definição do Ministério da Saúde, o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.


CDL Brumado convoca Assembleia Geral para discutir a Campanha de São João 2024

CDL Brumado convoca Assembleia Geral para discutir a Campanha de São João 2024
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado convocou os associados para participarem de uma Assembleia Geral Extraordinária, marcada para o dia 24 de abril de 2024, no Auditório da CDL. A primeira convocação está prevista para as 18:00 horas, requerendo a presença de 2/3 dos sócios, enquanto a segunda convocação ocorrerá às 18:30 horas, com qualquer número de presentes. O principal ponto em pauta será a deliberação sobre a Campanha de São João 2024, além do tradicional "Forró da CDL". A convocação também ressalta que outros assuntos pertinentes poderão ser discutidos durante a assembleia.


INFORME PUBLICITÁRIO

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Se você está procurando economizar nas compras do mês, não perca a oportunidade de conferir as promoções da Quarta Econômica no Disbahia Supermercado. Somente hoje, oferecemos descontos especiais em diversos produtos! Com uma grande variedade de produtos, desde alimentos frescos até produtos de limpeza, você certamente encontrará tudo o que precisa em nosso supermercado. E não se preocupe em gastar muito, pois nossas promoções foram feitas especialmente para ajudar você a economizar! Não perca tempo e venha nos visitar! Estamos localizados na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 77 3441-3070. E lembre-se, o Disbahia Supermercado é um orgulhoso membro da Rede 7 de supermercados, oferecendo sempre os melhores produtos e preços para você!


Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A primeira rodada da Copa Brahma de Futsal disputada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro em Brumado, foi marcada pela boa pontaria e chuva de gols das equipes que deram espetáculo em quadra, além da excelente organização do evento, que vem arracando elogios dos torcedores que estão acompanhando o evento. Reunidos os jogos da quinta-feira (18) e da sexta-feira (19), foram anotados 36 gols, uma média de 09 gols por partida que teve os seguintes resultados. Na quinta-feira, ArteFerro 4 X 2 São Félix, no segundo jogo, Laricas 5 X 4 Poeirão. Já nos jogos da sexta-feira o Vitória bateu o Dom Basílio por 7 X 4, enquanto que a equipe União venceu o Barra de Cimento por 6 X 4. A chuva de gols e bom nível técnico das equipes vem criando expectativas nos torcedores que simulam os resultados e preferências para as disputas da rodada desta semana. Mas além dos boa jogos nas quatro linhas, vale ressalta o padrão de boa organização do evento que conta com toda uma logística para recepcionar bem os torcedores e manter a segurança do evento. Presença marcante do 24° BPM, com reforço da GCM local, ambulância de primeiros socorros. Uma variada praça de alimentação e para coroar, show musical com Cris Pimenta abrilhantando a noite de sexta-feira. Idealizador do evento, Alecarlos Pires pontua a presença do grande público e reforça o convite para os próximos jogos. "A torcida tem sido um show a parte e só temos que agradecer a todos que estão prestigiando nosso projeto com muita resenha, companheirismo e paz nas arquibancadas. Estendemos nosso agradecimentos a todos os parceiros que muito tem colaborado para o bom andamento da nossa primeira copa Brahma de Futsal, quinta tem mais". Finalizou.


Câmara dos deputados aprova projeto que reformula incentivos ao setor de eventos

Câmara dos deputados aprova projeto que reformula incentivos ao setor de eventos
Foto - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente. A proposta será enviada ao Senado. De autoria dos deputados José Guimarães (PT-CE) e Odair Cunha (PT-MG), o Projeto de Lei 1026/24 inicialmente reduzia progressivamente os benefícios tributários até extingui-los a partir de 2027. Já o texto aprovado em Plenário é um substitutivo da relatora, deputada Renata Abreu (Pode-SP). Esse texto determina o acompanhamento a cada bimestre, pela Receita Federal, das concessões de isenção fiscal dos tributos envolvidos (IRPJ, CSLL, PIS e Cofins) e sua extinção a partir do mês subsequente àquele em que for demonstrado pelo Poder Executivo, em audiência pública no Congresso Nacional, que os R$ 15 bilhões já foram gastos. Os relatórios deverão conter exclusivamente os valores da redução usufruídos por empresas habilitadas, com desagregação dos valores por item da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e por forma de apuração da base de cálculo do IRPJ (lucro real, presumido ou arbitrado). Valores de redução de tributo que sejam objeto de discussão judicial não transitada em julgado deverão vir discriminados no relatório. Setores de fora O texto aprovado deixa de fora 14 atividades da Cnae. Confira: albergues, campings, pensões; produtora de filmes para publicidade; locação de automóveis com motorista; fretamento rodoviário de passageiros e organização de excursões; transporte marítimo de passageiros por cabotagem, longo curso ou aquaviário para passeios turísticos; e atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares.



Luto: Morre em Brumado Idália Pires

Luto: Morre em Brumado Idália Pires
Foto - Arquivo Pessoal

A cidade de Brumado se despede hoje de uma figura querida e respeitada por todos. A Senhora Idália Pires, funcionária do antigo Fórum Duarte Muniz e atual Fórum Leonor da Silva Abreu, faleceu após dedicar 46 anos de sua vida ao serviço público na Comarca de Brumado. Idália deixou um legado de dedicação e profissionalismo ao longo de sua trajetória, tendo trabalhado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da cidade. Sua atuação incansável deixou uma marca indelével na comunidade, sendo reconhecida por sua gentileza e presteza no atendimento ao público. O velório está sendo realizado no Memorial da Paz, localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, onde amigos, familiares e colegas de trabalho têm a oportunidade de prestar suas últimas homenagens a essa mulher tão especial. O sepultamento está marcado para esta quarta-feira, dia 24 de abril, às 11h, no Cemitério Jardim Santa Inês. Neste momento de dor e saudade, a comunidade brumadense se une em solidariedade à família e amigos de Idália Pires, celebrando sua vida e legado, e desejando paz e conforto aos corações enlutados.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais